Alguns dos meus bichos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 27, 2009 11:27 am

korbe Escreveu:isto vai ser giro daqui a uns tempos.. orgias all night long.. 8)
Mas Korbe o Sá Leão também precisa de trabalhar.... :twisted:
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

sexta fev 27, 2009 11:28 am

Ikor,

O exo-terra (90x45x45 ?) é realmente bonito. Acho-o excelente para um exemplar adulto.

Não vou repisar a questão da manutenção de corns juntas. Em Portugal é um "no no", nos Estados Unidos varia, em Espanha há muita gente que as mantém em "parejas". Em grupo tão alaragado, porém (6), não é mesmo comum e parece-me mesmo que é a primeira vez que vejo.

Pessoalmente sou contrário à manutenção de mais de uma cobra por terrário. Acho que as desvantagens em muito superam os convenientes (admitindo que existam), especialmente se se concentrar um número de animais tão alargado.

nota: abro excepção, quanto às "garter snakes" (Thamnophis) que em liberdade são vistas em "comunidades".

Mas não vou discutir essa questão. Já foi referida e o Ikor já a conhecia anteriormente, mas não é uma questão de democracia, mas sim de responsabilidade na manutenção de animais.

Acrescento que me parecem contraproducentes os comentários mais agressivos que costumam ser feitos neste forum nestas situações e noutras semelhantes. Acabam por funcionar "ao contrário", afastam muitas pessoas do forum (iniciados e outros, alguns com conhecimentos acima da média que não concordam com esta forma de intervir) e fecham-no cada vez mais, circunscrevendo-o a miúdos com mais flexibilidade para raspanetes e aos membros do "clube".
Mas esta é apenas uma opinião pessoal, que aqui deixo com um intuito constructivo. Nao pretende iniciar qualquer polémica a este respeito.

Por isso, Ikor e em suma, sem prejuízo de já ter ponderado esta questão, penso que é pertinente que a repondere. Consulte (novamente, se necessário) alguns livros sobre a manutenção desta espécie (e de outras) em cativeiro (posso-lhe emprestar o da Kathy Love, se quiser) e depois veja se esta é a melhor opção para os seus animais ou se há outras que permitam conciliar as suas (deles) necessidades específicas com o conceito estético na manutenção, a que aliás sou sensível.

Há muitas formas de o conciliar. É mais caro, mais trabalhoso, mas perfeitamente exequível. Repondere a questão, pelo menos.

Parece-me que, mesmo que tenha todos os cuidados, uma das maiores preocupações que vai ter a curto prazo é o do domínio de umas sobre outras e consequente recusa de alimentação e adoecimento das dominadas; a médio prazo, é provável que haja acasalamentos antes do tempo (do macho dominante com as 4 fêmeas) e consequentes mortes por retenção de ovos nas fêmeas, que ainda não tenham tamanho suficiente para os passar.

Fica a minha opinião.
Um abraço

Editado: quando escrevi este post, não tinha visto alguns que entretanto foram postados, pelo que o conteúdo do mesmo fica um pouco repetitivo
Última edição por JoaoMM em sexta fev 27, 2009 11:33 am, editado 2 vezes no total.
Ikor
Registado: sexta set 28, 2007 8:56 am

sexta fev 27, 2009 11:30 am

Thorgarth como já disse anteriormente, tenho a casa climatizada. Portanto, a temperatura também está assegurada durante a noite, havendo apenas uma descida na ordem dos 3º pelo facto da luz se apagar.
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 11:44 am

Ikor Escreveu:Thorgarth como já disse anteriormente, tenho a casa climatizada. Portanto, a temperatura também está assegurada durante a noite, havendo apenas uma descida na ordem dos 3º pelo facto da luz se apagar.
Sim Ikor eu tinha lido essa parte, a questão que levanto, para além de achar os 26º como temperatura máxima muito baixa, especialmente tendo em conta que a lâmpada é de fraca potencia e verdadeiramente colocada num canto, o que implica uma zona "fria" (ainda mais) anormalmente grande, já que estamos a falar de um terrário de 90cm (visto ser da exo, e não 1metro), a verdade é que não havendo um fonte específica de temperatura nocturna que permita criar um pouco mais quente, onde a cobra (neste caso qualquer uma das 6) se possa colocar, se assim o quiser, para aumentar a sua temperatura corporal.

Só por curiosidade, qual é a temperatura mínima diurna, no lado frio?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 27, 2009 12:12 pm

texuga Escreveu:
Já agora, continua a não responder às minhas questões:
Texuga Escreveu:Já agora, só por curiosidade, se estas são bebés, o Ikor diz já ter répteis há muito tempo, e tendo em conta a esperança média de vida de uma cobra, há quanto tempo tem cobras?

O que é um terrário com "boa temperatura"? Como é que as suas cobras fazem a termo-regulação? Sendo as corn tudo menos cobras arborícolas, como é que elas fazem para se aquecer, especialmente na zona da barriga, pois ao contrários dos DB's e das Iguanas, as cobras não querem calor vindo de cima, mas sim de baixo...

Já agora, as Lampro's estão juntas também?
Texuga Escreveu:Já agora, só por curiosidade, se estas são bebés, o Ikor diz já ter répteis há muito tempo, e tendo em conta a esperança média de vida de uma cobra, há quanto tempo tem cobras?

O que é um terrário com "boa temperatura"? Como é que as suas cobras fazem a termo-regulação? Sendo as corn tudo menos cobras arborícolas, como é que elas fazem para se aquecer, especialmente na zona da barriga, pois ao contrários dos DB's e das Iguanas, as cobras não querem calor vindo de cima, mas sim de baixo...

Thor ainda bem que és um expert e tudo o que foi dito por mim, pela kitten e pelo jpmf foi para manter este tópico no topo :twisted: :twisted: :twisted: São os "upa's modernos" :lol: :lol: :lol: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 27, 2009 12:16 pm

JoaoMM Escreveu:Ikor,

O exo-terra (90x45x45 ?) é realmente bonito. Acho-o excelente para um exemplar adulto.

Não vou repisar a questão da manutenção de corns juntas. Em Portugal é um "no no", nos Estados Unidos varia, em Espanha há muita gente que as mantém em "parejas". Em grupo tão alaragado, porém (6), não é mesmo comum e parece-me mesmo que é a primeira vez que vejo.

Pessoalmente sou contrário à manutenção de mais de uma cobra por terrário. Acho que as desvantagens em muito superam os convenientes (admitindo que existam), especialmente se se concentrar um número de animais tão alargado.

nota: abro excepção, quanto às "garter snakes" (Thamnophis) que em liberdade são vistas em "comunidades".

Mas não vou discutir essa questão. Já foi referida e o Ikor já a conhecia anteriormente, mas não é uma questão de democracia, mas sim de responsabilidade na manutenção de animais.

Acrescento que me parecem contraproducentes os comentários mais agressivos que costumam ser feitos neste forum nestas situações e noutras semelhantes. Acabam por funcionar "ao contrário", afastam muitas pessoas do forum (iniciados e outros, alguns com conhecimentos acima da média que não concordam com esta forma de intervir) e fecham-no cada vez mais, circunscrevendo-o a miúdos com mais flexibilidade para raspanetes e aos membros do "clube".
Mas esta é apenas uma opinião pessoal, que aqui deixo com um intuito constructivo. Nao pretende iniciar qualquer polémica a este respeito.

Por isso, Ikor e em suma, sem prejuízo de já ter ponderado esta questão, penso que é pertinente que a repondere. Consulte (novamente, se necessário) alguns livros sobre a manutenção desta espécie (e de outras) em cativeiro (posso-lhe emprestar o da Kathy Love, se quiser) e depois veja se esta é a melhor opção para os seus animais ou se há outras que permitam conciliar as suas (deles) necessidades específicas com o conceito estético na manutenção, a que aliás sou sensível.

Há muitas formas de o conciliar. É mais caro, mais trabalhoso, mas perfeitamente exequível. Repondere a questão, pelo menos.

Parece-me que, mesmo que tenha todos os cuidados, uma das maiores preocupações que vai ter a curto prazo é o do domínio de umas sobre outras e consequente recusa de alimentação e adoecimento das dominadas; a médio prazo, é provável que haja acasalamentos antes do tempo (do macho dominante com as 4 fêmeas) e consequentes mortes por retenção de ovos nas fêmeas, que ainda não tenham tamanho suficiente para os passar.

Fica a minha opinião.
Um abraço

Editado: quando escrevi este post, não tinha visto alguns que entretanto foram postados, pelo que o conteúdo do mesmo fica um pouco repetitivo
Finalmente alguém que REALMENTE percebe da "coisa".
8)
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 27, 2009 12:31 pm

JoaoMM Escreveu:Ikor,

Fica a minha opinião.
Um abraço

O que pus a bold faria todo o sentido se não houvessem já comentários do autor do tópico como os que abaixo citarei:
Os terrários são todos diferentes, excepto o das corn... e já sei que vão dizer que acham mal porque... etc, etc, etc. Eu tenho os animais juntos há MUITO tempo e nunca tive qualquer tipo de problemas
Agradeço a preocupação...

Mas também não sou propriamente novato com repteis.
E posso dizer que tenho cobras há alguns anos e as corn em toda a minha vida sempre as tive juntas e nunca houve qualquer situação desagradável... Já para não falar que as que tenho de momento são quase todas bebés e estão num terrário de 1m.
E para rematar em grande:
Quanto ao comportamento social... Se souber alguma coisa de psicologia... sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos.
Esta última foi para mim a cereja no topo do bolo!!!

Não respeito quem não sabe ser humilde e acatar as opiniões que quem REALMENTE percebe do assunto, e não falo de mim, nem pouco mais ou menos. Eu assumo que quase nada sei sobre répteis, quando tenho dúvidas recorro a quem REALMENTE percebe do assunto, e não é via fóruns, mas até poderia ser, não fossem este tipo de pessoas, gabarolas, a dizer que são experientes em répteis e que têm répteis há alguns anos, e a apelidar os outros de insanos:
Agora também acredito que haja muita gente neste forum, e estou a ver que sim mesmo, que só vem falar para tentar apontar o dedo a toda a gente, ou porque não podem ter animais ou simplesmente por qualuqer outro tipo de insanidade....
A partir daqui, acaba-se a tolerância... é como a GNR em épocas festivas: TOLERÂNCIA ZERO.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 12:35 pm

Longe de expert na matéria... aliás não me parece que haja algum verdeiro expert por aqui, antes pessoas com mais experiência e conhecimento (o que não os torna em "experts"). Aliás tendo em conta que tenho menos de um ano nestas andanças nem poderia aspirar a tal "rank", e como se pode retirar do último post nem percebo realmente nada disto....
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

sexta fev 27, 2009 12:46 pm

Texuga

Como referi, não pretendo iniciar qualquer polémica.

O meu comentário é de alcance geral, aplicável a muitos dos tópicos que, de quando em vez, aqui leio.
Mas mesmo neste caso concreto, quer-me parecer pela cronologia dos posts, que os comentários do Ikor que acaba de citar são respostas a alguns posts entretanto colocados no seu tópico.

Depois, começa o crescendo habitual e o resultado é sempre o mesmo: neste forum, os tópicos com várias paginas são - quase sempre - uma troca de acusações e não de ideias, com muito pouco (se é que algum) sentido e utilidade prática.

Normalmente resultado de intolerância (como o seu post tornou evidente) de parte a parte, repetindo "verdades absolutas" lidas num site qualquer.

É a isto que me pretendo referir. É isto que - penso - pode ser evitado.
Mas, como digo, não pretendo alimentar qualquer polémica.

O forum é aquilo que os membros quiserem que seja e eu nem sequer sou um membro habitual, para ter "voto no matéria". Mas tenho opinião
Ikor
Registado: sexta set 28, 2007 8:56 am

sexta fev 27, 2009 1:08 pm

JoaoMM

Em PM o que sugere e que alternativas acha que tenho? Eu quero manter alguns bichos juntos, pelo menos 3/3...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 27, 2009 1:16 pm

Por acaso é interessante ver alguém que tem a respeitosa idade de 23 anos (pelo que diz no perfil) e tem assim tanta experiência com corns apesar de só manter crias. É um facto que para mim que tenho quase 50 anos, alguns anos quer sempre dizer mais de 10, mas isso sou eu que sou à moda antiga.

Eu tenho uma amiga que diz que respeita muito mais alguém que tem um réptil durante 10 anos, bem cuidado e tratado, que alguém que tem 10 répteis há 1 ano e eu cada vez lhe dou mais razão.

Aprendi que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros e por em risco a saúde de 5 animais (que não pediram para ir parar àquelas mãos) em nome do livre pensamento é uma coisa que me tira do sério.

É ponto assente que répteis juntos é um perigo. Seja porque não se consegue controlar os dejectos visto não se saber quais pertencem a qual, seja porque podem ferir-se gravemente na altura da alimentação ou seja pelo motivo mais lógico, se um adoecer está em risco uma colecção inteira.
Se o risco fosse só para o proprietário aí eu compreendia a questão da democracia, mas como infelizmente em relação aos animais os riscos não são do dono mas sim dos animais estas situações deixam-me doente.

Eu mantenho cobras há alguns anos (6/7 anos) não me considero perita em nada e quando tenho duvidas pergunto a quem sabe muito mais do que eu, mas nunca, nem quando comecei, me passaria pela ideia manter cobras juntas (e olhe que infelizmente para os meus animais cometi demasiados erros).
Já agora podia manter também as lampros juntas ou melhor, juntá-las às corn, é que assim além de poupar em terrários sempre poupava no alimento.

Quanto ao aquecimento nem sequer me manifesto, já foi tudo dito.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 1:30 pm

JoaoMM Escreveu:Texuga

Como referi, não pretendo iniciar qualquer polémica.

O meu comentário é de alcance geral, aplicável a muitos dos tópicos que, de quando em vez, aqui leio.
Mas mesmo neste caso concreto, quer-me parecer pela cronologia dos posts, que os comentários do Ikor que acaba de citar são respostas a alguns posts entretanto colocados no seu tópico.

Depois, começa o crescendo habitual e o resultado é sempre o mesmo: neste forum, os tópicos com várias paginas são - quase sempre - uma troca de acusações e não de ideias, com muito pouco (se é que algum) sentido e utilidade prática.

Normalmente resultado de intolerância (como o seu post tornou evidente) de parte a parte, repetindo "verdades absolutas" lidas num site qualquer.

É a isto que me pretendo referir. É isto que - penso - pode ser evitado.
Mas, como digo, não pretendo alimentar qualquer polémica.

O forum é aquilo que os membros quiserem que seja e eu nem sequer sou um membro habitual, para ter "voto no matéria". Mas tenho opinião
Não João, engana-se... Vá lá ver atrás... Foram todos ANTES do meu 1º post neste tópico :wink:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta fev 27, 2009 1:33 pm

Ikor Escreveu:(...)? Eu quero manter alguns bichos juntos, pelo menos 3/3...
8) Isto quer dizer que tudo o que foi escrito aqui não serviu para nada...se quer manter 3/3 juntos, aconselho ratazanas, dão-se lindamente em trios
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta fev 27, 2009 1:37 pm

Claro Native, é mesmo pregar aos peixes.

Aliás vendo bem as fotos a unica que me parece estar sozinha é a Rossalleni e não rosalini. Ou os terrários são todos iguais ou as lampros estão todas juntas também. O que até dá jeito ao preço a que está o alimento em breve só tem 1, bem gorda mas 1.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 2:23 pm

JoaoMM Escreveu:Texuga

Mas tenho opinião
As generalizações são muitas vezes perigosas, e aqui pelo menos ainda ningém foi banido por descordar de quem quer que seja.

Como é fácil descortinar, é público e notório, também defendo algumas posições não aceites pela "comunidade" de peso aqui no fórum, o que por vezes origina alguma celeuma, mas tento ser, pelo menos perante mim, minimamente coerente, defendendo a minha posição.

É verdade que em muitos casos tópicos descambam para uma agressividade desmedida, mas pessoalmente tento responder de forma adequada às questões que se colocam (embora nem sempre consiga evitar, quando de facto os tópicos e a posição contrária não me permitem um resposta minimamente séria ou construtiva).

Levantei aqui algumas questões, que apesar de não ser expert e realmente não perceber muito disto, me parecem pertinentes E não foram respondidas, nomeadamente ao nivel da temperatura máxima, minima, variação que permita termoregulação, etc, a forma como o terrário está (ou não) decorado e a falta de elementos de refugio. Aliás repara se tens 6 cobras num terrário, em média deverás ter 12 refugios, repartidos entre a zona quente e fria, a não ser que o Ikor também defenda que elas podem repartir as tocas sem grandes problemas...

Repara que quando um user argumenta uma posição terá que esperar que outros que não concordam possam rebater... foi o que aconteceu. Aqui não há, ou deverá haver verdades absolutas, se bem que o senso comum deverá imperar...

Em relação ao perigo REAL de ataque intra-espécie, nem é preciso ir muito mais longe... deixo aqui um link para um post muito recente de um fórum espanhol. http://www.faunaexotica.net/foro/lampro ... 071.0.html
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”