Ajuda para o meu gatinho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Já recolhi gatos da rua com 2 semanas e conheço quem tenha retirado mesmo recém nascidos, e se há coisas que eles têm inatas é a higiene e o lavarem-se constantemente, fazendo-o assim que têm autonomia de movimentos... 

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Worldsea, quando escrevi que falasse com a criadora… referi-o porque o seu gato é uma cria PERSA! E, o comportamento do Persa é muito peculiar, Não se podendo, de forma alguma, comparar ao comportamento ou carácter dum gatito “rafeiro”. Claro que é nato a aptidão dos felinos, em geral, fazerem a sua higiene e usarem a caixa W.C. que lhes destinamos, desde tenra idade, alguns até (a maioria) sem os “ensinamentos” da progenitora mas, há excepções, tanto em Persas como outras raças, com maior incidência em determinadas raças… sendo a raça Persa, uma delas!leonildecarvalho Escreveu:Porque não coloca a questão à criadora que lho vendeu?worldsea Escreveu:Bons dias a todos, adquiri hà cerca de um mês um gatinho persa, o Simba, a minha dificuldade está que o Simba quando faz as necessidades, não se limpa e assim eu não o posso deixar andar a conviver connosco, coisa que n me agrada, pois gosto muito de o ver bem disposto a brincar pela casa. A minha a questão é saber o que devo fazer para que ele não se sinta à margem do convívio da casa, mas ao mesmo tempo que saiba que o "estar de castigo" é somente por uma questão de limpeza. Não pensem que n gosto dele, muito pelo contrário, pq quando chega o fim de semana, tenho de lhe dar banho, para poder andar a correr pela casa toda. É que ele já está a ficar submisso e isso é coisa que eu não quero.
Obrigado desde já por toda a ajuda que possa vir.
Quiçá o gatinho não tenha tido a oportunidade de aprender com a mãe?!![]()
É que há casos de criação, seja em felinos ou canídeos, em que por vezes as "progenitoras, por razões de saúde (cirurgias, morte, falta de leite, etc...) ou por inadaptação, têm que ser separadas dos filhos e os próprios criadores criam-nos a biberão.Quiçá possa ser o que aconteceu (ter-lhe faltado os ensinamentos...?)
Leo
Não é por acaso que muita gente, com crias Persas, tem vindo aqui ao fórum com tópicos do género “o meu gatinho não usa a caixa…” ou “o meu gatinho senta-se nas fezes” e ou ainda “o meu gatinho não faz a sua higiene convenientemente”.
O seu caso pode até nem ter nada a ver com “falta de ensinamentos…” e ter uma outra origem por detrás mas, tendo adquirido o animal num criador, nada como expor-lhe todos os problemas e questões que tenha ou possa vir a ter com a cria que lhe comprou! Nada como um criador responsável para o aconselhar da forma mais correcta sobre tudo inerente á raça, mesmo a nível comportamental!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus
Já percebi o que acontece.O gatinho faz o cócó e fica lá com um bocadinho agarrado e depois ele como sente que tem lá qualquer coisa deve arrastar o rabinho no chão para tentar limpar, e depois fica espalmado e colado ao pêlo.
Os cães costumam fazer mt isso, nunca viram?Acho q o melhor a fazer é mesmo aparar-lhe os pelos na medida do possivel e dar-lhe mais ração para o cócó ser mais duro e menos latinhas.
Qd ele se sujar limpe-lhe os pelos com toalhetes, para não lhe estar sempre a dar benho q também não deve fazer mt bem.
Cumprimentos
Os cães costumam fazer mt isso, nunca viram?Acho q o melhor a fazer é mesmo aparar-lhe os pelos na medida do possivel e dar-lhe mais ração para o cócó ser mais duro e menos latinhas.
Qd ele se sujar limpe-lhe os pelos com toalhetes, para não lhe estar sempre a dar benho q também não deve fazer mt bem.
Cumprimentos
Boas a Todos.
Desde já gostava de agradecer a todos os conselhos que me deram, e a novidade é a seguinte, ja descobri o problema do Simba não se limpar, simplesmente não gostou do saco que colocá-mos no fundo do WC dele, assim que o retirá-mos, começou logo a limpar-se e a sair mais limpinho do WC.
Obrigado a todos
Desde já gostava de agradecer a todos os conselhos que me deram, e a novidade é a seguinte, ja descobri o problema do Simba não se limpar, simplesmente não gostou do saco que colocá-mos no fundo do WC dele, assim que o retirá-mos, começou logo a limpar-se e a sair mais limpinho do WC.
Obrigado a todos
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
worldsea Escreveu:(...) simplesmente não gostou do saco que colocá-mos no fundo do WC dele, assim que o retirá-mos, começou logo a limpar-se e a sair mais limpinho do WC.
Obrigado a todos

Ainda bem que detectaram o problema e que este foi de fácil resolução.
Boa sorte

<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Eles realmente não gostam muito desses sacos, pelo menos o meu não! Ainda bem que foi um problema simples de resolver! 

<p>" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
Ora ainda bem que resolveu o problema...worldsea Escreveu:Boas a todos, parece que desta foi de mesmo em cheio, há cerca de um mês que não se suja, bem troquei-lhe o areão pela silica, cinco estrelas, apesar do veterinário me ter aconcelhado a usa aglomerante absorvente.
Eu também uso essa silica, mas junto-lhe uma parte de areão... eles ficam com mais aderencia nas patinhas, porque a silica escorrega... noto que resulta!
Esse aglomerante sai um pouco mais caro!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Os gatos são surpreendentes...como um areão diferente, comprovou a diferença...
Continuação de boa sorte com ele,
Leo

Continuação de boa sorte com ele,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
- Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!
Tenho um persa bebe tb que as vezes as bolinhas ficam coladinhas no pelo... ja varias vezes tive de lhe lavar o tutu... e aparei um pouquinho o pelo para facilitar mais a higiene dele porque ca em casa todos tem livre transito e quero mante los dessa forma.
Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem. Ja fiz as contas... dantes gastava +- 40€ por mes em areia de silica, e a comprar sacos de 2,300 a 4,13€ (pq compro mt barato). Agora gasto no maximo 14€. Duas caixas de areia aglomerante da mesma marca (penso q n posso referir qual), cada caixa traz 7,5kgs de areia. Alem de durar mais, é muito mais higienica, enquanto q na de silica so se consegue tirar os cocos, na aglomerante tira se tb o xixi. Os gatos sao muito esquisitinhos na areia e querem na sempre limpinha. Por norma limpo a minha areia 2 vezes por dia. Em relaçao a aglomerante, é preciso experimentar varias marcas para optar pela melhor, sim pq ha diferenças entre elas, e nao é so no preço!
Boa sorte
pathelen Escreveu:Ora ainda bem que resolveu o problema...worldsea Escreveu:Boas a todos, parece que desta foi de mesmo em cheio, há cerca de um mês que não se suja, bem troquei-lhe o areão pela silica, cinco estrelas, apesar do veterinário me ter aconcelhado a usa aglomerante absorvente.
Eu também uso essa silica, mas junto-lhe uma parte de areão... eles ficam com mais aderencia nas patinhas, porque a silica escorrega... noto que resulta!
Esse aglomerante sai um pouco mais caro!
Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem. Ja fiz as contas... dantes gastava +- 40€ por mes em areia de silica, e a comprar sacos de 2,300 a 4,13€ (pq compro mt barato). Agora gasto no maximo 14€. Duas caixas de areia aglomerante da mesma marca (penso q n posso referir qual), cada caixa traz 7,5kgs de areia. Alem de durar mais, é muito mais higienica, enquanto q na de silica so se consegue tirar os cocos, na aglomerante tira se tb o xixi. Os gatos sao muito esquisitinhos na areia e querem na sempre limpinha. Por norma limpo a minha areia 2 vezes por dia. Em relaçao a aglomerante, é preciso experimentar varias marcas para optar pela melhor, sim pq ha diferenças entre elas, e nao é so no preço!
Boa sorte
<p><strong>"A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Também tenho andando para experimentar... mas como vejo o preço mais caro ainda não tentei, não va a gata nao gostar...mathilde393 Escreveu: Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem.
Mas hei-de tentar!
Já em tempos usei a areia aglomerante, uma das minhas gatinhas só tapava as necessidades, com essa areia. Para mim o contra, era que até na cama tinha areia. Estes não são esquisitos desde que esteja limpinha não se queixampathelen Escreveu:Também tenho andando para experimentar... mas como vejo o preço mais caro ainda não tentei, não va a gata nao gostar...mathilde393 Escreveu: Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem.
Mas hei-de tentar!

Realmente é um contra...MiausRafa Escreveu:Já em tempos usei a areia aglomerante, uma das minhas gatinhas só tapava as necessidades, com essa areia. Para mim o contra, era que até na cama tinha areia. Estes não são esquisitos desde que esteja limpinha não se queixampathelen Escreveu:Também tenho andando para experimentar... mas como vejo o preço mais caro ainda não tentei, não va a gata nao gostar...mathilde393 Escreveu: Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem.
Mas hei-de tentar!
Eu também ainda não me deu para experimentar porque alem do preço, estou satisfeita com o que uso... e a Rita também!

-
- Membro Veterano
- Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!
MiausRafa Escreveu:Já em tempos usei a areia aglomerante, uma das minhas gatinhas só tapava as necessidades, com essa areia. Para mim o contra, era que até na cama tinha areia. Estes não são esquisitos desde que esteja limpinha não se queixampathelen Escreveu:Também tenho andando para experimentar... mas como vejo o preço mais caro ainda não tentei, não va a gata nao gostar...mathilde393 Escreveu: Em relaçao a areia, ja usei a de silica e depois de experimentar a aglomerante rendi me. è mais cara sim mas dura mais tambem.
Mas hei-de tentar!
Eu experimentei quando ela estava a 50% de desconto num hipermercado... e realmente rendi me. Em relaçao a areia depois estar em qqr lado, é normal pq é fininha, mas eu optei por colocar um pequeno tapete na entrada do wc, assim a areia fica la toda

<p><strong>"A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ahhhh, nao sei se ja referi antes, mas independentemente do preço nao ser dos mais baratos, mesmo sem desconto para mim compensa, porque esta dura mesmo muito. So custa o investimento inicial 
Em relaçao ao saquinho de colocar debaixo da areia, quando usava a de silica usei... uma vez
suas excelencias acharam que aquilo era para brincar e desfaziam o saco e misturavam tudo... Era uma guerra aberta dentro do wc 

Em relaçao ao saquinho de colocar debaixo da areia, quando usava a de silica usei... uma vez

<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>