Cão fechado em garagem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cidades
Registado: quinta mar 05, 2009 5:21 pm

quinta mar 05, 2009 5:56 pm

Desculpem desde já testamento, mas gostaria de contar a história com alguns pormenores.

Apercebi-me há 2 semanas que numa garagem num prédio nas traseiras do meu está fechado um cão há uns 7 meses. É um labrador com 10 meses, ou seja, está ali desde os 3 meses.

Eu já tinha notado antes que os seus donos o vinham passear, saíndo através da garagem. E sempre me pareceu bem tratado, com pêlo brilhante, enérgico, brincalhão, etc, e que eles o soltavam brincando com ele. Só que sempre pensei que a garagem tivesse acesso ao prédio pelo interior e que eles a utilizassem apenas para sair por lá. E aliás, nem sou de andar a bisbilhotar a vida alheia e, talvez por isso, só passado 7 meses me apercebi da situação :(

Mas depois, ao passear o meu cão, apercebi-me que o outro "dava sinal" quando o meu passava de manhã e à noite. Depois aí sim, comecei a prestar mais atenção aos vizinhos e apercebi-me que o outro cão passa o dia TODO fechado na garagem, sem contacto humano, sem ver sequer o sol, já que não existe janela!

Fui falar com os donos e eles disseram-me que compraram um apartamento no prédio, que estavam a fazer obras, e não têm onde o deixar. Eu expliquei que não era saudável para um cão estar fechado assim, e sem se sociabilizar ainda por cima com aquela idade, tão importante. Inclusivé me ofereci para ficar com ele até as obras estarem prontas, já que trabalho em casa. O meu cão teria que ir para casa dos meus pais porque ele não se dá com outros cães. Só me responderam mal, acharam que eu quero ficar com o cão (provavelmente porque é um labrador). Que consideram o cão como um filho (!) e que não deixariam um filho com outras pessoas! Além disso estão habituados a vir vê-lo quando querem e não querem estar sujeitos aos meus horários. Acham que o cão está bem tratado porque ele fica contente quando os vê e só ladra quando eles se vão embora ou quando alguém passa perto da porta! Como se isso provasse alguma coisa. Chegaram mesmo a dizer que mesmo quando tiverem a casa pronta provalmente ele estará melhor na garagem porque ali se sente bem.

Entretanto as obras continuam paradas e averiguei que estão paradas há cerca de 4/5 meses. Na conversa ela disse-me que entretanto ficou desempregada, suponho que seja por isso, mas entretanto coitado do cão, ali fechado. E o que eu acho é que ele vai lá continuar fechado mesmo quando eventualmente eles tiverem a casa pronta porque o cão não está habituado a estar em casa, e eles não me parecem pessoas que se vão dar muito ao trabalho de o estar a ensinar. À primeira vez que ele roer um chinelo voltam a pô-lo na garagem.

Entretanto perguntei ao veterinário do meu cão,e ele, disse que se eu fizesse queixa nas autoridades provavalmente o cão iria para um canil e seria abatido passados 8 dias. Isto se eu conseguisse sequer provar os maus tratos, porque normalmente só agem quando o animal é um perigo público.

O que eu queria saber era a vossa opinião no geral, e o que posso fazer nesta situação. Não pretendo nem posso ficar com o cão, mas também não quero que seja abatido. Mas também não acho que estar assim fechado seja solução... :(

Obrigada desde já pela paciência.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 6:14 pm

Bem...

Na minha opinião:

Já falou com os donos, já tentou sensibilizá-los para o facto de estarem a proceder mal, inclusivé já se prontificou a ficar com a animal o que levaram a mal e foi mal interpretado.

O que lhe disseram é verdade, se se provar que há maus tratos ao animal retiram-lhes o cão e entregam-no ao canil municipal, e aí o seu gesto benemérito cai por terra, não sei se já viu um canil municipal, pois não é nenhum hotel e garanto que o animal vai ficar bem pior do que está.

A não ser que depois do cão retirado aos donos o vá adoptar ao canil. Mas aí vai ter uma carga de trabalhos... eles são seus vizinhos e vão acusá-la de lhes ter "feito a cama" para se apropriar do animal indevidamente e até vão dizer mais, vão dizer que tentou ficar com ele e ao não conseguir os seus intentos arranjou este subterfúgio.
Se ninguém o tirar do canil e se for um canil de abate acaba por ser eutanasiado, pode não ser é em 8 dias.

De todas as maneiras, podem achar que o cão não está nada mal tratado e cito as suas palavras
E sempre me pareceu bem tratado, com pêlo brilhante, enérgico, brincalhão, etc, e que eles o soltavam brincando com ele
e ignorarem a denúncia, ficando tudo como está, com a agravante dessa gente lhe ficar com um pó desgraçado pois vão pensar que foi você a fazer a denúncia e com razão.

Posto isto, fazer o quê?

Eu não fazia nada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cidades
Registado: quinta mar 05, 2009 5:21 pm

quinta mar 05, 2009 7:19 pm

Pois, eu estou a aguardar a ver se finalmente as obras avançam e ver qual a atitude deles perante o cão quando estiverem em casa.

Porque um cão vive uns 12 anos, e ficar fechado toda a vida numa garagem, sem ver o sol, e com contacto com humanos durante 30mn por dia, enquanto lavam o carro... sinceramente não me parece vida.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 7:30 pm

Estou plenamente de acordo consigo mas há situações em que é difícil intervir positivamente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 05, 2009 7:45 pm

O SEPNA não vai logo tirar o cão ao dono (claro que depende da política da zona - aqui não vai).
Primeiro tenta resolver a bem a situação, falando com os donos e clarificando a situação.

Outra afirmação feita que não é inteiramente correcta é que o cão, uma vez entregue ao canil, é automáticamente abatido.
Claro que depende do canil mas a maioria não abate cães assim, sem mais nem menos.
Os abates dão-se quando o canil está cheio e são abatidos os menos adoptáveis, os considerados perigosos e os mais antigos no canil.

Eu, se fosse a si, contava a toda a gente daí - talvez a vergonha actue onde falta humanidade...

E, visto que
Que consideram o cão como um filho (!) e que não deixariam um filho com outras pessoas
pergunte se eles tencionam manter um filho no escuro com 2 visitas diárias para podermos participar, desde já, à protecção de menores.

Não sei, realmente, se eu não preferia morrer a ser mantida nessas condições a vida toda...
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sexta mar 06, 2009 3:03 pm

Cidades, é um pouco estranho o seu interesse por este cão quando existem tantos, mal tratados, negligenciados, sem um abrigo, sem qualquer alimento ou cuidado e etc.
Já reparou, que se alguém se lembra de a acusar de tratar mal o seu animal, com base em juízos subjectivos? Gostava? Conhece a história do velho, do rapaz e do burro?
Shiller
Membro Veterano
Registado: segunda mar 02, 2009 7:27 pm

sexta mar 06, 2009 3:16 pm

concordo com aisd:
«Eu, se fosse a si, contava a toda a gente daí - talvez a vergonha actue onde falta humanidade...

E, visto que
Citação:
Que consideram o cão como um filho (!) e que não deixariam um filho com outras pessoas

pergunte se eles tencionam manter um filho no escuro com 2 visitas diárias para podermos participar, desde já, à protecção de menores.»

exponha a situação a todos os vizinhos. vá também ter com os donos e pergunte se realmente eram capazes de manter um filho no escuro durante meses, com apenas algumas visitas diárias de 30m (se calhar até eram, mas isso é outra história). afinal até os prisioneiros têm melhores condições do que o "filho" deles.
Rute Teixeira
«A melhor forma de conhecer a anatomia humana e salvar vidas humanas é estudar seres humanos, não animais. Imagine o seu cirurgião, de bisturi na mão, dizendo: não se preocupe, já realizei esta operação em cabras e porquinhos da índia.
                                             Dr. Jerry Vlasak, cirurgião chefe»
Responder

Voltar para “Cães”