Convivência entre periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

sexta fev 27, 2009 9:50 pm

Olá a todos

Eu tinha 1 casal de periquitos e o macho morreu há uns 2 meses.
Entretanto como vi q a fêmea andava muito entediada arranjei um companheiro macho. Ele ainda é jovem.
Faz hoje 1 semana que estão juntos.

Eu na loja onde comprei perguntei se poderia juntar assim 1 periquito novo numa gaiola de outro. Se iria ser fácil eles entenderem-se.

E era isso que eu queria perguntar. A fêmea é muito má para o mais pequeno. Só o deixa estar em certos lugares. Parece que há dias queria lhe arrancar as penas do rabo e ele só gritava. E o macho coitado parece-me muito assustado. Passa a vida colado ao espelho que há. E noto que qunado se move é de forma desajeitada tal deve ser o medo. (Ele na loja era normal).

Dou mais algum tempo? Será que estou a fazer sofrer o macho desnecessariamente?
é que mete dó :(
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sexta fev 27, 2009 10:35 pm

As fêmeas são sempre mais difíceis na relação com outros periquitos, mesmo machos. As fêmeas, salvo raras excepções, é que mandam e é normal um macho apanhar umas bicadas se se aproxima do comedouro ou do poleiro favorito delas. Mas uma coisa são essas demonstrações de liderança, outra coisa é a fêmea perseguir o macho, dificultando-lhe o acesso a comedouros e provocando-lhe demasiado stress.
Ela persegue-o ou apenas o afasta quando ele se aproxima dela?
Quais são as dimensões da gaiola? E como se move o macho? Trepa pelas grades em vez de voar para onde quer ir?
angelsc
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:43 pm
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

sexta fev 27, 2009 11:08 pm

Bem, no que toca ao meu casal de periquitos, mais vale o "divórcio"! :lol:
É que andam sempre de candeia às avessas um com o outro, mas não conseguem viver separados, dormem sempre juntinhos! :wink:
Mas como disse o outro user, uma coisa é ter esse comportamento e depois passar, outro é ser persistente.
Esteja atento ao comportamento dos periquitos. Se o macho ainda é muito novinho e se assusta assim tanto com a periquita, ela pode feri-lo gravemente. Se o comportamento persistir o melhor é separá-los.
É que a última coisa que vai querer ver é o seu periquito ferido!

Boa sorte :wink:
<strong>angelsc</strong>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado fev 28, 2009 8:17 am

Eu aconselharia a uma aproximação gradual, e não a simplesmente 'largar' o pririquito dentro do territorio da femea. Com aproximação gradual, refiro-me a colocá-los em gaiolas separadas mas juntas de forma a que se possam ver, ou então na mesma gaiola mas com um separados (se a gaiola for dessas). Deixe-os assim, durante algum tempo até se habituarem um ao outro e depois sim tente juntá-los.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sábado fev 28, 2009 11:58 am

PauloC1 Escreveu:Eu aconselharia a uma aproximação gradual, e não a simplesmente 'largar' o pririquito dentro do territorio da femea. Com aproximação gradual, refiro-me a colocá-los em gaiolas separadas mas juntas de forma a que se possam ver, ou então na mesma gaiola mas com um separados (se a gaiola for dessas). Deixe-os assim, durante algum tempo até se habituarem um ao outro e depois sim tente juntá-los.
Sim, concordo, foi assim que juntei os meus e correu bem. Se a gaiola for pequena demais também era uma oportunidade para comprar uma maior, pôr o macho lá dentro e deixar a fêmea na que tem, colocando-as juntas de modo a que se possam ver e ouvir um ao outro, como o Paulo já lhe sugeriu. Ao fim de algum tempo, especialmente se notar que a fêmea mostra algum interesse (por exemplo chega-se para a gaiola dele quando ele está a cantar) pode tentar juntá-los. Assim a fêmea estará em território "estranho" e pode ser que não seja tão hostil.
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

sábado fev 28, 2009 5:23 pm

Obrigada a todos pela ajuda.

Sim, por acaso a minha irmã há dias falou-me nessa ideia de colocar 2 gaiolas juntas.

Eles à noite dormem os 2 juntinhos. É surpreendente.
Durante o dia a fêmea não o persegue. Só quando ele se move para certos "territórios proibidos" é q ela o tenta bicar.
Parece-me que o macho só está feliz quando conversa com o espelho...

Já estou a ver que foi uma invasão de território o que ele fez... Aparecer assim de repente.

Vou ver como continua o comportamento deles e depois vou decidir.
:wink:
Responder

Voltar para “Aves”