Siamesinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jul 15, 2003 6:22 am

Gente, hoje fui na casa de um amigo meu q "ganhou" uma gatinha siamesa de 2 meses! A história eu não entendi muito bem. Parece q a irmã do amigo dele comprou a gata em uma pet shop mas os pais não quiseram ficar e aí a garota deu ela pra namorada desse meu amigo. Só q a namorada dele (q é minha amigona) tem 2 huskies siberianos dentro do apartamento e mais um filhote deles! Aí ela pegou e deu pro namorado dela q não tem nenhum gato e apesar de já ter tido gato, não sabe aparentemente nada sobre eles! Então eu vou ajudar ele com a gata e ensinar as coisas pra gata ser tratada melhor...

Tipo, ela é miudinha, muito pequena, provavelmente de ninhada grande, isso se não estiver subnutrida... Não pesa nem 1kg provavelmente! Ela é linda! Com olhinhos azuis brilhantes... Super carinhosa, faz ronron pra qualquer um q faça carinho!

Ela aparentemente já recebeu a primeira vacina mas o meu amigo nem está com o cartão de vacinas dela. Se eu não avisasse pra ele q precisa da 2ª dose da quádrupla ou quíntupla, seja lá oq ela tiver tomado, e da antirábica, ele nem se preocuparia! E tb do vermífugo.. Vou aproveitar q sobrou do meu aqui pra dar pra ela.

Ele tá dando Whiskas pra ela e o pêlo dela tá tenebroso! Parece uma lixa! Não sei aí em Portugal mas aqui no Brasil a fama da qualidade da Whiskas não é das melhores e nem os vets recomendam apesar de no comercial dizer q é a única marca aprovada e recomendada pela união de não sei q lá de veterinários (imaginem só! hahahah). Já expliquei pra ele as vantagens de se dar uma ração boa e até joguei aquele papo da baixa digestibilidade das rações populares mas não sei se ele vai querer abrir a mão pra comprar outra ração... Espero q sim pq quando se dá um ração boa, o pêlo melhora da água pro vinho!

Então, ele vai trazer ela aqui em casa pra eu dar um trato nela. Vou dar um banho quentinho nela pra tirar aquela murrinha de pet shop e limpar as orelhas q tavam todas encrustadas de cera preta!!!! Nojento! Aproveito pra cortar as unhitas e dar o vermífugo. Só estou mais curiosa é sobre a reação da Hannah com a gatinha. Como será a reação dela com uma gatinha neném q nem hormônios não produz direito ainda? Só sei q quando cheguei em casa, a Hannah ficou um século fungando a minha roupa q devia estar com o cheiro da siamesa!

A propósito, alguém tem sugestões de nomes pra uma siamesinha linda?! E tb, se tiver faltando algum cuidado q eu não esteja me lembrando, me digam tá!?!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 15, 2003 8:48 am

Olá

Júlia o nome, tens de olhar para a carinha dela e dar, acho que é daquelas coisas que só vendo o animal.

Tem cuidado antes de a juntares à hannah, essa gatinha pelos vistos não está bem tratada e pode passar alguma coisa para a tua gata. As orelhas assim sujas podem indicar algum tipo de fungos, tem cuidado porque isso é muito contagioso.

Se a gata levou a vacina, já deve ter um boletim. O teu amigo devia ir com ela a um vet.

A Wiskas por cá também não tem grande fama. Diz ao teu amigo que o que ele pensa estar a poupar em ração de má qualidade talvez o faça gastar bastante mais dinheiro em veterinário. As rações de baixa qualidade provocam muitas vezes problemas de rins aos gatinhos.
Para além disso as rações de qualidade superior são mais concentradas e portanto a quantidade de comida que se dá é menor. Se fizerem bem as contas vão ver que não fica assi tão caro dar boa ração.

O ela pesar menos de 1kg com 2 meses não está mau parece-me. A Amélia pesava menos com essa idade.

Espero que tudo corra bem com ela.

Beijokas
Kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jul 15, 2003 10:53 am

Olá Júlia,

Espero que siga os conselhos que a Kathleen lhe deu. Eu também não juntaria a gatinha bebé à sua, sem antes ela ter ido ao veterinário. Lembre-se que se ela não está desparasitada, provavelmente tem ovos de vermes intestinais no pêlo. Basta isso para a sua poder ficar também infestada. Também a sujidade nas orelhas pode ser indicação de ácaros, fácilmente transmissíveis de gato para gato. Se fôr esse o caso, não basta a limpeza. É necessário um medicamento. Quanto ao banho dos gatos, nunca o dou em gatinhos bebés e, pessoalmente, só o dou quando o gato (adulto) está mesmo sujo. Costumo é usar, regularmente, um shampoo seco (em forma de espuma, preferencialmente) de boa qualidade. Mas o clima aqui é completamente diferente e provavelmente os gatinhos aí não se constipam tanto. Contudo acho que deveria perguntar primeiro ao vet. se acha aconselhável o banho, antes do o plano de vacinação estar completo. Quanto ao seu amigo não ter a caderneta de vacinas, seria pelo menos bom saber em que vet. elas foram aplicadas. Aqui em Portugal, não se dão vacinas sem a desparasitação do gatinho. Portanto, se fosse aqui, ela teria já levado pelo menos uma dose de vermífugo e, provavelmente não estaria ainda na altura de levar nova dose.
Maria João
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça jul 15, 2003 12:03 pm

Tanto a Kathleen como a Maria João já disseram o fundamental! A gatinha não deve ficar em contacto com a Hannah porque nunca se sabe se a siamesa é portadora de algum vírus ou fungo contagioso.
Quanto à vacina, acho que há uma confusão qualquer. Há muita gente que pouco percebe de gatos e acha que qualquer coisa que um veterinário dê é sempre vacina! Provavelmente a gatinha tomou a primeira dose de desparasitante (vermífugo) e não a primeira vacina (coriza/panleucopénia). É importante verificar, exigindo o boletim de vacinas à menina que comprou a gatinha ou indo mesmo à loja de animais! Se ela tomou realmente a 1ª dose, é fundamental cumprir o intervalo entre a 2ª, senão não faz efeito!
Boa sorte e bom trabalho! ;)
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 9:03 pm

É, eu falei com a minha melhor amiga q estuda veterinária e ela tb falou q é melhor não juntar as duas por agora. Confesso q fiquei tão encantada com a gatinha q nem pensei nisso. Mas tb, apesar dela estar com o pêlo mal cuidado, ela aparenta estar bem de saúde.. Brinca e pula como uma criança! Parece q ela já tomou a primeira dose da quádrupla felina ou quíntupla (algumas clínicas dão quádrupla outras dão quíntupla q inclui a leucemia) mas o meu amigo ainda não pegou o cartão de vacinas dela com o amigo dele.
Quanto a desparasitação, provavelmente já lhe deram alguma coisa mas não confio nessas pet shops. Muitas aqui falam q dão mas não devem dar é nada. Não dá pra confiar a não ser q consigamos o nome e endereço ou telefone da loja onde ela foi comprada pra saber oq foi feito, se é q algo foi feito e quando foi feito.
E tb acho q o problema aqui é q eu não sei se o meu amigo vai querer pagar consulta de vet q em média custa 40 pratas aqui, pq ele é meio pão-duro!! :oops: Mas eu vou tentar convencê-lo.
Quanto às orelhas, provavelmente é só cera mesmo. Não devem ter limpado nunca por isso acumulou tanta sujeira. Se é ou não sarna (ácaros) não importa tanto assim pois não se passa de gato pra gato tão fácil pois está dentro dos ouvidos. E a Hannah mesmo está no final do tratamento com as gotinhas por causa de uma reincidência da sarna de ouvido.
Quanto a banho, não tem problema dar banho nos gatinhos, contato q se use água bem quentinha e secador pra eles não ficarem úmidos. A Hannah cansou de tomar banho quando era pequena...
De qualquer modo, vamos tentar saber da pet shop q ela veio primeiro e vou convencê-lo a levá-la num vet tb pra fazer um check-up. Aí, conforme for, eu coloco ou não ela pra brincar com a Hannah!
Mas obrigada pessoal, ajudaram bastante!

E olhem só o nome q a irmã dele queria dar pra gata: Miaca!!!! Q horrível! Hahhaha! Parece Caca!!! :o :roll: :oops: Vamos continuar pensando num nome pq esse tá muito ruim! Heheheh! :?
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 15, 2003 11:11 pm

Olá

Júlia tem cuidado e vê se ela não tem mesmo fungos nas orelhas, porque isso é contagioso.

Em relação ao teu amigo é melhor que lhe digas que se não dá as vacinas à gatinha e não a leva ao vet, masi tarde pode ter de gastar muito mais dinheiro com ela.
Se ela estiver em casa e for bemalimentada o único dinheiro que ele gasta é nas vacinas e numa consulta de vez em quando. Lembra-lhe que um animal não é um boneco, que se não quer tratar dela convenientemente é melhor ele oferecê-la para quem a trate e ele que compre um peluche. Tens de lhe dizer essas coisas para ele perceber.

Boa sorte com a menina, ainda não tem nome? Logo vocês brasileiros cheios de nomes engraçados. Eu pessoalmente gosto de nomes com significado, procura ai um que tenha a ver com a gatinha.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 11:33 pm

É, eu tô tentando falar com ele com jeito pq não quero passar a idéia q eu sou fresca com minha gata e q ele é pão duro...
Pois é, tem muita gente q acha q pra criar um gato basta dar uma cumbuca de água e uma de arroz com feijão e uma caixa de areia q o gato se vira. E se ele fica doente, dão o gato pra alguém ou abandonam ele na rua!

Aliás, só pra vc ter idéia da pão-durice, Kathleen, esse meu amigo com o gato q ele tinha antigamente ele ia no carpinteiro da esquina e pedia serragem e usava isso pra bandeja do gato! Tá doido, pode entrar farpa nas patas do gato!! E eu perguntei oq aconteceu e ele disse q o gato começou a ficar agressivo com a irmã dele q por sinal não tá nem aí pra gata, aí levaram o gato pra casa de não sei quem e o gato sumiu depois! Essa eu não engoli muito não sabe... Pra mim largaram o gato na rua ou coisa do tipo.. Essa história tava muito mal contada... Fiquei chocada! :o

Sobre nomes, eles provavelmente vão dar algum em japonês ou desses filmes de Senhor dos Anéis ou coisa do tipo, q é oq eles curtem.. Hehhe! :roll:
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 11:38 pm

Olá

O Senhor dos Aneis eu também gosto muito sou grande fã e tem nomes fantásticos

Mas se eles tratam assim os animais para que querem um? Não era melhor arranjarem bons donos para o gatinho?

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 11:58 pm

Não, o meu amigo não trata assim os gatos... Só foi um exemplo de pessoas q tratam assim os bichos. O meu amigo é até muito carinhoso com a gatinha, ele gosta muito dela e tal (até comprou areia de gato! heheheh :oops: ). É só q ele não deve enxergar razões pra esses custos q se tem com gatos (vet, remédio, vacina..). E a gata é dele, ele tá com ela pq quer, não posso tirar a gata dele! Mas com jeitinho e ajuda minha ele vai fazer as coisas sim... Eu tenho bons argumentos e se precisar, eu até pago a vet pra ele...
Kathleen
Membro Veterano

quarta jul 16, 2003 8:33 am

Olá

Se ele gosta da gatinha vai entender que a deve tratar bem. Explica-lhe bem o que pode acontecer se não levar as vacinas todas, não comer boa ração e não for ao vet. Vais ver que ele percebe que tem de gastar algum dinheiro.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 4:02 am

É, vou tentar, vamos ver no q dá.. Depois conto se funcionou! ;)
Juliachan
Membro Veterano

sábado jul 26, 2003 5:11 am

Boas notícias.. Convenci o meu amigo Renato e ele já comprou Proplan! Disse até q o pêlo da gatinha já tá mais macio! Bem, já é um começo... Ele tem agora é q levá-la na vet! Isso é q vai ser difícil convencer pois são umas 40 pratas.. Vamos ver!
Responder

Voltar para “Gatos”