cadela gorda !

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

domingo jul 13, 2003 11:24 pm

Olá

Tenho uma cadela vira lata que deve ter uns 11 ou 12 anos , é de medio porte e é muito gorda , muito mesmo :oops:
A Dabi só come ração light , sai de coleira 3 vezes ao dia para fazer uma caminhada e tambem as necessidades , não come muito , só come no almoço e jantar (quando nós nos sentamos a mesa ela vai comer tb , uma graça) e mesmo assim continua uma bola...
Ela ja tem dificuldades para subir no sofa , parece que não aguenta mais o proprio peso ....
eu ja não sei o que faço ... não é uma cedla sedentaria , nem comilona e ainda assim não emagrece .
Fico preocupada porque ela ja esta meio velhinha e acho que todo esse peso não é bom ...

Alguma dica??
camie
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 11:30 pm

Ah , esqueci de dizer que a Dabi é esterilizada (não sei se influencia )
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jul 13, 2003 11:47 pm

Caros amigos,

se a cadela foi esterilizada há pouco tempo, conviria ver se daí resultou algum desequilíbrio hormonal não compensado por medicamentos;

se essa hipótese não tiver cabimento, em minha opinião a causa do aumento de peso só pode dever-se a excesso de alimentação ou falta de exercício; não se esqueçam que com a idade o metabolismo basal diminui, pelo que a bicha precisa de menos nutrientes para se manter saudável;

uma boa forma de comprovarem isso é verificarem se a quantidade de ração que lhe dão é a recomendada pelo fabricante. Normalmente há a tendencia por parte dos donos de darem mais quantidade...

´Claro que o aumento de peso também pode ser originado por doença (insuficiencia renal, por ex.) mas isso só o veterinário poderá determinar.

Espero ter-vos sido útil

Um abraço

José Carlos
camie
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 12:00 am

Olá jcsousa

obrigada por responder , claro que foi util !

Faz 2 anos que ela foi esterilizada ...vou verificar a quantidade de ração que vem sendo dada .
duvidas
Membro
Registado: sexta mai 30, 2003 8:51 pm

segunda jul 14, 2003 1:24 am

olá
Li agora o que escreveu e nao pude deixar de dizer qq coisinha.
sabe....Há uns 4 anos, uma das minhas meninas começou aos poucos a engordar muito. Chegamos ao ponto de lhe dar ração ligth, dietas, eu sei lá.....(sempre orientados pela vet)
Ela chegou ao ponto de ter até dificuldades pra subir no sofá.....estava de facto uma bola.
Um dia apareceu-lhe uma ferida no cotovelo......que com tratamentos atrás de tratamentos nao sarava.........e aí finalmente deu um "clic" na veterinária. Fez-se um teste de diabetes ....durante uns dias andamos a testar-lhe os niveis no sangue. Deu positivo!
A Nono até hoje tem que tomar insulina cada vez que come....e hoje em dia voltou a ser uma menina elegante. Eu pessoalmente acho até que ela estáa magra demais, mas a vet diz que é normal...
camie
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 5:14 pm

Um dia apareceu-lhe uma ferida no cotovelo......
Sera que vc pode me dizer como eram as feridas?

Minha Dabi tinha nas patas um tipo de verruga que ja foram removidas com cirugia ...mas agora ficou-me a duvida
duvidas
Membro
Registado: sexta mai 30, 2003 8:51 pm

segunda jul 14, 2003 8:49 pm

olá

a ferida que lhe apareceu era como se ela tivesse raspasdo ou cortado em alguma coisa. Depois disso foi formando tipo uma bolha....a vet chegou a pensar em agua no corovelo e ela ainda tomou uns anti inflamat´rios e aquilo até teve dreno.....dias e dias....
Isto tudo só acabou passado muito tempo....e ela já a tomar a insulina.......que toma até hoje é claro
Responder

Voltar para “Cães”