Boa tarde
Sempre vivi em cidade.Há cerca de ano e meio resolvemos mudar-mo-nos para uma vila onde tínhamos uma casa.
O que vejo aqui é de bradar aos céus, em relação à forma como são tratados alguns cães (os que me estão próximo, os outros não vejo)
Cães presos a uma corrente que quase nem dá para se levantar. No inverno e verão com um calor abrasador que chega aos 40 graus, com apenas umas tábuas a servir de casota. Nos dias de frio 21h e os cães na rua tremendo à porta dos donos à espera que alguém lhes abra a porta.
Ontem ao dar o meu passeio habitual, ganhei coragem e falei com duas pessoas, explicando que o cão precisa andar, ser vacinado etc,tendo tido como resposta que está assim há 4 anos e que não precisa.
Um outro caso também também expliquei e até me ofereci para levar a sra ao vet á cidade.
Outros são soltos durante a noite e alguns de grande porte, que se movimentam á porta da GNR sem que nada seja feito.
Será que por este Portugal os animais serão, na maioria, assim tratados?
Alguém me sabe informar como proceder, sem ter problemas? É que já ouvi: a sra não tem nada com isso.
Obrigada
patanisca
cães presos toda uma vida
Moderador: mcerqueira
-
marijonscp
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Sim Patanisca há imensas zonas onde isso ainda acontece e invariavelmente quando confrontamos os donos com essas situações ouvimos logo um "não tem nada a ver com isso, isto não é um cão de cidade".
Tenho familiares que têm uma casa de fim de semana, e numa zona rural bem perto de Lisboa, e por ali essa situação abunda, a maior parte das vezes estão presos a estacas e são chamados de "cães de guarda", nunca saem dali.
Sinceramente tirando tentar falar e fazer entender (o que é extremamente difícil) não me parece que haja muito a fazer.
Tenho familiares que têm uma casa de fim de semana, e numa zona rural bem perto de Lisboa, e por ali essa situação abunda, a maior parte das vezes estão presos a estacas e são chamados de "cães de guarda", nunca saem dali.
Sinceramente tirando tentar falar e fazer entender (o que é extremamente difícil) não me parece que haja muito a fazer.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
ah patanisca, nunca andaste pelo alentejo....
-
ozzyekika
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am
Pois é,por muito que também me custe,para algumas pessoas os cães não passam de simples "cães de guarda" onde não há carinho ou até mesmo um simples nome...
Eu no seu lugar fazia queixa,mas visto que a GNR local não faz nada...
Eu no seu lugar fazia queixa,mas visto que a GNR local não faz nada...
Sara Moura
-
yorkbudy
- Membro
- Registado: sexta jan 16, 2009 5:33 am
infelismente a mentalidade ainda tà muito atrasada
eu bem veijo na minha zona aonde tenho a minha casa em BARCELOS
ainda a muita gente que tem os animais acorrentados fora da porta ao frio e chuva e nao sao tratados e quando estao doentes
e as gatas cheias eles pegam neles e levam nas pro monte e abandonam
os bichinhos
enquanto as pessouas nao forem castigadas pelo que fazem isto nunca mais muda
eu bem veijo na minha zona aonde tenho a minha casa em BARCELOS
ainda a muita gente que tem os animais acorrentados fora da porta ao frio e chuva e nao sao tratados e quando estao doentes
e as gatas cheias eles pegam neles e levam nas pro monte e abandonam
os bichinhos
enquanto as pessouas nao forem castigadas pelo que fazem isto nunca mais muda
teresa
<p><strong><u></u></strong></p>
<p><strong><u></u></strong></p>
-
patanisca123
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
E como apago esta? 
Última edição por patanisca123 em segunda mar 02, 2009 11:24 am, editado 1 vez no total.
-
patanisca123
- Membro Veterano
É precisamente no Alentejo que vivo actualmente e é de facto um horror. Jamais pensei ver animais tão mal tratados.YolaeFifi Escreveu:ah patanisca, nunca andaste pelo alentejo....
patanisca
-
SiameseMaria
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Fala-se em “terras do interior”, mas esta realidade está também presente nas “grandes cidades”, com os animais a viverem confinados a uma varanda durante todo o dia, tal como na minha zona, que apesar de serem só vivendas, a maioria dos cães estão presos também a correntes, durante o dia e noite, durante o Verão e Inverno… para não estragarem as flores…
Sinceramente, em terras do “interior” ver esta mentalidade, apesar de retrógrada sem dúvida, ainda consigo encontrar alguma “desculpa”, já aqui, na “grande cidade”, não encontro nenhuma…
Sinceramente, em terras do “interior” ver esta mentalidade, apesar de retrógrada sem dúvida, ainda consigo encontrar alguma “desculpa”, já aqui, na “grande cidade”, não encontro nenhuma…
-
patanisca123
- Membro Veterano
Mas os que vejo também estão nos quintais e em vivendas, com bastante espaço, só que dizem; se soltamos estragam tudo.
patanisca
patanisca
-
Miboki
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Olá Patanisca123. Vivo numa aldeia. não do interior profundo mas mesmo assim numa aldeia. Aqui também há de tudo mas no geral acho que os animais são bem tratados que em muitas aldeias e que muitos cães na cidade.
A maioria das pessoas tem cães e muitos estão presos com correntes, e estão assim confinados porque nem toda a gente tem a propriedade vedada, e também evita se que os cães fujam para a estrada e sejam atropelados , ou que aleijem alguém que passe de bicicleta ou que destrua os quintais dos vizinhos e que destrua os alimentos que semeou, pelo menos é assim que penso e quero pensar.
Acho que também tem a haver com a mentalidade e como as pessoas viam os familiares mais velhos fazerem e dizerem, que cães é para guardar a casa e estarem presos. É a mentalidade antiga!!
Como referi atrás a maioria das pessoas tem cães e se eu conheço alguns cães, porque os donos os passeiam regularmente ou estão soltos de vez em quando, há cães que não conheço pois nunca estão soltos e são estes casos que me afligem e revoltam, os cães que nunca são passeados!!
Soube de um caso que me chocou e que ainda é pior que os cães que estão presos toda a vida; foi o caso de alguns cães que eram mantidos numa garagem sem verem a luz do sol. sem comida e sem serem passeados e que acabaram por morrer com fome!! Foi o choque na aldeia.
Agora a ideia que só nas aldeias tratam mal os cães ou que os mantém presos, é que é errada pois eu acredito e já li histórias de cães da cidade, que são mantidos nas varandas toda a vida, e mesmo nas correntes toda a vida!
A maioria das pessoas tem cães e muitos estão presos com correntes, e estão assim confinados porque nem toda a gente tem a propriedade vedada, e também evita se que os cães fujam para a estrada e sejam atropelados , ou que aleijem alguém que passe de bicicleta ou que destrua os quintais dos vizinhos e que destrua os alimentos que semeou, pelo menos é assim que penso e quero pensar.
Acho que também tem a haver com a mentalidade e como as pessoas viam os familiares mais velhos fazerem e dizerem, que cães é para guardar a casa e estarem presos. É a mentalidade antiga!!
Como referi atrás a maioria das pessoas tem cães e se eu conheço alguns cães, porque os donos os passeiam regularmente ou estão soltos de vez em quando, há cães que não conheço pois nunca estão soltos e são estes casos que me afligem e revoltam, os cães que nunca são passeados!!
Soube de um caso que me chocou e que ainda é pior que os cães que estão presos toda a vida; foi o caso de alguns cães que eram mantidos numa garagem sem verem a luz do sol. sem comida e sem serem passeados e que acabaram por morrer com fome!! Foi o choque na aldeia.
Agora a ideia que só nas aldeias tratam mal os cães ou que os mantém presos, é que é errada pois eu acredito e já li histórias de cães da cidade, que são mantidos nas varandas toda a vida, e mesmo nas correntes toda a vida!
Posso dizer por conhecimento próprio que nas aldeias há muito o hábito de prender os cães... Dizem que é um cão de guarda..e que se se solta que estraga o jardim, as couves, as batatas etc etc
Já tentei várias vezes convencer as pessoas a fechar uma parte do terreno só para o cão..mas foi em vão...
Eu agora estou em Braga e à poucos dias descobri um cão preso num terreno onde só há couves
o que é que o coitado do animal lá está a guardar? As couves? Haja paciencia para esta mentalidade!
Os donos têm que ser punidos por estas situações!
Já tentei várias vezes convencer as pessoas a fechar uma parte do terreno só para o cão..mas foi em vão...
Eu agora estou em Braga e à poucos dias descobri um cão preso num terreno onde só há couves
Os donos têm que ser punidos por estas situações!
-
Butterfly_21
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am