Hemoparasita - ???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

panchito
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2003 2:18 pm

segunda jul 14, 2003 12:26 pm

Olá,...

Peço ajuda a quem me possa dar. Procuro referências sobre uma infecção que tem origem num "bicho" chamado Hemoparasita da família Haemobartunela.

O meu gatinho Persa está com isto... não consigo perceber como ele apanhou isto, dado que não sai de casa nem se relaciona com outros animais. :cry:

Ele já foi ao veterinário, mas eu quero ler sobre este assunto. Alguém sabe de alguma página na Net sobre isto? Eu não consegui encontrar....

Obrigada e beijos,
Panchito
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 1:52 pm

Olá

Andei a fazer uma pesquisa na net e também não encontrei nada. Pode tentar enviar um mail aos vets aqui da Arca para que lhe expliquem melhor o que é esse parasita.

Tudo o que encontrei na net com esse nome não dizia respeito a gatos.

Quais são os sintomas dele? Quem é a solução que o seu vet lhe dá?

As melhoras do seu gatinho.

Beijokas
Kathleen
panchito
Membro Júnior

segunda jul 14, 2003 2:01 pm

Olá kat e obrigado pela tua resposta.

Os sintomas começam ( agora eu sei ....) por:

1. Moleza fora do normal
2. Pupilas dilatadas
3. Começa a perder o apetite

Eu ainda notei um ligeiro inchaço na barriga, mas não dei grande importância

Este fim de semana que passou, então fiquei mesmo preocupada:
1. A Barriga dele inchou demais, mas demais mesmo
2. Ele não queria que ninguem o tocasse
3. Não comeu nem bebeu todo o dia
4. Febre

A Vet, deu-lhe uma lista interminável de medicamentos que incluiem antibióticos, um diurético, e vou ter que lhe dar Royal Canin para Gatos com problemas de estômago.

bjs
Pancho
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 2:19 pm

Olá

Eu não te quero de forma alguma alrmar. mas se leste o tópico da esterilização da minha gata a Amélia, lá para o fim podes ver que eu tenho falado com imensos vets.
Não sei bem que doença é essa, mas foram-lhe feitas análises? E a quê?
É que os sintomas dele parecem sintomas de uma outra doença, mas eu não sou vet.
Explica melhor tudo o que se tem passado com ele.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jul 15, 2003 5:04 am

Panchito e Kathleen, vcs provavelmente não conseguiram achar nada pq o nome estava escrito errado...
É Hemobartonelose, causada pelo hemoparasita Haemobartonella felis.
E tome cuidado se tiver outros gatos pois pelo visto pode ser contagiosa através de pulgas e carrapatos!
Acho q esse textinho deve ajudar... Fonte: Saúde Animal

Hemobartonelose (haemobartonellosis, anemia infecciosa felina) é causada por uma ricketsia: Haemobartonella felis. É um parasita microscópico que invade as células vermelhas do sangue, causando sua destruição.
Ele nem sempre produz doença, podendo o gato ser portador assintomático.
Quando produz doença, se acopla a parede das hemácias de forma cíclica.

Não causa dano à medula óssea, portanto a anemia que causa é regenerativa, o que deve ser levado em conta na hora do diagnostico.
Em muitos gatos a hemobartonelose ocorre após stress.
O hematozoário é transmitido pela picada do carrapato ou pulga. Outros modos de transmissão são via placentária, da mãe para os filhotes, por mordidas e transfusão de sangue.
São hematozoários felinos: Hemobartonella, Cytauxzoonosis, Erlichia.

Fases da Doenças:
.Fase aguda: Esplenomegalia (aumento do baço)
.Fase crônica: febre; hematúria (sangue na urina); mucosas descoradas pela anemia profunda; epistaxe (perda de sangue pelo nariz); perda de peso; redução do apetite; petéquias (pequenas hemorragias subcutâneas); podendo ocorrer hemorragia gastrintestinal (devido ao rompimento de pequenos vasos) e icterícia; histórico de infestação por carrapatos, pulgas.
Cerca de 1/3 dos gatos não tratados morrem da infecção.
Os animais se tornam portadores para o resto da vida, mesmo se recuperando da doença. Em casos de comprometimento do sistema imunológico, por causa viral, stress ou administração de corticosteróide, a doença retorna.

Achados do hemograma:
*Trombocitopenia = Queda do número de plaquetas, o que leva a hemorragias.
*Alterações leucocitárias =
leucopenia (queda de leucócitos),
neutropenia (queda de neutrofilos),
linfocitose (aumento de linfocito),
monocitose(aumento de monocitos).
Pode ocorrer leucocitose (aumento de leucócitos), mas é menos freqüente.

Esfregaço de sangue periférico: visualização dos parasitos. Mas é difícil, necessita ser repetido varias vezes.
Tratamento por oxitetraciclina por 3semanas e antianêmico.

Existe uma alta incidência de hemobartonela em gatos portadores de Leucemia Infecciosa. Mas a doença pode ocorrer independentemente. De qualquer forma, quando ocorre uma anemia severa que não responde ao tratamento para Hemobartonelose, deve-se fazer teste para Leucemia.
Deve-se fazer um controle efetivo de pulgas, já que a doença é transmitida de um gato para outra, através da picada de pulgas. Não há casos relatados de Hemobartonela em humanos.
panchito
Membro Júnior

terça jul 15, 2003 10:38 am

Obrigado e obrigado,

Ontem à noite voltei ao Veterinario para falar com ele, e disse-me que fez os exames necessários para ver se seria Leucemia ou Sida (???). Detectou que não era vira, sendo portanto infeccioso.
Ele está tomar um banco de medicamentos e hoje de manhã o Panchito hoje já começou a comer e a beber água.

Obrigada a todos , e um grande ron-ron do Panchito
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 10:54 am

Olá

Ele fez um hemograma para detectar se era virús ou infecção?
Só fez o teste da sida e da leucemia? Não fez o da PIF?, É que os sintomas que descreve são parecidos com os da PIF, mas em princípio não será visto ele estar a melhorar.
E pelos vistos esse virús tem sintomas parecidos.

Espero que ele melhore, vá dando notícias.

Beijokas
Kathleen
panchito
Membro Júnior

terça jul 15, 2003 12:42 pm

Kat,

Fez o Hemograma, para ver se era viral. Depois fez outro exame para ver se era PIF. Disseram logo que se fosse seria mortal. Sei que ainda lhe fizeram mais um exame final, e foi este que deu o nome ao bicho.

E ele está melhor. Telefonei para casa, e ele já voltou a comer. Nota-se é que tem dores, pois está sempre a resmungar.

Entretanto enviaram-me por email documentação sobre esta infecção. Se quiseres posso enviar-te.

Patadinhas do Pancho
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 1:28 pm

Olá

A PIF pode ou não ser mortal, tudo depende da forma em que aparece.

Gostava de ter a documentação, se for possível. Gosto de saber o que posso.

Ainda bem que ele está melhor.

Vou mandar o meu mail por pm.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano

terça jul 15, 2003 9:10 pm

Q bom q ele está melhor e graças a Deus não tem nenhuma doença mais grave... :)
panchito
Membro Júnior

quinta jul 17, 2003 3:37 pm

Olá,

O Panchito foi hoje ao Vet, para verficar como estavam as coisas, e ela disse que o Pancho deveria estar mesmo com PIF , ....., foi-lhe tirado sangue que vai ser anviado para a faculdade, para termos mesmo a certeza. A Vet tb tirou uma amostra do liquido que ele tem na barriga, e estava amarelo. Estamos todos... :cry: :cry:

Digam-me é mesmo mortal???

Bjs
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 3:53 pm

Olá

Eu sei bem o que estás a passar. Espero que não seja PIF.. vai ao tópico "A Amélia vai ser esterilizada hoje", está lá na última mensagem um link para um site (é em inglês) muito bom que explica tudo sobre a PIF. Se quiseres saber mais podes falar comigo que eu neste momento acho que sei tudo sobre PIF.

Boa Sorte

Beijokas
Kathleen
panchito
Membro Júnior

quinta jul 17, 2003 4:05 pm

Li Kat a história da Amélia, ...., e tb fui ver o site, mas deu-me erro.

Se tens referências na net sobre este maldito virus, diz-me sff.

Estamos todos sem forças....

Bjs
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 4:08 pm

Olá

O link comigo funciona...

Mandei-te uma pm.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano

sexta jul 18, 2003 4:46 am

Bem, mas não dizem q o teste de PIF não quer dizer nada por causa do lance dos coronavírus??? Acho q tem mesmo é q prestar atenção nos sintomas, mais do q no teste! :o
Responder

Voltar para “Gatos”