Apercebi-me há 2 semanas que numa garagem num prédio nas traseiras do meu está fechado um cão há uns 7 meses. É um labrador com 10 meses, ou seja, está ali desde os 3 meses.
Eu já tinha notado antes que os seus donos o vinham passear, saíndo através da garagem. E sempre me pareceu bem tratado, com pêlo brilhante, enérgico, brincalhão, etc, e que eles o soltavam brincando com ele. Só que sempre pensei que a garagem tivesse acesso ao prédio pelo interior e que eles a utilizassem apenas para sair por lá. E aliás, nem sou de andar a bisbilhotar a vida alheia e, talvez por isso, só passado 7 meses me apercebi da situação
Mas depois, ao passear o meu cão, apercebi-me que o outro "dava sinal" quando o meu passava de manhã e à noite. Depois aí sim, comecei a prestar mais atenção aos vizinhos e apercebi-me que o outro cão passa o dia TODO fechado na garagem, sem contacto humano, sem ver sequer o sol, já que não existe janela!
Fui falar com os donos e eles disseram-me que compraram um apartamento no prédio, que estavam a fazer obras, e não têm onde o deixar. Eu expliquei que não era saudável para um cão estar fechado assim, e sem se sociabilizar ainda por cima com aquela idade, tão importante. Inclusivé me ofereci para ficar com ele até as obras estarem prontas, já que trabalho em casa. O meu cão teria que ir para casa dos meus pais porque ele não se dá com outros cães. Só me responderam mal, acharam que eu quero ficar com o cão (provavelmente porque é um labrador). Que consideram o cão como um filho (!) e que não deixariam um filho com outras pessoas! Além disso estão habituados a vir vê-lo quando querem e não querem estar sujeitos aos meus horários. Acham que o cão está bem tratado porque ele fica contente quando os vê e só ladra quando eles se vão embora ou quando alguém passa perto da porta! Como se isso provasse alguma coisa. Chegaram mesmo a dizer que mesmo quando tiverem a casa pronta provalmente ele estará melhor na garagem porque ali se sente bem.
Entretanto as obras continuam paradas e averiguei que estão paradas há cerca de 4/5 meses. Na conversa ela disse-me que entretanto ficou desempregada, suponho que seja por isso, mas entretanto coitado do cão, ali fechado. E o que eu acho é que ele vai lá continuar fechado mesmo quando eventualmente eles tiverem a casa pronta porque o cão não está habituado a estar em casa, e eles não me parecem pessoas que se vão dar muito ao trabalho de o estar a ensinar. À primeira vez que ele roer um chinelo voltam a pô-lo na garagem.
Entretanto perguntei ao veterinário do meu cão,e ele, disse que se eu fizesse queixa nas autoridades provavalmente o cão iria para um canil e seria abatido passados 8 dias. Isto se eu conseguisse sequer provar os maus tratos, porque normalmente só agem quando o animal é um perigo público.
O que eu queria saber era a vossa opinião no geral, e o que posso fazer nesta situação. Não pretendo nem posso ficar com o cão, mas também não quero que seja abatido. Mas também não acho que estar assim fechado seja solução...
Obrigada desde já pela paciência.