alterego Escreveu:Boas!
Os meus parabéns a todos

!!!!
Finalmente um tópico na arca onde se discute barf/raw sem ser só um a dizer que dá, outro a dizer que não dá e outro a responder que não dá mas gostava e tal...
No meu caso dou ainda ração mas garanto que quando tiver a certeza de como fazer as coisas correctamente vou experimentar.
O problema no entanto é que não se trata simplesmente de deixar de dar ração e passar a dar frango ou outras carnes, há que fazer uma dieta balanceada e aí é que começam as dificuldades e as questões:
.............................
Depois temos as questões de saúde :
Como minimizar a contaminação da carne? será que a congelação nos nossos frigorificos caseiros será o suficiente ou tem de ser uma ultracongelação a temperaturas mais baixas?
( É que eu acredito que há mesmo risco acrescido de salmonelas,
cocídeos, E coli, campylobacter, etc. Pode nãos lhes fazer mal a eles
mas se nos transmitirem a nós.....

)
Se deixamos de dar ração porque não confiamos na qualidade dos ingredientes, que confiança podemos ter nos resto de carne mais barata que nos arranjam no talho ou nos restos de frango que se podem comprar a preço de saldo nos produtores como a Avibom e afins?
...................................
Falem com os vossos vets sobre o assunto.
Enfim não brinquem com a saúde dos nossos amigos caninos.
E já que estamos num forúm de DA's aqui está um link de um site onde a dona explica a alimentação raw que dá à sua dogue alemã :
http://bighoneydog.com/honeys-raw-diet/[url]
Cumprimentos
Margarida
Boas!
Tenho estado a seguir com interesse este assunto e, embora a Alterego/Margarida já tenha apontado as minhas dúvidas mais importantes sobre o assunto, vou aproveitar e acrescentar as minhas questões.
Acho que o factor de higiene e possivel contaminação da alimentação é de importancia maior no meio de toda esta informação que tem sido aqui trocada.
Ração (ou granulado) versus RAW ou BARF:
Que confiança se pode ter nos ingredientes utilizados para a confecção de granulados, na sua composição equilibrada, etc.?
Que confiança se pode ter em carne proveniente de talhos ou matadouros, de animais que foram alimentados a rações e suplementos? Não consigo argumentar nem por um, nem por outro... Não penso que a congelação garanta a não contaminação da carne e mesmo a ultra congelação dos alimentos tem efeitos na sua composição posterior.
A minha DA é alimentada com ração, por opção, pois não tenho condições logisticas nem tempo ou conhecimentos que me permitam garantir que lhe dou uma alimentação adequada de outro modo. Já lhe dei ossos grandes para roer e sempre teve fruta da época à disposição (

nas àrvores

) que vai buscar quando lhe apetece.
A Malamute come carne, mas intercalada com ração.
NÃO lhes dou ossos de frango ou aves de maneira nenhuma. Continuo a pensar que existe perigo o suficiente de que estes lasquem e que se espetem seja no esófago, estomago ou intestino do animal para arriscar fazê-lo. Mesmo não cozinhados estes ossos lascam.
Outra questão que eu ponho provém de se utilizar a argumentação de que a alimentação dos cães deverá ser o mais proxima possivel dos lobos e depois se dê frango ou outras carnes magras....
Por um lado existem anos de diferença na evolução do sistema digestivo dos cães "domésticos" e seus congeneres selvagens, por mais próximos que estes estejam.
Por outro a dieta dos lobos inclui mamiferos de grande porte como o veado e javali, preferencialmente. Os pequenos mamiferos como lebres e outros aparecem no periodo de crescimento ou na falta dos anteriores e as aves, se as podemos incluir (?) só mesmo como ultimo recurso.
A carne de frango ou aves tem grandes diferenças nutricionais em relação à carne dita de "caça". E não estou a ver ninguém a alimentar os cães a javali ou veado.... Dar à partida uma carne magra não me parece completamente apropriado, excepto, talvez como regime de transição e não como dieta a manter.
Quanto a peixe... Os Ursos (Omnivoros) pescam, mas os lobos? É possivel, mas não deve ser frequente, por mais nutrientes que o peixe proporcione.
E dar visceras e orgãos como figados,baços e cerebros de animais provenientes do talho ou matadouro, isso é minimamente seguro????
É que por melhores condições de higiene que se garanta estamos a falar de animais que são abatidos para consumo e criados com o recurso a muitos suplementos alimentares.
É mais saudável do que ração?
Não me vou estender sobre os problemas das rações... Sei com o que são feitas e como...

Mas isso é base suficiente para decidir entre uma coisa e outra?
Eu não estou a criticar ninguém, estou só a colocar as questões que coloco a mim mesma. Acho que qualquer opção é válida mas que não é nada fácil ter opinião formada e fundamentada sobre o assunto....
Para além dos sites já mencionados há muito mais onde encontrar informação, estes são só mais um exemplo, até porque permitem a continuação para links diversos e com algum interesse:
http://www.njboxers.com/faqs.htm
http://www.holisticpethealth.co.uk/barf.htm
http://www.greatdanelady.com/articles/f ... et_htm.htm
Eu continuo com mais dúvidas que certezas