O meu gato anda a fazer xixi fora da caixa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BarbaraSilva
Registado: sexta fev 13, 2009 2:07 am

sexta fev 13, 2009 2:58 am

Olá,tenho um gato persa com 6 anos que se chama Merlin,foi capado com 1 ano e meio e nessa altura já andava a marcar territorio,mas depois da castração só fazia fora do caixote quando este estava sujo,que é raro porque tenho sempre o cuidado de andar a vêr como está. :o

Em 2007 a minha mãe deu-me outro gatinho para fazer companhia ao Merlin, :D a adaptação foi muito boa mas o Merlin comesou a fazer xixi a toda a hora,mesmo com o caixote acabadinho de ser limpo,falei com o vet que me aconselhou a comprar outro caixote.
Desde ai,melhorou bastante.

No ano passado trouxe para casa um gato adolescente que tinha sido abandonado,mais uma vez,o Merlin aceitou bem a vinda de outro companheiro,mas ultimamente tem sido insuportavel,o Merlin só faz xixi no chão ja ando em desespero sem saber o que fazer,ja pensei comprar outro caixote,mas nem sei onde o meter pq n tenho espaço na cozinha.

Alguem me pode ajudar :cry:
Qualquer opinião ou ideia é bem vinda e eu fico muito agradecida (menos dizerem que o melhor é dar o Merlin,os meus gatos são como filhos)
Obrigada
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta fev 13, 2009 9:51 am

Os outros dois gatos já estão castrados??

Já levou o gatinho à veterinária para ter a certeza que ele não está com nenhum problema urinário??
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
BarbaraSilva

sexta fev 13, 2009 2:46 pm

Ainda não fui ao vet com o Merlin e ainda não mandei capar o gatinho que trouxe da rua.

Julgo que ele não deve ter problema urinario,porque já o teve a uns tempos e nessa altura fazia xixi fora do caixote,mas era muito pouco e era escuro,agora faz grandes xixis e são claros,e as vezes mesmo junto ao caixote e pior comigo a olhar para ele.
Será ciumes dos outros gatos ????
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta fev 13, 2009 2:51 pm

Se o outro gatinho ainda não foi castrado e já começou a atingir a maturidade, pode levar a que o Merlin comece a demarcar território... e aí julgo que a solução passaria por castrar o gatinho...
Mas se ele até já teve uma infecção urinária, o melhor será ter muita atenção a isso e levá-lo para ser examinado pela vet... Li algures que os gatos com infecções, ao associar a caixa de areia à dor, podem fazer o xixi (urina mesmo) noutros locais... :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
BarbaraSilva

sexta fev 13, 2009 5:49 pm

Obrigada pelas informaçôes,agora quando levar o Elias para capar levo tb o Merlin para ver se esta tudo bem.
Mais uma vez obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 13, 2009 10:20 pm

BarbaraSilva Escreveu:Ainda não fui ao vet com o Merlin e ainda não mandei capar o gatinho que trouxe da rua.

Julgo que ele não deve ter problema urinario,porque já o teve a uns tempos e nessa altura fazia xixi fora do caixote,mas era muito pouco e era escuro,agora faz grandes xixis e são claros,e as vezes mesmo junto ao caixote e pior comigo a olhar para ele.
Será ciumes dos outros gatos ????
O escuro ou claro não impede de que tenha uma infecção ou qualquer outro problema do trato urinário... e nem se pode avaliar a situação como comportamental, comparando com as passadas... porque podem ser ambas as coisas ou só uma delas mas isso só mesmo o Vet para avaliar. Ainda bem que lá vai com ele :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BarbaraSilva

segunda fev 16, 2009 11:20 pm

Obrigada Leo pelo comentario
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça fev 17, 2009 10:40 pm

De nada. E, como vai o gatinho...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

sexta fev 20, 2009 10:33 pm

A minha Ritinha também faz xixi em tudo o que é lado...foi estrelizada já à uns dois meses e continua na mesma...continua a ter cio e a urinar em todos os locais que se possa imaginar. O pior é que já começa a ir para os sofás :(
A veterinária explicou-me que mesmo depois de estrelizada, as hormonas podem demorar a sair do organismo da gatinha e como consequencia, continua a ter cio, mas sinceramente, já acho tempo a mais! Agora imaginem...a minha gata só tem um rim...que filme...ando sempre com o detergente atrás :o
Normalmente, a ritinha tem cio durante uns 3/4 dias e nesses dias é quando faz mais vezes fora do caixote. Depois pára durante uma semana (faz xixi fora na mesma mas menos vezes) passado uma semana começa outra vez!
Acho que se está a tornar num hábito...por mais que eu lhe ralhe, ela insiste em repetir :?
Pode até ser uma infecção mas a veterinaria nem sequer me alertou para isso... :roll:
Eduarda Couto
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 11:07 pm

MillaCouto Escreveu:A minha Ritinha também faz xixi em tudo o que é lado...foi estrelizada já à uns dois meses e continua na mesma...continua a ter cio e a urinar em todos os locais que se possa imaginar. O pior é que já começa a ir para os sofás :(
A veterinária explicou-me que mesmo depois de estrelizada, as hormonas podem demorar a sair do organismo da gatinha e como consequencia, continua a ter cio, mas sinceramente, já acho tempo a mais! Agora imaginem...a minha gata só tem um rim...que filme...ando sempre com o detergente atrás :o
Normalmente, a ritinha tem cio durante uns 3/4 dias e nesses dias é quando faz mais vezes fora do caixote. Depois pára durante uma semana (faz xixi fora na mesma mas menos vezes) passado uma semana começa outra vez!
Acho que se está a tornar num hábito...por mais que eu lhe ralhe, ela insiste em repetir :?
Pode até ser uma infecção mas a veterinaria nem sequer me alertou para isso... :roll:
Não é, de TODO, normal...! Já era tempo de ter acalmado...!

Vá com ela a uma segunda opinião!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MillaCouto
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 12:25 am

Obrigada pela resposta...também acho :(
Quando for ao veterinario, digo algo :wink:
Eduarda Couto
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

sábado fev 21, 2009 8:23 am

Olá, eu não percebo nada de gatos, aliás nem tenho nenhum, mas gosto muito de ler este forum e já aprendi muitas coisas interessantes.
Obviamente que uma ida ao vet será sempre o melhor para descartar qualquer problema, no entanto também me pareceu que os seus 3 gatos usam todos o mesmo caixote de areia o que poderá estar a ser a causa do problema do Merlin.
Boa sorte!
Cumps,
Teresa e &Oacute;scar :-P
MillaCouto
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 10:16 pm

Já levei a Ritinha ao vet ao qual ele decidiu fazer uma cirurgia novamente para ver o que se passava e para surpresa de todos, a Ritinha tinha o outro ovário(que supostamente só tinha um) fora de sitio, mais para cima! Daí os cios constantes...! Agora já está em casa a recuperar :D vamos lá a ver se não tem um 3ºovario noutro sitio qualquer :lol: já espero tudo! :)
Beijinhos*
Eduarda Couto
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 10:25 pm

MillaCouto Escreveu:Já levei a Ritinha ao vet ao qual ele decidiu fazer uma cirurgia novamente para ver o que se passava e para surpresa de todos, a Ritinha tinha o outro ovário(que supostamente só tinha um) fora de sitio, mais para cima! Daí os cios constantes...! Agora já está em casa a recuperar :D vamos lá a ver se não tem um 3ºovario noutro sitio qualquer :lol: já espero tudo! :)
Beijinhos*
Bem que pensei em "tecido ovárico, deixado" :wink: que poderia ser a causa. Não era tecido não! Era mesmo um ovário completo :P :wink:

Ainda bem que foi lá com a gatinha :wink: :D Mas, quando a operaram, da primeira vez, o Vet que pensava ela só ter um, porque não lhe fez logo uma ecografia...? Sempre se tinha evitado um segunda cirurgia á gatinha... e para mais com duas anestesias com tão pouco tempo de intervalo. Era de fazer a eco porque não é muito comum existir só um ovário :wink: e a prova é que tinha mesmo 2 :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MillaCouto
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 10:41 pm

Pois, essa foi a pergunta que fiz a mim mesma :? Ela só me disse para marcar uma ecografia quando a gatinha estivesse recuperada :o
Mas pronto...desta vez já a levei a outro veterinário que por sinal, me pareceu muito profissional mesmo. :wink:
Espero que,ao menos, o problema se resolva.
Bjinhos
Eduarda Couto
Responder

Voltar para “Gatos”