FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quarta mar 11, 2009 8:54 am

Boas!
Eu dou as carcaças moídas, com ossos, e adicionalmente acrescento legumes ou então uma ração que eu compro, que só tem vegetais.
Sendo assim o que a Susana usa será o que num post acima a RosaNegra chamou de CDM(carne da desmancha)? :)
E importava-se de explicar melhor o que é a tal ração de vegetais? que composição é que isso tem a nível de cereais, vegetais, frutas, legumes?
Desconhecia esse tipo de ração! :)

Obrigada
Margarida
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quarta mar 11, 2009 9:34 am

alterego Escreveu:Boas!
Eu dou as carcaças moídas, com ossos, e adicionalmente acrescento legumes ou então uma ração que eu compro, que só tem vegetais.
Sendo assim o que a Susana usa será o que num post acima a RosaNegra chamou de CDM(carne da desmancha)? :)
E importava-se de explicar melhor o que é a tal ração de vegetais? que composição é que isso tem a nível de cereais, vegetais, frutas, legumes?
Desconhecia esse tipo de ração! :)

Obrigada
Margarida
É precisamente esse frango :wink: A ração de vegetais é, e passo a publicidade, da Happy Dog. É a Bio-Korn e no site da marca encontras lá a composição :)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 11, 2009 9:42 am

RosaNegra Escreveu: Cada caixa tem entre 11 e 13 Kg de CDM, custa 4 centimos por kilo e já vem congelada. A unica desvantagem que tenho em relação ao CDM é que tenho de o ir buscar á fabrica uma vez que eles so entregam em grandes quantidades ( + de 100 kg). Se alguem quiser informações sobre onde e como comprar mande pm.

...

Estas "placas" de carne tem uma vantagem que é o armazenar eu numa arca congeladora horizontal consigo arrumar cerca de 10 caixas o que me dura algum tempo.
4 centimos? :o Eu compro a 40 centimos :? Deve ser o transporte daí para o armazém da Maia :roll: :lol:

Quanto às placas de carne, eu parto-as com um machado e uma marreta e, claro está, com a ajuda do marido, em 3 partes iguais. É mais fácil de arrumar na minha arca que é das verticais e assim já fico com a dose certa diária para as duas cadelas :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quarta mar 11, 2009 10:48 am

susanalapa Escreveu: 4 centimos? :o Eu compro a 40 centimos :? Deve ser o transporte daí para o armazém da Maia :roll: :lol:
Susana ... não ligues que isto já é da PDI .. eu tb compro a 40 centimos !!! era bom que fosse a 4 era :lol:

A tecnica que arranjei pra partir "o bloco" em pedaços tambem é interessante ... vou á varanda da minha mãe que equivale a um 1º andar baixo e deixo cair :lol: :lol: fica partidinho que é uma beleza !!!!!

Abraços
Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta mar 11, 2009 10:58 am

marijonscp Escreveu:Dinodane. Descobri este site brasileiro com imensas informações sobre Raw Feeding. Penso que é interessante e tam bastante informação.
http://www.cachorroverde.com.br/
Acho que não se deu importancia suficiente a este site, sugerido pelo marijonscp, que está excelente!

Tem tudo e mais alguma coisa.

Baseado nesse mesmo sitio já adaptei um menu semanal para as minhas cadelas para logo perguntar ao veterinário o que acha.

Aconselho a pesquisa atenta do conteúdo do site a quem estiver interessado no assunto.

Excelente post marijonscp. Obrigado.
<p></p>
alterego
Membro Veterano

quarta mar 11, 2009 11:33 am

Boas!
A tecnica que arranjei pra partir "o bloco" em pedaços tambem é interessante ... vou á varanda da minha mãe que equivale a um 1º andar baixo e deixo cair fica partidinho que é uma beleza !!!!!
Rosário o que eu já me ri a imaginar a cena héhéhé!

Obrigada Susana, já estive a ler a composição do Bio Korn e são basicamente cereais (trigo, milho, arroz, aveia, milho moído e apenas 9 % de vegetais).
Em termos logísticos até é uma boa solução dar o CDM e os cereais agora não sei se será uma boa opção em termos de qualidade da alimentação.
Atenção que eu não estou a criticar até porque o objectivo aqui é a troca de ideias e de experiências :)!
Agrada-me o facto de assim pelo menos estarmos a dar carne fresca e já moída mas pergunto-me se será correcto deixar de dar ração e depois continuar a dar os tais cereais que são tão criticados pelos adeptos da Raw/Barf.
Outra dúvida, nesse caso a quantidade de carne a dar já será um pouco menos que os tais 2% do peso do animal uma vez que os cereais tb são uma fonte de proteinas a ter em conta né ?

Hakuma tens toda a razão pois tb adorei a informação desse site e chamo a atenção para a folha de calculo que lá está e da qual podemos fazer o download. Nessa folha ao preenchermos o peso e o percentual adequado à raça/tamanho do cão dá-nos o calculo das quantidades de carne, vegetais e outros ingredientes a dar e faz mesmo um menu semanal. Atenção que tem 2 versões em folhas diferentes, uma para uma dieta com carbo-hidratos(cereais ou legumes) e outra sem carbo-hidratos(apenas vegetais).
Dada a escassez de informação que há em português é mesmo um site a visitar. :wink:

Cumprimentos
Margarida
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 11, 2009 11:40 am

alterego Escreveu:Em termos logísticos até é uma boa solução dar o CDM e os cereais agora não sei se será uma boa opção em termos de qualidade da alimentação.
Eu não dou sempre carne :wink: Alterno com periodos de ração, pois a Anyha se comer sempre ração emagrece e não fica tão bonita e a Kiara se comer sempre carne, fica um pote além de que tenho que ter cuidado com os rins dela. Assim, o meu barómetro são mesmo elas. Quando a Anyha começa a emagrecer volta ao frango, quando eu acho que está bem, torna a mais um periodo de ração.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Hakuma
Membro Veterano

quarta mar 11, 2009 11:42 am

alterego Escreveu:Hakuma tens toda a razão pois tb adorei a informação desse site e chamo a atenção para a folha de calculo que lá está e da qual podemos fazer o download. Nessa folha ao preenchermos o peso e o percentual adequado à raça/tamanho do cão dá-nos o calculo das quantidades de carne, vegetais e outros ingredientes a dar e faz mesmo um menu semanal. Atenção que tem 2 versões em folhas diferentes, uma para uma dieta com carbo-hidratos(cereais ou legumes) e outra sem carbo-hidratos(apenas vegetais).
Dada a escassez de informação que há em português é mesmo um site a visitar. :wink:
Baseei-me exactamente nessa folha de cálculo para criar o tal menu para as minhas cadelas. :wink:

Parece-me que tal folha não foi feita por curiosos... mas como o curioso neste assunto sou eu, vou ver o que profissional (veterinário, que por acaso até é brasileiro como o site :lol: ) diz logo.
<p></p>
AliaAnor
Membro Júnior
Registado: quinta mai 05, 2005 8:18 pm

quarta mar 11, 2009 6:01 pm

alterego Escreveu:Boas!

Os meus parabéns a todos :) !!!!
Finalmente um tópico na arca onde se discute barf/raw sem ser só um a dizer que dá, outro a dizer que não dá e outro a responder que não dá mas gostava e tal...

No meu caso dou ainda ração mas garanto que quando tiver a certeza de como fazer as coisas correctamente vou experimentar.
O problema no entanto é que não se trata simplesmente de deixar de dar ração e passar a dar frango ou outras carnes, há que fazer uma dieta balanceada e aí é que começam as dificuldades e as questões:
.............................
Depois temos as questões de saúde :

Como minimizar a contaminação da carne? será que a congelação nos nossos frigorificos caseiros será o suficiente ou tem de ser uma ultracongelação a temperaturas mais baixas?
( É que eu acredito que há mesmo risco acrescido de salmonelas,
cocídeos, E coli, campylobacter, etc. Pode nãos lhes fazer mal a eles
mas se nos transmitirem a nós..... :? )
Se deixamos de dar ração porque não confiamos na qualidade dos ingredientes, que confiança podemos ter nos resto de carne mais barata que nos arranjam no talho ou nos restos de frango que se podem comprar a preço de saldo nos produtores como a Avibom e afins?
...................................
Falem com os vossos vets sobre o assunto.
Enfim não brinquem com a saúde dos nossos amigos caninos.

E já que estamos num forúm de DA's aqui está um link de um site onde a dona explica a alimentação raw que dá à sua dogue alemã :
http://bighoneydog.com/honeys-raw-diet/[url]

Cumprimentos
Margarida
Boas!
Tenho estado a seguir com interesse este assunto e, embora a Alterego/Margarida já tenha apontado as minhas dúvidas mais importantes sobre o assunto, vou aproveitar e acrescentar as minhas questões.
Acho que o factor de higiene e possivel contaminação da alimentação é de importancia maior no meio de toda esta informação que tem sido aqui trocada.
Ração (ou granulado) versus RAW ou BARF:
Que confiança se pode ter nos ingredientes utilizados para a confecção de granulados, na sua composição equilibrada, etc.?
Que confiança se pode ter em carne proveniente de talhos ou matadouros, de animais que foram alimentados a rações e suplementos? Não consigo argumentar nem por um, nem por outro... Não penso que a congelação garanta a não contaminação da carne e mesmo a ultra congelação dos alimentos tem efeitos na sua composição posterior.

A minha DA é alimentada com ração, por opção, pois não tenho condições logisticas nem tempo ou conhecimentos que me permitam garantir que lhe dou uma alimentação adequada de outro modo. Já lhe dei ossos grandes para roer e sempre teve fruta da época à disposição ( :D nas àrvores :D ) que vai buscar quando lhe apetece.
A Malamute come carne, mas intercalada com ração.
NÃO lhes dou ossos de frango ou aves de maneira nenhuma. Continuo a pensar que existe perigo o suficiente de que estes lasquem e que se espetem seja no esófago, estomago ou intestino do animal para arriscar fazê-lo. Mesmo não cozinhados estes ossos lascam.

Outra questão que eu ponho provém de se utilizar a argumentação de que a alimentação dos cães deverá ser o mais proxima possivel dos lobos e depois se dê frango ou outras carnes magras....
Por um lado existem anos de diferença na evolução do sistema digestivo dos cães "domésticos" e seus congeneres selvagens, por mais próximos que estes estejam.
Por outro a dieta dos lobos inclui mamiferos de grande porte como o veado e javali, preferencialmente. Os pequenos mamiferos como lebres e outros aparecem no periodo de crescimento ou na falta dos anteriores e as aves, se as podemos incluir (?) só mesmo como ultimo recurso.
A carne de frango ou aves tem grandes diferenças nutricionais em relação à carne dita de "caça". E não estou a ver ninguém a alimentar os cães a javali ou veado.... Dar à partida uma carne magra não me parece completamente apropriado, excepto, talvez como regime de transição e não como dieta a manter.
Quanto a peixe... Os Ursos (Omnivoros) pescam, mas os lobos? É possivel, mas não deve ser frequente, por mais nutrientes que o peixe proporcione.
E dar visceras e orgãos como figados,baços e cerebros de animais provenientes do talho ou matadouro, isso é minimamente seguro????
É que por melhores condições de higiene que se garanta estamos a falar de animais que são abatidos para consumo e criados com o recurso a muitos suplementos alimentares.

É mais saudável do que ração?
Não me vou estender sobre os problemas das rações... Sei com o que são feitas e como... :? Mas isso é base suficiente para decidir entre uma coisa e outra?
Eu não estou a criticar ninguém, estou só a colocar as questões que coloco a mim mesma. Acho que qualquer opção é válida mas que não é nada fácil ter opinião formada e fundamentada sobre o assunto.... :roll: :roll: :roll:

Para além dos sites já mencionados há muito mais onde encontrar informação, estes são só mais um exemplo, até porque permitem a continuação para links diversos e com algum interesse:

http://www.njboxers.com/faqs.htm
http://www.holisticpethealth.co.uk/barf.htm
http://www.greatdanelady.com/articles/f ... et_htm.htm

Eu continuo com mais dúvidas que certezas :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 11, 2009 6:26 pm

Aliaanor, o cão come carne da mesma proveniência da carne que eu como...

De resto, acho que nenhum de nós imagina com que carnes e restos são feitas as rações, mesmo as melhores. Julgo que até animais eutanasiados vão parar a algumas rações, já para não falar na parte dos "sub-produtos"...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AliaAnor
Membro Júnior

quarta mar 11, 2009 6:31 pm

Para além do anterior site Greatdanelady (decididamente o nome é giro :lol: ) esqueci-me deste que fala sobre a congelação e que apesar de ser parte de um site que comercializa alimentos ( com todos os problemas que isso leva em termos de ser ou não fidedigno) tem bastante interesse:

http://www.wysong.net/learn/entry/47/

e tem muitos mais artigos fora este.
AliaAnor
Membro Júnior

quarta mar 11, 2009 6:48 pm

dinodane Escreveu:Aliaanor, o cão come carne da mesma proveniência da carne que eu como...

De resto, acho que nenhum de nós imagina com que carnes e restos são feitas as rações, mesmo as melhores. Julgo que até animais eutanasiados vão parar a algumas rações, já para não falar na parte dos "sub-produtos"...

Cumprimentos.
Pois... Daí eu não me alongar nas rações. Mas também muitos dos produtos que fazem parte da nossa alimentação ( da minha também) têm uma proveniência deploravel. É uma discussão sem fim e sem sentido.
E como eu disse, dou carne à Alaskan Malamute. Não sou contra um tipo de alimentação o mais natural possivel, embora sem fundamentalismos.
Não estou a criticar ninguém.

cumprimentos.
TerrasAtomun
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

quarta mar 11, 2009 7:03 pm

dinodane Escreveu:Aliaanor, o cão come carne da mesma proveniência da carne que eu como...

Cumprimentos.
Eu sei perfeitamente de que são feitas as rações e digo-vos que não me incomoda assim tanto... Mas se têm algum interesse, eu dou umas luzes :wink: é de tudo o que eles não consigam enfiar para o fabrico de salsichas e fiambres para consumo humano! 8) Sobram assim: visceras de aves (ok), aparelho digestivo de suinos e pequenos ruminantes (ok), pintos do dia deficientes (ok), cascos de pequenos ruminantes (ok) e pouco mais sobra.... assim carcaças de aves que não atinjam o mínimo para ir para consumo humano.

As peles de grandes e pequenos ruminantes são aproveitados para cortumes (out).

Fígados e rins de grandes e pequenos ruminantes são aproveitados para alimentação humana (out).

Fígados, rins e testículos de suinos são aproveitados para consumo humano (out).

Mãos e pés de suinos e grandes ruminantes são aproveitados para consumo humano (out).

Que me falta mais?...

Corações de aves, ruminantes e suinos são aproveitados para alimentação humana (out).

Os estômagos dos grandes ruminantes são aproveitados para consumo humano (out).

Não me estou a lembrar de mais mas sei que há por ai pelo meio mais umas coisitas...

Agora vos digo... Tendo eu o trabalho que tenho, vos garanto que se soubessem o que vos é dado a comer, se recusariam a faze-lo! E este é o verdadeiro motivo que me leva a não me incomodar demasiado com a ração que dou aos meus cães.

O que quero dizer é que, para mim, não se trata de ser ou não uma coisa natural.... mas sim uma coisa económica.
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Hakuma
Membro Veterano

quarta mar 11, 2009 8:01 pm

Ora como tinha dito, eu ia hoje questionar o vet sobre a alimentação baseada em carne.

A resposta dele foi mais ou menos esta: "Se o seu interesse for ter um cão com pêlo bonito, que faça poucas fezes, mas tê-lo por poucos anos, utilize esse tipo de alimentação. Antes de vir para Aveiro tive vários anos um cliente que era criador de dogues alemães azuis campeões nacionais que os alimentava à base de osso com carne. Eram cães lindíssimos, mas a partir dos 4 ou 5 anos todos eles apresentavam problemas renais sérios. O mal desse tipo de alimentação é que raramente se consegue uma alimentação tão equilibrada qt as rações topo de gama. E mesmo quando se consegue em alguma altura, há a tendencia a desbalanceá-la com o tempo por razões financeiras, de gostos do animal ou de conveniência.

A minha opinião em termos clínicos é que esse tipo de alimentação não é recomendável."

Assim sendo, e porque ainda confio neste veterinário relativamente a cães, vou continuar a alimentar as minhas cadelas com ração.
<p></p>
alterego
Membro Veterano

quinta mar 12, 2009 2:05 pm

Boas!
O mal desse tipo de alimentação é que raramente se consegue uma alimentação tão equilibrada qt as rações topo de gama. E mesmo quando se consegue em alguma altura, há a tendencia a desbalanceá-la com o tempo por razões financeiras, de gostos do animal ou de conveniência.
Hakuma é exactamente o que eu penso! :wink:
É que não é fácil fazer uma alimentação equilibrada sendo nós a escolher os alimentos.

De qualquer das formas de todos os que temos participado nesta discussão creio que quem talvez esteja a fazer a opção mais correcta sejam os donos do Rufus pois estão a fazer a mudança da alimentação do cão guiados pelo vet que em princípio terá todos os conhecimentos para fazê-lo.

Cumprimentos
Margarida

Cumprimentos
Margarida
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”