Plantas para terrários humidos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 04, 2007 12:14 am
Sem duvida. Nao falar delas prendeu se apenas com o facto de ter enunciado apenas "..alguns exemplos, e aquelas que usei na montagem dos terrarios..."
Anubias, feto de java, dracaena e mais umas quantas (na verdade a maioria) das que sao usadas em aquariofilia vingam muito bem em terrário e melhor ainda num paludário.
Podem se usar também algumas orquideas epifitas...ando neste momento a estuda las para ver quais as melhores para cada "ambiente". Assim que tiver mais dentro do assunto acrescento novo "tutorial".
Abraço,
André Corga
Anubias, feto de java, dracaena e mais umas quantas (na verdade a maioria) das que sao usadas em aquariofilia vingam muito bem em terrário e melhor ainda num paludário.
Podem se usar também algumas orquideas epifitas...ando neste momento a estuda las para ver quais as melhores para cada "ambiente". Assim que tiver mais dentro do assunto acrescento novo "tutorial".
Abraço,
André Corga
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Tenho estada a pesquisar este assunto (ainda muito pela rama
) mas tenho aqui algumas questões que se podem levantam, nomeadamente em relação ao substrato a utilizar e misturas possiveis.
O meio base normalmente utilizado parecer de facto ser o que se denonmina como húmus à base de fibra de coco, ao qual é habitualmente adiciononado forest bark ou coco husk chunks para criar uma textura mais adequada e uma melhor drenagem.
Em muitos casos costuma-se adicionar turfa (peat moss) sem adubos, terriço de folhas e/ou musgos, nomeadamente espagnos (penso que seja o nome correcto em português). A questão que eu coloco é o de haver risco ou não de introduzir matérias orgânicas activas ao nivel bacteriológico, nomeadamente o cortiço de folhas e potencialmente turfa, para os repteis e anfibios que vão ser introduzidos nos terrários.

O meio base normalmente utilizado parecer de facto ser o que se denonmina como húmus à base de fibra de coco, ao qual é habitualmente adiciononado forest bark ou coco husk chunks para criar uma textura mais adequada e uma melhor drenagem.
Em muitos casos costuma-se adicionar turfa (peat moss) sem adubos, terriço de folhas e/ou musgos, nomeadamente espagnos (penso que seja o nome correcto em português). A questão que eu coloco é o de haver risco ou não de introduzir matérias orgânicas activas ao nivel bacteriológico, nomeadamente o cortiço de folhas e potencialmente turfa, para os repteis e anfibios que vão ser introduzidos nos terrários.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Neste caso o ácido que este tipo de substâncias é até benéfico pois evita a propagação de fungos. Eu nunca tive fungos nos meu terrarios húmidos, e sempre usei folhas e turfas.Thorgarth Escreveu:Tenho estada a pesquisar este assunto (ainda muito pela rama) mas tenho aqui algumas questões que se podem levantam, nomeadamente em relação ao substrato a utilizar e misturas possiveis.
Além de que a turfa fornece um bom comletemento a nível de nutrientes às plantas, além de bicheza decompositora.
-
- Membro Veterano
Estes componentes parecem-me uma boa opção para enriquecer a fibra de coco base e o forest bark. Estou a pensar fazer um terrario semi-húmido, com 65%/70% de humidade para a minha Holbrooki. Agora só identificar umas plantas resistentes e que não precisem de húmidade muito elevada. Umas epífitas para por nuns troncos e no background e umas trepadeiras são a melhor opção, e uns musgos de os conseguir manter com esta humidade.
Já agora algém tem sugestões para plantas que não precisem de humidade superior a 70%?
Já agora algém tem sugestões para plantas que não precisem de humidade superior a 70%?
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Musgos esquece. Além de quererem humidade relativamente mais alta, 80 a 90%, morrem com muita facilidade.Thorgarth Escreveu:Estes componentes parecem-me uma boa opção para enriquecer a fibra de coco base e o forest bark. Estou a pensar fazer um terrario semi-húmido, com 65%/70% de humidade para a minha Holbrooki. Agora só identificar umas plantas resistentes e que não precisem de húmidade muito elevada. Umas epífitas para por nuns troncos e no background e umas trepadeiras são a melhor opção, e uns musgos de os conseguir manter com esta humidade.
Trepadeiras podes por a Hera mini (Hedera helix), ou mesmo a Ficus pumillia.
A conhecida Lingua de sogra também se dá bem, apesar de ficar muito alta e tem sempre a opção do Epipremium, pois além de ser trepadeira é forte e tem folhas largas.
Quanto a epifitas... Bromelias, mas requerem humidades mais elevadas, tirando algumas espécies dificies de encontrar...
-
- Membro Veterano
Para musgos estava a pensar em Riccia fluitans ou vesicularia dubyan (java moss), e só em algumas zonas isoladas para não aumentar demasiado a humidade!!
De facto já tive feedback contrario em relação à manutenção dos musgos. Algumas pessoas simplesmente desistiram porque é muito dificil de manterem, e depois vamos a sites, especialmente de anfibios, e é com cada tapete verdinho que até assusta! Está claro que a humidade é bem superior a 70% mas não é assim tão dificil encontrar-mos musgo na natureza em situações de humidade bem inferior!!!
De facto já tive feedback contrario em relação à manutenção dos musgos. Algumas pessoas simplesmente desistiram porque é muito dificil de manterem, e depois vamos a sites, especialmente de anfibios, e é com cada tapete verdinho que até assusta! Está claro que a humidade é bem superior a 70% mas não é assim tão dificil encontrar-mos musgo na natureza em situações de humidade bem inferior!!!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
os tapetes verdinhos são comprados assim e postos e substituidos conforme se vão estragando.Thorgarth Escreveu:Para musgos estava a pensar em Riccia fluitans ou vesicularia dubyan (java moss), e só em algumas zonas isoladas para não aumentar demasiado a humidade!!
Realmente tens musgo na natureza, com humidades inferiores, mas é ao ar livre. Não é num terrario de ambiente artificial.
-
- Membro Veterano
Já tinha escrito um post no thread to deadman mas aqui enquadra-se melhor e pode ser útil para outros users.
Hoje não resisti e comprei um terrario da exo-terra (60x45x45) para a minha holbrooki enquanto não se muda para o terrario definitivo (que irá se construído por mim, com um bocado de sorte e jeito
), e quereo meter um bom substrato não só para ela mas também para por umas plantinhas.
Comprei 2 Ficus repens (para servir de trepadeira no background e posivelmente num tronco), e uma outra com um caule mais robusto para colocar mais ao centro, com melnos hipotese de ela destruir. Tenho que ver umas guzmanias mais maneirinhas para não ocupar muito espaço também.
Como substrato já comprei Leca, uma rede no AKI (descolpem o termo mas PORRA, só vendiam num rolo de 10m de comprimento, e tenho aqui rede até ao fim dos tempos) para colocar acima da leca e criar uma barreira do substrato, e depois dois bricks da exo-terra de fibra de coco (plantation soil), ao qual vou juntar forest bark (que faz o mesmo que a mistura Orchid bark). A minha questão prende-se com a turfar e compostos de folhas ( de carvalho se conseguisse arranjar).
É que na maioria dos sites que tenho visto aconselham a juntar umas partes de turfa e compostos de folhas à fibra de coco base, o problema é que a turfa que vi hoje toda ela continha já adubos. É certo que dizia que eram orgânicos mas.....
Alguém sabe onde poderei arranjar turfar e terriços de folhas sem adubos e/ou fertilizantes?
Que tipos de fertilizantes poderão ser utilizados e que não representam qualquer perigo para os animais?
Em relação a musgos alguém sabe onde se pode encontrarVesicularia dubyan (musgo de java), riccia fluitans e sphagnum moss? Bem sei que existe uma grande probabilidade de os musgos não pegarem mas não custa nada tentar
?
Hoje não resisti e comprei um terrario da exo-terra (60x45x45) para a minha holbrooki enquanto não se muda para o terrario definitivo (que irá se construído por mim, com um bocado de sorte e jeito

Comprei 2 Ficus repens (para servir de trepadeira no background e posivelmente num tronco), e uma outra com um caule mais robusto para colocar mais ao centro, com melnos hipotese de ela destruir. Tenho que ver umas guzmanias mais maneirinhas para não ocupar muito espaço também.
Como substrato já comprei Leca, uma rede no AKI (descolpem o termo mas PORRA, só vendiam num rolo de 10m de comprimento, e tenho aqui rede até ao fim dos tempos) para colocar acima da leca e criar uma barreira do substrato, e depois dois bricks da exo-terra de fibra de coco (plantation soil), ao qual vou juntar forest bark (que faz o mesmo que a mistura Orchid bark). A minha questão prende-se com a turfar e compostos de folhas ( de carvalho se conseguisse arranjar).
É que na maioria dos sites que tenho visto aconselham a juntar umas partes de turfa e compostos de folhas à fibra de coco base, o problema é que a turfa que vi hoje toda ela continha já adubos. É certo que dizia que eram orgânicos mas.....
Alguém sabe onde poderei arranjar turfar e terriços de folhas sem adubos e/ou fertilizantes?
Que tipos de fertilizantes poderão ser utilizados e que não representam qualquer perigo para os animais?
Em relação a musgos alguém sabe onde se pode encontrarVesicularia dubyan (musgo de java), riccia fluitans e sphagnum moss? Bem sei que existe uma grande probabilidade de os musgos não pegarem mas não custa nada tentar

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Conheço a instalação de um particular que tem musgo a crescer no parapeito da janela, mas não fazo ideia os niveis de humidade. Teve ser alta pois pinga do tecto.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro
- Registado: terça jan 13, 2009 6:38 pm
- Localização: Tartaruga Nelssoni,Tartaruga de Faces rosadas,Braco Alemão de Pêlo de Arame,Xenopus Laevis,Peixes Do
Pois porque o tão usado iresistente bambu aquático da aquariofilia dá-se melhor fora de água do que dentro dela.aquafarmer Escreveu:Ora aí está o que pode ser uma boa solução, já que a maioria das plantas de aquario não são absolutamente aquaticas.
Plantas e Animais a minha perdição,ZEN
Para mais opções de plantas:
http://exoticpets.about.com/gi/dynamic/ ... nline.com/
a evitar:
Cumps
a evitar:
Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
esse bambu que falas é aquele que se vende nos xineses? para quem nao sabe o "bambu" quue se vende nos xineses para se meter em jarras, é da especie das dracenas ou falsas palmeirasErvinhas Escreveu:Pois porque o tão usado iresistente bambu aquático da aquariofilia dá-se melhor fora de água do que dentro dela.aquafarmer Escreveu:Ora aí está o que pode ser uma boa solução, já que a maioria das plantas de aquario não são absolutamente aquaticas.
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
as plantas por acaso tão a ser a minha dor de cabeça do dia. eheh
mas gostei das sugestoes. tenho um dragao de agua, e leio por aí tanta informaçoa contraditória acerca da toxicidade das plantas para com o animalzinho que até ja tenho medo de por qualquer tipo de planta no seu terrario.
das que tens aí, ouvi falar muito bem da scindapus e da ficus pumila. tambem me recomendaram a epipemnum aureum.
tendo em conta que quero uma planta para espalhar pelo solo, e outra para acompanhar o terrario em altura, quais sao as que me recomendas?
mas gostei das sugestoes. tenho um dragao de agua, e leio por aí tanta informaçoa contraditória acerca da toxicidade das plantas para com o animalzinho que até ja tenho medo de por qualquer tipo de planta no seu terrario.
das que tens aí, ouvi falar muito bem da scindapus e da ficus pumila. tambem me recomendaram a epipemnum aureum.
tendo em conta que quero uma planta para espalhar pelo solo, e outra para acompanhar o terrario em altura, quais sao as que me recomendas?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm
planta para espalhar pelo solo para formar carpete?
Pelo que li num artigo sobre terrarios para ras tens a Vesicularia dubyan (musgo de java) eles dizem que é uma boa planta e facil de manter
Pelo que li num artigo sobre terrarios para ras tens a Vesicularia dubyan (musgo de java) eles dizem que é uma boa planta e facil de manter