quarta mar 04, 2009 11:25 am
Em relação à manutenção de vários exemplares juntos, e como foi já discutido num outro post, em regra não só não aconselho como não vejo vantagem nenhuma a não ser na carteira e no espaço (mas se apenas esses são os factores decisivos para colocar dois ou mais exemplares por terrário o melhor mesmo era não os ter), e não me vou alargar mais.
Em relação ao substrato de facto deverá colocar algo, seja papel de cozinha, jornal, humus de coco, bark, coco husk, etc... que permita absorver os dejectos do animal e facilitar a sua remoção e limpeza do terrário. Para cobras pequenas o papel não é uma má opção, e facilita a sua alimentação sem que haje perigo de ingestão de elementos de substrato solto, se bem que como vai manter 2 corns juntas presumo que não as vá alimentar noutro local, por questões de segurança...
Em relação às tocas eu colocava mais tocas e de menor dimensão, pelo menos partindo do principio que são de tenra idade.
Em relação à nota da kitten sobre o "pau", é verdade que as corn não são uma espécie arboricola mas são semi-arboricolas, por isso não vejo mal nenhum. Aliás em qualquer caso mal não faria, quanto muito seria supérfluo. Mas penso que percebo a preocupação da Kitten....de facto é mais importante tratar primeiro dos aspectos principais e depois os secundários logo se vê.
Quanto ao tapeta, e ainda que tenha que estar regulado por um termostato, de facto deveria evitar a possibilidade de contacto directo do animal com a fonte. A cortiça serve, se não muito espessa, mas o vidro ou acrílico seria bem melhor, até por questões de limpeza e higiéne.