Alguns dos meus bichos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

terça mar 03, 2009 2:27 pm

Psynapse, O que o Ikor escreveu foi:
Ikor Escreveu: sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos.
E embora me pareça que falta ali um "é", para ficar "não é um instinto", não me parece que se possa analisar de forma linear e absoluta (como fez uma pessoa) que ele disse que era um instinto. Embora só o Ikor possa saber.
:wink:
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 2:37 pm

Psynapse Escreveu:E esse tipo de comportamento não gregário é instintivo.
Psynapse, estou em geral de acordo contigo. Mas gostaria de salientar um ponto que muitas pessoas não sabem, pelo que tenho falado por aí. E este comentário não tem que ver com as cobras deste membro.

Muitos répteis que apresentam tolerância social (nem estou a falar de cobras em particular), em grande medida instintivamente, podem ser de facto condicionados a serem mais tolerantes à companhia (do mesmo animal ou outros) se forem mantidos desde pequenos com mais exemplares da espécie. Claro que todas as condições têm que ser boas e se houver stress há sempre maiores probabilidades de contecerem fenónemos desagradáveis, em comparação com espécies inteiramente sociais.

Isto para dizer que o comportamento não gregário de um exemplar não tem que ser necessariamente institivo.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça mar 03, 2009 2:49 pm

gecofilo Escreveu:Psynapse, O que o Ikor escreveu foi:
Ikor Escreveu: sabe que isso não um instinto que se tem ou não, mas sim algo que se adquire e desenvolve ou não inconscientemente, consoante o meio ambiente em que os animais/humanos estão inseridos.
E embora me pareça que falta ali um "é", para ficar "não é um instinto", não me parece que se possa analisar de forma linear e absoluta (como fez uma pessoa) que ele disse que era um instinto. Embora só o Ikor possa saber.
Penso que é pacifico que falta um "é"... aliás o que ele estava a defender é que o comportamento gregário ou isolado não era instinto antes algo que aprenderia mediante as condições que se proporciona ao animal em causa, nos termos em que ele fez a comparação e do qual ele estrapula para assim defender ou justificar a escolha de manter 6 corns juntas, como um facto seguro já que as cobras terão-se adaptado a essa condição colocando de lado o instinto... Posição que, pessoalmente, não me parece sustentavel na maioria dos casos, e não em tão grande número de exemplares numa área tão diminuta. O comportamento dos répteis pode ser um pouco condicionado, e o hábito pode alterar alguns comportamentos mais agressivos MAS o instinto está lá e a qualquer momento ele pode vir ao de cima...
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 3:49 pm

Sim, Thorgarth, eu concordo. Eu também acho que o Ikor puxou demasiado o adquirido, em comparação com o instinto, mas isso também me parece que acabou por ser pacífico.

O que eu falei não é sobre isso, mas que também é preciso não esquecer que mesmo tendo o instinto, não tendo os estímulos adequados poderemos acabar por ter um animal com um comportamento diferente do usual. O desenvolvimento neuronal tem janelas temporais e aplicando os estímulos devidos nessa altura ou noutra dá resultados muito diferentes.

Aliás, o comportamento de agregação (e não propriamente gregário) é muito estudado nos répteis. Existem vários modos de esse comportamento se manisfestar e por isso existem vários "nomes" para comportamentos diferentes. Eu gostaria que se fizesse menos generalizações sobre os répteis, porque há espécies com comportamentos muito diferentes...
Thorgarth
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 4:19 pm

gecofilo Escreveu:Sim, Thorgarth, eu concordo. Eu também acho que o Ikor puxou demasiado o adquirido, em comparação com o instinto, mas isso também me parece que acabou por ser pacífico.

O que eu falei não é sobre isso, mas que também é preciso não esquecer que mesmo tendo o instinto, não tendo os estímulos adequados poderemos acabar por ter um animal com um comportamento diferente do usual. O desenvolvimento neuronal tem janelas temporais e aplicando os estímulos devidos nessa altura ou noutra dá resultados muito diferentes.

Aliás, o comportamento de agregação (e não propriamente gregário) é muito estudado nos répteis. Existem vários modos de esse comportamento se manisfestar e por isso existem vários "nomes" para comportamentos diferentes. Eu gostaria que se fizesse menos generalizações sobre os répteis, porque há espécies com comportamentos muito diferentes...
Exactamente, daí eu não ter referido que era SEMPRE errado manter répteis juntos, antes que na maioria dos casos não seria nem correcto nem seguro, assim como num post anterior dei alguns exemplo de comportamentos de algumas espécies em situações ou oacasiões especiais. Existem várias espécies que não obstante levarem vidas solitárias se juntam, e por vezes em grande número, por exemplo para acasalamento, hibernação, defesa/utilização de refugios comuns face a predadores, e por vezes quando as condições externas do seu habitat assim o obriga. Claramente cada espécie tem comportamentos e riscos inerentes que lhes estão associados, e que tornam mais ou menos problemática a manutenção de vários exemplares em conjunto, MAS continuo a dizer que, de uma forma geral, essa situação não só não é um comportamento normal como comporta riscos.

Por outro lado claramente se consegue, EM CERTA MEDIDA, modelar, ou melhor, condicionar o comportamento dos répteis através de determinados estímulos, mas este condicionamento é sempre muito menos eficaz que em mamiferos por exemplo, e nunca pode ser visto como um dado adquirido. Aliás existem espécies de ofidios reconhecidamente manhosas ou de comportamento muito volátil, e não obstante o facto de terem estado devidamente "sociabilizadas" a qualquer momento podem atacar.

Pegando no caso das corn.... O que achas, por exemplo, que poderia acontecer se ao "grupo" de 6 corns bébés juntasses uma corna adulta, ainda que bem sociabilizada?

Quanto às generalizaçãos, tanto em répteis como em qualquer outro campo, valem exactamento como tal, ou seja, comportam excepções, mais ou menos alargadas consoante o valor que se lhes pode atribuir...
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça mar 03, 2009 7:22 pm

gecofilo Escreveu:

Gecofilo, não querendo citar tudo o resto para trás, realmente pensei (ou fui levado a pensar) que o user estava a dizer aquilo que eu disse. E concordo com a sua opinião quando afirma que existe uma margem em termos de «habituação» ou uma espécie de «pseudoprinting» em algumas espécies, que vai determinar o seu comportamento futuro, tendo em conta os estímulos usados. Mas atenção, essa margem é muito variável e no caso próprio das cobras, essa margem pode apenas ser baseada em uma ou duas rotinas do dono e no seu manuseamento, sendo que, mesmo nestas, há espécies com maior ou menor grau desta «habituação». Falando em termos anatómicos, os hemisférios cerebrais da maior parte das cobras não oferecem uma grande possibilidade de associação de informação, em termos da causa X ter a consequência Y, salvo em aspectos da sua própria natureza (entenda-se caça, reprodução, hibernação, ciclo dia/noite e pouco mais).
O que com isto quero dizer é: mesmo não chamando a esse comportamento gregário, instintivo (se calhar para alguns teóricos, não será com certeza), não poderemos dizer que não pertence à génese e à própria natureza das cobras. Ou seja, o seu tipo de sociabilização é esse e há pouca margem de manobra para o alterar. Aliás, extrapolando como fez para outros répteis, podemos observar que uma maior adaptabilidade de cada animal a ambientes ligeiramente diferentes, ou mesmo ao contacto humano, pressupõe uma maior capacidade cognitiva (não querendo generalizar), com uma consequente maleabilidade maior no seu comportamento. Eterna guerra etologia vs behaviorismo.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 8:17 pm

Thorgarth, acho que não percebeu a minha ideia. Não me estou a referir ao que disse anteriormente. Nem o desejo fazer. Eu, em geral estou de acordo com o que as pessoas mais sensatas referiram.

O que eu estou a dizer, e avisei que não tinha nada que ver com o referido anteriormente, é referente à frase do Psynapse: "E esse tipo de comportamento não gregário é instintivo.". É uma discussão mais académica que outra coisa, mas já reparei que costuma levar as argumentações como se eu tivesse necessidade de comentar as suas. Pois... não tenho. Mas tudo bem.
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 03, 2009 8:23 pm

Psynapse Escreveu: Gecofilo, não querendo citar tudo o resto para trás, realmente pensei (ou fui levado a pensar) que o user estava a dizer aquilo que eu disse.
Pois, eu percebi. Tanta coisa que se disse e do modo como se disse (não estou a falar de ti) e depois afinal até tinham lido mal. É por isso que justiceiros(as) ficam bem é nos filmes e banda desenhada. Na vida real fazem mais mal que bem. :wink:
Psynapse Escreveu: E concordo com a sua opinião quando afirma que existe uma margem em termos de «habituação» ou uma espécie de «pseudoprinting» em algumas espécies, que vai determinar o seu comportamento futuro, tendo em conta os estímulos usados. Mas atenção, essa margem é muito variável e no caso próprio das cobras, essa margem pode apenas ser baseada em uma ou duas rotinas do dono e no seu manuseamento, sendo que, mesmo nestas, há espécies com maior ou menor grau desta «habituação». Falando em termos anatómicos, os hemisférios cerebrais da maior parte das cobras não oferecem uma grande possibilidade de associação de informação, em termos da causa X ter a consequência Y, salvo em aspectos da sua própria natureza (entenda-se caça, reprodução, hibernação, ciclo dia/noite e pouco mais).
O que com isto quero dizer é: mesmo não chamando a esse comportamento gregário, instintivo (se calhar para alguns teóricos, não será com certeza), não poderemos dizer que não pertence à génese e à própria natureza das cobras. Ou seja, o seu tipo de sociabilização é esse e há pouca margem de manobra para o alterar. Aliás, extrapolando como fez para outros répteis, podemos observar que uma maior adaptabilidade de cada animal a ambientes ligeiramente diferentes, ou mesmo ao contacto humano, pressupõe uma maior capacidade cognitiva (não querendo generalizar), com uma consequente maleabilidade maior no seu comportamento. Eterna guerra etologia vs behaviorismo.

Embora algumas coisas eu dissesse de outro modo (mas as formações diferentes dão sempre nisso), em geral concordo. Só te digo para teres cuidado com os pormenores anatómicos, porque embora de grosso modo dêem pistas muito boas e as conclusões sejam verdade (ou pelo menos parecem), por vezes temos surpresas grandes.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 1:59 am

gecofilo Escreveu:Thorgarth, acho que não percebeu a minha ideia. Não me estou a referir ao que disse anteriormente. Nem o desejo fazer. Eu, em geral estou de acordo com o que as pessoas mais sensatas referiram.

O que eu estou a dizer, e avisei que não tinha nada que ver com o referido anteriormente, é referente à frase do Psynapse: "E esse tipo de comportamento não gregário é instintivo.". É uma discussão mais académica que outra coisa, mas já reparei que costuma levar as argumentações como se eu tivesse necessidade de comentar as suas. Pois... não tenho. Mas tudo bem.
Meu "amigo" penso que todos já perceberam que se julga intelectualmente afastado dos restantes users dos fóruns portugueses (embora depois não tenha a ginástica mental para perceber que a resposta que dei foi com base não só naquilo que tinha, o user, escrito como o que o Psy afirmou), até porque por cá ainda não temos por hábito ou sabedoria para escrever artigos académicos ou ciêntificos, enfim, ainda não somos como os americanos, mas acredito que com a sua ajuda cedo lá chegaremo. De facto acredito que não sinta necessidade de comentar as minhas afirmações , aliás isso seria sem dúvida um contra-senso no seu entendimento certamente, até porque em termos académicos esta é uma área muito distante da minha, que com toda a certeza domina bem melhor que eu. Eu limito-me a ter alguns animais e a cuidar bem deles, dentro dos meus parcos conhecimentos...

Aliás os seus argumentos são sempre colaterais, nunca comentam ou se reportam directamente ao tópico ou às questões em debate, antes vão sempre mais além, nunca é bem como se diz, tudo é bem mais complicado (pelo menos de acordo com este ou aquele estudo) mas depois na prática...

Pessoalmente, e falo por mim, este tipo de pseudo superioridade moral e intelectual não só não fica bem como na verdade é bastante reveladora... só não percebo é o que ainda anda a fazer por estes fóruns, para além de trazer luz aos pobres de espirito?

Zé tenho que dar a mão à palmatória.... :o

PS: e agora vou fazer uma última leitura dos valores no meu novo terrário... já perdi demasiado tempo que este tópico.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 04, 2009 9:28 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
gecofilo
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 1:30 pm

Thorgarth,

Muito se engana a meu respeito. De facto poderia lhe dar muitas provas de como estou próximo das pessoas dos fóruns portugueses, mas não tenho de lhe provar nada sobre isso. No entanto gostaria de esclarecer os outros utilizadores deste fórum.

Quando eu digo que é uma discussão académica é no sentido que não tem necessariamente aplicabilidade no tópico, nas mensagens anteriores. Se a interpreta de outra forma, esse é problema seu e não meu.

Eu só não gosto de argumentar com uma pessoa que tem por hábito fazer juízos morais sobre as outras pessoas e muito menos sobre mim (já várias vezes o fez). De facto eu não gosto dos seus argumentos porque acontece que eu acho que menospreza a complexidade das questões, que escreve muito mas diz pouco (para o que escreve) e que depois de não perceber o que eu escrevo acaba sempre por perguntar coisas que não têm nada que ver com o que eu estava a falar. Mas ao contrário de si, não queria dizer essas coisas directamente num fórum público...

Eu não afirmo assuntos sobre animais que não tenho experiência nem grandes conhecimentos (e por isso raramente digo algo sobre cobras). Afirmo sobre gecos e se se der ao trabalho de os ler verá que são muito objectivos e directos ao assunto. Gosto de ir mais além, mas não será consigo... estou a ver.

"Pessoalmente, e falo por mim, este tipo de pseudo superioridade moral e intelectual não só não fica bem como na verdade é bastante reveladora... só não percebo é o que ainda anda a fazer por estes fóruns, para além de trazer luz aos pobres de espirito?"

Pois, eu não vou comentar o seu juízo de valor num fórum público (toda as pessoas sensatas terão uma opinião sobre isso), mas digo-lhe já que não percebo porque me anda constantemente a dizer para me ir embora, não será você que se acha moralmente superior?

Faça-me um favor, se assim o desejar, e deixe de comentar as minhas mensagens, farei o mesmo.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quarta mar 04, 2009 1:42 pm

Bem quem ganhar de vocês os dois leva a taça, o que perder leva a menina!
Imagem

Este comentario foi estupidamente inutil e não contibui nada para o topico, mas as vossas batalhas não ficam a frente!
Estamos aqui todos numa de aprender, ensinar, para que andar as piadas e as bocas, assim isto nunca mais anda para a frente!

Off: Não me importava de perder :lol:

Abraços
gecofilo
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 2:41 pm

Se eu não fosse bem casado, acho que preferia a menina!

Palavras leva-as o vento e a menina sempre ficava na recordação. :lol:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mar 04, 2009 3:34 pm

Pois por mim podem ficar com a taça e com a menina, sobre o tema do tópico é como um amigo meu Alentejano diz, " manter cobras juntas nunca não dá problema...até dar. " eu como gosto dos animais e não gosto de correr riscos e prefiro acreditar no que pesquiso do que ver com os próprios olhos da pior maneira, prefiro 1 cobra 1 terrario ou faunario para as mais pitas...querem manter juntas pois tudo bem...não venham é querer dizer que sabem muito disto, que não faz mal e dar maus exemplos a quem agora começa a pensar em ter cobras...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
gecofilo
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 3:45 pm

Native, eu até com os gecos leopardo, onde as fêmeas até são bastante tolerantes socialmente (fora algumas excepções) tento, sempre que possível, ter tudo separado.

O que digo acerca do que o Psynapse dizia é que, e dando um exemplo para ficar mais claro. Até as fêmeas de geco leopardo que são tolerantes socialmente têm tendência a ser menos tolerantes se não forem criadas desde pequenas com alguns exemplares juntos. Assim, não importa só o que se vê na natureza, porque o instinto pode não estar a ser estimulado quando as mantemos em cativeiro, mas também a história do animal e claro, a sua personalidade. Claro que isso se aplica a todas as espécies.

Nunca em nenhuma afirmação minha contrariei isso. Tenho dúvidas que tivesse ficado claro, não percebi se te estavas a referir a mim... :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”