Fases (geckos leopardo)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

segunda fev 23, 2009 5:36 pm

sim eu sei que o raptor é uma combinacao genetica de dois genes recessivos logo estabelece-se uma dominancia incompleta e por isso ha a criacao de uma nova fase o exemplo acima descrito por mim destivana-se a ser um puro meio explicativo de como funcionava basicamente a genetica no seu sentido basico porque para nós pode ser facil perceber essas possiveis combinaccoes mas para quem le pela primeira vez provavelmente tudo lhes passara ao lado dai eu nao ter acrescentado as respectivas fases intrinssecas á fase raptor....
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda fev 23, 2009 5:55 pm

PedroC10 Escreveu: Isto porque raptor não é uma fase de um só gene, mas sim de dois genes, não é mais que um eclipse albino.. Como ambos são recessivos, precisamos de ter 2 genes de albino e 2 genes de eclipse em cada gecko para ter um raptor
Então Pedro, estas a dizer que se eu tiver um Tremper Albino Eclipse posso dizer que é um R.A.P.T.Or.?
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda fev 23, 2009 8:31 pm

Sim..

R.A.P.T.Or ou red eye albino patternless tremper orange. O red eye e o patternless provem da evolução do gene eclipse, tremper albino orange todos sabem o que é..

Ao juntares Um tremper albino, ou tremper albino orange, e um eclipse(não confundir este tipo de eclipse com o eclipse que surge nos blizzards, este eclipse surgiu apartir de cruzamentos de tremper albinos, se não estou em erro), 25% das crias são RAPTOR
gekkos
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 9:32 pm

Neste caso tem de ser chamado Banded R.A.P.T.Or. visto que, o gene patternless stripe não está presente, sendo assim ficamos com um Red eyes Albino Tremper ORange.
PedroC10
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 9:50 pm

gekkos Escreveu:Neste caso tem de ser chamado Banded R.A.P.T.Or. visto que, o gene patternless stripe não está presente, sendo assim ficamos com um Red eyes Albino Tremper ORange.
O gene patternless vem dos eclipse.. Eu antes também confundia com o Murphy patternless, ou simplesmente patternless como lhes chamamos, mas é um gene diferente que resultou da evolução dos eclipse. Pelo menos é esta a ideia que tenho sobre isso...
gekkos
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 10:11 pm

O Patternless Stripe vem do cruzamento do Stripe x Reverse Stripe.
Os primeiros Eclipse apareceram nos Patternless Stripe, e como o tempo foi possivel separar o gene Eclipse, hoje em dia encontramos montes de Eclipses com padrões normais (sem Patternless Stripe), logo se for efectuado o cruzamento de um Eclipse (sem Patternless Stripe) com um tremper albino o gene patternless stripe não fica nas crias, logo temos crias Red eyes Albino Tremper ORange Aka Banded R.A.P.T.OR.

Cruzando um Tremper Albino x Eclipse x Patternless Stripe nascem os Red Eyes Albino Patternless Tremper ORange Aka R.A.P.T.OR.

Espero que me tenha expressado da melhor maneira!
Abraço
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

segunda fev 23, 2009 10:29 pm

zwara Escreveu:hi yellow e normais (leia-se wild type) nao sao dominantes???
Não, não são. O high yellow é uma combinação poligenética, selecionada ao longo de gerações (como escreveu abaixo). Para se poder dizer dominante ou recessiva, etc (para se usar a genética mendeliana) tinha de ser evidenciada por um alelo. O alelo selvagem não se diz dominante porque é o que estaria lá normalmente com duas cópias. É porque é o ponto de referência, obviamente que ele domina o recessivo. Mas se usar essa designação poderá ter problemas com outras formas, como a que referi em cima para o superhipo.
zwara Escreveu: e o pedro tem razao quando diz que nao se pode dizer lavander het enigma porque um gecko tem sempre um par de genes, logo se tem 1 gene lavender e 1 gene enigma como lavender é recessivo e enigma dominante, é obvio que o fenotipo evidenciado pelo gecko sera dentro das duas possibilidades (lavender e enigma) ira se manisfestar o dominante dentro das 2 opcoes sera o enigma logo o gecko sera um enigma(fenotipo manifestado) heterozigotico para lavender (gene recessivo= nao se manifesta no fenotipo do animal...) por isso nunca podera haver um lavender het enigma.
Isso não é verdade. Está a fazer confusão, não existe só um par de genes, os genes existem é aos pares. Os lagartos terão milhares de genes. Ou então não percebi o que escreveu... mas estamos a supor que são genes independentes.

Pode-se sempre dizer, por exemplo, Tremper Albino het Enigma (dois tipos de genes diferentes, um para o albinismo e outro para o enigma, mas 4 genes no genoma). Mas como é dominante, abrevia-se para Tremper Albino Enigma. O abreviar não tem nada que ver com o albinismo (o Pedro sabe disso, eu só referi que sempre se pode dizer het Enigma e não é preciso abreviar).

Exemplo: lavender het Enigma (supondo que lavender é recessivo), terá o genoma

Lavender normal
Lavender Enigma
zwara Escreveu:mas nunca se podera dizer que um Hi yellow nao é um gecko normal porque geneticamente é normal apenas com um fenotico trabalhado ou seja line breed (geckos selecionados para potenciar determinada caracteristica, dentro de determinada fase)
Um high yellow não é normal, é high yellow. A genética é diferente da do normal, porque foi selecionado para ter mais cor, devido a ter uma genética diferente. A selecção de que falas actua com base em diferenças genéticas (seja lá o que for neste caso). :wink:
zwara Escreveu: outra questao experimenta por exemplo fazer o seguinte cruzamento:

Sim, concordo com tudo abaixo, fora aquela gralha de RAPTOR em vez de Blizzard. :wink:
PedroC10
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 10:31 pm

Isto é um raptor

Imagem
in http://www.geckosetc.com/htm/very_cool.htm

e isto também é um raptor
Imagem

in http://www.geckosetc.com/htm/available_RAPTOR.htm

banded ou não, para mim é indiferente, não tenho nenhum xD

Eu penso que esse banded vem do tremper albino e não propriamente do eclipse.. Mas agor aque falas nisso, também nunca vi nenhum eclipse banded.. Se puderes, manda-me um link com isso..

Mas diz-me uma coisa, como foi possível separar o eclipse do patternless stripe se surgiram juntos? O eclipse que estamos a falar não é apenas referente aos olhos.. ou pelo menos é isso que penso..
gecofilo
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 10:44 pm

Pedro, é porque as pessoas que estão a começar ficam sem perceber bem as coisas. ok? :D

Zwara, a dominância incompleta é usada só para um alelo e não para combinações (o RAPTOR é uma combinação de dois alelos). E o caso dos Mack Snow e Super Snow.

Pedro e Gekkos, eu "aconselho-vos" a não levarem à letra a definição de RAPTOR, depende de a quem perguntam.

Eu também acho que RAPTOR devia só ser usada para os animais que são homo para Eclipse e Albino e que não têm bandas, stripes ou manchas. Não gosto do termo banded RAPTOR porque parece um contrasenso... Mas se vamos por aí também temos o Patternless Red Stripe... às vezes é preciso não levar os nomes muito a sério. Eles servem para sabermos a genética por detrás e alguns nem isso.

A verdade é que é outra poligenética (o eclipse/stripes/jungle), que foi evoluindo ao longo do tempo até chegarmos ao que há hoje e provavelmente ainda poderá evoluir mais. Estou a lembrar-me do abssinio... do RT.
PedroC10
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 10:50 pm

gecofilo Escreveu:Pedro, é porque as pessoas que estão a começar ficam sem perceber bem as coisas. ok? :D
Mas fizes-te bem em corrigir, aliás, é assim que se aprende :P :P
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

terça fev 24, 2009 5:30 am

nao estas a perceber o que quis dizer o facto de raptor sem o resultado de uma dominancia incompleta da combinacao de dois genes recessivos vou dar um exemplo pratico:

temos duas flores uma com gene vermelho outra com gene cor branca.

se forem as duas dominantes vai aparecer fonte de cruzamento das duas o resultado sera flores vermelhas com pintas brancas ou vice versa.

se os genos for o vermelho dominante e o branco recessivo entao o resultado apresenta-se todo vermelho

se forem os dois recessivos estabele-se uma dominancia incompleta onde os dois se misturam e o resultado sera flores rosa por exemplo ha uma mistura dos dois genes porque nao ha uma dominancia refencia.

entao isto acontece para se formar a fase raptor é uma dominancia incompleta de 3 genes: eclipse, albino e patternless striped ou seja uma mistura destes 3 genes no fenotipo do gecko...

pelo que percebo acho que nao me enganei no raciocinio, mas... ha sempre opinioes diferentes.:D
PedroC10
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 10:15 am

Mas raptor é combinação de 2 genes, eclipse e tremper albino, assim como radar é combinação de eclipse e bell albino e assim como typhon é combinação de eclipse e rainwater albino..
gecofilo
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 4:37 pm

PedroC10 Escreveu:Mas raptor é combinação de 2 genes, eclipse e tremper albino, assim como radar é combinação de eclipse e bell albino e assim como typhon é combinação de eclipse e rainwater albino..
Pedro, eu sei que há pessoas (criadores) que dizem isso, mas não é estritamente verdade. O RAPTOR inicial tem genes de eclipse, albino, stripe e reverse stripe, como o Zwara disse. O que há é pessoas que têm uma definição mais lata de RAPTOR, onde basta ter o eclipse e o albino. Repara que o eclipse está sempre (que eu saiba) associado a alterações do padrão das bandas. E, verdade seja dita, consegue-se um padrão fenótipo de RAPTOR (ou muito parecido) apenas com esses dois "genes".

Por isso, se a definição de RAPTOR for baseada apenas no fenótipo, podemos dizer que basta eclipse e albino. Se for baseada no que se sou inicialmente aí é preciso o fenótipo patternless, que não é apenas formado de um gene, mas do conjunto de stripe e reverse stripe.

Do que eu tenho visto existem eclipses patternless e os que têm a genética eclipse mais isolada costumam ainda ter um padrão "striped" bastante evidente. Se alguém souber de algum eclipse com bandas mande a ligação que eu adorava ver. Não sei se tal é possível. :wink:
gekkos
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 5:00 pm

Banded Eclipse (GeckosEtc.)
Imagem
PedroC10
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 5:05 pm

Se assim é, então vejo bastante desacordo em foruns estrangeiros, pois eu coloquei esta questão há algum tempo atrás e lá disseram-me que sim, um eclipse tremper albino=raptor
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”