Condominio quer expulsar o meu cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

megabass
Registado: quinta mar 05, 2009 12:20 pm

quinta mar 05, 2009 2:21 pm

Ola a todos sou novo cá, adoro animais e neste momento preciso da vossa ajuda.
Tenho um caniche pequeno (raça bichon), muito fofo e limpo, mas que como caracteristica da raça ladra um pouco demais principalmente quando os donos chegam a casa como forma de expressar a sua felicidade. Sei que durante o dia ele tambem ladra para os caes que passam na rua tendo optado em deixas as percianas baixadas para evitar isso.
Este cao ja mora neste apartamento a cerca de 9 anos que era do meu pai tendo eu comprado o mesmo, nesse entretanto cerca de 1 ano o cao esteve a viver num apartamento alugado com o meu pai, e agora a cerca de 3 semanas voltou a viver comigo.
Nunca ninguem se queixou dele, acontece que ontem veio o administrador a dizer que tinha de "tratar" do problema do cao que fazia muito barulho (obviamente que percebi o convite à expulsao) porque teve queixa de um vizinho (que mora lá a pouco tempo).
Embora compreenda o incomodo do ladrar do cao, tenho a referir os seguintes pontos para vos situar:

Muito raramente mesmo ele ladra de noite, apenas qd nos chagamos tarde que é muito raro.Não ladra de manha cedo.
Nao suja o predio nem tem cheiro no meu apartamento.
Existem mais 2 caes no predio.
A lei do condominio nao deixa que existam animais no mesmo, mas ate agora ninguem se tinha queixado.

Que posso eu fazer?
O facto de o cao ladrar de dia é suficiente para o expulsarem, mesmo que nao existisse a lei de nao permitir animais no predio?
Se ele tiver mesmo de ir , tenho o direito a exigir o mesmo dos outros condominos?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 2:40 pm

Se ele tiver mesmo de ir , tenho o direito a exigir o mesmo dos outros condominos?
:o

Porquê?
Fico chocada com estas coisas. Porque há-de querer prejudicar os outros se apenas o seu faz barulho???

Se os cães, tanto o seu como os dos outros, já moravam aí antes da existência do regulamento interno a proibir a existência de animais, o condomínio não pode "expulsar" os animais. Agora se a vinda dos animais é posterior ao regulamento a coisa muda de figura. Mas continuo a não perceber esse ponto de vista do "se o meu sair, os outros vão atrás...", é um pouco mesquinho...

Mas oiça, o administrador veio dar-lhe um aviso, que tem de "tratar" com que ele não ladre nem perturbe a vizinhança. Não lhe veio dar ordem directa de expulsão. Está na hora de educar o cão para que não ladre ou o faça muito menos.

E importa esclarecer outra coisa: independentemente do condomínio, se alguém fizer queixa do barulho na PSP pode receber uma visita de um agente e eventualmente acabar mesmo multado.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta mar 05, 2009 2:46 pm

megabass Escreveu: O facto de o cao ladrar de dia é suficiente para o expulsarem,
se o mesmo incomodar o descanso é.

mas atenção que as coisas não sao assim tão simples.

nao consta nada nas regras de condominio acerca dos animais, logo a admistração só pode actuar sobre o que esta escrito em acta e para isso tem que haver uma maioria a aceitar que nao querem animais no prédio.
Nesse caso nem é o administrador quem tem que falar consigo, pelo que percebo existe um vizinho incomodado.

No seu caso o problema nao consiste em ter animais no condominio, consiste sim no barulho que ele faz, e aí se o seu vizinho alegar que nao consegue descansar bláblá, ele proprio é que poderá por um processo contra si.

embora a pergunta seja diferente, sugiro leitura :wink:

http://www.gestaodocondominio.pt/viewto ... 14&start=0
Última edição por Ponky em quinta mar 05, 2009 5:55 pm, editado 1 vez no total.
megabass

quinta mar 05, 2009 2:52 pm

cara dinodane,

Nao interprete essa frase à letra, estou a tentar usa-la no sentido de fazer pressao ao condominio para que o meu cao fique, nao tenho nenhum desejo de vingança nem quero prejudicar os outros.

Sempre pensei que de dia se pude-se fazer algum barulho, claro que dentro de alguns limites e sem exagero o meu cao tambem nao fica de certeza 1h seguida a ladrar se for uns segundos já é muito!
E a questao do descanso é relativa porque ninguem dorme no predio de dia que eu sei, e se eles tem queixa do cao eu tenho queixa de outras coisas...
E o pior disto tudo é que eu nao tenho onde o colocar porque ele sempre viveu la!
Didja
Membro
Registado: segunda jun 16, 2008 8:37 am

quinta mar 05, 2009 3:58 pm

Boas,

Se calhar não perdia nd em experimentar as coleiras anti-latido..
Não as k dão choques, mas as tais k emitem um cheiro..
Aqui deixo um link k lhe pode ser útil..

http://www.veterinaria-actual.pt/index. ... emid=2[url]

Cumps.
megabass

quinta mar 05, 2009 4:09 pm

Muito obrigado didja , uma ajuda concreta!

Ja tiveste experiencia com este producto?
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta mar 05, 2009 4:13 pm

sim é uma boa opção :wink:
A experiencia que tenho com essas coleiras é que com um cao até resulta com dois nem por isso.
depois tem a ver com o "tipo" de cão :roll: ...tenho um cão que resultou logo, de tal maneira que após o "susto" da 1ª borrifadela, sempre que pensava ladrar novamente olha para baixo para ver se tinha a coleira colocada :lol: resultou bem.na minha cadela :? nem por isso, muito rapidamente aprendeu 2 tecnicas para se safar das borrifadela...uma delas era dar com a pata no aparelho de forma a ele ir para a parte de trás do pescoço, assim ladrava e o spray ia para os passarinhos, depois de quase estrangular a cadela, percebeu que ao ladrar uma serie de vezes seguidas acabava com o spray e ai ficava livre pra ladrar o resto do dia :roll:

Depois se existem 2 caes é o caos, reparava que se o meu cao tivesse ao pé da cadela sempre que ela ladrava disparava o spray da coleira dela e da coleira dele :roll: o desgraçado fica com um ar tipo " mas eu nao ladrei :? ".
Didja
Membro
Registado: segunda jun 16, 2008 8:37 am

quinta mar 05, 2009 4:15 pm

Para ser sincera não.. Eu tenho um pinscher k também ladra mt mas vivo numa vivenda então não th problemas com os vizinhos.. mas há pessoal aki no forúm k já deve ter usado.. Penso k é uma solução a considerar.. Tenta, pode ser k dê resultado..

Cumps..
megabass

quinta mar 05, 2009 4:24 pm

tive a ver o preço é um pouco caro... :(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 5:38 pm

Também lhe será muito caro, se gostar do seu animal, ter que se separar dele por causa das queixas da vizinhança.
E para o próprio animal ainda pior. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Shiller
Membro Veterano
Registado: segunda mar 02, 2009 7:27 pm

quinta mar 05, 2009 5:44 pm

Cito:
«É evidente que qualquer pessoa tem direito a ter, em sua casa, um animal de estimação, seja um cão, seja qualquer outro, desde que para isso tenha as condições necessárias e indispensáveis. Contudo, também, todas as pessoas têm direito ao descanso e repouso. E, tendo em atenção que estes direitos constituem verdadeiros direitos de personalidade consagrados constitucionalmente, não podem, por isso, ser violados. Havendo colisão entre aquele e estes direitos, devem estes prevalecer. Assim, se qualquer animal produzir um barulho tal que, por si só, seja capaz de ameaçar estes (ou outros) direitos de personalidade, o seu dono terá de fazer cessar a produção do ruído, facto que poderá implicar, mesmo, a possibilidade de deixar de ter, na sua própria casa, o animal de estimação. É claro que, se o cão ladrar esporadicamente, num tom não muito elevado, só mesma por pura implicância dos vizinhos é que podem ser levantados problemas. Aliás, nestes casos, não haverá quaisquer violações de direito de personalidade. Mas ao invés, se o ruído for constante e incomodativo, pondo em causa o direito ao repouso e ao descanso de cada um de nós então, nestas situações, o dono do animal não só não está obrigado a fazer cessar o barulho produzido pelos animais de que seja proprietário, como ainda, é obrigado a indemnizar o s vizinhos pelos danos que com esses ruídos hajam sido, comprovadamente, provocados. »
Rute Teixeira
«A melhor forma de conhecer a anatomia humana e salvar vidas humanas é estudar seres humanos, não animais. Imagine o seu cirurgião, de bisturi na mão, dizendo: não se preocupe, já realizei esta operação em cabras e porquinhos da índia.
                                             Dr. Jerry Vlasak, cirurgião chefe»
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 05, 2009 7:22 pm

Se o seu cão apenas ladra esporádicamente e não ladra de noite, acho que não tem que se preocupar.

Acho que deve tentar desincentivar o ladrar.
Em vez de prestar atenção à cadela quando ela ladra, faça questão de ignorar.
Mande calar e se ela se calar dê-lhe um prémio (que pode ser biscoito e/ou festinhas).
Ié, mostre que gosta que ela fique calada e não gosta quando ela ladra.

Também pode - e eu faria - consultar um treinador.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta mar 06, 2009 12:20 am

Há pouco tempo, precisei de adquirir uma peça para um bebedouro automático e desloquei-me a uma loja lá perto de casa que vende diversos artigos para animais. Como sou curioso, pus-me a ver o que eles lá tinham e chamou-me a atenção um artigo que lá havia - um aparelho anti-ladridos. Perguntei ao vendedor se aquilo funcionava ao que este me diz que funciona muito bem e que costuma vender imensos aparelhos desses para pessoas que vivem em apartamentos. Esse aparelho emite um ultrasom desagradável para os cães, quando estes ladram, fazendo-os perder essa "mania".

Sinceramente, não sei se resulta. Não conheço nenhum testemunho de pessoas que já o experimentaram. Talvez seja uma opção, não sei!

Deixo aqui o link da página web dessa loja. Procure informar-se acerca desse aparelho ;)

Anti-Ladridos para cães

Abraços
carlos045
Registado: sexta mai 30, 2003 10:16 pm

sexta mar 06, 2009 2:20 am

Caro megabass
Ao ler a sua situação não pude evitar de me reflectir nesse seu vizinho.
Á já alguns anos (6) que o caniche do meu vizinho de cima ladra durante todo o dia e quando digo todo o dia é mesmo todo o dia, o animal começa a ladrar alguns minutos depois de a ultima pessoa sair, isto pelas 07h30 da manhã, interrompe os latidos á hora de almoço (10 a 20 minutos antes da hora normal da chegada do dono) recomeçando quando o mesmo sai e terminando a sinfonia quando alguém chega a casa da parte da tarde ou noite.
Já falei por diversas vezes com o mesmo (sem avisos nem intimidações) e o resultado até agora é nulo, facto que me levou a tomar medias extremas, pois já chamei as autoridades para comprovar o facto e neste momento apresentei uma queixa contra o meu vizinho tendo como testemunhas da situação os dois elementos da PSP que estiveram no local.
Aconselho-o a resolver essa situação para bem de todos, até para bem do animal.
joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

sexta mar 06, 2009 10:24 am

carlos045, mas o que este forista relata não é o dia todo...
Se fosse o dia todo até eu mandava o meu cão para casa da minha sogra, que tem um quintal e um terreno porreiro (uma das condicionantes que nos levaram a ter um cão - não fosse dar a coisa para o torto, temos plano B).
Aliás: ele ladra quando entra gente no prédio mas é pouco e como costumo estar em casa vou tentando tirar-lhe esse hábito.
Além disso, o prédio é pequeno e a vizinha da frente até já disse que até gosta pois "sinto que está gente no prédio, que não estou sozinha".

Mas sim, o dia TODO é mesmo de tomar medidas. Afinal, não é justo eles terem o cão e ser você a levar com o incómodo.

E se fosse só umas 3 vezes por dia, queixava-se?
(não estou a embirrar, estou mesmo a perguntar, para saber a opinião)
Responder

Voltar para “Cães”