:: E A R T H L I N G S :: O HOLOCAUSTO ANIMAL

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 03, 2009 1:13 pm

ChloeS Escreveu:Os animais que não alimentamos e são carnívoros matam para sobreviver.

Matam para sobreviver porque as leis da Natureza são assim. Claro que nós, Ser Humano, continuamos a achar que somos superiores a essas leis e alguns nem sequer as seguem. Como é o seu caso e até o meu. Mas pessoalmente, nunca me esqueço que a anti-natura sou eu e não os outros. E sei que quanto mais nos afastamos da Natureza, mais conflitos criamos com ela e ao mesmo tempo enfraquecemos e colocamos em causa a nossa própria espécie bem como as restantes.
ChloeS Escreveu:Agora a questão dos animais de estimação é mais delicada, reconheço...
Não tem nada de complicado. A ChloeS é que a complica. Cão, gato, comem carne. Simple as that. Não queiramos armar-nos em Deus e decidir por todas as criaturas qual vai ser o seu alimento. Se tenho um carnívoro em casa, respeito-o, alimentando-o como tal e não como a minha consciência acha melhor. Ou então, reconheço-o como apenas meu “escravo” e ao respeitar o seu alimento natural desrespeito o animal que tenho em casa.
ChloeS Escreveu:Nem me passa pela cabeça alimentar um cão ou gato com ração vegetariana, porque não confio nelas. Se houvesse uma alternativa vegetariana totalmente de confiança - ou seja, que não influenciasse negativamente a sua saúde em nada... Mas para já suspeito que não há.
Até há. Fale com a sua veterinária por exemplo. Já existem rações muito boas e de confiança. É um mercado que já tem uso e potencialidade.
ChloeS Escreveu:Mas não me espanto nada que, caso o número de vegetarianos continue a aumentar e a pressão aumente também, se investigue no sentido de produzir uma ração equilibrada para carnívoros que prescinda de carne. Não menosprezo a inteligência do Homem ao ponto de achar isso impossível... Diria que até acho isso muito provável.
Lá está a inteligência do Homem a trabalhar contra a Natureza. Preferia essa inteligência a trabalhar a favor da Natureza, percebendo que não é afastando-se dela que vai melhorar seja o que for.
ChloeS Escreveu:Em todo o caso sacrificar um animal para o bem de outro é uma coisa, sacrificar porque se gosta de comer carne ou porque se gosta de um casaco de peles é outra... Por isso mesmo, também dou medicamentos aos meus animais herbívoros se adoecem, mesmo sabendo que muito provavelmente foram testados em animais. É triste não nos esforçarmos por descobrir alternativas, mas enquanto não as houver...
Gosto desta dualidade de discurso. Enquanto não houver alternativas utilizo as ferramentas de que disponho, mesmo que essas ferramentas acentem em sofrimento animal e quebrem todo o limite do razoável. Como se o facto de utilizar essas ferramentas porque não existem outras, fosse muito diferente ou mais digno do acto de comer carne seguindo o ritmo sábio da Natureza ao invés de fugir dela como se ela fosse um bicho papão.
ChloeS Escreveu:Acredita que um dia viveremos numa sociedade sem criminalidade? É uma utopia, não é? A solução passa por deixar de lutar por isso? Não!
Acredita que um dia viveremos numa sociedade sem pobreza? É também uma utopia, não acha? Desistir desse objectivo é a solução? Não!
A dificuldade em atingir um objectivo não deve ser pretexto para não lutar por ele. Se pensássemos assim...O mundo estagnava

Se me explicar (indicando-me as fontes) por que motivo acha inviável manter espécies domésticas para consumo... Até posso dar-lhe razão. Mas não é porque alguém me diz simplesmente "isso é uma utopia, isso é inviável" que eu aceito como verdade absoluta, nem que venha de um especialista. Quero provas. Mas duvido muito que as haja, simplesmente porque duvido que haja interesse em fazer estudos no sentido de avaliar aquela viabilidade...
Demagogia. Pura e simples. Retórica, mais nada.

A morte não é feia. A morte é em ultima análise a contribuição para existência da restante vida. Na Natureza nada se perde, tudo se transforma.

Os vegetarianos, os vegans, os assim assim, em ultima análise devem perceber que são anti-natureza, são defensores de regras pouco naturais e não podem pretender que a sua forma de estar seja mais perfeita do que a ordem porque se rege a Natureza.

Lutar sim, contra maus tratos, contra existências cruéis, contra aberrações, mas não iniciar uma batalha que prejudica cada vez mais a nossa sã convivência com o mundo e com as espécies, mesmo que domesticadas.

A Natureza é feita de equilíbrios tão frágeis e tão complexos que não é afastando-nos dela que vamos trabalhar a favor dela e em harmonia.

Chega a um ponto que este tipo de discussão perde todo e qualquer sentido. Eu atingi o meu ponto do razoável. Aceito a minha maneira de estar como minha e não como modelo para nada, nem sequer para os meus queridos amigos 4 patas. No fundo, sei que básicamente estou errada, sou uma espécie de aberração.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 03, 2009 2:53 pm

ChloeS, eu sou engenheira zootécnica.... passo a explicar: técnica de produção animal. As minhas fontes? tudo o que já conheci e já vivi (não é muito, reconheço, mas chega para concluir o que concluí). Conheço muitíssimo bem os gastos de manutenção de um animal de produção....

Mas olhe, depois dessa conversa demagógica sugiro-lhe que pegue no carro e vá ao Alentejo falar com produtores. E pergunte-lhes como é afinal com os subsídios e se lhes vale a pena manter animais (ainda que de produção pouco produtivos, como algumas raças nacionais) com esses subsídios.

Um animal de produção leiteira, por exemplo, tem que consumir alimento concentrado....caro. muito caro. Tem que ter cuidados veterinários (nada baratitos néh!?). Tem que ser ordenhado (femeas claro) com toda a mão de obra e energia associados a esse processo, bem como os consumíveis e manutenção das salas de ordenha.Manter uma raça implica manter um certo número de indivíduos, bastante elevado.

Olhe...respeito quem diz "extingam-se porque são capricho humano" mais do que quem diz "ah não se extinguiam nada".... e escolhe viver em utopias...
Não compare toda a produção animal e consumo de carne a actividade criminosa porque nada tem a ver. Consumir carne faz parte da alimentação de um omnívoro. E é possível abater um animal respeitosamente.

Não respeito nada vegetarianos ou omnívoros que falam e agem como se todos os restantes fossem loucos, cruéis, ignorantes, ou algo que se pareça uma vez que, aparentemente só eles estão "cobertos" de verdades. Sabedoria de bolso....
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 03, 2009 2:54 pm

"Lutar sim, contra maus tratos, contra existências cruéis, contra aberrações, mas não iniciar uma batalha que prejudica cada vez mais a nossa sã convivência com o mundo e com as espécies, mesmo que domesticadas. "

Mesmo preguiçosa como sou citei. Merece citação esta frase....
Sabedoria e não é "de bolso..."
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 3:04 pm

LuMaria Escreveu:Matam para sobreviver porque as leis da Natureza são assim. Claro que nós, Ser Humano, continuamos a achar que somos superiores a essas leis e alguns nem sequer as seguem. Como é o seu caso e até o meu. Mas pessoalmente, nunca me esqueço que a anti-natura sou eu e não os outros. E sei que quanto mais nos afastamos da Natureza, mais conflitos criamos com ela e ao mesmo tempo enfraquecemos e colocamos em causa a nossa própria espécie bem como as restantes.
Nem me esqueço que a anti-natural sou eu. Simplesmente creio que nem eu nem a LuMaria consideramos o que é anti-natural necessariamente errado. Caso contrário, como já disse algures, toda a Humanidade seria errada em si, porque de natural tem muito pouco. As regras da própria sociedade ao impor limitações à lei do mais forte é anti-natural. No entanto ambas as achamos muito positivas, ou não?
Quanto a isso de pôr em causa a nossa e espécie e as outras... Enfim, já ouvi isso n vezes mas ninguém conseguiu demonstrar através de um discurso lógico e fundamentado porquê. A não ser com a famosa alegação de que ao acabarmos com certas explorações levaríamos as espécies exploradas à extinção. Curiosamente, o Homem já levou tantas espécies à extinção devido a outras acções suas... Mas essas não interessam para esta conversa, não é? Os vegetarianos é que são os destruidores da biodiversidade e os hipócritas. Quem não usa e abusa de todas aquelas coisas que ao longo dos tempos levaram è extinção de tantas espécies, que me critique por ser vegetariana... :roll: Fico à espera que apareça por aqui um desses heróis :lol: Se querem falar em graus e abandonar um discurso do tudo ou nada, então façam-no para defender a vossa posição, mas também ao atacar a nossa :wink:
LuMaria Escreveu:Não tem nada de complicado. A ChloeS é que a complica. Cão, gato, comem carne. Simple as that. Não queiramos armar-nos em Deus e decidir por todas as criaturas qual vai ser o seu alimento. Se tenho um carnívoro em casa, respeito-o, alimentando-o como tal e não como a minha consciência acha melhor. Ou então, reconheço-o como apenas meu “escravo” e ao respeitar o seu alimento natural desrespeito o animal que tenho em casa.
De acordo. Pena não ter citado o resto das minhas palavras que vão nesse exacto sentido :D
LuMaria Escreveu:Até há. Fale com a sua veterinária por exemplo. Já existem rações muito boas e de confiança. É um mercado que já tem uso e potencialidade
Se a LuMaria acha que já as há de confiança... Está a admitir que ao alimentar um carnívoro com essas rações não se está a prejudicar a sua saúde em nada. Então, porque lhe repugna que sejam utilizadas? É por ser anti-natural? E o que é que isso tem de errado em si, se não prejudica em nada o animal? Em todo o caso, não sou tão optimista como a LuMaria, eu deconfio ainda da qualidade delas.
LuMaria Escreveu:Lá está a inteligência do Homem a trabalhar contra a Natureza. Preferia essa inteligência a trabalhar a favor da Natureza, percebendo que não é afastando-se dela que vai melhorar seja o que for.
Acha que a criação intensiva de gado é trabalhar a favor da natureza? Não me vai dizer que acha que o futuro é a criação extensiva, com vaquinhas felizes a pastar ao ar livre para alimentar milhões de pessoas, ou acha? Vejo que também há alguma utopia do lado dos omnívoros... Qual é a sua opinião acerca da criação intensiva que tem como resultado aquele "manjar" de hormonas, antibióticos e sei lá que mais de que já falou algures aqui no fórum? Se torcem pela manutenção das espécies "de produção" de uma forma que não seja anti-natura (em criação extensiva) então têm de dar graças a Deus por haver cada vez mais vegetarianos a aliviar a procura de carne :lol: Já pensou nisso??


LuMaria Escreveu:Gosto desta dualidade de discurso. Enquanto não houver alternativas utilizo as ferramentas de que disponho, mesmo que essas ferramentas acentem em sofrimento animal e quebrem todo o limite do razoável. Como se o facto de utilizar essas ferramentas porque não existem outras, fosse muito diferente ou mais digno do acto de comer carne seguindo o ritmo sábio da Natureza ao invés de fugir dela como se ela fosse um bicho papão.
Acho que faz toda a diferença haver ou não alternativa. Se para aLuMaria não faz...Só tenho de respeitar muito a sua opinião mas discordar muito dela... Quanto a seguir o ritmo "sábio" da Natureza, já falei o suficiente acerca disso acima.
LuMaria Escreveu:Demagogia. Pura e simples. Retórica, mais nada.
Se acha que é só retórica desprovida de qualquer conteúdo explique-me exactamente porquê. Mesmo que a si lhe pareça óbvio, explique exactamente porquê. Se para si o que lhe disse é pura demagogia, o que me disse é uma pura forma de criticar uma afirmação sem se saber ao certo como. É uma crítica, desculpe-me a sinceridade, completamente gratuita. Refuta-se um argumento usando argumentos também, não deixando no ar exclamações do género "É puro activismo de sofá!", "É pura utopia!" e outras afins.
LuMaria Escreveu:Os vegetarianos, os vegans, os assim assim, em ultima análise devem perceber que são anti-natureza, são defensores de regras pouco naturais e não podem pretender que a sua forma de estar seja mais perfeita do que a ordem porque se rege a Natureza.
Sei que sou anti-natureza ao escolher uma alimentação não omnívora. Mas como já disse e volto a repetir anti-natural não é necessariamente mau :wink:
LuMaria Escreveu:Chega a um ponto que este tipo de discussão perde todo e qualquer sentido. Eu atingi o meu ponto do razoável. Aceito a minha maneira de estar como minha e não como modelo para nada, nem sequer para os meus queridos amigos 4 patas. No fundo, sei que básicamente estou errada, sou uma espécie de aberração.
Quando os defensores do vegetarianismo chamam os omnívoros de aberração, queixam-se de estarem a ser desrespeitados. Se os defensores do vegetarianismo não os chamam de aberrações imaginam que sim para se sentirem desrespeitados... :roll: Por que motivo têm alguns omnívoros a necessidade de se sentirem "vitimizados" pelos vegetarianos? Eu não desrespeito omnívoros, discordo apenas, mas com todo o respeito e para mim não são nenhumas aberrações!! Até porque até há bem pouco tempo eu comia carne e não sinto que tenha passado de aberração a anjo por isso. Não inventem ofensas e arrogância por parte dos vegetarianos quando ela não existe. Se outros se acham moralmente superiores a si, LuMaria, sinto muito, mas eu não me acho comcerteza 8)
Última edição por ChloeS em terça mar 03, 2009 3:38 pm, editado 1 vez no total.
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 3:30 pm

angeleyes20 Escreveu:Conheço muitíssimo bem os gastos de manutenção de um animal de produção....

Mas olhe, depois dessa conversa demagógica sugiro-lhe que pegue no carro e vá ao Alentejo falar com produtores. E pergunte-lhes como é afinal com os subsídios e se lhes vale a pena manter animais (ainda que de produção pouco produtivos, como algumas raças nacionais) com esses subsídios.

Um animal de produção leiteira, por exemplo, tem que consumir alimento concentrado....caro. muito caro. Tem que ter cuidados veterinários (nada baratitos néh!?). Tem que ser ordenhado (femeas claro) com toda a mão de obra e energia associados a esse processo, bem como os consumíveis e manutenção das salas de ordenha.Manter uma raça implica manter um certo número de indivíduos, bastante elevado.

Olhe...respeito quem diz "extingam-se porque são capricho humano" mais do que quem diz "ah não se extinguiam nada".... e escolhe viver em utopias...
Não compare toda a produção animal e consumo de carne a actividade criminosa porque nada tem a ver. Consumir carne faz parte da alimentação de um omnívoro. E é possível abater um animal respeitosamente.

Não respeito nada vegetarianos ou omnívoros que falam e agem como se todos os restantes fossem loucos, cruéis, ignorantes, ou algo que se pareça uma vez que, aparentemente só eles estão "cobertos" de verdades. Sabedoria de bolso....
Angeleyes: se de facto, animais de produção são "aberrações" criadas por seres humanos completamente incapazes de sobreviver sozinhos (uma espécie assim, têm de concordar, é uma aberração), pergunto-me o que de tão valioso têm para os que defendem o que é anti-natural defenderem a manutenção dessas espécies. Continuo à espera de respostas à pergunta que aqui deixei: por que motivo valorizam uma espécie em si?
Acrescento uma observação: eu vim aqui perguntar humildemente, admitindo a minha ignorância nessa matéria, se é viável a manutenção de espécies domésticas caso deixassem de ter interesse económico (referia-me a mantê-las como se mantêm outras selvagens - pode ser um absurdo, mas estou aqui para aprender e não, como disse, para dizer "as minhas verdades") Mas entenderam logo que eu estava a afirmar implicitamente que não se extinguiriam... Para poder criticar, não é? :P

Não comparei a produção de carne a actividades criminosas, usei a mesma lógica em situações materialmente diversas, o que é bem diferente. Mas mais uma vez fingem que não perceberam para criticar e, eventualmente, afirmar que estamos a comparar um ser humano a uma galinha e desrespeitar seres humanos chamando-os de criminosos... :roll: Sabe muito bem o que eu pretendia explicar com a comparação e se acha que é impossível aplicar a mesma lógica às duas coisas diga-me objectivamente porquê.

E tem razão, eu também não respeito nem omnívoros nem vegetarianos que acham os demais cruéis, loucos, seja o que for , por terem uma maneira de ver as coisas diferente. Ainda bem que nenhuma de nós o fez 8) Ou acha que eu o fiz? :roll:
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 03, 2009 3:52 pm

"Angeleyes: se de facto, animais de produção são "aberrações" criadas por seres humanos completamente incapazes de sobreviver sozinhos (uma espécie assim, têm de concordar, é uma aberração), pergunto-me o que de tão valioso têm para os que defendem o que é anti-natural defenderem a manutenção dessas espécies. Continuo à espera de respostas à pergunta que aqui deixei: por que motivo valorizam uma espécie em si?"

Os animais de produção conseguem, como unidades produzir o suficiente para não representarem apenas uma despesa e trazerem ao produtor e família algum rendimento, produzindo em quantidades superiores. É isso que têm de valioso....pense em questões ecológicas...uma boca a comer...um organismo a gerar desperdícios e a produzir o mesmo que 2 ou 3 "selvagens" (as vezes muito mais...dependendo do caso) para as pessoas poderem comprar e alimentar-se. Esses animais, aos quais nunca chamei aberrações, sofreram algumas variações. E sim, raças há que não defendo e que são aberrações sem qualidade de vida. Raças há que são saudáveis, rústicas e produtivas...e não sobrevivendo sem ajuda humana, nada há de "aberrações" nelas.


"Acrescento uma observação: eu vim aqui perguntar humildemente, admitindo a minha ignorância nessa matéria, se é viável a manutenção de espécies domésticas caso deixassem de ter interesse económico (referia-me a mantê-las como se mantêm outras selvagens - pode ser um absurdo, mas estou aqui para aprender e não, como disse, para dizer "as minhas verdades") Mas entenderam logo que eu estava a afirmar implicitamente que não se extinguiriam... Para poder criticar, não é? Razz"

Não, não é. Não critiquei apenas, também lhe expliquei o "porquê" da minha opinião. E aquilo a que chama crítica sou apenas eu, a discordar de si...mas pronto.

"Não comparei a produção de carne a actividades criminosas, usei a mesma lógica em situações materialmente diversas, o que é bem diferente." Ou não....

"Mas mais uma vez fingem que não perceberam para criticar e, eventualmente, afirmar que estamos a comparar um ser humano a uma galinha e desrespeitar seres humanos chamando-os de criminosos..."

Hã!? Ouça...não tenha a mania da perseguição que para mim isso não dá mesmo... é um "mata-conversas". Por acaso até percebi mesmo a lógica que coloquei...não "fingi que não percebi".

" Rolling Eyes Sabe muito bem o que eu pretendia explicar com a comparação e se acha que é impossível aplicar a mesma lógica às duas coisas diga-me objectivamente porquê. " O rolling eyes serve para quê?

Agora é medium?? Não, não percebi meeesmo o que você queria explicar e continuo sem perceber. Acho impossível aplicar a mesma lógica porque num caso estamos a falar de crimes: desrespeito por seres humanos/animais, que traz dor sofrimento, etc etc etc e noutro estamos a falar do abate de animais para consumo que pode ser feito respeitosamente. (você acha que não... eu acho que sim, e podíamos discutir isso até ao fim do mundo, porque nem você nem eu mudaríamos de opinião...se bem que seria interessante...quer experimentar? :wink: )
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 4:17 pm

Não, não sou medium. Se nao percebeu a comparação, desculpe, e esclareço-a desde já com muito gosto :)
A lógica é simples: a dificuldade em atingir um objectivo, seja ele qual for (seja ele muito nobre, mais ou menos nobre ou pouco nobre, que simplesmente tenha a característica de ser difícil de atingir) não pode justificar a desistência de prossegui-lo, quando é um objectivo que nos propusemos atingir. Entende agora o que quis dizer?

Qaundo lhe perguntei que valor dá à espécie em si, referia-me a uma qualquer espécie e não às de "produção". O valor de uma espécie dessas para o ser humano eu sei qual é :wink:

Bem, pelo menos fiquei a saber que há espécies viáveis sem intervenção do Homem. Gostaria de saber aproximadamente que percentagem das espécies de "produção" sobreviveriam sozinhas (isto é, as tais que não são inviáveis em si e que não precisam de cuidados veterinários constantes par se manterem vivas). E já agora, qual é para si o futuro da criação extensiva? Se tiver paciência para a minha curiosidade e ignorância... :oops: :P Mas afinal sempre é mais produtivo partilharmos informação do que simplesmente andarmos para aqui as duas a dizer, é aceitável, não é aceitável, há respeito, não há respeito... :lol:
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

terça mar 03, 2009 5:11 pm

Quando os defensores do vegetarianismo chamam os omnívoros de aberração, queixam-se de estarem a ser desrespeitados. Se os defensores do vegetarianismo não os chamam de aberrações imaginam que sim para se sentirem desrespeitados... Por que motivo têm alguns omnívoros a necessidade de se sentirem "vitimizados" pelos vegetarianos? Eu não desrespeito omnívoros, discordo apenas, mas com todo o respeito e para mim não são nenhumas aberrações!! Até porque até há bem pouco tempo eu comia carne e não sinto que tenha passado de aberração a anjo por isso. Não inventem ofensas e arrogância por parte dos vegetarianos quando ela não existe. Se outros se acham moralmente superiores a si, LuMaria, sinto muito, mas eu não me acho comcerteza
Se procurar aqui mesmo na arca, vai encontrar a designação de come cadáveres da parte de vegetarianos a referirem-se a omnivoros.
Se acha que come cadáveres não é ofensivo...
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 5:22 pm

element Escreveu:
Quando os defensores do vegetarianismo chamam os omnívoros de aberração, queixam-se de estarem a ser desrespeitados. Se os defensores do vegetarianismo não os chamam de aberrações imaginam que sim para se sentirem desrespeitados... Por que motivo têm alguns omnívoros a necessidade de se sentirem "vitimizados" pelos vegetarianos? Eu não desrespeito omnívoros, discordo apenas, mas com todo o respeito e para mim não são nenhumas aberrações!! Até porque até há bem pouco tempo eu comia carne e não sinto que tenha passado de aberração a anjo por isso. Não inventem ofensas e arrogância por parte dos vegetarianos quando ela não existe. Se outros se acham moralmente superiores a si, LuMaria, sinto muito, mas eu não me acho comcerteza
Se procurar aqui mesmo na arca, vai encontrar a designação de come cadáveres da parte de vegetarianos a referirem-se a omnivoros.
Se acha que come cadáveres não é ofensivo...
É ofensivo e não concordo com esse tipo de vegetarianos na forma como defendem o seu ponto de vista. Mas o que a utilizadora a que respondi afirmou depois de me ter citado (e só por isso, não por nenhuma mania da perseguição :lol: ), levou-me a sublinhar que nem todos os vegetarianos ofendem omnívoros. Logo só quando se dirigem aos que ofendem é que vale a pena criticar essa ofensas e a tal superioridade moral que alguns pensam ter 8)

Às vezes até pergunto aos meus amigos omnívoros (todos :cry: ) ao almoço, se o cadáver está bom e tal... :D Mas é na brincadeira e todos sabem disso e entram na brincadeira. Agora chamar come-cadáveres a omnívoros fora desse âmbito - ou, seja manifestando uma real repugnância por quem come carne - é injusto e ofensivo.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 03, 2009 6:27 pm

ChloeS Escreveu:Angeleyes: se de facto, animais de produção são "aberrações" criadas por seres humanos completamente incapazes de sobreviver sozinhos (uma espécie assim, têm de concordar, é uma aberração
Então concorda que os seus periquitos são "aberrações" é isso? É que se soltar os animais o mais certo é morrerem à fome ou na boca de um gato porque não se sabem defender.

Quanto às respostas ao meu post, nem vou comentar. Parece-me nitidamente que entendeu apenas 1/10 do que escrevi. :wink:

Quanto à questão do "aberração" e da celeuma ofensa ou não e tal e coisa...volte atrás e leia. Eu chamei aberração a mim propria por não comer carne. Estava unica e exclusivamente a referir-me a mim.
Última edição por LuMaria em terça mar 03, 2009 6:30 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 03, 2009 6:29 pm

ChloeS, vamos lá...por algum motivo lhe respondo a si e deixei de o fazer a outros users.
"Bem, pelo menos fiquei a saber que há espécies viáveis sem intervenção do Homem. " Eu não disse isso... alias sublinhei que, pelo menos em questões alimentares precisam da intervenção humana. O facto de serem rústicas saudáveis e terem qualidade de vida não quer dizer que não precisem de nós! Produzirem mais faz com que a alimentação (entre outras coisas) tenha exigências diferentes.

"Gostaria de saber aproximadamente que percentagem das espécies de "produção" sobreviveriam sozinhas (isto é, as tais que não são inviáveis em si e que não precisam de cuidados veterinários constantes par se manterem vivas)."A médio / longo prazo, penso que 0% mesmo. Mas não precisam de cuidados veterinários constantes. Vamos lá... exemplo de ovinos. Ovinos de carne costuma ser uma produção extensiva.... tem que se fazer tosquia (extremamente dispendiosa), tratar bicheiras (infecção por insectos, como por exemplo larvas de mosca: míases...aconsece em pequenas feridas na primavera/verão) que apareçam e peeiras (apodrecimento das unhas da ovelha)... há sempre cuidados para garantir a qualidade de vida aos animais de produção. Vai muito além do serem livres.

" E já agora, qual é para si o futuro da criação extensiva?"

O futuro da criação extensiva (na produção de leite) é algo que vejo cinzento escuro. É preciso ter área de pastagem que ajude a sustentar um número de animais significativo o suficiente para dar sustento a um produtor. É necessário que esses animais sejam "adequados" a esse tipo de produção...
Nem todas as raças se dão bem com o extensivo.
Vejo mais claro o meio termo...animais estabulados parte do tempo. Mas também para isso são necessários mais recursos.... e olhe que já vi explorações intensivas em que os animais não exibiam nenhum sinal de stress ou mal estar e estavam super bem tratados (vacas leiteiras).

Na produção de carne vejo o extensivo como o caminho claro...e já tomado na maioria das vezes. quanto mais há um ou dois parques de engorda....

Nos ovos... alias...nas aves...não sei que lhe diga... porque, por um lado, o extensivo é menos rentável, e apresenta mais riscos de contaminação para os ovos (muito mais mesmo)... mas o intensivo é... assustador. As aves devem ser os animais de produção que mais sofrem por falta de condições. O pior é que os produtores querem melhorar e cumprir as novas regras legais, mas o produto final é mal valorizado e não têm praticamente como o fazer. É um caso em que é fácil atirar pedras e difícil dar soluções...ninguém quer pagar mais por um frango...

Uma empresa na qual fiz trabalho final e estagiei... tem milhares de animais de leite em extensivo. Ovelhas. São muito bem tratadas e o queijo é uma delicia... vejo aquela exploração e outras 3 ou 4 às quais tive acesso como o "ideal" da produção de leite de ovelha. mas ovelhas não são vacas.
:)


Editado: esqueci-me dos porcos. Já vi boas explorações e más explorações.... mas em raças melhoradas: esqueça o extensivo. não dá...
e nas melhoradas é batalhar por melhorar as condições na suinicultura. Alguns suinicultores são é porcos. mas outros não.....
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 6:48 pm

LuMaria Escreveu:
ChloeS Escreveu:Angeleyes: se de facto, animais de produção são "aberrações" criadas por seres humanos completamente incapazes de sobreviver sozinhos (uma espécie assim, têm de concordar, é uma aberração
Então concorda que os seus periquitos são "aberrações" é isso? É que se soltar os animais o mais certo é morrerem à fome ou na boca de um gato porque não se sabem defender.

Quanto às respostas ao meu post, nem vou comentar. Parece-me nitidamente que entendeu apenas 1/10 do que escrevi. :wink:

Quanto à questão do "aberração" e da celeuma ofensa ou não e tal e coisa...volte atrás e leia. Eu chamei aberração a mim propria por não comer carne. Estava unica e exclusivamente a referir-me a mim.
Referia-me à espécie em si, já que era disso que se estava a falar: viabilidade de espécies. Como sabe os periquitos enquanto espécie sobrevivem por si e muito bem. Afinal não sou só eu que percebo mal algumas coisas :wink:

Quanto à parte da aberração, de facto entendi mal. Mas deve concordar que dado o seu discurso qualquer um concluiria que come carne, a não ser que já soubesse à partida que não o faz, não concorda? Por isso pensei que estivesse a falar em tom irónico, a referir-se a si enquanto omnívora como aberração. Entende o porquê da minha confusão? Se houve alguma outra confusão da minha parte que não derive do facto de ter partido desse princípio de que come carne, agradecia que me dissesse onde...
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 03, 2009 6:54 pm

ChloeS Escreveu:Quanto à parte da aberração, de facto entendi mal. Mas deve concordar que dado o seu discurso qualquer um concluiria que come carne, a não ser que já soubesse à partida que não o faz, não concorda? Por isso pensei que estivesse a falar em tom irónico, a referir-se a si enquanto omnívora como aberração. Entende o porquê da minha confusão? Se houve alguma outra confusão da minha parte que não derive do facto de ter partido desse princípio de que come carne, agradecia que me dissesse onde...
Pois... conforme eu disse, não percebeu ou não quis perceber, 1/10 do que escrevi. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ChloeS
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça mar 03, 2009 7:03 pm

Angeleyes, obrigada pela paciência em responder às minhas perguntas, de uma forma que me pareceu imparcial e sem o típico tom arrogante de muitos (que acham que quem não sabe tanto quanto eles deve é estar caladinho).
Mas faz-me confusão pensar que a criação extensiva é o futuro. Se a procura levou a que se passasse à intensiva acha que o futuro é voltar a dar preferência à extensiva? Sei que os consumidores são cada vez mais exigentes, mas como disse, ninguém quer pagar muito por um frango (e de preferência, pela carne em geral :lol: ). Por outro lado, não me parece que haja quebra na procura, pelo contrário. Estou errada neste ponto? Ou será que há outros factores relevantes que me estão a passar ao lado?
Mais uma vez, desculpe tantas perguntas, já parece uma entrevista :oops:
Onde já vai a discussão, mas penso que ainda se enquadra no tema inicial :|
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 03, 2009 7:08 pm

Penso que seja o futuro em alguns casos e tipos de produção por ser mais sustentável.

Precisamente...daí o problema que se levanta com a suinicultura e avicultura...as carnes mais baratas do mercado.

A produção de carne de vaca pode ser feita e tem sido em grande parte em extensivo ou semi-extensivo porque isso reduz as infraestruturas necessárias.

Já na produção de leite... o semi-extensivo aumenta o investimento...

No geral vejo a indústria a passar por maus bocados. a de produção animal e a agrícola. As pessoas queriam poder valorizar certas coisas, mas sinceramente: não há dinheiro!!!

Nem para melhorar condições nem para manter raças a pão-de-ló em "reservas". Infelizmente.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”