ChloeS Escreveu:Ainda assim, por muito boas que sejam as condições, repugna-me a exploração em si, quando ela não é estritamente necessária, percebe?
Não, eu sei que não percebe 
Mesmo em humanos, qual aquele que não é explorado de uma ou de outra maneira? Será que somos completamente livres??
O conceito de necessidade é muito ambíguo...
Varia conforme o risco de sobrevivencia, connosco humanos, e varia também nos restantes animais (e aqui refiro-me apenas a vertebrados), pois se entrarmos noutro campo, a coisa é mais complexa.
E sim, eu percebo!! Alias, percebo mas não partilho do mesmo raciocínio (escusa de rir na minha cara!!).
Apenas não percebo qual a vantagem de, teoricamente, andarmos a recorrer a populações selvagens (quando as podemos deixar em paz), tendo já há milénios seleccionado espécimens e populações domésticas a que podemos recorrer (e temos vindo a recorrer há milénios). Estas variantes domésticas só existem porque nós, humanos, assim decidimos...
Em contrapartida, seria extinguir tudo isto e deixar apenas as variantes selvagens.
Não partilho desse princípio!! Por todas as razões e mais alguma!!
Mas, gostei da sua definição algures, entre conservacionista e amigo dos direitos dos animais...
Pois eu sou um "conservacionista" convicto!!! Portanto, para mim está a
espécie em 1º lugar e só depois está o indivíduo (apenas um elo da espécie, que pode ser importante ou nem por isso...)!!
E estou convicto de que este é o caminho para a salvaguarda da diversidade biológica, em que muitos como eu também acreditam e lutam, felizmente!!
Lutam, não apenas em conversas de treta de fóruns, mas sobretudo no activo e a visualizar resultados práticos!!!
PS: Deviam vir para o campo e ver in loco os reais problemas das espécies que são realmente prioritárias na sua existencia.
A não existência é a extinção!!!
Infelizmente há quem não perceba isso.......