TERRARIOS (tropicais)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
O cordão ou o painel de aquecimento devem ser as soluções... mas conseguirão aquecer suficientemente o ambiente do terrário?
No meu caso terei que improvisar, dada a altura de substrato que tenho no terrário.
No meu caso terei que improvisar, dada a altura de substrato que tenho no terrário.
<p></p>
No meu caso não. Com o cordão a temp. do solo subia acima dos 30ºC e a apenas 10cm do chão a temperatura nos dias mais frios era de pouco mais de 20ºC, daí a necessidade das lâmpadas, não conheço outra solução.Hakuma Escreveu:O cordão ou o painel de aquecimento devem ser as soluções... mas conseguirão aquecer suficientemente o ambiente do terrário?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
metam o cabo no solo e uma ventoinha de pc rente ao xão na diagonal assim faz o calor dissipar se, não é uma boa alternativa mas sim uma ajuda
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
-
- Membro Veterano
Mas no meu caso, em termos de tartarugas, se calhar resulta bem. O cordão em conjunto com o spot ligado intervalado é capaz de ser a melhor solução... até porque estando o substrato humido, talvez crie alguma humidade também.Apalone Escreveu:No meu caso não. Com o cordão a temp. do solo subia acima dos 30ºC e a apenas 10cm do chão a temperatura nos dias mais frios era de pouco mais de 20ºC, daí a necessidade das lâmpadas, não conheço outra solução.Hakuma Escreveu:O cordão ou o painel de aquecimento devem ser as soluções... mas conseguirão aquecer suficientemente o ambiente do terrário?
Para arborícolas, é que é mais difícil utilizar fontes de calor de fundo de terrário como fonte principal...
<p></p>
-
- Membro Veterano
hakuma sei que mantens carbonarias e queria que lesses isto,
http://tartarugaaquatica.forumup.com/vi ... gaaquatica
nada melhor que a experiencia!!!!
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
-
- Membro Veterano
Tenho que que inscrever para aceder ao conteúdo... tentei, mas como o gmail está em baixo (não sei porquê), não consigo confirmar a inscrição, e por isso não consigo ver o conteúdo.Deadzao Escreveu:hakuma sei que mantens carbonarias e queria que lesses isto,
Assim que consiga aceder ao email, verei o que sugeres.
<p></p>
-
- Membro Veterano
sao umas dicas sobre a alimentaçao e humidade das carbonarias, é que nós pensamos nelas como animais "de muita humidade" e nesse post o man diz o oposto, sendo ele da regiao delas
informaçao nunca é demais heheheheh

-
- Membro Veterano
Sem dúvida que informação nunca é demais.Deadzao Escreveu:sao umas dicas sobre a alimentaçao e humidade das carbonarias, é que nós pensamos nelas como animais "de muita humidade" e nesse post o man diz o oposto, sendo ele da regiao delas
Mas se o autor do post é da região do animal, as preocupações dele são mínimas... até as pode manter no quintal a pastar.

Ao que sei, as Carbonarias são sensíveis à humidade enquanto são bébés/juvenis, mas em adultas deixam de o ser.
Muito sinceramente, eu acho que se a nossa temperatura nesta altura fosse superior, elas aguentavam-se bem "na rua".
Acho que quanto mais "livres" mantivermos as tartarugas, melhor elas se dão.
No caso das GC, parece-me que os instrumentos de aquecimento/spot de terrário só as prejudicam, e é por isso que ainda ando às voltas a tentar encontrar algo melhor.
De qualquer forma, quando a temperatura exterior subir acima dos 20º vou arranjar maneira de as por lá fora, nem que mantenha uma gruta de aquecimento para descidas súbitas de temperatura. Vi à uns tempos umas ideias de terrários exteriores para tartarugas juvenis excelentes. Quando os fizer posto imagens.

Vou colocar informação sobre esse terrário noutro tópico, que já estamos a fugir ao tema deste...
Última edição por Hakuma em terça fev 24, 2009 10:44 am, editado 1 vez no total.
<p></p>
-
- Membro Veterano
""sou brasileiro e mantenho algumas espécies brasileiras e estrangeiras. ao contrário do que foi falado nesse tópico s espécie Geochelone carbonaria não deve ser alimentando com muita frutas, sua dieta deve ser de 50% de folhas escuras (almeirão, espinafre, rúcula, entre outros) 25% legumes e 25% frutas, o exagero no uso de frutas na alimentação pode levar a problemas no sistema gastroinstestinal e doenças ósteometabólicas. Proteína animal deve ser fornecida em pequenas quantidades misturada aos alimentos vegetais, pode ser usado ovo cozido (melhor opção) rações para cães e gatos como o próprio nome diz são para esses animais e não para jabutis!!! O excesso de proteína causa o famoso piramidismo do casco, por isso deve ser usada com cautela em pequenas quantidades e com pouca frequencia.
Realmente existem individuos de Geochelone carbonaria de pés amarelos e com a cabeça vermelha ou com a cabeça e pés amarelos, esses animais tem origem de diversas partes do Brasil e de outros países. No Brasil eles habitam tanto a floresta amazônica como o bioma caatinga, cerrado e pantanal, muitas dessas áreas não possuem alta umidade e sim baixa umidade como o cerrado e caatinga, por isso tome cuidado com o excesso de umidade na manutenção dessa espécie em cativeiro, o excesso pode favorecer o surgimento de doenças respiratórias como a pneumonia que pode ocasionar a morte do animal. Espero ter ajudado""
by Macrochelys
retirado do do link acima
Realmente existem individuos de Geochelone carbonaria de pés amarelos e com a cabeça vermelha ou com a cabeça e pés amarelos, esses animais tem origem de diversas partes do Brasil e de outros países. No Brasil eles habitam tanto a floresta amazônica como o bioma caatinga, cerrado e pantanal, muitas dessas áreas não possuem alta umidade e sim baixa umidade como o cerrado e caatinga, por isso tome cuidado com o excesso de umidade na manutenção dessa espécie em cativeiro, o excesso pode favorecer o surgimento de doenças respiratórias como a pneumonia que pode ocasionar a morte do animal. Espero ter ajudado""
by Macrochelys
retirado do do link acima
-
- Membro Veterano
Realmente dá que pensar, essa referência ao "excesso de humidade"... já li noutros sítios que "não conseguimos manter as GC humidas demais".
É por esta disparidade que cada vez mais me convenço que, a partir de dado ponto em que pensamos que já temos tudo em condições, devemos desenvolver uma capacidade de observar os nossos animais... para isso são necessárias muitas horas de dedicação e de observação.
Relativamente à alimentação... está dentro do normal que é dito noutros sites, com pequenas variações.
É por esta disparidade que cada vez mais me convenço que, a partir de dado ponto em que pensamos que já temos tudo em condições, devemos desenvolver uma capacidade de observar os nossos animais... para isso são necessárias muitas horas de dedicação e de observação.
Relativamente à alimentação... está dentro do normal que é dito noutros sites, com pequenas variações.
<p></p>
-
- Membro Veterano
sim concordo contigo, eu nao mantenho carbonaria, mas sempre li que requeriam ambientes bastantes humidos
o que me deu que pensar é que convinha sabermos de onde é oriunda a "criaçao" ele disse que elas estao espalhadas por varias zonas, será que as tartas se ambientaram e especificaram a cada zona?dá que pensar...
se da selva requeriam muita humidade, se fosse do cerrado ja se tornavam mais resistentes a seca,
não sei se me fiz entender
o que me deu que pensar é que convinha sabermos de onde é oriunda a "criaçao" ele disse que elas estao espalhadas por varias zonas, será que as tartas se ambientaram e especificaram a cada zona?dá que pensar...
se da selva requeriam muita humidade, se fosse do cerrado ja se tornavam mais resistentes a seca,
não sei se me fiz entender

No zoo do Monte Selvagem têm uma sulcata bastante grande ao ar livre, no recinto existe uma casota de cão com aquecimento. Acho estranho que o bicho tenha inteligência suficiente para procurar o calor da casota. Será que isto resulta com outras?Hakuma Escreveu: Muito sinceramente, eu acho que se a nossa temperatura nesta altura fosse superior, elas aguentavam-se bem "na rua".
Acho que quanto mais "livres" mantivermos as tartarugas, melhor elas se dão.
-
- Membro Veterano
não sei qual a admiraçao, os repteis procuram o "calor" e as tartarugas não sao assim tao estupidas ao ponto, de nao o encontrarem
a minha enqanto sub adulta tambem irá ficar certamente na rua com um mini abrigo, tipo casota de cao, claro que eu quando faço as cenas faço logo em ENORME heheh~
agora uma coisa sao tartas de climas deserticos, humidos e mediterranicos, as testudos e algumas geochelone como as pardalis e sulcatas em adultas podem estar no eterior quase o ano todo, MAS este caso para as geochelone, com super aquecimento e um abrigo grande, por exemplo, aquelas casas que se vendem nos centros de brico para jardins assim bigs servem bem como abrigo fexado para elas, e depois uma cerca para elas andarem
a minha enqanto sub adulta tambem irá ficar certamente na rua com um mini abrigo, tipo casota de cao, claro que eu quando faço as cenas faço logo em ENORME heheh~
agora uma coisa sao tartas de climas deserticos, humidos e mediterranicos, as testudos e algumas geochelone como as pardalis e sulcatas em adultas podem estar no eterior quase o ano todo, MAS este caso para as geochelone, com super aquecimento e um abrigo grande, por exemplo, aquelas casas que se vendem nos centros de brico para jardins assim bigs servem bem como abrigo fexado para elas, e depois uma cerca para elas andarem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Bem aqui deixo umas fotos do terrário quase terminado (falta ainda colocar um sistema de chuva mas lá chegaremos).
Set up:
-Dual Top (o desgraçado ainda funcionara apesar de estar todo estalado devido ao calor) com tubular 2.0, 5.0 e um mini foco de 35w para os dias mais frios (se for necessário).
- Bomba para a queda de água e filtro para o lago, ambos das Eheim.
- Lâmpada de cerâmica de 100w
- termostato com sonda +2 termometros com sonda+ higrometro com sonda (todos digitais)
- Substrato (por cima de uma camada generosa de leca) consituito por 70% humus de coco 30% turfa natural
- Lianas exo e tronco + plantas variadas, com preponderância para os Pothos.

Set up:
-Dual Top (o desgraçado ainda funcionara apesar de estar todo estalado devido ao calor) com tubular 2.0, 5.0 e um mini foco de 35w para os dias mais frios (se for necessário).
- Bomba para a queda de água e filtro para o lago, ambos das Eheim.
- Lâmpada de cerâmica de 100w
- termostato com sonda +2 termometros com sonda+ higrometro com sonda (todos digitais)
- Substrato (por cima de uma camada generosa de leca) consituito por 70% humus de coco 30% turfa natural
- Lianas exo e tronco + plantas variadas, com preponderância para os Pothos.

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>