Devo castrar o meu Gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rita29
Registado: quarta jan 21, 2009 10:10 am

segunda fev 16, 2009 11:52 am

Esta é a pergunta que tem andado a rebolar na minha cabeça... Já pesquisei sobre o assunto, mas continuo com a dúvida. Devo ou não castrar o meu gatinho :?:

Ele tem quase 11 meses e tem aquelas manifestações habituais de qualquer gato que quer "namorar"... mia muito, às vezes dá aqueles miados de desespero, enrola-se com os peluches que apanha e, nessa altura, até fica um pouco agressivo (deve ficar convencido de que o peluche é uma gata). Às vezes também tenta escapar-se quando abrimos a porta de casa.

Ainda não descobri nele outra situação frequente nos gatos: a marcação de território.

Pelas minhas pesquisas e pelo que fui lendo sobre o assunto, aconselha-se a castração, mas eu fico a pensar se será mesmo necessário submeter o meu gatinho a esse "sacrifício". Ele iria mudar com isso?

Preciso da opinião de alguém que tenha gatos há mais tempo e até que já tenha passado pelo mesmo.

Obrigada a todos! :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda fev 16, 2009 12:28 pm

Castrar é sempre uma boa opção...
Se não o castrar ele vai tentar tudo para fugir de casa e se um dia acaba por conseguir??
Também perde essa agressividade de que fala...
Também pode ficar mais calmo, mais meigo e perde essas atitudes de gato maduro (se for castrado o mais rápido possível, pois os gatos são animais de hábitos)...
E há gatos que não marcam território... o que não quer dizer que não o comecem a fazer mais tarde, se houverem outros gatos na zona ou em casa, por exemplo...

A castração dos machos é uma intervenção simples, e os gatos são fortes recuperam muito bem...
A minha gata foi esterilizada e, no dia seguinte, já andava como se nada fosse (evitava apenas os contactos directos com a barriguinha)...

A castração não tem de ser vista como uma necessidade... mas antes como um acto de protecção, talvez...

Tem de ter em atenção que depois do gatinho ser castrado terá de ter mais cuidados com a alimentação... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

segunda fev 16, 2009 2:40 pm

Este é o segundo gatinho que tenho e, tal como o primeiro, é castrado. A recuperação é super rápida, o meu mal acordou da anestesia, parecia que nada se tinha passado! É sempre a melhor solução para eles, e não se preocupe que não é por ser castrado que vai deixar de ser um felino normal! E se tem a sorte de ele ainda não marcar território, faça-o o quanto antes! Assim não corre o risco de ele ganhar esse hábito e poder mantê-lo mesmo após a castração!

A sério, não se preocupe com ele, é rápido fácil, barato, não dá milhões mas evita que quase milhões de gatitos sem donos venham a nascer! :wink: :lol: :lol:
Mariana
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda fev 16, 2009 2:55 pm

marymartins Escreveu:A sério, não se preocupe com ele, é rápido fácil, barato, não dá milhões mas evita que quase milhões de gatitos sem donos venham a nascer! :wink: :lol: :lol:
:lol: :D

Evita também: :arrow: Marcação de território
:arrow: "Choros" constantes ao longo do dia
:arrow: Tentativas de fuga (procurar gatas!)
:arrow: "Ataques de fúria" para com os peluches!!!

E muitas outras coisas...

O único cuidado que terá de ter, de facto é com a alimentãção. No entanto, se o mantiver activo em brincadeiras (ou mesmo arranjar um companheiro felino - que eu aconselho, eles são muito mais felizes :D :P ) é uma situação não tão preocupante.

Se o deve castrar?? a minha resposta é SIM. :)

Tenho 2 gatinhos (irmãos) castrados que vão fazer 2 anos. E vou adoptar uma gatinha brevemente (ja esterelizada!) :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 18, 2009 9:24 pm

Sim, sem sombra de dúvida. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

domingo mar 01, 2009 10:50 pm

Claro que deve castrar.
Vai-lhe poupar mt stress, visto que para eles é um stress quando estão com o cio verem-se fechados num sítio e não poderem ir namorar.
Depois de castrados fazem a vidinha deles, brincam e não andam para aí desesperados, já para não falar que um gato não castrado dentro de uma casa com o passar dos anos pode ficar mesmo mt agressivo...
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda mar 02, 2009 10:14 am

E portanto... Voltando a pergunta que a fez abrir o tópico...

Vai castrar o gato ou não??????????????

Já passaram 15 dias... ai e tal... e nada! :roll:
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda mar 02, 2009 5:38 pm

Na minha opinião , se não queres tirar nenhuma ninhada, deves castrar. No entanto deves ponderar muito bem QUANDO castrar... Geralmente aconselho a que se castre imediatamente após a primeira marcação de território (como disse o outro forista, os gatos são animais de hábitos e se marcarem durante anos, a castração passa a não conseguir resolver o problema).

Porque esperar?? Porque nos testiculos é produzida testosterona, que por sua vez é fundamental para o crescimento e alargamento do pénis.

Ao castrar o seu gato, para o alargamento do pénis e da uretra, fazendo com que ele fique mais susceptivel a processos de obstrução urinária por cálculos ("pedras").
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 02, 2009 6:42 pm

VeTonfire Escreveu:

Porque esperar?? Porque nos testiculos é produzida testosterona, que por sua vez é fundamental para o crescimento e alargamento do pénis.

Ao castrar o seu gato, para o alargamento do pénis e da uretra, fazendo com que ele fique mais susceptivel a processos de obstrução urinária por cálculos ("pedras").
Eu acrescentaria, para que não restem dúvidas que, por isso mesmo, não se deve castrar machos antes de atingirem a maturidade sexual que é notória, na maioria, aquando da primeira demarcação por parte do animal :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda mar 02, 2009 6:51 pm

Parece que nisto estamos de acordo Leonilde :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 02, 2009 6:55 pm

Porquê? Conhecemo-nos? :? :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

segunda mar 02, 2009 8:03 pm

Aproveitando as últimas respostas, já noutro tópico referi que o meu Sirius, agora quase nos seus 6 meses, tenta frequentemente acasalar com a minha Scaramouche (esterilizada mas que não acha piada à coisa), mas nunca marcou território. A última vez que fui à vet (já há cerca de um mês) ela referiu que era pequeno ainda para ser castrado... Devo esperar pela marcação de território (ai ai), ou aproveitar que já tem o tamanho adequado para a intervenção?
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 02, 2009 8:11 pm

Paraiso Escreveu:Aproveitando as últimas respostas, já noutro tópico referi que o meu Sirius, agora quase nos seus 6 meses, tenta frequentemente acasalar com a minha Scaramouche (esterilizada mas que não acha piada à coisa), mas nunca marcou território. A última vez que fui à vet (já há cerca de um mês) ela referiu que era pequeno ainda para ser castrado... Devo esperar pela marcação de território (ai ai), ou aproveitar que já tem o tamanho adequado para a intervenção?
Fui ler a percebi que o seu gato tem agora 6 meses ou perto disso, certo?
Há gatos que começam a demarcar mais tarde que outros e normalmente nunca antes dos 6 meses de idade. Portanto, espere que ele atinja a maturidade... porque pelos exemplos que deu... pode nem passar de ser SÓ pura brincadeira com a gata :wink: ou o despertar da "puberdade"... :P
Contudo, leve o gatinho ao Vet e ele saberá, após exame, o que é o quê...?! :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça mar 03, 2009 12:02 pm

Obrigada! Eu penso não ser só brincadeira porque o pénis sai (desculpem a descrição, mas era a única maneira de explicar!)...Mas realmente tenho de levá-lo novamente à veterinária.
Kirjava
Membro Júnior
Registado: terça dez 02, 2008 8:13 am

terça mar 03, 2009 2:28 pm

Tens de ver os prós e contras mesmo!

Mas a meu ver, tem mais prós do que contras... Assim não foge e deixa de marcar território o que é muito bom.
Responder

Voltar para “Gatos”