Falamos dos animais serem testados em laboratórios, falamos de serem abatidos e de sofrerem sem comparação nas touradas, falamos de inúmeras situações diárias onde se vê a maldade humana... mas acho que todos contribuímos para isso. Quase todos comemos carne, importamo-nos como chega aos sítius onde vai ser abatida?
Eu quando investigo um pouco mais, fico com vontade de ser vegetariana. Desde sempre que ouvimos falar nos aviários, vejam esta situação retirada da Liga Portuguesa de Defesa dos Animais:
A GNR denuncia infracções graves no transporte de animais
O coordenador do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna), Jorge Amado, revelou hoje que há infracções graves no transporte de gado para abate nas estradas portuguesas, onde os animais são "tratados como lixo". As associações de defesa dos direitos dos animais tinham já denunciado o facto há alguns meses.
O Sepna é composto por elementos da GNR que receberam uma formação específica para poderem actuar na fiscalização do ambiente.
Desde Maio, a fiscalização da forma como os animais são transportados pelas estradas portuguesas é mais completa, o que tem resultado num aumento das infracções identificadas. O coordenador do Sepna, capitão Jorge Amado, reconheceu que, após esta formação, são levados em conta aspectos técnicos e de bem-estar que, até então, eram menos inspeccionados.
"Já controlávamos o transporte dos animais, mas provavelmente de uma forma menos técnica. Agora, sabemos as exigências básicas dos animais que são transportados e a forma como o transporte deve ser assegurado".
Não é animador o cenário com que os agentes do Sepna se têm deparado. A principal infracção no transporte de animais para abate relaciona-se com "a falta de qualidade do transporte". "Qualquer camião serve. Os animais são transportados como se fossem lixo", afirma o capitão Jorge Amado.
O coordenador do Sepna identifica ainda um "número exagerado de animais" em cada viagem. "Os animais são tratados como se fossem uma qualquer mercadoria", frisa.
As infracções registadas nas estradas portuguesas referem-se essencialmente a condutores nacionais, embora o Sepna tenha autoridade para controlar o tráfego internacional nas fronteiras e as transportadoras estrangeiras que circulam em Portugal.
O transporte dos animais é, actualmente, alvo de uma campanha em toda a Europa, já que a Comissão Europeia se prepara para publicar uma proposta de alteração da legislação actual.
O Eurogrupo para o Bem-Estar Animal - representado em Portugal pela Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) - lançou no passado dia 26 de Maio uma campanha cujo principal objectivo é denunciar a forma como os animais são transportados e motivar o Governo para, enquanto Estado-membro da União Europeia, votar a limitação efectiva a oito horas da duração do transporte.
Também a Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal (Animal) realizou, na passada terça-feira, uma acção de divulgação do sofrimento dos animais para engorda ou abate durante o transporte, testemunhado num vídeo de uma organização internacional.
O Parlamento Europeu (PE) adoptou já uma declaração defendendo um limite de oito horas na duração do transporte de animais vivos para consumo humano.
Segundo a declaração, a que a Lusa teve acesso, o Parlamento Europeu "exorta a Comissão Europeia, os governos nacionais e os países candidatos à adesão a aplicarem a regulamentação existente e a decretarem a recomendação aprovada pelo PE em Novembro de 2001, que prevê um limite máximo de oito horas, ou de 500 quilómetros, para os percursos em direcção aos matadouros ou para as viagens que visam a continuação do processo de engorda".
in "Público", 4-7-2003
- vejam, eles queram defender que os animais só dvem andar oito horas de camião... 8 horas... quantas andam agora??? Só 8 horas, isso é uma ironia!
[b]Tudo é crueldade humana[/b]
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá:sea Escreveu: Falamos dos animais serem testados em laboratórios, falamos de serem abatidos e de sofrerem sem comparação nas touradas, falamos de inúmeras situações diárias onde se vê a maldade humana... mas acho que todos contribuímos para isso. Quase todos comemos carne, importamo-nos como chega aos sítius onde vai ser abatida?
Eu quando investigo um pouco mais, fico com vontade de ser vegetariana. Desde sempre que ouvimos falar nos aviários, vejam esta situação retirada da Liga Portuguesa de Defesa dos Animais
A GNR denuncia infracções graves no transporte de animais
O coordenador do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna), Jorge Amado, revelou hoje que há infracções graves no transporte de gado para abate nas estradas portuguesas, onde os animais são "tratados como lixo". As associações de defesa dos direitos dos animais tinham já denunciado o facto há alguns meses.
O Sepna é composto por elementos da GNR que receberam uma formação específica para poderem actuar na fiscalização do ambiente.
E o problema não é só o transporte; estende-se tb às instalações pecuárias, onde os animais são criados e engordados e de onde saiem para o abate

Eu não sou vegetariana, mas evito comer carne há já quase 10 anos ...POR ESSA RAZÃO!

Ainda bem que já há mais pessoas alerta para esta situação: mais vale tarde do que nunca!
XLÉPS :p
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
não és a única sea... eu também já me senti assim, aliás, já não me sinto tanto desde que comeceia vir para a arca... mesmo assim foi mesmo só num forum brasileiro sobre animais que me senti completamente acompanhada... eu não consigo tratar animais e pessoas de maneira diferente (se me entendes), claro que não vou na tua e dou festinhas ás pessoas :p :p :p mas para mim são todos iguais. a razão pela qual os defendo tanto é que hoje em dia muito pouca gente os defende e não gosto de ver pessoas ou animais a soferr e ninguém a ajudar... ninguém a ter pena... 

São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Bloodberry, sem dúvida!
Sabes que o que mais me incomoda é sem dúvida a indiferença, o não
querer saber.
Sabes que em Loures, o canil de Loures, não aceita voluntários... daqueles que trabalham de graça...
E o pior é que andam três cães na cidade a vaguear, escanzelados, com feridas que pode ser sarna, dormem à porta do veterinário municipal, e o veterinário parece que não liga e o canil nãos vem buscar.
Eu tento chamar a atenção das entidades competentes para isto, dá-se de comida, mas não chega. Eu não os posso trazer para casa, mas acredito que é da função dos canis este trabalho, no entanto nada fazem.
Como estes três há centenas... ou mais.
Este ano dei aulas num bairro em que amandavam dardos às patas dos cães e ía levamdo porrada por me meter e o pessoal o canil disse-me que só entrava lá com a G.N.R.. Achas que a situação foi resolvida? Claro que não. O ano acabou e os cães ficaram lá. No Bairro dos Navegadores de Porto Salvo, em Oeiras.
O nosso esforço individual não pode deixar de existir, às vezes fazemos a diferença, às vezes nem por isso... mas não podemos deixar de tentar.
Sabes que o que mais me incomoda é sem dúvida a indiferença, o não
querer saber.
Sabes que em Loures, o canil de Loures, não aceita voluntários... daqueles que trabalham de graça...
E o pior é que andam três cães na cidade a vaguear, escanzelados, com feridas que pode ser sarna, dormem à porta do veterinário municipal, e o veterinário parece que não liga e o canil nãos vem buscar.
Eu tento chamar a atenção das entidades competentes para isto, dá-se de comida, mas não chega. Eu não os posso trazer para casa, mas acredito que é da função dos canis este trabalho, no entanto nada fazem.
Como estes três há centenas... ou mais.
Este ano dei aulas num bairro em que amandavam dardos às patas dos cães e ía levamdo porrada por me meter e o pessoal o canil disse-me que só entrava lá com a G.N.R.. Achas que a situação foi resolvida? Claro que não. O ano acabou e os cães ficaram lá. No Bairro dos Navegadores de Porto Salvo, em Oeiras.
O nosso esforço individual não pode deixar de existir, às vezes fazemos a diferença, às vezes nem por isso... mas não podemos deixar de tentar.