Nanico Escreveu:
Aqui ha uns anos, quando se tornaram populares os concursos de Border Collies na televisao, esta raca tornou-se muito popular na Holanda. Toda a gente queria um. Ora esta e uma raça verdadeiramente de trabalho e que necessita de muitos estimulos. Muitas familias viram-se em problemas quando os seus Border Collies comecaram a lidar com a familia como se lidassem com um rebanho, "corrigindo" criancas impertinentes. Outras familias nao estavam prevenidas para o facto destes caes nao se adaptarem a apartamentos e de necessitarem de muito exercicio. Tive um colega que tinha dois caes desta raça. Antes de vir trabalhar ia sempre dar um longo passeio de bicicleta com os caes. A esposa dele passava o dia fora com os caes e ele so me dizia: "E impossivel... nao consigo dar conta da energia deles... que me dera ter escolhido outra raça"...
Olá Joana!
Não sendo a Quick o meu primeiro Border Collie, portanto a única investigação que fiz desta vez foi "quem é que de A,B, e C... tem ninhadas".
Tenho de facto ouvido várias vezes pessoas perplexas perguntarem-me o porquê de um Border Collie para cão de companhia; e a resposta é invariavelmente, que os Border Collies dão óptimos cães de companhia, quando se reunem certas condições. É certo que são extremamente activos, mas também são extremamente obedientes e aprendem depressa. Eu nunca tive inconvenientes em ter Border Collies num apartamento, pois sempre lhes mantive o nível de actividade adequado (que é bem mais que dois passeios de 30 minutos por dia).
Como não tenho um rebanho de ovelhas a pastar na varanda, procuro cães que se adaptem ao meu estilo de vida. Não vou concerteza buscar um cão que irá ser um fantástico pastor, se não tenho nada para ele pastorear em casa (excepto as filhas, que às vezes bem mereciam), mas não descurando tratar-se de um cão que só é verdadeiramente feliz a trabalhar, e portanto tendo sempre o cuidado de o treinar e exercitar. Entristece-me muito o facto de especialmente nos paíse do norte da Europa e nos Estados Unidos existirem muitos Border Collies abandonados, pois muitas pessoas acharam muito giro o cãozinho do "porquinho Babe", e depressa descobriram que não eram assim tão giros, pois quando estão aborrecidos tornam-se o inimigo nº1 de qualquer peça de mobiliário, e tornam-se animais nervosos e inclusivé agressivos.
Acho que não é cão para qualquer pessoa (mas algum o é?), mas é concerteza o CÃO para mim.