treino de higiene

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça jul 08, 2003 9:06 pm

Olá

Hoje a dúvida não é minha ;)

Uma amiga adoptou uma gatinha ainda bébé(6 semanas)há 3 dias, e ela anda aflita, pois a gatita não há modo de fazer as necessidades no caixote. Pelos vistos faz xixi e cócó em qualquer lado. Eu disse-lhe para quando a gata fizesse, ela ir pôr na areia e mostar. Ela tentou...e pelos vistos não resultou.

Já aconteceu esta situação a algum dos vossos gatos? sabem de mais algum truque?
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 08, 2003 9:11 pm

Olá, Susana!

Um "truque" básico é pegar nos "sólidos" e colocar no areão. Em relação aos líquidos, se puder embeber um bocado do areão e voltar a pô-lo no caixote, será o sinal para o gatinho perceber, OK?

Abraço!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 08, 2003 9:14 pm

Olá,

A Leonilde quando foi da Leo, se não estou em erro o que fez foi juntar as necessidades dela no areão e colocou lá a Leo e ela acabou por perceber.

Eu quando a Amélia veio para cá foi bastante fácil, mas ela vinha habituada da mãe.
Será que a caixinha da areia não é demasiado grade para ela e por isso ela não vai lá?

beijokas
kathleen
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

quarta jul 09, 2003 2:39 pm

Aqui no Brasil tem um produto chamado Cocô trainer , é um liquido que tem um cheiro de cocô que é uasado para cães e gatos aprenderem onde fazer as necessidades , eu não sei se esse produto existe aí em Portugal , mas deve ter algum semelhante .
E funciona sim , as minhas femeas não faziam xixi nem cocô na areia de jeito nenhum e foi com esse produto muito fedorento :oops: ( pingando duas gotinhas na areia ) que elas aprenderam !

Boa sorte
sregina
Membro Veterano

quarta jul 09, 2003 7:52 pm

Kathleen e miadores,

A minha amiga já fez isso...e não adiantou nada :(

Camie,

Nunca ouvi falar de semelhante produto por cá, mas não me admirava que houvesse,vou dizer para ela averiguar.
Só uma pergunta que já andava para lhe fazer: MEIO-hamster :?: :?: :!: :o Que fez ao restante ???? ;)
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 09, 2003 9:26 pm

Olá

Onde é que a tua amiga tem o wc da gata? Eles ás vezes são um bocado esquisitos com os lugares, se estiver muito próximo das tacinhas da comida e da água ela pode não ir lá.
Ou será que essa gata tem uma costela de cão ;) ?

Beijokas
Kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 09, 2003 10:16 pm

Sregina:

Diga há sua amiga que pessa a alguém que tenha gatos ( só alguém com gatos de casa que estejam vacinados ) que lhe dê um pouco de areão contaminado com urina dos gatos e que coloque esse areão contaminado á superficie do areão dela ( há gatos que gostam de demarcar terreno onde o cheiro da urina de outros esteja presente ). A caixinha do areão tem de ser bem pequena...eu usei um tupperware rectangular e baixo e cada vêz que mudava o areão, colocava um pouco da urina dela, do areão anterior ( antes de o descartar ) e colocáva-o por decima do limpo. Ainda me lembro de qnd mudei de caixa por ela ter crescido, esqueci-me desse procedimento e ela fêz fora da caixinha . No local onde ela urinou, limpei-o com um pouco de algodão e pú-lo no areão que estava limpo e resultou.

Boa sorte para a sua amiga.

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

quinta jul 10, 2003 12:28 am

Olá Sregina

Comigo, também não aconteceu tal coisa, os meus três gatinhos ficaram sem a mãe aos 8 dias, mas automaticamente eles foram ao areão, realmente o prato, no principio, era muito pequeno, o equivalente aos nossos pratos rasos de comida. Fui mudando á medida que iam crescendo, até ao tamanho actual. Às vezes com pequenos truques se conseguem grandes vitórias. Boa sorte.

Beijocas

Franc
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta jul 10, 2003 9:08 am

As minhas gatas tiveram comportamentos diferentes.
A primeira foi automático. Começou logo a fazer no 1º dia no WC.
A segunda demorou quinze dias. Pensava já que não ia conseguir.

Enchi-me de paciência e fiz o que já foi dito aqui: pegava nos cócós e punha no WC e mostrava-lhe.
Na primeira semana, fazia muito longe do WC (noutra divisão da casa). Na segunda semana começou a fazer ao lado do WC. Mesmo ao lado, encostadinha :o
Até que um dia lá acertou no sitio certo e agora é super limpinha. Aliás, nem faz cócó sem estar alguêm em casa. às vezes chego a casa, vai logo a correr para o WC e mia ao pé de mim quando acaba :) é uma querida.
Só tem um defeito... Não tapa :p

jinhos
beta
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jul 10, 2003 5:07 pm

Não sei se será o caso da gatinha da sua amiga, mas alguns gatos pequenitos desorientam-se pelos espaços por onde andam serem muito grandes. Quando lhes dá vontade de ir à areia não a vêm ali ao pé e então fazem num qualquer lugar que lhes esteja próximo, normalmente uma superfície absorvente (como um tapete, sofá, cama etc). A solução é fechar o gato temporariamente numa divisão pequena e cujo chão seja fácil de limpar(casa de banho por exemplo) e quando ele nessa divisão já não falhar a ida à areia começar lentamente a dar-lhe acesso a outras divisões. Ou então colocar muitos caixotes de areia à disposição do gatinho e estar sempre muito vigilante quando se está com ele, assim que mostre sinais de querer fazer necessidades pôr logo na areia. E claro seguir os outros conselhos já dados pelos restantes foristas para o gatinho perceber pelo cheiro qual a finalidade da areia. É preciso paciência e algum acompanhamento, se necessário, quando faz necessidades fora do sítio pegar logo pelo cachaço e pôr na areia, eles respondem bastante bem quando se ensina pegando pelo cachaço pois as suas próprias mães fazem-lhes isso para os ensinar.
Claro que se a sua amiga resolver tentar a técnica de fechar o gato numa divisão pequena da casa não deve esqueçer que eles nessa idade precisam muito de sociabilização, logo deve arranjar maneira de ele conviver com seres humanos pelo menos durante parte do dia, só deve estar fechado algumas horas, nunca o dia todo.
sregina
Membro Veterano

quinta jul 10, 2003 6:30 pm

Olá

Agradeço a todas as v/ respostas.

Pelo que li...4 dias de "educação" não conseguida não é nenhum drama.Como o Óscar (que veio para cá com 5 semanas) foi logo ao caixote,sem qualquer tipo de problema,eu não sabia que deve bastar mais um pouco mais de persistência na técnica de colocar os "despojos" na areia.Pensei que seria necessária alguma técnica mais dificil ;). De qualquer modo, deram-me mais algumas pequenas indicações, que certamente vão ajudar.

:)
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sexta jul 11, 2003 10:47 pm

Oi sregina

Meio hamster ....vou explicar

O hamster é meu , mas mora temporariamente na casa do meu namorado , mas essa semana ja vai pra minha casa e eu terei uma hamster inteira :lol: :lol:
sregina
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 11:22 am

Olá

Boas noticias!!!

A Rafa(nome da gatinha) já vai ao caixote.Tinham razão,foi só uma questão de persistência.Sempre que davam comida à gatinha,punham-na no caixote...e acabou por resultar.

Mais uma vez obrigada a todas pelas respostas :)
Kathleen
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 10:11 pm

Olá

Muito boas noticias. Os gatinhos são inteligentes e limpinhos ainda bem que ela aprendeu depressa.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jul 13, 2003 5:01 am

O meu caso foi igual ao da Franky. Os gatinhos aprenderam por conta própria. Na verdade, quando eu os encontrei, tava de férias pro reveillon na nossa casa de praia. Lá, eu coloquei os gatinhos primeiro em uma caixa de isopor minúscula com um monte furos na tampa. Os gatinhos eram muito nenéns, umas 2 semanas de idade só e eu tinha medo deles ficarem com hipotermia. Por isso coloquei eles na caixa de isopor e entulhava de papel higiênico. Então, eu abria de 3 em 3 horas, só estendendo um pouco pela madrugada, pra dar de mamar e aí jogava o papel higiênico todo cagado e mijado fora heheheh Era o único jeito e os gatinhos ficavam bem sujinhos de caca. E depois de mamar e andar um pouquinho do lado de fora, iam eles de novo pra dentro do isopor e dormiam todos entulhadinhos um em cima do outro, todos quentinhos. Depois de uns 3 dias eles começaram a ficar inquietos e a sair sozinhos da caixa então eu os coloquei em um quarto vazio forrado de jornal. Eles faziam cocô e xixi aleatoriamente, quase sempre em cima do jornal. Eles tinha muita diarréia por causa das verminoses mas sabe q eu nem tinha nojo pq nem fedia nem nada! Só fiquei com nojo quando vi uma lombrigona se mexendo no chão! Eca! Mas lá na casa de praia eu não podia fazer nada. Aí no dia q eu vim embora pra casa comprei uma bandeja e areia mas não coloquei ainda pra eles. Esperei o primeiro dia aqui, q eles ficavam num caixote gigante (desses q fogão vem de loja) cortado na altura pela metade, na minha varanda. Então, esperei o primeiro dia pq eu dei o vermífugo pra eles de noite e sabia q a bandeja de areia não ia ajudar muito. Na manhã seguinte o jornal tava todo empesteado de lombrigas mortas! Parecia um monte de macarrão branco!! Q nojo só de lembrar! Heheheh! Aí depois q os livrei dos vermes safados, coloquei a caixa de areia. Como eles eram muito pequenos, coloquei um tupperware q nem a Leonilde, como um degrauzinho pra eles conseguirem subir e eles de primeira acharam q era um playground e ficaram brincando na areia, depois dormiram na areia e depois já estavam fazendo as necessidades direitinho ali! Não precisei fazer nada!
Nossa, escrevi demais... Hehehhe! :roll: :oops:
Responder

Voltar para “Gatos”