Adaptação de gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jrute
Registado: segunda nov 24, 2008 3:20 pm

segunda mar 02, 2009 12:45 am

Olá :)
Tenho um problema de adaptação com uma gata – não para a receber, mas para a dar…
Temos uma gata há seis anos. Em Agosto de 2008 nasceu mais uma ninhada, de três; entre eles, esta bebé. Foi crescendo, crescendo - e é amorosa. Mas ter uma gatinha destas cá em casa é inconcebível - pela falta de atenção que recebe e devia, merece receber, sobretudo com menos de um ano de vida.
Ao fim de - quê, quatro meses? - anunciámo-la; as respostas vieram em catadupa. A primeira senhora que nos contactou mostrou-se tão receptiva, tão carinhosa, tão entusiasmada com a perspectiva de ficar com ela que com ela ficou.
Mas não comia. Não bebia. Não se mexia. Ficava aninhada num canto. A senhora, naturalmente, foi com ela ao veterinário - e a bebé era saudável, muito desenvolvida para a idade, tudo fantástico, mas não se adaptou. Ao segundo dia já comeu, foi à caixa, brincou, mas cedo voltou a ter saudades.
Voltou para casa, fez uma festa enorme, felicíssima. Pensámos que fosse demasiado pequena; esperámos até à semana passada. Outro anúncio. Outra nova família. Outro regresso.
Não tenho a menor dúvida de que foi impecavelmente tratada das duas vezes, com muito mais mimos e atenções do que pode receber cá - motivo pelo qual a queremos dar. Mas os dois relatos são idênticos. Retracção, timidez extrema, recusa em comer durante dois, três dias. Naturalmente, por preocupação - tanto com a gata como com os animais, crianças, ambiente em que se pretendia que se integrasse -, as pessoas devolveram-na.
Hoje foi o segundo regresso. Receio que a mãe esteja grávida, outra vez. Está agressiva, ciumenta. Rosna para esta bebé, dá-lhe patadas.
Há-de ser temporário, naturalmente - estamos a dar espaço à bebé para se ambientar e a dar mimos à mãe. Mas é um ambiente negativo para as gatas desta casa...
Não sabemos o que fazer. É claramente uma gata doméstica, muito meiga, mas parece ser complicadíssimo integrá-la noutra casa, por mais fantástica que seja.
É normal? E o que fazer, a não ser esperar por um dono paciente ao limite?
Obrigada
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mar 02, 2009 8:28 am

Se não tem como ficar com mais gatos, que tal começar por esterilizar a gata??
Isso não impede apenas que ela tenha gatinhos, é benéfico até para prevenir outras coisas como tumores mamários ou alguma piometria...

Quanto à gatinha...
Não disse se quem a adoptou já teria outros gatos... ela pode sentir a falta de uma companhia felina...
E, se calhar, nesse caso, seria melhor que o adoptante a fosse conhecendo aos poucos em vez de a levar para casa assim do nada... assim a gatinha habituava-se à pessoa, ganhava um pouco de confiança e depois talvez fosse mais fácil, digo eu! :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda mar 02, 2009 9:28 am

mOreirinha01 Escreveu:Se não tem como ficar com mais gatos, que tal começar por esterilizar a gata??
Isso não impede apenas que ela tenha gatinhos, é benéfico até para prevenir outras coisas como tumores mamários ou alguma piometria...

Quanto à gatinha...
Não disse se quem a adoptou já teria outros gatos... ela pode sentir a falta de uma companhia felina...
E, se calhar, nesse caso, seria melhor que o adoptante a fosse conhecendo aos poucos em vez de a levar para casa assim do nada... assim a gatinha habituava-se à pessoa, ganhava um pouco de confiança e depois talvez fosse mais fácil, digo eu! :wink:
Bom dia...

Faço minhas as palavras da Moreirinha :wink:

E também penso que não deveriam desistir ao fim de 2 dias... Os gatinhos por vezes precisam de mais tempo para se adaptar... apesar de ficar timida e deixar de comer, não penso que vá morrer à fome :wink: quando a fome apertar ela comerá... penso que deveriam talvez brincar mais com ela e acarinhá-la para que se sinta amada na nova familia.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mar 02, 2009 9:33 am

Se a outra gata estiver grávida, o que vai fazer aos gatinhos que nascerem?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 02, 2009 6:53 pm

Palavra que me faz uma enorme confusão perceber que há pessoas que sem o "Knowhow"... e sem a disponibilidade de ficar com os animais continua a deixá-los procriarem-se ?! :roll: Juro que me começa a faltar a pachorra para responder a dar "palmadinhas nas costas ou dar medalhas de cartão" em situações destas...! Contudo, cá vai:

1º Um gato/a, por muito meigo que seja, não se adapta a um ambiente estranho, em três dias, por vezes nem num Mês!!!

2º Se já tinha um caso difícil entre mãos, é duma tremenda faltinha... deixar que o mesmo ou pior aconteça sucessivamente!!! :roll:

3º Se não quer a ver a gatita tipo bola de ping pong... fique com ela e com todos os da próxima ninhada. Juro que não estou a ver outra solução a não ser esta ou então, fique com a gatita que anda sempre para lá e para cá, e castre já a gata que está prenhe, antes dela ter as crias!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta mar 06, 2009 10:27 am

Sentiu-se ofendida ou não tem tido tempo de vir responder às pessoas que a tentaram ajudar?
Su
Responder

Voltar para “Gatos”