Linha de Trabalho e Linha de Beleza
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jan 24, 2007 9:23 pm
Boas,
Gostava de pôr a seguinte questão a todos vocês que é:
Na vossa opinião que caracteristicas destas duas linhas deveriam ser apuradas para aproximar as mesmas ou como é que cada linha poderá beneficiar a outra nos aspectos em que divergem?
Serão realmente os machos a marcar as linhas ou pelo contrário serão as fêmeas?
abraço,
Luis
Na vossa opinião que caracteristicas destas duas linhas deveriam ser apuradas para aproximar as mesmas ou como é que cada linha poderá beneficiar a outra nos aspectos em que divergem?
abraço,
Luis
Boas,LuisCarvalho Escreveu:Boas,
abraço,
Luis
Acho que os dois são importantes
Última edição por bazi em domingo mar 08, 2009 9:15 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boa Tarde a todos os foristas.....
Sem querer ser pretencioso, mas como gosto imenso desta raça(cão de Pastor Alemão) e tendo lido alguma coisa sobre o assunto, permitam-me afirmar que no ponto em que estamos, com o extremar de posições de ambas as partes, acho que o futuro nos dará a divisão "oficial" das linhas e não a aproximação.....
Sem querer ser pretencioso, mas como gosto imenso desta raça(cão de Pastor Alemão) e tendo lido alguma coisa sobre o assunto, permitam-me afirmar que no ponto em que estamos, com o extremar de posições de ambas as partes, acho que o futuro nos dará a divisão "oficial" das linhas e não a aproximação.....
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
-
- Membro Júnior
Boas, acho que a separação das linhas vai desprestigiar a raça, uma vez que o pastor alemão é conhecido como um cão muito completo e versátil, o separar as linhas é muito radical e fará com que se chame a uma de bonitos e a outra de inteligentes ou algo do género o que tem cada linha a ganhar com isto?? As virtudes de uma são as fraquezas da outra, se forem separadas penso que a beleza perde o icone de raça polivalente e a linha de trabalho a divulgação que beneficia, o ponto forte da nossa raça é precisamente a complementaridade das duas linhas, é esse facto que faz com que quando as passoas falam de cão de guarda a imagem que associam é a do pastor alemão, é a raça que passeia com a familia, que aparece nos filmes, que acompanha deficientes, que é usada na policia, no exército, nas buscas e salvamentos etc,etc. É isto que nos distingue das outras raças, o PA pode não ser o primeiro em tudo, mas onde não for primeiro é segundo de certeza.
Abraços
Luis
Abraços
Luis
-
- Membro Veterano
Bom Dia a todos os foristas....
Bom, Luis, eu não disse que defendia com a separação das linhas.... o que eu digo é que com o extremar das opiniões e posições, caminha-se para a separação total das duas linhas....
Ate você já está a dizer... uns os bonitos e os outros os inteligentes....
E não acha, Luis, que essa separação que você e eu não queremos, não existe já hoje?
Não acha, que hoje, os adeptos das duas linhas já estão separados?
O prestígio da raça está nas mãos de todos os que "lidam" diariamente com um PA. Está nas mãos dos criadores, está nas mãos dos clubes, está nas mãos dos proprietários....
Ah e depois, para mim o PA não é o primeiro em nada mas o segundo em tudo.... seja da linha de beleza, de trabalho, de pêlo comprido, tatuado, não tatuado... etc.....
Bom, Luis, eu não disse que defendia com a separação das linhas.... o que eu digo é que com o extremar das opiniões e posições, caminha-se para a separação total das duas linhas....
Ate você já está a dizer... uns os bonitos e os outros os inteligentes....
E não acha, Luis, que essa separação que você e eu não queremos, não existe já hoje?
Não acha, que hoje, os adeptos das duas linhas já estão separados?
O prestígio da raça está nas mãos de todos os que "lidam" diariamente com um PA. Está nas mãos dos criadores, está nas mãos dos clubes, está nas mãos dos proprietários....
Ah e depois, para mim o PA não é o primeiro em nada mas o segundo em tudo.... seja da linha de beleza, de trabalho, de pêlo comprido, tatuado, não tatuado... etc.....
<p>Cumprimentos </p>
Bom dia.
Quanto ao papel das fêmeas acho que a sua importância é indiscutível. No entanto, porque se fala sempre do papel dos machos na transmissão de características determinadas? Simplesmente porque há machos que, com fêmeas de várias linhas, conseguem reproduzir consistentemente certos caracteres fenotípicos à sua progénie. Veja-se o caso típico do Uran v. WildsteigerLand, famoso por transmitir boas ancas. Pessoalmente entrei no grupo de reprodução do Gismo v. Spitalfeld, pai de uma das minhas cadelas, e era impressionante a homogeneidade das garupas em todos os seus descendentes.
Quanto às linhas de trabalho e beleza, como disse o António Pato, é tal a diferença entre ambos que não me espantaria se já estivesse a ser cozinhada a separação oficial. Há um ou dois anos havia muito boa gente na Alemanha (sim, porque é lá que as coisas se decidem...) que defendia um korung para cães de trabalho e outro para cães de beleza...
Pessoalmente concordo com o Luis, que tal separação é errada. Em vez de se reduzir o PA de beleza a um cão de companhia, o correcto, no meu entender, era tentar aproximá-lo, a partir dos bons exemplares que ainda existem, do que o standard proclama quanto ao temperamento, o mesmo se fazendo, em termos de estrutura, nas linhas de trabalho.
Quanto ao papel das fêmeas acho que a sua importância é indiscutível. No entanto, porque se fala sempre do papel dos machos na transmissão de características determinadas? Simplesmente porque há machos que, com fêmeas de várias linhas, conseguem reproduzir consistentemente certos caracteres fenotípicos à sua progénie. Veja-se o caso típico do Uran v. WildsteigerLand, famoso por transmitir boas ancas. Pessoalmente entrei no grupo de reprodução do Gismo v. Spitalfeld, pai de uma das minhas cadelas, e era impressionante a homogeneidade das garupas em todos os seus descendentes.
Quanto às linhas de trabalho e beleza, como disse o António Pato, é tal a diferença entre ambos que não me espantaria se já estivesse a ser cozinhada a separação oficial. Há um ou dois anos havia muito boa gente na Alemanha (sim, porque é lá que as coisas se decidem...) que defendia um korung para cães de trabalho e outro para cães de beleza...
Pessoalmente concordo com o Luis, que tal separação é errada. Em vez de se reduzir o PA de beleza a um cão de companhia, o correcto, no meu entender, era tentar aproximá-lo, a partir dos bons exemplares que ainda existem, do que o standard proclama quanto ao temperamento, o mesmo se fazendo, em termos de estrutura, nas linhas de trabalho.
-
- Membro Júnior
Boas, a separação realmente existe mas se formos olhar para os pedigrees dos cães de trabalho em muitos aparecem cães de beleza e´estou a falar até á 6ª geração, portanto não tem nada a vercom os principios da raça, acho que essa separação existe com mais intensidade é nas nossas cabeças, um exemplo, porque não se vê lobeiros em provas de beleza, porque é uma côr do tranbalho, isto é ridiculo, tenho fêmeas lobeiras com ascendencia parcial de cães de trabalho e em termos morfológicos são muito bem constituidas inclusivé uma delas tirou muito boas classificações. As duas linhas têm um problema comum, ambas se desenvolveram com base em 2 ou 3 reprodutores o que actualmente se traduz numa falta de opções para abrir as linhas de sangue, penso que aqui ambas se poderiam ajudar mutuamente, se na beleza há Jeck; Zamb; Fanto no trabalho há Troll; Fero; Chicco por exemplo, porque não abrir as linhas com cães da linha oposta?
Quanto ao papel das fêmeas, da mesmas maneira que há machos que transmitem boas caracteristicas tb o mesmo acontece com as fêmeas, como disse eu prefiro trabalhar com base em fêmeas pelas razões que já apresentei e uma coisa que constato é que tudo o que disse dos machos tb acontece com as fêmeas ao ponto de serem confundidas umas com as outras pela expressão; côr; garupas ou caracter, insisto são as fêmeas que acompanham o desenvolvimento dos cachorros influenciado muito o seu caracter ao ponto de fêmeas timidas darem cachorros timidos e vice-versa, o macho só participa para a monta, que me interessa ter um cão bonito se não tem fibra? não tiro importancia ao macho mas não dou tanta como normalmente se atribui.
Há uns anos havia quem afirma-se que as garupas ê o caracter eram transmitidos pelas fêmeas, hoje penso que talvez não andassem longe da realidade.
Abraço
Luis
Quanto ao papel das fêmeas, da mesmas maneira que há machos que transmitem boas caracteristicas tb o mesmo acontece com as fêmeas, como disse eu prefiro trabalhar com base em fêmeas pelas razões que já apresentei e uma coisa que constato é que tudo o que disse dos machos tb acontece com as fêmeas ao ponto de serem confundidas umas com as outras pela expressão; côr; garupas ou caracter, insisto são as fêmeas que acompanham o desenvolvimento dos cachorros influenciado muito o seu caracter ao ponto de fêmeas timidas darem cachorros timidos e vice-versa, o macho só participa para a monta, que me interessa ter um cão bonito se não tem fibra? não tiro importancia ao macho mas não dou tanta como normalmente se atribui.
Há uns anos havia quem afirma-se que as garupas ê o caracter eram transmitidos pelas fêmeas, hoje penso que talvez não andassem longe da realidade.
Abraço
Luis
-
- Membro Veterano
Boa Tarde a todos os foristas....
jcsousa Escreveu: Quanto às linhas de trabalho e beleza, como disse o António Pato, é tal a diferença entre ambos que não me espantaria se já estivesse a ser cozinhada a separação oficial...quote]
Para além dessa separação ser "alimentada" pelas próprias pessoas dos dois lados, havendo até competições distintas para as duas linhas... há ainda a FCI que tutela tudo o que diz respeito à canicultura. Ora parece-me que a FCI não está disposta a "perder" o PA como cão de companhia... digo eu.
<p>Cumprimentos </p>
Tanto quanto sei as competições para as duas linhas são as mesmas.
Quanto ao resto do seu post não percebi onde queria chegar. Pode ser mais explícito?
Quanto ao resto do seu post não percebi onde queria chegar. Pode ser mais explícito?
-
- Membro Júnior
Boas, realmente não creio que concretizem essa separação, existem mais raças em situação identica e não o fazem, acho é que se chegou a um ponto onde as duas linhas tomaram consciencia dos problemas que cada uma tem e começou-se a alvitrar possiveis resoluções para esses problemas, uma delas era o cruzamento com malinois por exemplo, no entanto penso que as soluções estão tambem em cada uma das linhas, temos um patrimonio genético com mais de 100 anos, para alguma coisa serve. Como já referi uma equilibra a outra.
Cumprimentos
Luis
Cumprimentos
Luis
Ai passavam-se a criar rafeiros...LuisCarvalho Escreveu:(...)possiveis resoluções para esses problemas, uma delas era o cruzamento com malinois por exemplo (...)
Mais valia fazer cruzas bem feitas entre ambas as linhas (trabalho e beleza) para conseguir chegar ao ponto em que passamos a ter cães bonitos e com boa capacidade de trabalho...Claro que isto não acontece de um momento para o outro pois muitos cachorros vão sair feios e "incompetentes"

-
- Membro Veterano
Boa Tarde a todos os foristas....
José Carlos, não percebeu?.... À FCI interessa-lhe o PA como cão de exposição.... e não o que trabalha..... veja as provas debaixo da alçada da FCI....ou não será?jcsousa Escreveu:Quanto ao resto do seu post não percebi onde queria chegar. Pode ser mais explícito?
<p>Cumprimentos </p>
é melhor ter 2 linhas que ir cruzar com cães de outra raça!
Ter 2 linhas (beleza e trabalho ) ou ter uma só linha ?
Penso que é mais facil obter consenço a curto prazo a nivel de critérios a separação das 2 linhas.
Vamos ver o que Alemanha faz nestes proximos tempos.
Será que é o melhor ?
penso que não porque, o ideal era ter a beleza mas não perder o caracter que tanto se aprecia no PA de trabalho. o que não quer dizer que não haja cães das 2 linhas que já consigam esse compromisso tão desejado
A longo prazo penso que essa junção vai acontecer e tenho a certeza que isso já está a começar a acontecer neste momento.
Basta reconhecer que cada linha poderia melhorar obtendo o que de bom tem a outra linha .
os criadores estão a discutir muito e irão lentamente fazer isso e vejo no futuro (alguns bons anos) a existência de uma só linha .
Ter 2 linhas (beleza e trabalho ) ou ter uma só linha ?
Penso que é mais facil obter consenço a curto prazo a nivel de critérios a separação das 2 linhas.
Vamos ver o que Alemanha faz nestes proximos tempos.
Será que é o melhor ?
penso que não porque, o ideal era ter a beleza mas não perder o caracter que tanto se aprecia no PA de trabalho. o que não quer dizer que não haja cães das 2 linhas que já consigam esse compromisso tão desejado
A longo prazo penso que essa junção vai acontecer e tenho a certeza que isso já está a começar a acontecer neste momento.
Basta reconhecer que cada linha poderia melhorar obtendo o que de bom tem a outra linha .
os criadores estão a discutir muito e irão lentamente fazer isso e vejo no futuro (alguns bons anos) a existência de uma só linha .
O problema quanto a mim não é da FCI, António Pato. O problema consiste na visão incompleta do PA que os criadores de ambas as linhas têm. Penso, no entanto, que tal visão incompleta é de um modo geral mais forte do lado das linhas de beleza, que preferem mandar os seus cães tirar a prova de trabalho a um treinador conhecido, em vez de se preocuparem em fazê-lo eles próprios ou, pelo menos incentivar nos cachorros os instintos básicos utilizados para trabalhar. Trabalho dá trabalho, não permite ter um número excessivo de exemplares, com a consequente perda nas vendas de ninhadas. E exige tempo, disposição e conhecimentos...
Também não concordo com a introdução de sangue de outras raças, como referiu Raiser no discurso de tomada de posse como delegado de cria da SV. Acho que em ambas as linhas ainda há exemplares equilibrados e que se podia recorrer ao outcross no sentido de conseguir cães de bom carácter e estrutura correcta. A questão é que em ambos os lados se atingiu já um nível de especialização tal que uma medida deste tipo iria necessàriamente implicar uma certa volta atrás no trabalho de muitos anos.
Espero para ver, mas não estou muito optimista, até porque, como se sabe, quem dita as mudanças é a SV, e nesta mandam os criadores de beleza.
Também não concordo com a introdução de sangue de outras raças, como referiu Raiser no discurso de tomada de posse como delegado de cria da SV. Acho que em ambas as linhas ainda há exemplares equilibrados e que se podia recorrer ao outcross no sentido de conseguir cães de bom carácter e estrutura correcta. A questão é que em ambos os lados se atingiu já um nível de especialização tal que uma medida deste tipo iria necessàriamente implicar uma certa volta atrás no trabalho de muitos anos.
Espero para ver, mas não estou muito optimista, até porque, como se sabe, quem dita as mudanças é a SV, e nesta mandam os criadores de beleza.
-
- Membro Veterano
Boa Noite a todos os foristas....
Continuo a afirmar que o problema também está na FCI, porque em vários temas(chip's, tatuagens, displasia etc.) resolveu afirmar-se como entidade máxima da canicultura que é.... e não há volta a dar-lhe....jcsousa Escreveu:O problema quanto a mim não é da FCI, António Pato.
Completamente de acordo....jcsousa Escreveu:...O problema consiste na visão incompleta do PA que os criadores de ambas as linhas têm.
Eles contornam isso facilmente...(Holtkämper See e Holtkämper Hof, Bad-Boll e Bad-Walde...etc)jcsousa Escreveu:...não permite ter um número excessivo de exemplares, com a consequente perda nas vendas de ninhadas.
Nem optimista nem pessimista... o que for... será.... agora que a divisão já existe...... lá isso existe... e que se fomenta... lá isso fomenta!jcsousa Escreveu:...Espero para ver, mas não estou muito optimista, até porque, como se sabe, quem dita as mudanças é a SV, e nesta mandam os criadores de beleza.
<p>Cumprimentos </p>