Alguns dos meus bichos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 27, 2009 12:31 am

limao Escreveu:
cris17 Escreveu:Uma dúvida pertinente sim, aguardemos que o user responda. Outra dúvida, não é perigoso o uso de lâmpadas em cobras?
Sim é, o mais correcto é fazer uma gaiola com rede para que elas não consigam entrar em contacto com as mesmas, aliás o mais correcto seria usar cabo/manta de aquecimento visto que nem as corn nem as lampro são arboriculas.
Vamos lá a ver se nos entendemos... não se pode falar em ser mais ou menos correcto a utilização de lâmpadas para cobras não arboricolas assim como a meu ver não pega o argumento contrario quando dizem que usar tapetes ou cabos em sáurios não é corrercto porque " o calor não vem do chão"... Utiliza-se na maioria das vezes UTH (under tank heating) em colubrideos terrestres porque simplesmente é mais fácil e cumpre a sua função. Nem mais nem menos. Óbviamente se a escolha recair num lâmpada então sim deve-se utilizar uma protecção que evite o contacto directo.
Ikor
Registado: sexta set 28, 2007 8:56 am

sexta fev 27, 2009 1:47 am

Boas minha gente.

Ainda bem que gostaram. Por relação às lâmpadas, eu não gosto de trabalhar com tapetes nem cabos, daí utilizar apenas lâmpadas, mas são todas de baixa potência (praticamente não aquecem... e isso inclui o casquilho) porque tenho aquecimento em casa e os terrários estão sempre a boas temperaturas. Quanto à rede para as lampadas, concordo sim... mas mais uma vez se as lampadas forem de baixa potencia não representam qualquer tipo de perigo para os animais, mas para comprovar isto aconselho a que antes de acomodarem os bichos metam vcs a mão na lampada para sentir se está ou não muito quente... Atenção porque o animal é sempre mais sensíel.

Os terrários são todos diferentes, excepto o das corn... e já sei que vão dizer que acham mal porque... etc, etc, etc. Eu tenho os animais juntos há MUITO tempo e nunca tive qualquer tipo de problemas :) É claro que isso inclui não haver descuidos com a alimentação dos bichos, ter apenas 2 machos para 4 fêmeas, ter muito cuidado com a higiene e controlar a muda de pele de todas as corn.

A decoração dos DB's apreitei de um post mais antigo daqui... parabéns ao criador original daquele fundo.. eheheh :D

Quanto aos bichos tenho mais alguns, mas não tive peciencia para fotografar uns e os outros, enfim........................... :P

Agradeço os posts... Qualquer duvida disponham.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 27, 2009 8:25 am

Ikor Escreveu:Boas minha gente.

Ainda bem que gostaram. Por relação às lâmpadas, eu não gosto de trabalhar com tapetes nem cabos, daí utilizar apenas lâmpadas, mas são todas de baixa potência (praticamente não aquecem... e isso inclui o casquilho) porque tenho aquecimento em casa e os terrários estão sempre a boas temperaturas. Quanto à rede para as lampadas, concordo sim... mas mais uma vez se as lampadas forem de baixa potencia não representam qualquer tipo de perigo para os animais, mas para comprovar isto aconselho a que antes de acomodarem os bichos metam vcs a mão na lampada para sentir se está ou não muito quente... Atenção porque o animal é sempre mais sensíel.

Os terrários são todos diferentes, excepto o das corn... e já sei que vão dizer que acham mal porque... etc, etc, etc. Eu tenho os animais juntos há MUITO tempo e nunca tive qualquer tipo de problemas :) É claro que isso inclui não haver descuidos com a alimentação dos bichos, ter apenas 2 machos para 4 fêmeas, ter muito cuidado com a higiene e controlar a muda de pele de todas as corn.

A decoração dos DB's apreitei de um post mais antigo daqui... parabéns ao criador original daquele fundo.. eheheh :D

Quanto aos bichos tenho mais alguns, mas não tive peciencia para fotografar uns e os outros, enfim........................... :P

Agradeço os posts... Qualquer duvida disponham.
Como se diz na minha terra, quem morre porque quer nem pela alma se lhe reza...
depois quando houver problemas com as corns, que os vão haver e isso é certo, estaremos todos, ou pelo menos a maioria para o ouvir... ou não.

Deixe-me contar-lhe um caso que eu conheço dum amigo que também SEMPRE manteve as cobras juntas.
Um dia as cobras começaram a morrer e ele não sabia porquê.
Perdeu mais de 500€ em cobras e todas num espaço de 15 dias. Porquê?
Estavam todas juntas.
Estas são aquelas histórias que muita gente conhece e que depois ninguém vem contar.
Como estamos fartos de "pregar" as cobras não são animais sociais, logo é de todo desaconselhável que estejam juntas.
A competição pelos melhores lugares ara aquecimento/refrigeração, pode provocar stress nalguns indivíduos e trazer problemas a nivel comportamental e a nível alimentar do animal.
Mas pelos vistos isso você já sabe, só não quer é ver...

Boa sorte e se teve a frontalidade de nos dizer que sim que as mantém juntas, espero que tenha a mesma frontalidade em dizer que morreram e que não sabe bem porquê.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 27, 2009 9:19 am

Ora bem, nada como a realidade para abrir os olhos ao pessoal.

Ikor, por muito climatizada que seja a sua casa, não acredito de forma nenhuma que consiga manter os seus animais aquecidos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ikor

sexta fev 27, 2009 9:26 am

Agradeço a preocupação...

Mas também não sou propriamente novato com repteis. :)

Azares com os animais só não tem que não os tem... Evidentemente que alguns que se podem evitar. Mas, tal como o seu amigo perdeu 500€ em 15 dias também existem "N" casos de pessoas felizes e contentes por terem corns juntas sem nunca terem tido qualquer problema.... E posso dizer que tenho cobras há alguns anos e as corn em toda a minha vida sempre as tive juntas e nunca houve qualquer situação desagradável... Já para não falar que as que tenho de momento são quase todas bebés e estão num terrário de 1m.

Portanto, até que me aconteça algo em contrário a minha opinião mantém-se e torna-se tão valida como a de qualquer outro membro. Viva a democracia :D

Mas mais uma vez agradeço a preocupação.

Qualquer duvida disponham.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 27, 2009 9:50 am

Ikor Escreveu:Agradeço a preocupação...

Mas também não sou propriamente novato com repteis. :)

Azares com os animais só não tem que não os tem... Evidentemente que alguns que se podem evitar. Mas, tal como o seu amigo perdeu 500€ em 15 dias também existem "N" casos de pessoas felizes e contentes por terem corns juntas sem nunca terem tido qualquer problema.... E posso dizer que tenho cobras há alguns anos e as corn em toda a minha vida sempre as tive juntas e nunca houve qualquer situação desagradável... Já para não falar que as que tenho de momento são quase todas bebés e estão num terrário de 1m.

Portanto, até que me aconteça algo em contrário a minha opinião mantém-se e torna-se tão valida como a de qualquer outro membro. Viva a democracia :D

Mas mais uma vez agradeço a preocupação.

Qualquer duvida disponham.
Cobras bebés, todas juntas, e num terrário de 1 metro... e ainda se gaba de ter répteis há muito tempo e não ser "novato" nestas andanças? :roll:
Novata sou efectivamente eu, que tenho répteis, nomeadamente cobras, há 1 ano e meio, e do básico que sei, sei que as cobras, tal como já referiu o jpmf e a kitten, não são animais sociais, e vão lutar/stressar/matar pelos melhores lugares, ao contrário do que possa pensar, elas não se estão a "aconchegar", estão numa disputa constante.

Já agora, só por curiosidade, se estas são bebés, o Ikor diz já ter répteis há muito tempo, e tendo em conta a esperança média de vida de uma cobra, há quanto tempo tem cobras?
Ikor Escreveu: Por relação às lâmpadas, eu não gosto de trabalhar com tapetes nem cabos, daí utilizar apenas lâmpadas, mas são todas de baixa potência (praticamente não aquecem... e isso inclui o casquilho) porque tenho aquecimento em casa e os terrários estão sempre a boas temperaturas.
Isto, para uma novata como eu, foi a maior barbaridade que eu podia ter lido aqui...

O que é um terrário com "boa temperatura"? Como é que as suas cobras fazem a termo-regulação? Sendo as corn tudo menos cobras arborícolas, como é que elas fazem para se aquecer, especialmente na zona da barriga, pois ao contrários dos DB's e das Iguanas, as cobras não querem calor vindo de cima, mas sim de baixo...

Já agora, as Lampro's estão juntas também? :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ikor

sexta fev 27, 2009 10:15 am

Quanto ao terrário de 1m... As cobras na natureza quando nascem também não têm lá ninguem à espera delas com uma caixinha pequenina para elas não stressarem... Vão para um "terrário" bem maior que é o habitat natural delas....

Quanto ao comportamento social... Se souber alguma coisa de psicologia... sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos. Porque se conhecem tanto da vida animal, sabem certamente que existem felinos, do género chitas.... a viver em casas juntamente com pessoas e são perfeitamente sociáveis... tal como existe muita gente por aí que de sociável não têm nada... Portanto se eu nunca provar batatas fritas não posso dizer que sei o qué uma batata frita, nem se gosto ou não... e como tal, as cobras na natureza de facto quando nascem vai cada qual à sua vidinha e raramente se cruzam, excepto no nacimento e épocas de acasalamento... daí serem tão pouco "sociáveis"! Mas se nunca tiverem tido outra realidade, que a de estarem sempre juntas... então aí as coisas mudam de figura :)

Agora também acredito que haja muita gente neste forum, e estou a ver que sim mesmo, que só vem falar para tentar apontar o dedo a toda a gente, ou porque não podem ter animais ou simplesmente por qualuqer outro tipo de insanidade.... Gostavam muitos de vós ter as condições para os vossos animais como eu tenho para os meus... E pagava para ver muito daquilo que têm em cas ae não têm coragem para mostrar... mas enfim... O ser humano também tem as suas covardias...

Agora se quiserem apreciar as fotos estejam à vontade... se quiserem criticar estejam também à vontade... Pois como já disse anteriormente, viva o regime democrático :D
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 27, 2009 10:30 am

Ikor Escreveu:Quanto ao terrário de 1m... As cobras na natureza quando nascem também não têm lá ninguem à espera delas com uma caixinha pequenina para elas não stressarem... Vão para um "terrário" bem maior que é o habitat natural delas....

Quanto ao comportamento social... Se souber alguma coisa de psicologia... sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos. Porque se conhecem tanto da vida animal, sabem certamente que existem felinos, do género chitas.... a viver em casas juntamente com pessoas e são perfeitamente sociáveis... tal como existe muita gente por aí que de sociável não têm nada... Portanto se eu nunca provar batatas fritas não posso dizer que sei o qué uma batata frita, nem se gosto ou não... e como tal, as cobras na natureza de facto quando nascem vai cada qual à sua vidinha e raramente se cruzam, excepto no nacimento e épocas de acasalamento... daí serem tão pouco "sociáveis"! Mas se nunca tiverem tido outra realidade, que a de estarem sempre juntas... então aí as coisas mudam de figura :)

Agora também acredito que haja muita gente neste forum, e estou a ver que sim mesmo, que só vem falar para tentar apontar o dedo a toda a gente, ou porque não podem ter animais ou simplesmente por qualuqer outro tipo de insanidade.... Gostavam muitos de vós ter as condições para os vossos animais como eu tenho para os meus... E pagava para ver muito daquilo que têm em cas ae não têm coragem para mostrar... mas enfim... O ser humano também tem as suas covardias...

Agora se quiserem apreciar as fotos estejam à vontade... se quiserem criticar estejam também à vontade... Pois como já disse anteriormente, viva o regime democrático :D
Ikor
agora sou eu que lhe digo que pelos vistos o seu conhecimento acerca da vida destes animais deixa um nadinha a desejar, ou até mesmo o comportamento de cobras na vida selvagem.
Julguei que para quem mantém cobras à tanto tempo como pregou, soubesse que na natureza as cobras passam a maior parte do seu tempo em locais pequenos e apenas saem para +procurar alimento.
No "terrario" Natureza como você bem disse, não há paredes realmente mas lhe garanto que em menos de 1 metro quadrado que basicamente é o que você tem, não encontra um nº tão grande de animais, pois como bem disse na Natureza não há paredes e logo não há disputa pelos melhores espaços que os seu terrarios tão "bonitinhos" lhes proporcionam.

Quanto a psicologia e sociologia, também deveria saber que alguns répteis são animais pouco sociais, ou seja, vivem na sua maioria do tempo sozinho estando apenas juntos na época de procriação.

Para quem prega que na Natureza não há caixinhas, para proteger as corns, para que "obrigar" cobras que são animais solitários a conviverem forçadamente com outros indivíduos e causar-lhes stress desnecessários?
Essa do "as cobras na natureza de facto quando nascem vai cada qual à sua vidinha e raramente se cruzam, excepto no nacimento e épocas de acasalamento... daí serem tão pouco "sociáveis"!" (estou a citá-lo), a mim só demonstra um total desconhecimento do que na realidade é uma cobra.
As cobras não são cãezinhos nem sequer são animais de colónias.

Mas se paga muito para vir o que muitos de nós temos em casa eu poupo-lhe uns euritos e logo à noite quando chegar a casa faço-lhe uma visita guiada aos meus faunariuns e terrarios.
Podem não ser pipis como os seus, mas são seguros para os meus animais.
Agora vir-se vangloriar dos seus terrarios XPTO com 1m e com muitas cobras lá dentro é de muito mau tom.

Vou deixar que o meu colega Biólogo lhe venha aqui explicar o porquê das cobras serem animais solitarios e não de colonia. E que não é porque você quer tê-los juntos que eles se vão habituar a fazê-lo...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 27, 2009 10:47 am

Ikor Escreveu:Quanto ao terrário de 1m... As cobras na natureza quando nascem também não têm lá ninguem à espera delas com uma caixinha pequenina para elas não stressarem... Vão para um "terrário" bem maior que é o habitat natural delas....

Pois meu caro, mas no habitat natural, apenas uma pequena percentagem chega à idade adulta, e assim que nascem, o primeiro instinto é procurar um esconderijo, um refúgio para se salvaguardarem de predadores. E espante-se, escolhem um esconderijo bastante pequeno, de modo a que o seu corpo toque nas paredes do mesmo, pois assim garantem que nada mais lá cabe, logo as probabilidades de um predador as atacar é bastante menor. E mais... são oportunistas, só comem se ali passar uma presa, ou saem apenas à noite, na suposta segurança da escuridão, quando saem...

:o Esta partiu-me toda... Sabe o significado de "instinto"?????? Eu ajudo:
instinto

do Lat. instinctu

s. m.,
impulso natural, independente da reflexão;
padrão inato de comportamento, variável de acordo com as espécies animais, que actua quando se registam determinados estímulos e que se encontra adaptado às condições de vida de cada espécie animal.

instintivo

adj.,
que nasce do instinto;
impensado;
espontâneo;
natural.

http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Na terra de quem é que o "instinto" se adquire ou desenvolve????? :o

Uma chita é um réptil??? Quer comparar o quê?

Este comentário é para quem mesmo? É que é tão, mas tão descabido, que nem sequer comento...

Já agora, continua a não responder às minhas questões:
Texuga Escreveu:Já agora, só por curiosidade, se estas são bebés, o Ikor diz já ter répteis há muito tempo, e tendo em conta a esperança média de vida de uma cobra, há quanto tempo tem cobras?

O que é um terrário com "boa temperatura"? Como é que as suas cobras fazem a termo-regulação? Sendo as corn tudo menos cobras arborícolas, como é que elas fazem para se aquecer, especialmente na zona da barriga, pois ao contrários dos DB's e das Iguanas, as cobras não querem calor vindo de cima, mas sim de baixo...

Já agora, as Lampro's estão juntas também?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ikor

sexta fev 27, 2009 11:05 am

jpmf

Quando eu falo em condições, não falo em marcas de terrários nem em decorções, pois para mim tanto faz ser das exoterra, como reptiselva, como "homemade", ou o que quer que seja... Eu tb tenho terrários feitos por mim... E aqui o que interessa é ser funcional! E quem conseguir fazer isso e gastar menos, melhor ainda....

Quando falo em condições, falo em qualidade de vida e isso garanto que todos os meus animais têm!

Agora se gastam 1000 ou se gastam 10 num terrário, isso para mim é completamente indiferente.... Peço desculpa se não me fiz compreender nesse ponto.

Nas outra questão, todos os terrários têm esconderijos... e o qual onde tenho as corn tem esconderijos que eu próprio tentei formar para cada uma delas.... E elas parecem gostar.

Texuga

Nenhum comentário aqui é para alguém em concreto... Quando eu quero falar para alguem directamente... eu cito a pessoas em questão, tal como estou a fazer agora.

Quanto ao dicionário, fico feliz por ter um e saber alguns endereços online, pois assim está sempre a tempo de aprender qualquer coisa sobre lingua portuguesa nas horas vagas.

Quanto ao resto, só não percebeu quem não quis... E com esse tipo de argumentação nem vale a pena tentar ter um diálogo........

Quanto à questão das lampro se leu os meus posts vai encontrar lá a resposta....

E relativamente às fontes de calor também... já mencionei que só trabalho com lâmpadas de baixa potência... O que me chega para teros terrários das cobras na ordem dos 26º.
texuga
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 11:09 am

Ah é verdade, quanto à "cobardia" e ao "E pagava para ver muito daquilo que têm em cas ae não têm coragem para mostrar", faça o favor de ver e BABAR: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52551 :lol: :lol: :lol: :lol: Aceito elogios Imagem

E outro ainda...

Lado quente (com tapete 8) )
Imagem

Imagem

E lado frio:
Imagem

Ah, e isto é mesmo um aquário de 80 litros adaptado... por mim... :lol:
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 11:11 am

Ikor Escreveu: Quanto ao comportamento social... Se souber alguma coisa de psicologia... sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos. Porque se conhecem tanto da vida animal, sabem certamente que existem felinos, do género chitas.... a viver em casas juntamente com pessoas e são perfeitamente sociáveis... tal como existe muita gente por aí que de sociável não têm nada... Portanto se eu nunca provar batatas fritas não posso dizer que sei o qué uma batata frita, nem se gosto ou não... e como tal, as cobras na natureza de facto quando nascem vai cada qual à sua vidinha e raramente se cruzam, excepto no nacimento e épocas de acasalamento... daí serem tão pouco "sociáveis"! Mas se nunca tiverem tido outra realidade, que a de estarem sempre juntas... então aí as coisas mudam de figura :)
My 5 cents (or in this case about $1.65US)

Por onde começar...

Vejamos. Sociabilização, vivência em comunidade, aceitação de outros exemplares da mesma espécie na "sua" área, disputa por factores necessários à sua sobrevivência, INSTINTO.

A comparação e aplicação da psicologia humana ao animal é de todo incorrecta, pois pressupões as mesmas características e capacidades cognitivas, bem como maior ou menor capacidade para resistir ao impulso natural para agir de acordo com os seus instintos.

Mais, estamos a falar de répteis, não de mamiferos. Mesmos no caso dos mamiferos, e até dando de barato podermos falar de primatas, a verdade é que o instinto animal está sempre lá, por muita sociabilização com o animal homem que possa haver. Não é assim de estranhar os recorrentes (e aliás naturais) casos de ataques de chimpanzés, que desde pequenos foram criados à mão e como membros da familia, mas que quando atinguem a maturidade comportam-se de acordo com a sua natureza... testando a hierarquia, estabelecendo novas fronteiras, lutando pela dominio do grupo, ou conformando-se com o seu estatuto.

Mas Ikor estamos a falar de répteis...

É verdade que existem répteis que vivem ou podem viver em comunidade, tanto de forma regular (se não estou em erro as garter snakes são animais gregários, ou que pelo menos aceitam bem o convivio intra-espécie) como de forma sazonal ou específica, como é exemplo de espécies de crotalus que se juntam aos milhares para a hibernação.

Também é verdade que as cobras são animais mais básicos, e que se tiverem as condições de sobrevivência assegurada (calor, alimento, segurança) poderão aceitar partilhar o espaço com outros exemplares da mesma espécie (assim como um tubarão bem alimentado aceita partilha um aquário com outros peixes), MAS isso não é garantia de que não poderá haver um acidente. Também não é menos verdade que algumas espécies aceitam melhor esta convivência forçada que outras espécies mas mesmo colocando de parte o factor stress e risco de ataque, existem várias razões para que não se opte por manter tantos animais juntos (é que aidna por cima não estamos a falar de um casal....), como o controlo da saude, defecação, rápida propagação de doenças ou agentes patogénicos, etc...

Pessoalmente em alguns casos não me faz muita confusão manter 2 animais juntos, mas de facto este caso parece-me um pouco gritante.

Em relação ao tamanho do terrário, como tenho vindo a dizer, não tem que ser obrigatóriamente pequeno. É prefeitamente aceitavel (se bem que não deixe de ser um exagero), ter um terrário de 1metro para uma cobra bébe de 25cm, DESDE que esteja "montado" de forma a proporcionar as condições de segurança que ela procuraria se estivesse "no grande terrário natureza", ou seja, a presença de espaços apertados, muitos abrigos, locais escuros, tuneis ou ramagem consoante a espécie, etc... Um terrário de 1metro como o teu está, é um terrário em que uma cobra bébé não se vai sentir segura, especialmente quando terá que "lutar" com outras para aceder aos poucos esconderijos que parece ter.

PS: já agora deixo aqui umas fotos de um dos meus faunários, para uma lamprophis fuliginosus, que em breve passará para um terrário maior.

Imagem

Imagem
Última edição por Thorgarth em sexta fev 27, 2009 11:35 am, editado 1 vez no total.
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 11:25 am

Ikor Escreveu:E relativamente às fontes de calor também... já mencionei que só trabalho com lâmpadas de baixa potência... O que me chega para teros terrários das cobras na ordem dos 26º.
Quer dizer que no terrario de 1 m, a única fonte de calor é uma lâmpada de baixa potencia que apenas permite a temperatura máxima atingir os 26º? E já agora, sendo uma lâmpada que emite luz como faz para manter os parâmetros no periodo nocturno?
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta fev 27, 2009 11:25 am

isto vai ser giro daqui a uns tempos.. orgias all night long.. 8)
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
Ikor

sexta fev 27, 2009 11:27 am

Thorgarth

Finamente...

Alguém que realmente sabe daquilo que fala.

Obrigado pela explicação, fiquei ilucidado. E não estou a ser irónico.

De facto todas elas têm aegurados os meios básicos de sobrevivência... Daí nunca ter tido problemas. Também tenho os esconderijos e um boa altura de substrato. Ou seja, podem estar escondidas onde quiserem e andar à vontade.

Mais uma vez Thorgarth, obrigado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”