Boa noite a todos,
antes demais é um prazer estar neste forum. É o meu primeiro post embora já o leia a algum tempo.
Infelizmente, a razão pela qual coloco este primeiro post, não é a mais feliz.
Ontem, dia 24 de Fevereiro, enquanto todos brincavam no Carnaval ... eu enfrentei uma fria realidade de ver a vida de um dos meus fiéis companheiros esvanecer nos meus braços.
Um diagnóstico errado por parte do veterinário ditou que o meu pequeno Guty falecesse ontem de manha por envenenamento de produtos de sulfato agrÃcola.
Passou a noite comigo, na cama, com uma respiração de cortar "à faca". Por diversas vezes o segurei nos meus braços pensando que seria mais confortável para ele, libertar a dor que teria.
Mas não, ele ficou sempre perto de nós, com medo que eu a minha mãe afastássemos o olhar dele ... como que a pedir ajuda
" não sei o que fazer, nao consigo ficar melhor ... nao me deixem sozinho .. "
Dei com ele em pose de quem tinha ficado a dormir ... a respirar ... mas completamente inanimado ...
infelizmente, o diagnóstico de "problemas gástricos" foi um pouco mais grave ... enfim ...
Eram 11.27m do dia 24 de Fevereiro quando deitei a primeira pá de terra sobre o corpo do meu companheiro.
Infelizmente, não consigo ver a casa sem um rasteirinho a correr por todo o lado ... a fazer "frente" aos meus 2 pastores alemães ... a brincar e a correr ... e mais importante que tudo, a fazer companhia e a dar momentos de pura felicidade..
Por isso gostaria que me ajudassem... não tenho grande conhecimento cinófilio ... e raças pequenas não são o meu forte.
Tenho uma pequena quinta, com muito espaço para os cães... o cão tem que ser de porte pequeno/médio, para andar na rua de dia e ficar de noite em casa ...
Estava a pensar num Teckel mas os problemas a nÃvel de coluna puseram-no de parte visto que tenho muitas escadas. Não queria um Caniche/Chiuauas/Pinchers... queria algo mais na casa dos 10-15kg, brincalhao, carinhoso mas que seja um atento/refilão guarda.
Poderiam-me dar uma ajuda?
A razão não é a melhor... mas... precisava de ajuda
Moderador: mcerqueira
olá pedro
em primeiro lugar, os meus sentimentos pela morte do seu rasteirinho....
também passei por uma perda recentemente como pode espreitar aqui no forum... de uma forma muito estupida também, numa situação em que nos sentimos completamente inúteis....
em segundo lugar, parabéns por querer adoptar um novo animal, preencher aquele lugar vazio que o outro deixou, sendo no entanto impossível de substituir...
eu se pudesse faria o mesmo, vontade não falta mas é uma decisão de familia e se não há unanimidade não há decisão.
quanto ao cão a adoptar, vou muito sinceramente ''vender o meu peixe'' porque existe um cachorro a viver na rua, cujos irmãos já morreram, vitimas de atropelamento e quedas em esgotos. só restou este, é rasteirinho, sem raça definida, tricolor branco preto e castanho, deve ter uns 5 meses... contacte-me para [email protected], eu vou tentar tirar-lhe fotos, não tirei porque tive a máquina avariada e agora quando levo máquina ele não está no sítio, quando está não levo máquina........
yola
em primeiro lugar, os meus sentimentos pela morte do seu rasteirinho....
também passei por uma perda recentemente como pode espreitar aqui no forum... de uma forma muito estupida também, numa situação em que nos sentimos completamente inúteis....
em segundo lugar, parabéns por querer adoptar um novo animal, preencher aquele lugar vazio que o outro deixou, sendo no entanto impossível de substituir...
eu se pudesse faria o mesmo, vontade não falta mas é uma decisão de familia e se não há unanimidade não há decisão.
quanto ao cão a adoptar, vou muito sinceramente ''vender o meu peixe'' porque existe um cachorro a viver na rua, cujos irmãos já morreram, vitimas de atropelamento e quedas em esgotos. só restou este, é rasteirinho, sem raça definida, tricolor branco preto e castanho, deve ter uns 5 meses... contacte-me para [email protected], eu vou tentar tirar-lhe fotos, não tirei porque tive a máquina avariada e agora quando levo máquina ele não está no sítio, quando está não levo máquina........
yola
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Lamento a perda do seu rasteirinho... Infelizmente de há 2 anos a esta parte que a morte de animais está presente em minha casa... já lá vão 5, sendo a última bem recente... mas adiante...
Se não "interessar" a oferta da Yola, além dos fóruns, pode sempre ir a www.adopta-me.org e fazer uma pesquisa filtrada por tipo de animal, zona onde quer adoptar, tamanho, cor, e até por raça
Boa sorte, MUDE DE VETERINÁRIO o quanto antes, e parabéns pela decisão
Xuga
Se não "interessar" a oferta da Yola, além dos fóruns, pode sempre ir a www.adopta-me.org e fazer uma pesquisa filtrada por tipo de animal, zona onde quer adoptar, tamanho, cor, e até por raça
Boa sorte, MUDE DE VETERINÁRIO o quanto antes, e parabéns pela decisão
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
Rugeroni
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
- Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)
em primeiro lugar aqui fica um abraço meu e do flash pelo seu amigo, sendo que as palavras sabem sempre a pouco...
depois, caso algum dia desconfie que os seus cães comeram veneno /algo tóxico etc, utilize a dica da água oxigenada (actua em segundos e eles vomitam tudo o q tenham no estómago). foi um amigo meu, vet, que nos salvou, minutos depois de eu ter percebido que a boca do flash era veneno de ratos por todos os cantos.
finalmente, o seu novo amigo. que coragem. com essas características e a viver fora da cidade - o podengo é um excelente amigo, super brincalhão e meigo, e adoram a vida no campo!
boa sorte e força!
depois, caso algum dia desconfie que os seus cães comeram veneno /algo tóxico etc, utilize a dica da água oxigenada (actua em segundos e eles vomitam tudo o q tenham no estómago). foi um amigo meu, vet, que nos salvou, minutos depois de eu ter percebido que a boca do flash era veneno de ratos por todos os cantos.
finalmente, o seu novo amigo. que coragem. com essas características e a viver fora da cidade - o podengo é um excelente amigo, super brincalhão e meigo, e adoram a vida no campo!
boa sorte e força!
Don't make the mistake of treating your dogs like humans, or they'll treat you like dogs...
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Atenção que nem sempre este é um bom conselho... Se o cão ingerir um produto tóxico, é pior a emenda que o soneto, pois a regurgitação vai fazer com que o produto vá corroer ainda mais o esófago e todo o aparelho digestivo desde a boca até ao estômago...Rugeroni Escreveu:em primeiro lugar aqui fica um abraço meu e do flash pelo seu amigo, sendo que as palavras sabem sempre a pouco...
boa sorte e força!
Este artigo retirado do Website do Nel, está excelente:
Já agora o meu agradecimento ao Nel pela informação disponível no site dele, e força para continuarEnvenenamento
Há muitos tipos de veneno que o cão pode ingerir, uns com mais índice de mortalidade que outros. Normalmente não se sabe qual foi o tipo de veneno que o cão ingeriu. De qualquer modo, a única coisa a fazer é levá-lo COM A MÁXIMA URGÊNCIA AO VETERINÁRIO, já que tudo o que lhe possa fazer pode significar uma perda de tempo, que é fundamental para tentar remediar a situação.
O que é difícil é determinar qual foi o agente envenenador. O cão tanto pode ter comido um rato que tivesse ingerido veneno para os ratos (pouco provável) como pó de estricnina num pedaço de carne.
Se se desconfiar de algo cáustico ou cortante, não devemos provocar o vómito; damos carvão activado e corremos para o veterinário.
Se se verificarem convulsões, não devemos dar-lhe nada oralmente, tanto pelo risco de introduzirmos algo no tracto respiratório como pelo risco de os ferirmos.
Caso contrário, a primeira coisa será sempre provocar o vómito, com água morna salgada, por exemplo. Depois do vómito dar-lhe carvão activado.
No entanto, o vómito não é panaceia para as intoxicações e deve ser usado com discernimento. Além disso, se a ingestão tiver ocorrido há mais de 2 horas já não vale a pena.
Por outro lado, os eméticos normalmente indicados [sal, água oxigenada] levam uns bons 10-20 min a actuar e não convém esperar que eles actuem. Esse tempo é precioso na corrida para o veterinário.
Mais uma palavra de alerta: nunca, mas mesmo nunca dar gorduras [tipo azeite], já que se corre o risco de aumentar a absorção dos tóxicos que, na sua grande maioria, são lipossolúveis.
Sintomas conforme os agentes do envenenamento:
Insecticidas: excesso de saliva, lacrimação, diarreia,vómitos,constrição das pupilas,contracções musculares,respiração alterada,convulsões...
Veneno dos ratos (pode demorar alguns dias a desenvolver sintomas): vómitos e diarreia, manchas vermelhas, roxas ou negras na pele e nas gengivas.
Estricnina: espasmos, dilatação de pupilas e contracções musculares.
A melhor actuação é sem dúvida ter uma ideia do tóxico em causa para que o vet institua o tratamento mais adequado.
http://whippetp.no.sapo.pt/socorros.htm
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
Rugeroni
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
- Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)
correctíssimo Xuga!
realmente quem sou seu perante tal esclarecimento .... as indicações são de facto óptimas, sendo para mim muito útil, dado que o flash volta e meia vai ao campo e encontra tudo o que não deve...
obrigada
Rita
realmente quem sou seu perante tal esclarecimento .... as indicações são de facto óptimas, sendo para mim muito útil, dado que o flash volta e meia vai ao campo e encontra tudo o que não deve...
obrigada
Rita
Don't make the mistake of treating your dogs like humans, or they'll treat you like dogs...
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Também posso vender o meu peixe ?
Tenho 3 cadelas arraçadas de cão de água para dar.
São adultas (6,3 e 2 anos) e sempre viveram em casa da dona que foi internada em estado grave.
São muito meigas e dóceis.
Tenho um tópico nas adopções
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64940
Tenho 3 cadelas arraçadas de cão de água para dar.
São adultas (6,3 e 2 anos) e sempre viveram em casa da dona que foi internada em estado grave.
São muito meigas e dóceis.
Tenho um tópico nas adopções
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64940
Obrigado a todos pelo apoio e pelas boas vindas.
Infelizmente, com o Guty nao teria grande escapatória. Ele vomitou tudo o que tinha e o que não tinha no estomago. Essa foi a minha primeira desconfiança. Visto não haver diarreia, presumi que nao seria envenenamento... mas acorri ao veterinario.
Básicamente, existe venenos neuro-tóxicos que não provocam diarreia. Provocam sim espasmos nervosos que obrigam os canitos a terem os tais espasmos abdominais que provocam o vómito. Estes são os piores, pois vão degradando o sistema nervoso até ser tarde demais
enfim.
Quanto aos canitos, muito obrigado a todos. Ontem passei a ver canitos na associação JAVA e na U.Z.
Infelizmente ainda nao encontrei um que realmente possa dizer " é este ". Felizmente, que muitos dos canitos estavam já ou adoptados ou apalavrados. Eu preciso de um cachorrito.
Encontrei um Beagle lindo lindo com 2 meses e meio
a ver vamos.
Infelizmente, com o Guty nao teria grande escapatória. Ele vomitou tudo o que tinha e o que não tinha no estomago. Essa foi a minha primeira desconfiança. Visto não haver diarreia, presumi que nao seria envenenamento... mas acorri ao veterinario.
Básicamente, existe venenos neuro-tóxicos que não provocam diarreia. Provocam sim espasmos nervosos que obrigam os canitos a terem os tais espasmos abdominais que provocam o vómito. Estes são os piores, pois vão degradando o sistema nervoso até ser tarde demais
enfim.
Quanto aos canitos, muito obrigado a todos. Ontem passei a ver canitos na associação JAVA e na U.Z.
Infelizmente ainda nao encontrei um que realmente possa dizer " é este ". Felizmente, que muitos dos canitos estavam já ou adoptados ou apalavrados. Eu preciso de um cachorrito.
Encontrei um Beagle lindo lindo com 2 meses e meio
a ver vamos.
-
anjjazul
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o envenenamento não tem espera. há dias, envenenaram a estrela. durante uma hora, ela não deu sinais sinais, nem tinha diarreia. depois, esta apareceu e ela começou a perder o equilíbrio e a tremer. voei para o vet. pensei que nunca mais chegava, porque fica a 50 kms de casa. na viagem, ela estava muito inquieta. já não saiu da clínica. durante 2 dias teve o prognóstico muito reservado. felizmente que se safou.
outro cão igualmente envenenado, ficou uma noite inteira a agonizar. pelo telefone, o vet mandou dar água com sal. grande remédio.
tenha cuidado para isso não voltar a acontecer. é horrível e triste ver um animal morrer por essa razão
outro cão igualmente envenenado, ficou uma noite inteira a agonizar. pelo telefone, o vet mandou dar água com sal. grande remédio.
tenha cuidado para isso não voltar a acontecer. é horrível e triste ver um animal morrer por essa razão
anjjazul