O fórum é uma Escola?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jul 12, 2003 11:01 am

Olá

Mas que forma de colocar a questão!
Vou fazer a pergunta de outra maneira: que pensam das revistas de cães, que andam por aí?
(Mas que terá uma coisa a ver com outra?) Explicando:

De vez em quando dou uma espreitadela àquelas revistas de cães. São leituras muito em diagonal enquanto espero na fila para pagamento da caixa do supermercado. Nunca me deu para comprar uma dessas revistas. Penso cá para comigo: se tenho o fórum onde posso colocar as minhas próprias questões, para quê gastar dinheiro e ainda por cima não confiando a 100% no que se escreve?

Pois, é aqui que está o cerne da questão. É sempre de desconfiar do que se escreve nas revistas. Eu digo isso por conhecimento de causa que não vale a pena aqui desenvolver. É uma questão psicológica. As coisas ditas assim num texto com uma boa apresentação gráfica até parecem verdades. Mas em muitos casos dizem-se verdadeiras atrocidades e o leitor ou está minimamente preparado para interpretar e tecer um juizo crítico sobre a matéria, ou então cai como um patinho.

Isto vem a propósito de por vezes, nessas leituras rápidas e salteadas, encontrar conceitos que não correspondem àquilo que se defende aqui no fórum. Tenho pena de não me ocorrer nenhum exemplo ilustrativo, mas sistematicamente vou encontrando essas discrepâncias no que se refere à educação do cão, à higiene, à alimentação, etc.

Tenho ponderado sobre isso. O fórum aqui, embora aberto ao público, não deixa de ser fechado num certo sentido. Há aqui uma certa "cultura" com base em teorias ditadas ao longo do tempo de forma sistemática, que foram informando, formando e moldando opiniões. Isto é, foi-se formando uma "escola".

Que pensam das revistas editadas sobre cães? Que "escola" preferem? A do fórum ou o que se diz nas revistas? Estarei a exagerar em relação a essas discrepâncias?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sábado jul 12, 2003 12:24 pm

Olá. nel, acho que também depende um pouco das revistas. Em algumas revistas que eu leio, já tenho visto GRANDES atrocidades, tais como aquela ideia básica de que a cadela não pode ser esterelizada antes de ter pelo menos uma ninhada, porque depois isso vai trazer problemas psicológicos à cadela. O mesmo se aplica ao cão. Mas isto é um mero exemplo, lêem-se coisas muito mais... absurdas! Embora também se vejam coisas que se aproximam da verdade, e para quem não vem ao Fórum é uma boa fonte de informação. Eu, euzinho, prefiro o Fórum, porque há uma troca de ideias, enquanto que com uma revista é um bocadinho difícil trocar-se ideias... Bem, desenvolvam, desenvolvam! ;)
Fiquem bem
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado jul 12, 2003 12:39 pm

Eu desde muito cedo, que comecei a comprar revistas de cães...
Inicialmente mais pelos "bonecos"...agora nem tanto.
Por vezes encontram-se alguns disparates que já foram referidos, mas noto principalmente alguma diferença relativamente às revistas portuguesas e estrangeiras. Embora duas das revistas portuguesas que existem aí, tenham o "apoio" ou "base" em revistas espanholas (penso que são duas...), existe pouca diversidade por exemplo quando tratam a raça do mês. Começam por exemplo no Cocker, no mês seguinte o Dogue Alemão, o Boxer e lá voltam ao Cocker... Isto começa a cansar os leitores, principalmente quando existem inclusivamente fotografias utilizadas mais do que uma vez.... Se não há dinheiro...Não deveria haver revista, mas enfim...
Quanto ao fórum.....Quer dizer....O Fórum é o Fórum e mais palavras para quê?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jul 12, 2003 1:15 pm

Olá a todos. Crei que o problema não existe realmente, se soubermos o que esperar, quer do forum quer das revistas.
As revistas são condicionadas pelo espaço e se, naquelas poucas páginas, se tratam montes de problemas que, cada um por si, davam livros inteiros (veja-se por exemplo o estalão das raças e sua interpretação), não podemos ir à espera de colher grande informação das revistas.
Por outro lado, os fórums dependem do que os participantes possam aportar em termos de conhecimentos e experiência, isto é, dependem da qualidade dos participantes. Se são "generalistas" como este, só ocasionalmente se poderá aprofundar devidamente qualquer tema. Para mim consistem mais numa possibilidade de trocar experiências e sobretudo falar de ´~aes, que é sempre (ou quase...) um assunto muito agradável.
Pessoalmente e quando procuro informação detalhada prefiro participar em fórums especializados, e mesmo aí as opiniões divergem frequentemente. É preciso saber usar o espírito crítico para tomarmos as nossas próprias posições face a qualquer tema.
Um abraço

José Carlos
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado jul 12, 2003 1:20 pm

Ó nel, eu, sem dúvida alguma, prefiro os Fóruns (ainda não apareceste no outro)....

De vez em quando compro uma revista, mas é mais para arranjar nomes, pois já me ajudaram :oops: :p :lol:

Mas a última que eu comprei dizia que devem-se passear os cães pelo menos três vezes por SEMANA, e os grandes uma vez por DIA!

Mas eu não ligo muito a isso. E até vi um anúncio do Casa de Anaval.

Gostei muito, ver alguém meu "conhecido" na revista. Pelo menos tem um anuncio de um Criador "de jeito" ;) :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 12, 2003 1:21 pm

Não concordo. Existem muito mais profissionais neste fórum do que no conjunto das 3 revistas...

E hablamos todos português, vale ? ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 12, 2003 1:48 pm

A do fórum ou o que se diz nas revistas?
O forum, a meu ver tem um incoveninente, nunca sabemos se as fontes são fiaveis, nem sabemos se podemos ou não confiar. Nas revistas, pelo menos podemos imputar algumas responsabilidades e esperar pelo menos um certo grau de veracidade nas colunas lá escritas. No forum não, qualquer doido pode escrever o que quiser.

De qualquer das formas, revista portuguesa só mesmo a "Os Nossos cães", não pelos artigos (que não trazem nada de novo) mas sempre vem uma ou duas noticias de jeito da canicultura em Portugal (nem que seja gabaroliçes). E é claro, há o factor entretenimento - os anuncios !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jul 12, 2003 2:22 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:28 pm, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jul 12, 2003 7:18 pm

Variar as fontes de informação nunca é excessivo. Mesmo que sejam pouco fidedignas - contrastar a sua fiabilidade também é uma forma de aprender.
Cumprimentos

José Carlos
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jul 12, 2003 7:36 pm

Olá

Se me permites nel, vou mudar um pouco o sentido de Escola e dizer que sim senhor o forum é uma escola... e obrigado ao mestres!!!

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sábado jul 12, 2003 8:41 pm

Olá,

Não existe comparação possivel entre a "dinamica precisa" deste Forum e a frieza nos artigos das revistas.

Normalmente não compro portuguesas, (só quando vejo artigos ou assuntos especificos sobre a minha raça), prefiro as estrangeiras.

Mas as minhas "biblias caninas" vem todas de fora, sou assinante de várias revistas e socia de clubes de raça (quase todos around the world).

Este Forum, por todas as razões é extraordinário! ;)

Bye
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sábado jul 12, 2003 10:18 pm

Eu confesso que compro as revistas mais pelos bonecos e anuncios.... cada vez menos confio nas coisas que se dizem e mostram por lá... embora goste de ler as entrevistas aos criadores....

Aqui o forum...enfim, é interactivo, é mais divertido e de facto, aprende-se bastante coisa com pessoas que aparentemente (há que saber ou tentar distinguir) percebem do assunto....

Fiquem bem....

Sandra
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado jul 12, 2003 11:11 pm

Olá

Bom, eu já me cansei de comprar as tais ditas "revistas", porque a meu ver, é "vira o disco e toca o mesmo"! Nada demais que, 3 ou 4 números atrás não tivessem já referenciado! Pobre, e, principalmente, muito pobre de originalidade! Se são cópias das de certos países, bom, não me admiro nada...

Sinceramente, penso que tirando um ou outro tema, os números que tenho de anos anteriores, conseguem-me elucidar de qualquer dúvida que possa vir a ter!!!! ;)

Em relação ao forúm, a todos aqueles que aqui participam e aos temas que são aqui colocados, servirá sem dúvida para poder trocar de ideias e de conceitos, sendo eles reais. Todos os meios de comiunicação servem para podermos aprender e compartilhar ideias e dúvidas, não ficando a Arca de Noé para trás (salvo, algumas e certas excepções)!!!

Fiquem bem!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jul 12, 2003 11:15 pm

Olá

Conheço as revistas de cães (que de vez em quando lá têm um ou outro artigo de gatos) de as ler no vet enquanto espero.
De um modo geral acho-as fracas, sem grande conteúdo e com muitas informações altamente duvidosas.
É interessante ler as revistas porque trazem as expos de canicultura, e mais algumas coisas interessantes.

Revistas de gatos portuguesas não existem :roll: , mas estou a pensar assinar uma espanhola que me parece bastante boa.

Mas o Forum é uma escola muito grande, é uma enciclopédia. Porque aqui trocamos ideias com várias pessoas diferentes e se formos a ver em relação a cada uma das questões colocadas há sempre várias pessoas a concordarem na resposta. Portanto devem ter a sua razão não é?
Aqui há dinâmica, ha companheirismo, há conhecimentos a serem trocados.

Nestes poucos meses de frequência destes foruns tenho aprendido mais do que em muitos anos em que fui lendo coisas sobre cães (os gatos são uma paixão recente, mas definitivamente um caso de amor para a vida).

Aproveito mais uma vez, para agradecer muito a todos os que tanto me têm ensinado.

Beijokas
Kathkeen
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

segunda jul 14, 2003 10:54 am

Olá a todos!

Eu compro uma revista de animais, mas como aqui já foi dito, mais para ver os cãezinhos que lá aparecem do que outra coisa. Quando tenho alguma dúvida, eu venho mesmo é ao fórum da arca. E, tenho que concordar, é uma ótima escola, senão vejamos:

Quando o Strauss veio cá para casa eu era uma nulidade, não percebia mesmo nada sobre cães visto nunca ter tido um. Depois decobri a arca e descobri tb um sem número de informações ao meu alcance. Hoje posso dizer que percebo minimamnete de cães e ainda ontem dei comigo a dar conselhos a uma prima a quem tinham dado um cachorrinho. Sempre que alguém tem um cãozinho novo, claro está que o dito cujo passa a ser tema de conversa durante horas. Até o meu amor por eles cresceu considerávelmente, eu que até nem pegava em animais (isso comentou ontem a minha tia com grande espanto por me ver a babar com o cachorrinho ao colo.

Mas, vamos a exemplos práticos: pnsava que as rações eram todas iguais e o pobre do Strauss andou a comer Pedigree durantes uns bos 3 meses :oops: até que aqui descobri o mal que lhe andava a fazer. Istó é só um exemplo, penso que o mais gritante, mas tb aprendi a tratar bem dele e a estar atenta a muitos sinais que se não viesse aqui certamente me passariam despercebidos.

Um GRANDE muito obrigada a todos estes magnificos professores que aqui encontrei ao longo deste ano e meio de convivência. Sem voces tudo teria sido diferente com o meu menimo.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Responder

Voltar para “Cães”