FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 28, 2009 11:36 pm

Olá.

A propósito de uma discussão havida no fórum dos cães sobre os benefícios da alimentação com ração versus carne e ossos crus, traduzi estas FAQ sobre essa alimentação que, na minha opinião e pela experiência que tenho tido, é excelente para os nossos cães.

Como há cada vez mais donos interessados em experimentar esta dieta, fica a info aqui também para todos os donos de DA:



Perguntas frequentes sobre alimentação RAW por Jane Anderson, do site www.rawlearning.com

Nota: Esta info não pretende ser uma “bíblia”. Tentou-se detalhar algumas das questões mais básicas sobre o assunto.

Comece com o básico – um conjunto de diferentes carnes com osso ou preferencialmente peças inteiras, tais como galinha (frango), codornizes, peixes ou ovos. Para a maioria das pessoas que dão RAW aos seus cães o frango é a base da alimentação, contudo use o que tiver disponível na sua zona, borrego, vaca, pato, coelho, porco, peixes inteiros, etc.
Por favor note: os cães não têm um sistema digestivo compatível com a ingestão de cereais. Os cereais são uma das maiores fontes de alergias e intolerâncias alimentares nos cães. Os cereais são o principal componente da maioria das rações para cães. Muitas pessoas observam que quando mudam para este tipo de alimentação natural as alergias que os animais manifestavam desaparecem. Havendo tantos benefícios, há quem se pergunte a si próprio “mas porque é que o meu vet nunca me recomendou RAW?”. Infelizmente muitos veterinários só têm a formação nutricional que as companhias comerciais de rações lhes facultam. Felizmente, algumas universidades já começam a compreender que é um erro e estão a corrigir essa lacuna no ensino.


O que é a alimentação RAW?

Refere-se a um tipo de dieta para cães e gatos que exclui totalmente todas as rações e preparados comerciais.

Porquê alimentar RAW?

Esta dieta fornece uma série de benefícios aos quais as rações comerciais nunca poderão aspirar, tais como:
1. Diminuição do “cheiro a cão”.
2. Limpeza natural dos dentes – dispensa as lavagens, destartarizações e evita as doenças das gengivas.
3. O tempo que o animal leva a roer a carne dá ao seu estômago o tempo necessário para segregar os ácidos necessarios à digestão.
4.Redução da produção de fezes que se tornam fimes e cuja consistência e aspecto após 2 dias (se não as apanhar ) é similar à do giz.
5. Redução da conta do vet pois os animais ficam mais saudáveis.
6. Redução de custo, a maioria das “boas” rações são ridiculamente caras.
7. Simula a alimentação natural de um cão que vivesse na Natureza pois certamente todos os cães modernos têm um tracto digestivo exatamente igual ao do lobo.
8. Os cachorros desenvolvem-se a um ritmo mais adequado e os “pulos “ de crescimento não acontecem. O crescimento demasiado rápido não é uma coisa desejável num cachorros.
9. O rasgar e mastigar envolvido nesta alimentação desenvolve os músculos da mandíbula, do pescoço e dos ombros, coisa que é impossível com a ração seca.

As pessoas que dão alimentação RAW as seus cães constataram que:
Os animais que antes eram apáticos e pouco energéticos tornaram-se em cães completamente diferentes assim que começaram a comer RAW.
As alergias e intolerâncias alimentares desapareceram.
Os cães que sofriam de artrite melhoraram significativamente.
Melhor controlo do peso
Maior esperança de vida
As cadelas fizeram gravidezes menos problemáticas
Melhor peso e rácio de sobrevivência dos cachorros nas ninhadas


Porque é que a ração comercial não é o melhor para o meu animal?

Existem vários problemas, em suma:
1 - A comida de um cão NUNCA deve ser cozinhada. Deve ser fornecida crua tal como na Natureza. Cozinhar a comida de um cão arruina a maior parte do seu valor nutricional.
2 - Os cães devem ter acesso a carnes cruas com osso por todos os motivos já mencionados acima. O roer também torna mais longo o tempo de alimentação, dificultando assim que o cão coma demais.
3 - O principal ingrediente da ração seca são os cereais. O principal ingrediente da alimentação de cães e gatos deve ser a CARNE.
4 - As rações secas têm muitos conservantes, corantes e sal. Têm aditivos para torná-la mais apetecível aos cães e para que comam em demasia.
5 - A grande maioria das rações têm teores grandes de hidratos de carbono. Estes valores estão relacionados com excesso de peso, diabetes e outros problemas de saúde. Os cães e gatos devem comer poucos hidratos de carbono.
6 - Não há substituto equiparável para este tipo de alimentação.
7- O seu vet recomenda a ração comercial provavelmente devido a uma falta de aprendizagem independente, já para não mencionar os patrocinios das principais marcas.


Bem, então porque é que a maior parte das pessoas dá ração comercial aos seus animais?
As marcas têm estratégias de Marketing fenomenais. Entraram no mercado por todos os pontos. Muitas companhias dão grandes descontos e benesses a veterinários e criadores para que as recomendem. Patrocinam exposições, anunciam fortemente em todos os meios e nas revistas da especialidade e conseguem que pessoas de algum gabarito, como vets, recomendem as suas rações. As suas campanhas publicitárias são “manhosas” conseguindo incutir nas pessoas um sentimento de “culpa” se optarem por outro tipo de alimentação.


Como vou saber qual a quantidade correcta a dar ao animal?

A alimentação do cão baseia-se no tipo de energia requerida. Difere consoante a quantidade de “trabalho” que o cão desempenha bem como do seu metabolismo.
Como guia, o meu boxer macho adulto castrado come um quarto de frango por dia e mais umas miudezas. O mesmo para os meus Cães de Água Portugueses. O meu Borzoi (galgo russo) come o dobro dessa quantidade. O meu caniche anão come três pescoços de galinha por dia ou um pouco mais se estiver muito activo. Os gatos comem tanto como o caniche mas preferem o peixe a qualquer outro tipo de carne.
Observe os animais regularmente, se estiver um pouco “anafados” remova todos os hidratos de carbono da dieta, se estiverem magros dê mais um quarto de frango durante alguns dias.


Então os ossos de galinha não são perigosos?


Este é um dos maiores mitos de sempre! Os ossos crus de galinha são fantásticos para o seu cão. São suaves o suficiente para se dobrarem facilmente e partem-se bem para que o cão os digira.
Por outro lado, os ossos cozinhados podem ser um problema e não os recomendo.
Algumas pessoas preocupam-se que os cães possam sufocar com os ossos. Estes incidentes são raros, de qualquer modo é sempre melhor dar porções maiores de carne com osso ou carcaças inteiras (galinha ou coelho).
Então um osso de galinha pode matar um cão? Bem, acho que tudo é possível, e é um facto que muitos cães morreram por terem inalado ração seca pela via errada, engasgando-se e sufocando até à morte...

Independentemente do tipo de alimentação escolhida há sempre risco e alguém sempre criticará a sua decisão. Contudo você pode decidir o que é melhor para o seu animal. Faça a sua pesquisa e a sua análise. Pondere os benefícios e os riscos. Faça aquilo que trouxer o maior benefício à saúde geral do seu cão.


O meu cão ASPIRA a comida!

Isto é comum em animais que foram criados a comer ração seca e que nunca aprenderam a mastigar. Deve ser cuidadoso e supervisionar a altura da alimentação.
Se um cão é demasiado glutão eu alimento-o à mão num sítio isolado dos outros até que aprendam a mastigar. Mastigar é critico para o cão e alguns precisam de perceber como faze-lo. Ás vezes seguro na ponta de um frango e só o deixo levá-lo até que ele mastigue a outra ponta um bocado. Os que foram habituados desde cachorros nunca têm esta sofreguidão a comer. A estes cães mais sôfregos é sempre melhor dar carcaças inteiras. Em suma, monitorize as refeições e cuidado com os glutões.


Devo moer os ossos?

Há condições médicas em que moer os ossos se torna necessário. Contudo em 99% dos casos não há razões para tal. Os ossos moídos não substituem os ossos inteiros. Este consumo não dá ao cão outros benefícios, como o trabalho dos músculos. Também se observam casos de impactação de ossos moídos.
Moer os ossos pode ajudar os donos a ultrapassar a questão mental “eu não posso dar ao meu cão ossos inteiros”, mas não é a melhor forma de agir.

Que suplementos devo dar?


A velha questão, suplementar ou não... bem, há muita gente a facturar com as pessoas crédulas, particularmente as farmacêuticas... Em quase todos os casos a administração de suplementos é uma completa perda de tempo e dinheiro. Não caia na armadilha do “Ah, vou suplementar, “just in case””. Se alimentar o seu cão com uma variedade de carne com osso e carcaças então o seu cão terá a melhor plataforma possível para uma boa saúde.


Então e as bactérias na carne crua?

Ok, há bactérias por todo o lado. Mas os cães têm um sistema imunitário fantástico e especializafo em comer toda a sorte de bactérias. Um cão saudável lida com isso maravilhosamente, sem problemas.
E-coli, salmonelas, etc aparecem na carne crua mas estes bichinhos também podem ser encontradaos no seu frigorífico, no seu lavatório, no seu chão, no seu quintal, no seu carro, no parque e até mesmo na sua cama! É interessante constatar que os únicos casos que conheci de cães mortos por e-coli ou salmonelas eram cães que comiam exclusivamente rações comerciais. O mais importante é lavar as suas mãos muito bem após alimentar o cão e mesmo depois de cortar carne para as suas póprias refeições. O nosso sistema digestivo não é tão robusto como o dos nossos cães, de modo que temos de nos proteger. Alimento assim os meus cães há anos e ainda estou para ter um caso desses.


Mas o meu vet acha que essa dieta não é boa...


Bem, o seu vet precisa de ler umas coisinhas. Convém ter presente que os vets não têm muita info sobre nutrição na universidade. Em algumas universidades, são os representantes das maiores marcas que vêm fazer apresentações sobre nutrição canina e essas aulas fazem parte do curriculo. Esamos na era da internet portanto o seu vet não tem desculpa para não estar informado de todas as opções de dieta. Se encontrou esta página, ele poderá fazer o mesmo. Mas felizmente muitos veterinários já compreenderam que há opções infinitamente melhores para cães e gatos que as rações comerciais e muitos que mudaram o seu ponto de vista sobre o assunto se arrependem de não o terem feito mais cedo.


Jane, o que é que os seus cães comem afinal?

· Carne crua com osso e carcaças inteiras – galinha, Borrego, porco, vaca, coelho e, pelo menos uma vez por semana, peixe cru inteiro.
· Ovos crus inteiros com casca.
· Orgãos (fígado, baço, pulmões, moelas, etc)

Por favor note: os cães e gatos são carnívoros, logo não precisam nem de fruta nem de vegetais.


Onde é que eu arranjo isso tudo?


Fale com o seu talhante. Muitos restos que são considerados refugo são óptimos para os cães, tais como carçaças de frango ou peru, pescoços, patas, corações, cabeças, pele, etc. Pode experimentar outras coisas como rabo de boi, pézinhos de porco, etc. E não esqueça o peixe cru!

(tradução liberal feita por mim)


E em P.S. gostaria de acrescentar que fiz um acordo aqui com o talhante da rua e vou excluir definitivamente a ração da alimentação do meu dogue, tenho vindo a introduzir a RAW e cada vez estou mais convencida de que é o melhor para ele.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 01, 2009 3:27 pm

Deixo-vos o Anubis a traçar alegremente uma galinha:

Imagem

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo mar 01, 2009 5:22 pm

e em termos de preço Dino, como fica? achas que fica mais barato a ração ou a alimentação RAW?

estava com vontade de dar aos meus cães a experimentar este tipo de alimentação, mas confesso que a parte da carne crua ainda me faz um pouco de confusão! :oops: :oops:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 01, 2009 5:59 pm

Omega, estás numa boa posição para obteres toda a informação necessária para optares ou não por esta dieta.

Neste momento para mim vai ficar baratíssimo porque o talhante vai separar para nós peças que não têm interesse para venda como por exemplo as carçaças de peru e de frango depois de removidos peitos e pernas e ainda assim têm muita carne, as aparas do desmanche de vacas e porcos, bofe e fressura e outros orgãos não aproveitáveis, a carne que tem de ser removida da venda por já estar exposta ao público (no frio) há mais de 3 dias e que no entanto ainda pode ser consumida sem risco. Os sacos são congelados (o frio também mata bactérias) e eu descongelo e dou ao Bixas.

Eu nunca tinha avançado em exclusivo para isto porque do tempo em que o Ajax comia e o Anubis também comprava a carne e saia-me bastante caro.

A parte da "confusão" tenta ultrapassá-la desta forma: imagina que o teu cão vive na Natureza como um lobo. Ele caçaria para comer. Haverá quem argumente: ah mas os cães diferem dos lobos, mas eu acho que a nível do sistema digestivo os cães não são diferentes dos lobos.
:wink:
Última edição por dinodane em domingo mar 01, 2009 8:35 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mar 01, 2009 7:28 pm

Dinodane. E quando à altura em que lhe dá a carne? De princípio está em casa ou deixa numa determinada zona para que ele possa comer. É um tipo de alimentação que estaria interessada em seguir, sendo que continuo com algumas dúvidas em relação aos "ossos" e o meu marido também. Temos um pouco de receio que ele possa engolir algum osso (sobretudo no caso dos frangos).
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo mar 01, 2009 7:43 pm

dinodane Escreveu:Omega, estás numa boa posição para obteres toda a informação necessária para optares ou não por esta dieta.
eu sei que sim, estou com ideias de dar uma palavrinha a uma das minhas professoras, que vai ser professora de nutrição no 2º ano!

bem, neste momento não o vou fazer porque não posso acompanhar as mudanças, uma vez que as minhas cadelas estão no Entroncamento com os meus pais e eu estou em Vila Real. mas quando voltar a ter os meus cães comigo é uma hipotese que estou a ponderar seriamente... :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 01, 2009 8:46 pm

marijonscp Escreveu:Dinodane. E quando à altura em que lhe dá a carne? De princípio está em casa ou deixa numa determinada zona para que ele possa comer. É um tipo de alimentação que estaria interessada em seguir, sendo que continuo com algumas dúvidas em relação aos "ossos" e o meu marido também. Temos um pouco de receio que ele possa engolir algum osso (sobretudo no caso dos frangos).
Marijonscp, um dos inconvenientes desta dieta é um pouco a "javardeira" que ele faz ao consumir as peças, tenho que lhe tirar a cama senão é certo e sabido que ele vai para a cama comer e ficam sempre restos de sangue.
Dou às horas que estou em casa, como quando servia ração, de manhã e à noite.
Quanto ao receio dos ossos, na minha opinião é importante dar peças grandes porque força-os a mastigar e não a engolir. Eles trituram os ossos, não os mastigam, e têm uma dentição plenamente desenvolvida e concebida para o fazer. Não sou maluca ao ponto de dizer que nunca pode acontecer uma coisa dessas mas sinceramente penso que isso são situações raras.
Para um cão pequeno como o Fluffy pode optar por dar frango, apenas a carcaça com peito sem as pernas e asas, por exemplo. Não esquecer também os ovos e o peixe cru, também tenho dado ao Anubis ovos com casca, já o peixe é que não.
No entanto, aqui há tempos vivia em Sesimbra e pescávamos montes de cavalas, o Ajax comia-as frescas e cruas porque desde essa altura já tinha a noção que era um peixe muito rico em óleos essenciais e que não lhe fazia mal, antes pelo contrário, era excelente para a condição do pêlo. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mar 01, 2009 9:56 pm

Obrigada Dinodane pelas informações.
De facto o meu medo pela "javardeira" fez-me perguntar se comia só ou acompanhado. :D
Vou começar a experimentar aos fins de semana e vou avaliar a situação conforme se for habituando. O meu problema com o Fluffy é que sempre que preparo carne em casa lhe dou bocados que ele pura e simplesmente aspira (não mastiga), daí o meu medo que engula ossos. Cheguei já a dar-lhe metade de um bife e foi o mesmo, parece que desaparece e nem lhe toca com os dentes :lol: .
Não tenho dúvidas nenhumas que esta é a melhor alimentação que lhes podemos dar.
Peixe nunca experimentei, mas já em relação aos ovos tenho outra dúvida, parte-os ou deixa que o Anubis faça o "serviço" sozinho?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
marcmiranda
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: sexta nov 21, 2008 7:41 pm

domingo mar 01, 2009 10:07 pm

Boa noite. Após ter lido alguns tópicos sobre o assunto e ter pesquisado na net umas coisas sobre o raw, e visto que a Petra andava a fazer umas fezes moles e ás vezes umas diarreias, e nao ligava por ai alem à ração decidi experimentar. Tenho a dizer que tenho sorte porque na questao da sujidade não é problema porque ela come o que consegue no prato dela e depois passa para o chão, como isto se passa no quintal é só ligar a mangueira no fim e pronto para outra=) em questão de dinheiro... fica mais barato pelo facto que tenho a avipronto aqui perto de minha casa e compro 15 centimos o kilo de carcaça de frango. para além disso compro no talho o refugo e escolho o que quero havendo bastante carne que se pode aproveitar, apanhei uma promoçao de pá york a 99 centimos kilo =) se a malta procurar há sempre maneiras de reduzir a conta. Só me faz uma bocado de "espécie" é dar o peixe aos cães por causa das espinhas... De resto só tenho a agradecer a Dinodane pelo tempo e esperar que vão partilhando aqui as eperiências que vão tendo (os que optarem por este tipo de alimentação), é verdade telefonei à Vet e ela disse que eu é que sabia o que considerava bom para ela, e que ela estava numa fase de desenvolvimento, mas que iria dar uma vista de olhos na internet para se informar melhor sobre a minha opção. Espero que os resultados falem por sii, é verdade é de referir que as fezes desde o dia seguinte a alteração são rijas e não são mal cheirosas =)
Alea Jacta Est
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 01, 2009 10:26 pm

Marcmiranda, boa. Depois vá dando notícias.

Marijonscp, não é preciso partir os ovos, ele faz o serviço sózinho. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mar 01, 2009 10:28 pm

dinodane Escreveu:
Marijonscp, não é preciso partir os ovos, ele faz o serviço sózinho. :)
Até já estou a visualizar :lol: Então aqui em casa.... :lol: :lol: :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda mar 02, 2009 11:30 am

Dinodane. Descobri este site brasileiro com imensas informações sobre Raw Feeding. Penso que é interessante e tam bastante informação.
http://www.cachorroverde.com.br/
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

segunda mar 02, 2009 3:02 pm

Boas!

Os meus parabéns a todos :) !!!!
Finalmente um tópico na arca onde se discute barf/raw sem ser só um a dizer que dá, outro a dizer que não dá e outro a responder que não dá mas gostava e tal...

No meu caso dou ainda ração mas garanto que quando tiver a certeza de como fazer as coisas correctamente vou experimentar.
O problema no entanto é que não se trata simplesmente de deixar de dar ração e passar a dar frango ou outras carnes, há que fazer uma dieta balanceada e aí é que começam as dificuldades e as questões:

Que quantidade dar de carne limpa e que quantidade de ossos?
Que quantidade de vegetais frutas e cereais ?
(sim que eu acredito que embora em pequenas quantidades eles
tb necessitam delas :wink:. Não se esqueçam que os
carnívoros tb comem os estomagos e intestinos das presas e ingerem
o seu conteúdo - vegetais, frutas e cereais)
Como preparar os vegetais e as frutas para que eles consigam absorver os nutrientes?
Que suplementos ?

Depois temos as questões de saúde :

Como minimizar a contaminação da carne? será que a congelação nos nossos frigorificos caseiros será o suficiente ou tem de ser uma ultracongelação a temperaturas mais baixas?
( É que eu acredito que há mesmo risco acrescido de salmonelas,
cocídeos, E coli, campylobacter, etc. Pode nãos lhes fazer mal a eles
mas se nos transmitirem a nós..... :? )
Se deixamos de dar ração porque não confiamos na qualidade dos ingredientes, que confiança podemos ter nos resto de carne mais barata que nos arranjam no talho ou nos restos de frango que se podem comprar a preço de saldo nos produtores como a Avibom e afins?

Enfim no meio de tantas dúvidas tenho no entanto uma certeza, para ser uma alimentação de qualidade e balanceada não fica mais barato que ração.

Agora melhor é de certeza!

O site que a marijonscp postou é bastante bom para dar uma ideia de como se fazem as coisas e tem a grande vantagem de estar em português mas o que sugiro a todos os que estão a pensar mudar para barf/raw é que leiam muito sobre o assunto.
Leiam os prós e os contra.
Falem com os vossos vets sobre o assunto.
Enfim não brinquem com a saúde dos nossos amigos caninos.

E já que estamos num forúm de DA's aqui está um link de um site onde a dona explica a alimentação raw que dá à sua dogue alemã :
http://bighoneydog.com/honeys-raw-diet/[url]

Cumprimentos
Margarida
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 02, 2009 8:00 pm

Obrigada pelo contributo Margarida.

Sim, a intenção é facultar a melhor alimentação possível e sim, optem pelo que entenderem ser melhor depois de se informarem bem e de recolherem bastante info sobre o assunto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça mar 03, 2009 6:57 pm

alterego Escreveu:(...) Que quantidade de vegetais frutas e cereais ?
(sim que eu acredito que embora em pequenas quantidades eles
tb necessitam delas :wink:. Não se esqueçam que os
carnívoros tb comem os estomagos e intestinos das presas e ingerem
o seu conteúdo - vegetais, frutas e cereais)
(...)
Não sei se ficou bem presente que os "vegetais, frutas e cereais" que os carnívoros comem do aparelho digestivo das suas presas está parcialmente digerido; os herbívoros fazem o favor de digerir destes alimentos aquilo que, para os carnívoros, não é digerível (eu diria mesmo que lhes fazem a papinha toda! :lol:

Já estou a imaginar um coelhinho como sendo uma refeição com salada incluida e tudo! :lol: :lol: :lol: É engraçado mas é isso mesmo! :wink:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”