Esta situação já foi debatida aqui dezenas e dezenas de vezes. No entanto, aproveito o tópico para realçar mais uma vez que não são só os criadeiros que degradam a imagem da selecção e criação de raças, mas também os potenciais donos. Como muitos aqui sabem e eu nunca fiz questão de encobrir, sou criadora da raça Boxer. Devido talvez à falta de bom senso das pessoas e da "mania" de enfiarem tudo no mesmo saco, gosto de referir que "selecciono e crio boxers", porque na realidade eu não me limito a juntar 1+1=ninhada de 6 ou mais...
Tive uma ninhada em Agosto, e desde essa data que tenho em minha posse um macho disponível. Com as fêmeas correu tudo relativamente bem, até posso dizer que tive alguma sorte porque os donos calharam ser pessoas como eu pretendia, talvez porque infelizmente já passaram por vigarices e quando vieram ter comigo vinham já algo "queimados" com o seu passado e experiências na aquisição de cães. O macho ainda cá está e por cá andará porque eu recuso sistematicamente os interessados.
Tenho apanhado no mail e no telefone gente que não lembra ao diabo, pessoas que olham para os animais como objectos ou fonte de rendimento, ou que são puramente ignorantes e sem noção do que custa ter e criar um animal, e isto acaba por ser também o "geral" do que se vê por aí. Pessoas que se contentam com arremedos de cães de raça, pessoas que acham que com meia dúzia de tostões se cria um cão (ou vários), pessoas que todos os dias nos chamam a nós, Criadores (acho que posso ter a consciência limpa ao apelidar-me de "C"riadora), de vigaristas e ladrões só porque achamos que um animal criado por nós deve ser vendido pelo valor X porque é o correcto e porque temos o absoluto direito de escolher o que é melhor para os nossos cães.
Vou contar-vos por alto o novo episódio da novela "Quero o teu macho": Recebi no dia 25/02 um mail de um interessado a afirmar que gostaria de ficar com o meu cão por 150 euros porque tinha um filho de 8 meses para criar mas garantia que iria cuidar bem dele. Eu respondi que o meu cão não tinha esse valor nem lá perto, disse quanto custava e expliquei que um cão tem custos, que pode ficar doente, que seria melhor aguardar que o filho crescesse e tivesse melhores possibilidades, o habitual... Quando não é o meu espanto que ele me diz que eu só posso estar a roubar ao pedir o que pedi porque ele já tem uma fêmea boxer que comprou a um criador, pagou muito menos, e conhece alguém na direcção do BCP e sabe que os cães são muito mais baratos, etc... Eu fiquei a pensar se o senhor não estaria com uns parafusos a menos e ocorreu-me que ele talvez até quisesse o meu macho para criar, já que tinha a fêmea. Entretanto ele diz que vai adoptar um macho de 7 anos. Muito bem, parabéns, embora eu continue a achar que sem fundo e maneio não é sensato adquirir mais um animal, se ele se sente feliz por ter adoptado um cão, quem sou eu para me pôr com teorias? Entretanto esta semana recebo outra SMS a informar-me que afinal não fica com o macho porque tem "uma doença no sangue e mais dia menos dia vai-se" e se então eu lhe vendia o meu cão.

Como será óbvio, eu disse-lhe que preferia manter o cão comigo a vendê-lo a alguém que "descarta" animais por estarem doentes. Então quando o cão era "saudável" e de graça chamou-me vigarista, de repente o cão é "doente" e já está disponível para dar dinheiro pelo meu???
A resposta dele é tão

que merece ser transcrita:
"Então já não temos mais nada para falar. Porque eu sou um homem de negócios não ando aqui para aturar certas atitudes."
Eu só respondi isto:
"Precisamente. E tal como te disse, os meus cães não são negócio. Felicidades"
Depois disto digam-me... o mal está
SÓ nos criadeiros??? Com mentalidades destas qualquer bom criador desanima... Que vontade é que dá criar sabendo que neste país uma boa parte das pessoas que querem cães de raça agem como este senhor que descrevi?
Ana