ChloeS Escreveu:Peixazul: gostaria só de te chamar a atenção para um ponto: não vais ser tu a mexer nos periquitos, mas eles a mexer em ti.Passo a explicar: os periquitos domesticados virão ter contigo, gostarão de pousar no teu ombro, empoleirar-se no teu dedo, dar-te-ão bicadinhas na cara, até nas mãos, mas sempre quando lhes apetecer. Podes, no máximo chegar-lhes a cara, mas se lhes chegares as mãos o mais provável é fugirem (eu consigo tocar nos meus com um só dedo e com a mão numa posição que não os faça pensar que vou agarrá-los e, mesmo assim, é raro darem-me esse privilégio). Quando era miúda, tive uma periquita sozinha desde muito jovem (ainda tinha a primeira plumagem característica dos periquitos muito jovens) e mesmo assim nunca permitiu que lhe tocasse com as mãos e estava sozinha e domesticada! Não tenhas muitas expectativas de fazer festinhas num periquito. Mas tambem te digo que não há nada mais gratificante do que ver uma ave a vir ter connosco porque quer e gosta (e não porque foi forçada a viver sozinha e ficou por isso dependente de nós).
Vamos às questões:
-Um periquito vive, em média, 7 anos, mas pode chegar aos 12.
-Arranja a gaiola maior que puderes, as dimensões mínimas que é costume recomendar-se (acho eu)para um casal: 60x40x40 cm Se só puderes comprar uma um pouco mais pequena, desde que os deixes voar algumas horas por dia dentro de casa, não há-de ter mal. Agora, se só podes comprar uma muito mais pequena ou se não podem voar muito dentro de casa, porque não tens tempo suficiente para os vigiar, o melhor é esperar por outra altura em que tenhas condições melhores.
![]()
Não compres gaiolas redondas, nem zincadas, e não gastes muito a comprar uma muito alta: a largura e comprimento são mais importantes, porque eles gostam de estar em zonas altas, logo não faz muita diferença sobrar muito espaço para baixo.
- Quanto a acessórios, além dos óbvios comedouros (dois) e bebedouro, podes arranjar um brinquedo se a gaiola for muito espaçosa, caso contrário é melhor só pôr ramos de árvore de fruto (sem tratamentos e lavados) que vão adorar roer. Os brinquedos melhores são os que se vendem em lojas de animais só com corda e troncos ou algo parecido feito por alguém que saiba . Quanto mais simples, menos riscos há de os magoarem
E alimentação, já te informaste bem?
Tem a certeza?