Gato enjoado com Ração??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pauloms
Membro Júnior
Registado: segunda fev 07, 2005 9:15 pm

quinta mar 05, 2009 2:38 am

Olá a todos,

O meu gato tem sido alimentado à base de Nutro Complete Care para gatos adultos.
Sempre gostou muito da ração que, aliás, não é propriamente barata...

Comprei há uns tempos dois sacos de 7,5 kg dessa mesma ração e o primeiro desapareceu num instante. Com o segundo saco, passado umas três/quatro semanas após ter sido aberto, o meu gato começou por simplesmente não comer quase nada dessa ração. Ele cheira, mas não come ou simplesmente põe na boca, mastiga duas ou três vezes e depois deixa cair o grão da ração.

Não sei exactamente o que se passa pois a validade desse saco vai até Junho de 2009 e o saco foi aberto à pouco tempo, sendo que até há poucos dias ele comia a dita ração deste saco de forma absolutamente normal.

Experimentei dar-lhe uma outra ração do Continente que comprei para ver o que sucedia e ele comeu inicialmente de forma rápida. De seguida, misturei parte dessa outra ração com a tal Nutro, e o gato começou por comer mas depois desistiu e agora, mesmo dando-lhe grão a grão desta segunda ração ele também não demonstra muito apetite em comê-la.
Pedi um saco de amostra de uma terceira ração da RC e ele comeu "loucamente".

Como ele aparenta ter alguma fome não é, por certo, doença ou outra coisa qualquer. Também continua muito activo, mesmo para quem já tem uma idade de 6 anos e alguns meses.

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto e se já tiveram experiências semelhantes. Será algum enjoo passageiro ou nem por isso?

Obrigado
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta mar 05, 2009 9:01 am

Como o saco é aberto, a comida perde aquela "frescura" do acabado de abrir e eles tendem a não comer...
A minha gata, por exemplo, se ficar comida de um dia para o outro ela já não a come, se eu colocar comida nova ela vai a correr como se não comesse à três dias, nem que não tenha fome nenhuma... :o
Como o saco tem muita comida e dura muito tempo a comida perde qualidade, digamos assim... Se experimentar comprar sacos mais pequenos, como a comida não fica tanto tempo exposta, suponho que ele já coma... :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mar 05, 2009 9:18 am

pauloms Escreveu:Olá a todos,

O meu gato tem sido alimentado à base de Nutro Complete Care para gatos adultos.
Sempre gostou muito da ração que, aliás, não é propriamente barata...

Comprei há uns tempos dois sacos de 7,5 kg dessa mesma ração e o primeiro desapareceu num instante. Com o segundo saco, passado umas três/quatro semanas após ter sido aberto, o meu gato começou por simplesmente não comer quase nada dessa ração. Ele cheira, mas não come ou simplesmente põe na boca, mastiga duas ou três vezes e depois deixa cair o grão da ração.

Não sei exactamente o que se passa pois a validade desse saco vai até Junho de 2009 e o saco foi aberto à pouco tempo, sendo que até há poucos dias ele comia a dita ração deste saco de forma absolutamente normal.

Experimentei dar-lhe uma outra ração do Continente que comprei para ver o que sucedia e ele comeu inicialmente de forma rápida. De seguida, misturei parte dessa outra ração com a tal Nutro, e o gato começou por comer mas depois desistiu e agora, mesmo dando-lhe grão a grão desta segunda ração ele também não demonstra muito apetite em comê-la.
Pedi um saco de amostra de uma terceira ração da RC e ele comeu "loucamente".

Como ele aparenta ter alguma fome não é, por certo, doença ou outra coisa qualquer. Também continua muito activo, mesmo para quem já tem uma idade de 6 anos e alguns meses.

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto e se já tiveram experiências semelhantes. Será algum enjoo passageiro ou nem por isso?

Obrigado
Ao contrário dos cães, os gatos gostam de variar.
Experimente trocar de "sabor", dentro da Nutro, mas de outro paladar. Peça talvez uma amostra de ração a quem lhe vende a Nutro, para ver como ele reage, e não misture a ração antiga. :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

quinta mar 05, 2009 2:00 pm

O gato não terá um problema de saúde qualquer? Convém averiguar isso...
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 05, 2009 5:51 pm

Boa tarde pauloms.

Tal como a Moreirinha01 explicou e bem, a ração, após algum tempo de aberta, perde parte do paladar inicial de quando o saco estava intacto :wink:

O facto de lhe parecer que não é propriamente problemas de saúde, pode não ser e oxalá que não, mas até pode ser. Comparativamente a nós, humanos, quando alguém está adoentado, geralmente o apetite é afectado e sempre mais no que chamamos de alimentos triviais...porque quando há um petisquinho que desperte mais, sempre se consegue dar a volta a essa aparente falta de apetite, não é? :wink: E, o mesmo sucede com os animais :wink:
Não pretendo dizer que é o que se passa com o seu gato mas...pensando bem, se ele faz o mesmo com diversos tipos de ração e no momento em que lhe apresenta algo novo, ele come-a bem até que “enjoe” novamente..., é caso para pensar que é aqui que se pode muito bem aplicar o exemplo que dei do "petisquinho"... :wink:

De qualquer forma, como não mencionou se ele também desistiu da última que experimentou, a da RC, se na eventualidade dele não ter desistido dessa, é continuar a dar-lha :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pauloms
Membro Júnior

quinta mar 05, 2009 9:06 pm

olá a todos,

A situação estranha é que o saco só foi aberto há 3/4 semanas. No entanto, é o segundo saco e como tal já o cá tenho há uns bons 5/6 meses.

Como o gato continua com um comportamento absolutamente normal, com excepção da aparente falta de apetite pelo ração habitual, não creio mesmo que seja algum problema de saúde. Isto na verdade já aconteceu antes, mas na altura foi no verão e com sacos de 15 kg... Nessa altura, a ração deve ter secado e ficado mais indigesta e menos apetitosa. Talvez tenha sido o que aconteceu agora.

Vou continuar a vigiá-lo a ver como se comporta com esta ração.

Mais opiniões são bem-vindas.
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 9:39 pm

pauloms Escreveu: A situação estranha é que o saco só foi aberto há 3/4 semanas. No entanto, é o segundo saco e como tal já o cá tenho há uns bons 5/6 meses.
4 semanas é o que dura, mais ou menos, um saco de ração de 1,5Kg para a minha gata... e eu noto que ao fim desse tempo, apesar do saco ter um fecho próprio, a ração está já mais seca... :wink:

se acha que o gatinho está bem de saúde, e que come normalmente, provavelmente foi mesmo isso que aconteceu...
pauloms
Membro Júnior

sexta mar 06, 2009 1:46 am

Pois, aparentemente continua a comer bem da ração da RC. Como só tenho um saco de amostra vou ter de pedir outro para tirar as dúvidas.

Esqueci-me de dizer que este gato é um pouco esquisito, está mal habituado! Deve ser o único gato que eu conheço que não gosta de ração de saquetas húmida. Já experimentei dar-lhe de várias marcas pensando que ele iria adorar, pois sim, cheira e não liga nenhum. Isto desde sempre.

Também não come nem nunca comeu nada que não fosse ração seca ou bocadinhos de pão de ló ou pão simples... Tudo o resto cheira e não liga nenhuma!
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta mar 06, 2009 12:17 pm

pauloms Escreveu:Esqueci-me de dizer que este gato é um pouco esquisito, está mal habituado! Deve ser o único gato que eu conheço que não gosta de ração de saquetas húmida. Já experimentei dar-lhe de várias marcas pensando que ele iria adorar, pois sim, cheira e não liga nenhum. Isto desde sempre.

Também não come nem nunca comeu nada que não fosse ração seca ou bocadinhos de pão de ló ou pão simples... Tudo o resto cheira e não liga nenhuma!
A minha também não gosta...
E à excepção de algum tipo de peixe, pão, tostas, também só come ração...
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta mar 06, 2009 12:56 pm

paulo,

Aconteceu exactamente o mesmo às minhas gatas à cerca de +- 6 meses.
Ou seja, elas comem bem mas não são nada glutonas e nem gostam da comida húmida, enfim...

Dava-lhes Nutro Complete Care e alternava sabores dentro da mesma gama. A preta é + comilona e notei q estava com menos apetite, ao ponto de notar q estava a ficar + magra, na outra n notei nada nesta fase.
Preocupada levei-a ao vet q me confirmou q ela estava realmente mais leve, demasiado leve! Tinha q a engordar, e n conseguindo teria q fazer exames. Mas estava satisfeita com a Nutro, elas sempre a comeram com prazer pelo q insiti um pouco.

Entretanto a outra tb começou a ir menos ao prato (ela come mto por mimo :roll: ) e a comer cada vez menos. Nesses 2/3 dias quase n comeram. Em desespero comprei outra marca à qual misturei a Nutro.
A preta ESCOLHIA os bocados da nova ração e deixava os outros!!
Concluí q n havia volta a dar e mudei de ração.
Elas voltaram a comer normalmente e estão ainda a engordar.

O q se passou? N sei.
Sempre comprei a Nutro em várias lojas pelo q excluí a questão de ter havido um lote menos bom, estragado, etc..., os sacos q comprava eram de cerca de 3kg (p duas gatas) e eram sempre bem selados (punha uma parte numa caixa e o resto selava com fita) exactamente p n perder "frescura"...
Nunca percebi o q se passou mas n tive alternativa senão mudar de marca.

O meu conselho é q se o seu gato tem apetite por outras marcas então pense em mudar, caso contrário leve-o ao vet.

Espero q ajude.
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

sábado mar 07, 2009 11:27 pm

O que lhe tenho a dizer é que "SIM", o seu gato enjoou a ração, comeu 7,5 kg o que a mim até me espanta.Os meus gatos comem 2 kg e enjoam, tenho q alternar sempre com outra, e já desisti de comprar sacos grandes porque a ultima vez que o fiz foi para os gatos da rua. :twisted:
Costumo dar RC young male aos meus, mas compro um saco de 1,5 kg ou 3,5 kg, ponho numa lata que tenho própria e a outra fica fechada no saco porque já sei que a seguir tenho que lhes dar HILLS ou PURINA, e vou fazendo sempre assim.Os gatos são mt esquisitos com o comer e como andam sempre "sem fome" são muito selectivos com o comer e enjoam facilmente a comida.È claro que há excepções.
Felicidades! :wink:
pauloms
Membro Júnior

sábado mar 07, 2009 11:41 pm

Pois, está confirmado, foi enjoo de sua excelência :roll:

Com a ração da RC voltou à normalidade!

VOu ter mais atenção para o futuro e variar os sabores com maior frequência.

Obrigado a todos :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”