ódio e revolta

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

daliamorais
Membro
Registado: terça jul 23, 2002 11:49 am
Localização: 4gatos - Princesa, Piruças e Survivor e Sarapintada

segunda jul 14, 2003 3:21 pm

No passado sábado, desloquei-me à UZ, bem nem queiram saber o que senti, uma mistura de revolta, ódio, incapacidade eu sei lá um sem número de sentimentos que se misturaram, pois fui lá entregar uma gatinha (de rua) que uns vizinhos meus dizem ser deles mas que no entanto quer a gatinha bebe quer a mãe gata (que está novamente grávida ), que os pseudos donos não me deixaram levar pois é muito boa caçadora e assim vão-se servindo dela para resolver os seus problemas, sem no entanto se preocuparem com a pobre gatinha que está pel e osso, que se não fosse outra vizinha a dar-lhe comida já estaria morta.

Depois da revolta que já levava, das dúvidas sobre se estaria a fazer bem ao entregar a gatinha apenas com 3 meses mas habituada a viver ao ar livre, ver-se fechada até arranjar dono, tudo isto me deixou bastante angustiada. Mas o pior ainda estava para vir o encontro com a realidade da ......... deste país, pois uma coisa é ir sabendo de situações, outra é dar de caras com a realidade e a realidade são centenas de animais que um dia alguém achou muito graça, mas que também um dia sem mais nem porquê os abandonou, a relidade são um numero reduzido de pessoas voluntárias que lutam diáraimente contra crueldade de tantas outras, que não têm o minimo respeito pelos animais.

Eis que assisti na primeira pessoa ao abandono de um nosso amiguinho :evil: :evil: :evil: um casal que se fartou do seu gato e foi entregá-lo (com as desculpas do costume.... tenho um bebe, os pelos do gato blllaaaaa, blaaaaa) mas com a maior das friezas, só me apeteceu insultá-los, a minha esperança é que aquele lindo animal encontre alguém que o ame de verdade, pois aquela gentinha não é digna de ter o amor a dedicação daquele ser que ao contrário de muitos animais de 4 patas tem capacidade para amar.

Querido gatinho por ti chorei, por ti senti ódio, por ti senti revolta, mas também por ti, e por todos os teus companheiros de abandono, senti mais vontade de lutar senti vontade de vos amar cada vez mais, senti vontade de me oferecer como voluntária, para vos poder dar todo o meu amor, para em conjunto com pessoas (poucas mas com um coração e uma grandeza enormes) tentar minimizar a vossa dor e o vosso sofrimento.

Adoro todos os animais!!!!!!!!!!!!!
Gosto de algumas pessoas !

Marradinhas da malta felina - Survivor, Piruças e Princesa
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 3:42 pm

Olá

É revoltante mesmo.
Eu recebi um apêlo da UZ sobre esse gatinho e ele é lindo mesmo, não sei como o conseguiram abandonar. Quando li o apelo desatei a chorar em casa... Só espero que encontre donos depressa.

Beijokas
kathleen
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda jul 14, 2003 4:54 pm

daliamorais Escreveu: Querido gatinho por ti chorei, por ti senti ódio, por ti senti revolta, mas também por ti, e por todos os teus companheiros de abandono, senti mais vontade de lutar senti vontade de vos amar cada vez mais, senti vontade de me oferecer como voluntária, para vos poder dar todo o meu amor, para em conjunto com pessoas (poucas mas com um coração e uma grandeza enormes) tentar minimizar a vossa dor e o vosso sofrimento.
Só fiquei curiosa em saber se realmente se ofereceu como voluntária ou se ficou apenas pela vontade. Não queria ser injusta, até porque não sei onde mora nem qual é a sua disponibilidade de tempo, mas se tem hipótese de ser voluntária da UZ, os animais que lá estão iam agradecer.

Outra coisa: além dos animais abandonados e dos que são lá entregues pelos donos que se fartaram deles há também muitos que são lá levados por pessoas de muito bom coração, como você, mas que, pelos vistos, não podem ter um gatinho de 3 meses em casa nem por uns dias até lhes arranjar dono. Mais uma vez, não a conheço, não sei que condições tem a sua casa e, neste caso, é difícil julgar, mas eu já tive uma gatinha de 2/3 meses numa casa de banho minúscula onde nem há luz natural, o que implicou alguma ginástica da minha parte e um acréscimo na conta da luz, para não deixar a gatinha às escuras. As condições não eram as ideais, mas a alternativa era tê-la deixado onde a encontrei, à beira da estrada, incapaz de ver o que quer que fosse por ter as pálpebras coladas pela ramela. Se estou a ser injusta consigo (também não deu muitos pormenores), peço desde já desculpa, mas é realmente muito fácil despejar um animal que se encontra abandonado na rua num qualquer canil ou gatil, passar a responsabilidade para os outros e ficar muito contente consigo própria com a boa acção praticada. Esta é uma atitude infelizmente muito comum, mas devo dizer-lhe que é muito pouco. Todos nós podemos fazer um pouco mais do que isso, desde que tenhamos vontade. As associações já têm os canis sobrelotados, e quem lhes dera a elas conseguir dar boas condições aos que já lá estão.
O que não falta para aí é pessoas a dizer que gostam muito de animais, até fica bem dizê-lo, mas isso de pouco serve aos bichinhos se não for posto em prática.
Ninguém é moralmente obrigado a levar para casa um animal que encontre abandonado na rua, mas a indiferença a uma situação dessas é algo que espero de quem não gosta sequer de animais. De quem diz gostar de animais, espero que faça tudo o que está ao seu alcance para acudir ao animal, até por uma questão de coerência. Mas cada um sabe de si. Eu só tenho de viver com a minha consciência.

Fiquem bem

Florinda Lopes

P.S. - Dália, embora esta minha resposta tenha sido suscitada pela sua mensagem, não se refere, de todo, exclusivamente a si. Refere-se a um tipo de atitude muito comum e que me revolta bastante. Calhou manifestar-me agora. Não é nada de pessoal.
Última edição por Florinda em segunda jul 14, 2003 5:37 pm, editado 3 vezes no total.
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

segunda jul 14, 2003 4:54 pm

Toda vez que eu fico sabendo de historias como essa eu paro e penso , o que eu estou fazendo aqui nesse maldito mundo?

Outro dia eu fiquei com seria duvidas se nós seres humanos podemos ser obras de um ser divino , e eu acho que não ....os humanos são coisas demoniacas ...
Sera que esse tipo de gente não tem capacidade de pensar por um minuto ue o gato não era um brinquedo? não era uma roupa velha que se enjoa e joga fora poxa vida !
Eu ja disse isso aqui nesse forum e repito , se realmente existir reencanação eu digo a Deus que me demito , me recuso a vir para esse inferno de novo .
Se existem abrigos para idosos onde são descartadas as pessoas que ja precisam de algum cuidado para viver , o que dirá entidades que abrigam animais que ja não são mais a novidade da casa?
Um gato , um cão , um animal não sabe falar , não reclama , não questiona mas sente na pele a dor de ser jogado fora , posto de lado como um entulho ... eu recomendo para as pessoas que queiram um brinquedinho que procurem um robozinho , existem robozinhos em forma de animais , que latem , que miam e esses uando perderem a utilidade podem ser desligados e guardados no fundo do guarda roupas sem nenhum ressentimento .
Eu nem sei o ue dizer , minha vontade é de meter a mão na cara dessa gente , uma revolta que não tem fim , não da pra se conformar com uma situação dessas , não da mesmo , nunca.
E eu ja não tenho mais nenhuma esperança que essa gente se arrependa do que fez , poruqe pau que nasce torto não se indireita .

A todos que abandonam os animais , passem todos mal , muito mal , muito mal.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jul 14, 2003 5:14 pm

Olá!

Camie, eu percebo muito bem a sua revolta. Porque não dá mesmo para entender! Ou antes, dá!
Temos que aceitar que o coração dos homens alberga, ou pode albergar, muita maldade. Não faltam exemplos. Repare se os homens fazem mal aos da sua própria espécie, como nos vamos admirar do que fazem a seres mais fracos? Para focar só um caso, a 2ª guerra Mundial. Só um, porque não pararia nunca mais.
Mas também há pessoas que são capazes de dar a sua vida para salvar outros seres humanos. Ou que a dedicam a ajudar. Que gostam de animais, e se prontificam a ajudá-los, não é?
Um mundo melhor, em que a crueldade e a maldade para com todos os seres - porque todos têm DIREITOS - não exista mais, é aquilo por que se anseia. Mas é preciso lutar por ele! Esse mundo não nos será dado assim, de um dia para o outro. É preciso ter consciência que CADA UM DE NÓS, pode e deve dar o seu contributo, na medida das suas possibilidades (ou até acima delas, quem sabe!) para que esse mundo seja uma realidade!
É o que eu penso!

Falei para a Camie, por ter sido a última forista a escrever, e por me ter tocado algumas coisas que disse, mas isto aplica-se a todos, como é bom de ver!
ABRAÇO!! ;) ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

segunda jul 14, 2003 10:03 pm

Olá

Tem toda razão Miadores , existem sim muitas almas boas que aqui vivem e se dedicam a cuidar dos que precisam , não está ainda tudo perdido .
Quem sabe um dia os desalmados dancem conforme nossa musica , não é ...
Obrigada pela mensagem serena .
E nós vamos seguindo , fazendo o que esta ao nosso alcance e esticando os braços pra fazer até mais , como voce mencionou !
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jul 15, 2003 6:11 am

É, realmente a realidade é dura... Quando tocamos esse assunto sempre me vem à cabeça a história q a minha empregada me contou q lá pras bandas onde ela mora as pessoas jogam os gatinhos recém-nascidos direto no rio. As lágrimas enchem meus olhos só de imaginar uma cena assim! :cry:
Q bom q os animais tem pelo menos pessoas como nós q os amamos e fazemos o pouco q podemos pra ajudá-los.
daliamorais Escreveu:fui lá entregar uma gatinha (de rua) que uns vizinhos meus dizem ser deles mas que no entanto quer a gatinha bebe quer a mãe gata (que está novamente grávida ), que os pseudos donos não me deixaram levar pois é muito boa caçadora e assim vão-se servindo dela para resolver os seus problemas, sem no entanto se preocuparem com a pobre gatinha que está pel e osso, que se não fosse outra vizinha a dar-lhe comida já estaria morta.
Querida Dalia, acho q a melhor coisa q vc poderia fazer por essa gata é castrá-la ou pelo menos tentar convencer os malditos donos dela a fazer isso! Coitada dela, ficar tendo ninhadas uma atrás da outra, dá um desgaste físico tão grande q provavelmente nem consegue caçar rato nenhum! Aliás, esse é um ótimo argumento!!!
daliamorais
Membro

terça jul 15, 2003 10:09 am

Só fiquei curiosa em saber se realmente se ofereceu como voluntária ou se ficou apenas pela vontade. Não queria ser injusta, até porque não sei onde mora nem qual é a sua disponibilidade de tempo, mas se tem hipótese de ser voluntária da UZ, os animais que lá estão iam agradecer
Que gratificante, depois de nos sentirmos como me senti, ler palavras tão reconfortantes como as que acabei de ler.

Em primeiro penso que talvez não seja muito justo canalizar a revolta que sentimos em quem não conhecemos, nem tão pouco estamos atentos a alguns artigos já escritos que revelam que o meu amor pelos animais não se fica só pelas palavras, mas cada um tem o direito de pensar o que quiser, só posso dizer que não sou pessoa de me ficar só pelas palavras.

Talvez nunca tenham lido a história do Survivor, e tantas outras que não as exibi mas que, como costumo dizer os actos são para quem os pratica, contudo não posso deixar de ficar magoada com as palavras que li.

Se levei a gatinha não foi de animo leve, cada um sabe das suas razões, e o que préviamente combina.

Quanto a esterelizá-la, efectivamente a esta não o fiz, mas já levei várias gatinhas de rua para o fazer.
não sei que condições tem a sua casa e, neste caso, é difícil julgar, mas eu já tive uma gatinha de 2/3 meses numa casa de banho minúscula onde nem há luz natural, o que implicou alguma ginástica da minha parte e um acréscimo na conta da luz, para não deixar a gatinha às escuras

Quanto a despesas extras, se vamos falar nisso posso informá-la que tenho vários gatinhos de rua que apadrinho, ainda à pouco tempo trouxe uma gatinha de 2 meses de Porto Covo, levei-a ao vet. esteve em minha casa também c/a luz acessa, até lhe arranjar dono.
Lamento que num fórum como este me sinta como tivesse cometido algo de tão mau,que precisasse de me defender.

Desde já o meu obrigado pelas palavras amigas, mas quem me conhece sabe que o meu amor pelos animais é incondicional, responsável e não se fica só por palvras :lol: :lol: :lol: :lol:

Marradinhas da malta felina Survivor, Piruças e Princesa

Saudades do Pantufa e Miquelina que já partiram mas estarão sempre no meu coração.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 15, 2003 10:38 am

Olá

Dália eu não quis intervir antes, porque achei que não precisava de advogados de defesa. mas quem a conhece sabe bem o que tem feito pelos animais. Lembro-me que uma das primeiras histórias que li quando comecei a participar aqui no forum, foi a história do Survivor e percebi que estava num lugar onde se gostava e respeitava os animais.

Beijokas
kathleen
daliamorais
Membro

terça jul 15, 2003 10:42 am

Kathleen Escreveu: Olá

Dália eu não quis intervir antes, porque achei que não precisava de advogados de defesa. mas quem a conhece sabe bem o que tem feito pelos animais. Lembro-me que uma das primeiras histórias que li quando comecei a participar aqui no forum, foi a história do Survivor e percebi que estava num lugar onde se gostava e respeitava os animais.

Beijokas
kathleen
kathleen

Obrigado pelas palavras, estava mesmo a precisar, pois fiquei bastante angustiada com esta avaliação, que considero injusta à minha pessoa.

Beijokas
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 11:06 am

Olá

Não fique, a Florinda teve o cuidado de dizer que não sabia se o seu caso era o que ela estava a criticar.
Por vezes as pessoas falam sem conhecer e depois magoam quem muitas vezes não merece.

Mas as pessoas aqui não esquecem o que tem feito.

beijokas
Kathleen
Cat_Friend
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 2:30 pm

terça jul 15, 2003 11:33 am

Por vezes penso que as pessoas se esquecem do objectivo desde foruns... muitas vezes entendo a dureza das palavras que são escritas, aqui !

São coktails de emoções que nos levam muitas vezes a chorar :cry: , a rir :D , sentimentos de revolta :evil: , de impotência :| , espanto com determinadas acções :o

Mas ninguém tem o direito de julgar ninguém, ninguém tem o direito de julgar os outros foristas, pois acredito que todos que aqui estão, fazem-no de coração, por amor aos animais !!

Muitas vezes sinto-me envergonhada :oops: por me sentir tão impotente em relação à maldade dos outros.

Dália,

entendi perfeitamente a sua mensagem !!
Eu sinto exactamente a mesma revolta !!

Acho que mais revoltante que a situação do gatinho da família com o bebé é a situação da Chanel, uma gatinha que ao fim de 15 anos por se ter tornado incontinente foi despejada na União ( a história dela está nos Gatos para adoptar, na Arca ).

Mediante isto o meu primeiro pensamento a quente, foi :

MEU DEUS !!! Quem pode fazer tamanha crueldade com um bicho em fim de vida ?!?!?!

Mas depois pensei friamente e, se existem pessoas que abandonam os seus próprios pais em lares, o que podemos dizer dos animais ...

Mais uma vez para ti Dália :

Se conseguires convencer Deus, daquilo da reencarnação ...diz-lhe que eu sou a segunda da fila !!

;)

Cat_Friend
Cat_Friend
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 2:30 pm

terça jul 15, 2003 11:40 am

Peço desculpa, mas enganei-me !! :oops:
Quando digo Dália queria dizer Camie !! :?
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

terça jul 15, 2003 12:08 pm

Eu acho que a Florinda é uma bandida. Afinal, perguntou se a dalila realmente se ofereceu como voluntária mesmo ou se ficou pelas intenções. A dalila teve todo o direito de não responder e ser agressiva com a florinda, não mencionando se realmente se ofereceu mas falando do seu histórico maravilhoso a ajudar gatos.

:roll:
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça jul 15, 2003 6:40 pm

Dália, eu tive o cuidado de referir que não conhecia a sua situação e que podia estar a ser injusta. Inclusivamente, pedi desculpa por antecipação.

Mas devo dizer-lhe que isso de ter um grande amor aos animais, por si só, não me diz absolutamente nada. Tenho uma colega que tem um grande amor aos animais. Tem duas gatas e um cocker. Gosta tanto, tanto, tanto das gatas que uma delas já caiu por três vezes do segundo andar e ela nem nessas ocasiões as levou ao veterinário, apesar de a gata ter ficado a coxear e deixado de comer. Escusado será dizer que não são vacinadas e comem ração de supermercado... Uma das vezes em que a gata caiu do segundo andar ficou grávida. No dia seguinte ao nascimento dos gatinhos já me estava a chatear para arranjar dono para os bichanos.
A gata da mãe dela ficou grávida, e lá veio ela chatear-me para arranjar dono para os bichanos. Como não consegui (aliás, eu própria tinha uma ninhada para dar...), deu-os de um dia para o outro, milagrosamente. Suspeito que os tenha ido entregar à Liga, como fez a uma ninhada anterior. Mas diz para quem a quiser ouvir que adora as gatas, não era capaz de viver sem elas. Daqui a um mês, há-de vir chatear-me outra vez para arranjar donos para os filhotes da gata da mãe dela, que entretanto engravidou novamente. Esta minha colega também já me telefonou uma vez às 11 da noite, quando eu me preparava para ir dormir, por causa de um gato "coitadinho, coitadinho, coitadinho", que ela tinha mesmo ao pé dela, mas não podia levar para casa por causa das duas gatas dela, mas eu podia muito bem percorrer 25 km para ir buscá-lo, mais 25 km para minha casa, apesar de ter 12 gatos! Por isso, desculpe, mas dizerem-me que gostam muito de animaizinhos para mim não vale um caracol! E, nesta questão, como em muitas outras, o que conta é o que se faz, e não o que se diz.

Quanto à sua visita à UZ, há-de convir que não deu grandes pormenores sobre o assunto, a não ser o seu horror pela quantidade de animais que lá estavam. Conheço bem esse horror, e conheço muita gente que tem a mesma reacção que você teve, mas nada faz para mudar as coisas, deita a cabeça no travesseiro à noite e dorme descansada.
E gente que vai despejar os animais que encontra na rua aos canis e gatis das associações também não falta por aí. Muita dessa gente, nem um donativo faz quando lá vai deixar os animais. E ficam todos contentes por terem feito uma boa acção. Conheço demasiados casos destes...

Se não se revê no que eu disse, fico muito contente. Não era minha intenção ofender ninguém, mas este é um assunto que me irrita por de mais, e não me parece que estar com paninhos quentes traga algum benefício aos animais. Acho é que muita gente precisa de acordar!

Fiquem bem

Florinda

P.S. - A quem possa interessar: sim, saí de casa àquela hora e percorri os 25 km para ir buscar o gato.
Responder

Voltar para “Gatos”