A desparasitação externa e interna pode ser feita, segundo sei, com o mesmo fármaco que é injectável (e possivelmente administrado tambem por via oral, em alternativa, essa parte já não sei).Di1975 Escreveu:
[Editado pela moderação (zitapets)]
O fármaco utilizado para desparasitação interna de cavia porcellus é administrado tanto oralmente como injectável.
A desparasitação externa é feita com um produto para o efeito e administrada na pele.
Porquinho da india - cortar as unhas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
Pois a informação que me passaram (outros criadores e alguns vets) é que o que eu uso (por via oral) serve tanto para desparasitação interna como externa. No entanto, eu como tenho cães e gatos a sair e a entrar em casa, uso outro produto para a desparasitação externa. Não acho nada bem (mas volto a dizer que isto sou eu a achar), fazer a desparasitação num animal tão pequeno, com injecção. (A única vez que tive um porco a levar injecções ele estava doente e foi só mesmo por isso que as levou, se não, não o tinha sujeito a tal sacrifício.)ChloeS Escreveu:A desparasitação externa e interna pode ser feita, segundo sei, com o mesmo fármaco que é injectável (e possivelmente administrado tambem por via oral, em alternativa, essa parte já não sei).Di1975 Escreveu:
O fármaco utilizado para desparasitação interna de cavia porcellus é administrado tanto oralmente como injectável.
A desparasitação externa é feita com um produto para o efeito e administrada na pele.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
eu quando falei que nem todos os desparasitantes sao bebiveis , porque esses que se usam para caes e gatos sao externos , e nao vá alguma alminha dar bebivel e matar o animal , depois da se o injectavel porque o efeito é mais rapido e nao passa pelo figado que retem quase todo o produto , depois a pele dos porquinhos e dura a agulha custa a entrar ,os criterios de desparasitação fica a criterio de cada um
Daniel

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
todos os vets e alguns criadores administram o fármaco (que, por razões óbvias, não menciono) injectável por ser mais rápido a produzir efeito tanto no combate como na prevenção de certos problemas. Poderá argumentar dizendo que a pele dos porquinhos é dura e que nem todos o sabem fazer. É correcto... por isso dão via oral. Em termos de incómodo, não é maior do que as consequências que poderão advir da falta do desparasitante.
O injectável, é de facto, mais comum.
todos os vets e alguns criadores administram o fármaco (que, por razões óbvias, não menciono) injectável por ser mais rápido a produzir efeito tanto no combate como na prevenção de certos problemas. Poderá argumentar dizendo que a pele dos porquinhos é dura e que nem todos o sabem fazer. É correcto... por isso dão via oral. Em termos de incómodo, não é maior do que as consequências que poderão advir da falta do desparasitante.
O injectável, é de facto, mais comum.
Última edição por Di1975 em terça fev 24, 2009 2:10 am, editado 1 vez no total.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Como tão bem sabemos que já aconteceu e acontece, não é Danhusky?...danhusky Escreveu:e nao vá alguma alminha dar bebivel e matar o animal

Ora bem!... Outro ponto que me esqueci de referir no post anterior....danhusky Escreveu: depois da se o injectavel porque o efeito é mais rapido e nao passa pelo figado que retem quase todo o produto

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Tem razão na sua ideia de evitar um stress desnecessário para o animal.Ninoquinha Escreveu:
Não acho nada bem (mas volto a dizer que isto sou eu a achar), fazer a desparasitação num animal tão pequeno, com injecção. (A única vez que tive um porco a levar injecções ele estava doente e foi só mesmo por isso que as levou, se não, não o tinha sujeito a tal sacrifício.)
No entanto, os meus pdis, quando foram desparasitados, fizeram um berreiro quando o vet lhes desinfectou a zona onde ia ser dada a injecção e não os senti mais aflitos durante a injecção propriamente dita. Eles berram muito pela mínima coisa, é mesmo a natureza deles, e creio que não nos devemos impressionar muito com isso. O meu vet, pelo menos, assegura-me que não é nada de especial (mas bom, o que é isso ao certo só um porquinho há-de saber

Além do mais dar desparasitantes injectáveis obriga os donos a irem a um veterinário, que tem a oportunidade de observar o pdi, o que é muito positivo. Por via oral, é sempre possível adquirir os produtos nas clínicas com as informações necessárias para a administração e os donos administrarem em casa.
Por isso mesmo, há sempre a hipótese de haver erros na dosagem, alem de que por via oral, segundo sei, não é tão eficaz.
Ora, pesando os prós e os contras, eu opto pelo injectável para os meus e opto por aconselhar o injectável se alguem se mostra indeciso.
Mas compreendo a sua posição, é difícil não ficar de coração partido com aqueles cuís agudos de aflição que eles soltam

-
- Membro Veterano
ChloeS, eu como criadora, não tenho só dois ou quatro porcos. Já viu bem se, sempre que tivesse de fazer a desparasitação, me tivesse de dirigir ao vet com 30 porcos? Ia ser lindo...
Claro que antes de eu pegar no desparasitante, falei com imensos criadores de minha confiança e com a minha vet.
Claro que antes de eu pegar no desparasitante, falei com imensos criadores de minha confiança e com a minha vet.

Aí a história é outra!!Ninoquinha Escreveu:ChloeS, eu como criadora, não tenho só dois ou quatro porcos. Já viu bem se, sempre que tivesse de fazer a desparasitação, me tivesse de dirigir ao vet com 30 porcos? Ia ser lindo...

Pode o vet dirigir-se aos porquinhos... há casos assim. Mas ok, não é assim que normalmente funciona, eu também sou criadora, tenho 50 e não vou com eles ao vet para desparasitação interna nem externa, só em casos mais complicados. A interna faço-a em casa, com indicações do vet, visto que o fármaco que normalmente se utiliza é para bovinos, uma quantidade a mais mata, portanto. Em relação à desparasitação externa, é também feita aqui e também com produto recomendado pelo vet de exóticos.Ninoquinha Escreveu: eu como criadora, não tenho só dois ou quatro porcos. Já viu bem se, sempre que tivesse de fazer a desparasitação, me tivesse de dirigir ao vet com 30 porcos? Ia ser lindo...
Última edição por Di1975 em terça fev 24, 2009 3:27 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Pois já somos duas a fazer as coisas em casa, com indicações de vets. Porque como disse, não corro o risco de fazer algo de errado com os meus porcos.Di1975 Escreveu:Pode o vet dirigir-se aos porquinhos... há casos assim. Mas ok, não é assim que normalmente funciona, eu também sou criadora, tenho 50 e não vou com eles ao vet para desparasitação interna nem externa, só em casos mais complicados. A interna faço-a em casa, com indicações do vet, visto que o fármaco que normalmente se utiliza é para bovinos, uma quantidade a mais mata, portanto. Em relação à desparasitação externa, é também feita aqui e também com produto recomendado pelo vet de exóticos.Ninoquinha Escreveu: eu como criadora, não tenho só dois ou quatro porcos. Já viu bem se, sempre que tivesse de fazer a desparasitação, me tivesse de dirigir ao vet com 30 porcos? Ia ser lindo...
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Bem, voltando ao topico, eu tenho 2 porquinhas ainda novinhas, têm 2 meses, acontece que tenho observado as unhas delas e confesso que não me sinto confiante o suficiente para lhes cortar. Também me parece que elas ainda sejam muito novas para o fazer, no entanto uma delas já as tem bem longas nas patas traseiras.
Agradeço conselhos, truques, dicas e sugestões relacionadas com o corte de unhas delas. Uma delas é muito fragil visto que foi a mais fraca da ninhada e chegou-se mesmo a duvidar da sua sobrevivência. Talvez por isso ela seja tão "pieguinhas" e leva a vida a reclamar, o que me deixará ainda mais nervosa no corte das unhas delas.
Se já passaram pelo mesmo, agradeço me aconselham.
Cumps

Agradeço conselhos, truques, dicas e sugestões relacionadas com o corte de unhas delas. Uma delas é muito fragil visto que foi a mais fraca da ninhada e chegou-se mesmo a duvidar da sua sobrevivência. Talvez por isso ela seja tão "pieguinhas" e leva a vida a reclamar, o que me deixará ainda mais nervosa no corte das unhas delas.
Se já passaram pelo mesmo, agradeço me aconselham.
Cumps

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
estas respostas ja foram dadas mais a cima , se nao tiveres confiança para o fazer pegas nelas e levas ao vet e ele ensina , o corte de unhas e outro maneio e bom habituar se desde bebe , se elas tiverem as unhas brancas e mais facil .
~
Daniel
~
Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Obrigada pela resposta. O vet aconselhou-me procurar um centro de estetica para animais, o que não é fácil cá no algarve, ainda mais que o proprio vet está a mais de 80 kms de onde eu moro. Todas as pessoas que trabalham com estetica animal limitam-se a banhos e tosquias de cães e gatos e não se mostram disponiveis para lidar com exoticos. No entanto irei contactar com o criador a quem as comprei.danhusky Escreveu:estas respostas ja foram dadas mais a cima , se nao tiveres confiança para o fazer pegas nelas e levas ao vet e ele ensina , o corte de unhas e outro maneio e bom habituar se desde bebe , se elas tiverem as unhas brancas e mais facil .
~
Daniel
O meu post destinou-se unicamente para tirar algumas ilações sobre o acto de cortar as unhas em si, mas apos ter pesquisado no youtube tenho me "educado" um pouco mais sobre esta matéria.

Cumps.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Vou-te dar uma ajuda que não mereces com uma crítica adicional, já que só dizes mal de mim, por teres desrespeitado as minhas regras e não teres aceitado a "chamada de atenção".
Houve um tópico aqui em que deste uma bela resposta e te dei os Parabéns pela resposta. Não estava a ser cínico, mas honesto, em nome dos animais!
Achas que essa mensagem também foi inútil e agressiva?
Agora, porque posso ajudar, tens na tua zona, uma Criadora de Porquinhos que ainda por cima é Criadora de Chinchilas e trabalha em Estética Canina, mas tem mais anos de Porquinhos do que muitos têm de vida...
Consulta o CAPI - Clube dos Amigos dos Porquinhos da India, já que não acreditas em mim e não queres os meus conselhos. Não te esqueças de dizer que és de Lagos (isto é público e está no teu perfil aqui) que o Capi dá-te o contacto de quem deve...
Boa sorte e espero ter sido útil!
Houve um tópico aqui em que deste uma bela resposta e te dei os Parabéns pela resposta. Não estava a ser cínico, mas honesto, em nome dos animais!
Achas que essa mensagem também foi inútil e agressiva?
Agora, porque posso ajudar, tens na tua zona, uma Criadora de Porquinhos que ainda por cima é Criadora de Chinchilas e trabalha em Estética Canina, mas tem mais anos de Porquinhos do que muitos têm de vida...
Consulta o CAPI - Clube dos Amigos dos Porquinhos da India, já que não acreditas em mim e não queres os meus conselhos. Não te esqueças de dizer que és de Lagos (isto é público e está no teu perfil aqui) que o Capi dá-te o contacto de quem deve...
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
PauloMonteiro Escreveu:Consulta o CAPI - Clube dos Amigos dos Porquinhos da India, já que não acreditas em mim e não queres os meus conselhos. Não te esqueças de dizer que és de Lagos (isto é público e está no teu perfil aqui) que o Capi dá-te o contacto de quem deve...
Ter sido útil?... Mais que útil!

Se seguir o conselho aqui dado, estará num dos melhores pares de mãos de Portugal neste campo...
Se é de Lagos realmente tem uma excelente hipótese que poucos têm.