Criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Didja
Membro
Registado: segunda jun 16, 2008 8:37 am

segunda mar 02, 2009 10:30 am

Bom dia...
Isto tudo é ainda mt novo para mim e th uma grande dúvida nesta historia de criadores vs criadeiros..
A situação é esta: Comprei um pinscher miniatura numa petshop com lop, vacinas e tudo certinho.. Claro k aqui no fórum me criticaram porque tou a alimentar a industria de puppy-mills e afins.. Disseram k devia ter comprado a um criador e tal.. A minha dúvida é: no registo definitivo do meu pinscher vem lá o nome do criador, e com certeza ele tá registado no cpc.. Então se eu pedisse a lista de criadores ao cpc esse mesmo criador ia lá constar. Então qual é a historia de dizerem k os criadores não vendem cães para as lojas? Gostava mm k me esclarecessem isto.. Porque afinal se calhar estão listados no cpc criadores k, segundo o pessoal do fórum são apenas criadeiros...
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda mar 02, 2009 10:47 am

Didja Escreveu: Porque afinal se calhar estão listados no cpc criadores k, segundo o pessoal do fórum são apenas criadeiros...
Mas é isso mesmo. O pedido da lista de criadores ao cpc, é apenas o 1º passo que se deve dar, nunca o último.

Mas atenção que há quem falsifique o LOP.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda mar 02, 2009 10:51 am

Didja o que acontece é que o facto de um criador estar registado no CPC não implica ser uma pessoa séria e que se possa chamar realmente de criador. Ou seja, sim, existem criadores, ou lá como os queiram chamar, que vendem para lojas.

Das duas uma. Ou conhecem a pessoa da loja e têm lá os cães um tempo para terem maior visibilidade, o que até acredito que possa acontecer rarissimas vezes, ou simplesmente não querem saber e descartam o animal para a loja mais próxima (e que pagar mais) não filtrando minimamente os potenciais compradores.

Por isso, além de se pedir a lista deve-se visitar as pessoas. Ver os cães, as condições em que os mantêm, fazer perguntas, etc. Só assim se pode ver realmente se a pessoa em questão cria por amor à raça, ou para fazer uns trocos.
Didja
Membro

segunda mar 02, 2009 10:51 am

Mas isso não devia acontecer.. O cpc devia de fazer a selecção dos criadores que podem ser classificados como tal..
O meu lop é verdadeiro.. Já tenho o registo definitivo.. Portanto afinal existem criadores registados que vendem cães para lojas e sabe-se lá mais o k...
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda mar 02, 2009 11:39 am

Pois, isso era uma situação ideal. Mas como se deve compreender era uma situação difícil de legislar, se bem que há sempre medidas que se podem tomar para minimizar essas situações.

No entanto, e tendo isto em atenção, acho que parte de cada um de nós fazer essa filtragem e tentar fazer com que os criadeiros registados deixem de vender. Mas para isso, um dos primeiros passos, seria deixar de comprar em lojas, por exemplo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 02, 2009 2:58 pm

O CPC não serve para certificar criadores, serve para gerir o Livro de Origens Português que é um registo genealógico.

O registo no LOP só certifica que o cão é de raça pura e nada mais. Não é uma garantia nem de saúde nem de qualidade dos exemplares, nem tão pouco sinal de idoneidade do criador.

Digamos que, na compra de um cão de raça pura, o registo no LOP é o MÍNIMO que se deve exigir.

Quanto ao cão da Didja, sendo os pais importados da Hungria e de raça mini, atreveria-me a supor que os cães foram importados de puppy-mill com registo reconhecível pelo CPC e que o criador dedica-se a criar cães de pequeno porte de raças populares (aposto que também tem yorkies) para abastecer o circuito de algumas lojas. Um criador que se preocupe minimamente com os animais que coloca no mundo não vende para lojas.

Finalmente gostaria de explicar à Didja que para o CPC a definição de criador resume-se a "proprietário da cadela na altura do parto"...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Didja
Membro

segunda mar 02, 2009 3:27 pm

dinodane Escreveu: Quanto ao cão da Didja, sendo os pais importados da Hungria e de raça mini, atreveria-me a supor que os cães foram importados de puppy-mill com registo reconhecível pelo CPC
Segundo a sua suposição todos os pinscher em Portugal são originários de puppy-mill, uma vez k a raça é originária da alemanha tds os k vieram para cá são importados e claro, não sabemos de onde..
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda mar 02, 2009 3:33 pm

Didja Escreveu:
dinodane Escreveu: Quanto ao cão da Didja, sendo os pais importados da Hungria e de raça mini, atreveria-me a supor que os cães foram importados de puppy-mill com registo reconhecível pelo CPC
Segundo a sua suposição todos os pinscher em Portugal são originários de puppy-mill, uma vez k a raça é originária da alemanha tds os k vieram para cá são importados e claro, não sabemos de onde..
Como assim?

Pela raça ser originária da Alemanha não quer dizer que só se reproduzam lá.

Pedro
Didja
Membro

segunda mar 02, 2009 3:36 pm

Pois não, não tou a dizer nd disso.. Mas como não é uma raça portuguesa, os 1ºs exemplares cá tiveram k vir de outro país..
ElMariachi
Membro Veterano

segunda mar 02, 2009 5:47 pm

Didja Escreveu:Pois não, não tou a dizer nd disso.. Mas como não é uma raça portuguesa, os 1ºs exemplares cá tiveram k vir de outro país..
Digamos que os 1ºs exemplares a vir para cá não foi propriamente á meia duzia de anos.. Num tempo em que o termo puppy-mills nem era conhecido.

Pedro
Didja
Membro

terça mar 03, 2009 8:11 am

O termo puppy-mills não existia, mas a acção já podia acontecer..
Tal como a pedofilia, há uns bons anos atrás tb não era conhecida por esse nome mas já existia..
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça mar 03, 2009 3:02 pm

Didja Escreveu:Mas isso não devia acontecer.. O cpc devia de fazer a selecção dos criadores que podem ser classificados como tal..
Pois devia devia, e na minha opinião deviam visitar as ninhadas e recolher amostras para fazer testes de ADN para certificarem que o cão X e a cadela Y são de facto os progenitores da ninhada, mas para isso era preciso gastar dinheiro...muito dinheiro...
Didja Escreveu:O meu lop é verdadeiro.. Já tenho o registo definitivo.. Portanto afinal existem criadores registados que vendem cães para lojas e sabe-se lá mais o k...
Ter o registo definitivo não quer dizer que não haja muita trafulhice :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 04, 2009 8:53 pm

Eu acho que o que a Didja não entendeu é qu o facto de se reproduzir cães, inclusivamente cães com LOP, não faz de ninguém um Criador. Quando muito faz dessa pessoa um reprodutor de cães de raça X ou Y.
Um Criador, dos tais que não coloca os animais em Lojas, faz muito mais para além de juntar um casal de cães com LOP ;) Mas como não me apetece repetir o que já foi dito neste forum 5.654.234.876 vezes acerca do que é um Criador, sugiro uma pequena pesquisa....vai encontrar muita coisa ;)
Quanto a comprar animais oriundos de Puppy Mill (no Leste há muitas, mas não é só lá), a diferença entre o 'há muitos anos atrás' e a actualidade é que agora nós sabemos que elas existem e podemos fazer alguma coisa contra isso, que é não as fomentar e não as rentabilzar.

Boa sorte para o seu cãozinho
Didja
Membro

quinta mar 05, 2009 8:37 am

PauloC1 Escreveu:Eu acho que o que a Didja não entendeu é qu o facto de se reproduzir cães, inclusivamente cães com LOP, não faz de ninguém um Criador. Quando muito faz dessa pessoa um reprodutor de cães de raça X ou Y.
Eu percebi mt bem e essa é a mh questão aki.. É k nas listas do cpc aparecem como criadores tanto as pessoas k fazem dos cães 'mákinas de dinheiro' como os k verdadeiramente têm amor pelas raças. E tb sei k eles não têm capacidade para fazer essa selecção.. Mas a meu ver, só deviam estar listados como verdadeiros criadores akeles cuja intenção é melhorar a raça.
ElMariachi
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 11:10 am

Didja Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Eu acho que o que a Didja não entendeu é qu o facto de se reproduzir cães, inclusivamente cães com LOP, não faz de ninguém um Criador. Quando muito faz dessa pessoa um reprodutor de cães de raça X ou Y.
Eu percebi mt bem e essa é a mh questão aki.. É k nas listas do cpc aparecem como criadores tanto as pessoas k fazem dos cães 'mákinas de dinheiro' como os k verdadeiramente têm amor pelas raças. E tb sei k eles não têm capacidade para fazer essa selecção.. Mas a meu ver, só deviam estar listados como verdadeiros criadores akeles cuja intenção é melhorar a raça.
Cabe a voçê, a mim, ou a qualquer comprador decidir e deliberar quais os parametros que considera ser um bom criador. Uns vão á procura de um Criador de alto nome, com cães campeões, com qualidades de trabalho irrepreensiveis, não importanto o preço. Outros procuram apenas um bom criador, que tenha amor pela raça e que trate com todas as condições e carinho os seus animais e filhotes.

Mas para outros o significado de um bom criador foi a pechincha que encontrou na net, onde comprou o cachorro da raça desejada por 100 euros sem LOP, e que com LOP custava 150... :roll: Não querendo minimamente saber das origens do cão e das condições em que ele foi criado..

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”