domingo mar 08, 2009 7:58 pm
Bem, o facto de ter feito ninho a 28 março do ano passado não quer dizer que terá de fazer na mesma data este ano. Este ano foi mais frio que o ano passado, pode ser por aí. Deves dar um tratamento de vitamina Ad3E nos próximos 15 dias para os preparar melhor para a época que aí vem. Quanto a comprar outra canária, não acho que valha a pena, se calhar o melhor que podes fazer é separá-los uma semana enquanto começas o reforço vitaminico, depois tornas a juntar mais uma semana mantendo as vitaminas e depois então colocas o ninho e palhinhas para que comece a construir.
Deves observar os teus canários no minimo uma hora por dia para veres quando começam a comunicar entre eles e a chamar-se, aí vais ver que quando os juntares querem logo criar.
Tive 6 casais de canários a criar e tirava uma média de 15 passarinhos por casal em cada época. Mas passavam o inverno separados mas como tinha condições especiais, juntava-os no final de dezembro e em meados de janeiro já tinha passarinhos, mas isso exige que lhes dês horas de iluminação, temperatura, etc.
Este como é um ano mais frio, é normal que comecem mais tarde, mas vai a uma loja e compra as vitaminas, podes dar-lhes durante a época de criação toda e deixas de dar à terceira postura.
Podes e deves dar fruta como maçã, pera e verduras como flor de couves, serralhas, nabiças, agriões. Atenção à alface, uma folha por semana no máximo só porque adoram, é que faz-lhes muito mal.
Deves controlar quando a fêmea põe o primeiro ovo, para que 13 dias depois deixes de dar verduras e só recomeças 4 dias depois de nascer o ultimo passarinho. As verduras não são boas para os passarinhos acabados de nascer. Dá-lhes papa de ovo também, pouca por dia até nascer o primeiro passarinho e à descrição após nascer o primeiro.
Serralhas deves dar todos os dias, quanto mais pequenas as apanhares melhor, mais tenras e mais nutritivas, de resto é dar-lhes espaço e conforto para que se sintam à vontade para criar. Acredita, quando perceberes as necessidades deles, é um vê se te avias, gasta-se muito tempo na criação de canários mas os resultados são muito satisfatórios.
Boa sorte