ajuda ...AÇAIME
Moderador: mcerqueira
Boas ...
esta noite aconteceu-me algo impensavel...uma confusao porque eu estava a passear o meu cao (presa canario com 10 meses) "muito" perto de um lavrador de 7 meses! o dono do cao ofereceu-me porrada...mas nao aconteçeu...eles afirmaram a pes juntos que o meu cao pela a lei devia usar açaime...
o meu cao tem seguro esta registado...tem chip...tem as vacinas todas em dia...tem lop..anda com uma coleira grossa e trelha de 30cm.. anda sempre do meu lado esquerdo...sigo á regra todas as informaçoes de treinos de educaçao..tenho o maior cuidado com ele..nunca o solto a nao ser na minha quinta..etc...
a minha grande duvida é ???? o meu cao PRESA CANARIO pela a lei tem que usar AÇAIME???
ajudem-me por favor...ja nao é a primeira vez que me acontecem cenas destas!!!
esta noite aconteceu-me algo impensavel...uma confusao porque eu estava a passear o meu cao (presa canario com 10 meses) "muito" perto de um lavrador de 7 meses! o dono do cao ofereceu-me porrada...mas nao aconteçeu...eles afirmaram a pes juntos que o meu cao pela a lei devia usar açaime...
o meu cao tem seguro esta registado...tem chip...tem as vacinas todas em dia...tem lop..anda com uma coleira grossa e trelha de 30cm.. anda sempre do meu lado esquerdo...sigo á regra todas as informaçoes de treinos de educaçao..tenho o maior cuidado com ele..nunca o solto a nao ser na minha quinta..etc...
a minha grande duvida é ???? o meu cao PRESA CANARIO pela a lei tem que usar AÇAIME???
ajudem-me por favor...ja nao é a primeira vez que me acontecem cenas destas!!!
não se for à trela, sim se for solto. pontoBroly Escreveu: a minha grande duvida é ???? o meu cao PRESA CANARIO pela a lei tem que usar AÇAIME???
infelizmente a"estupida" lei obriga a que um cão" potencialmente perigoso",é obrigado a andar na via publica com açaime e trela,a lei é explicita" trela e açaime", existe uma lista onde constam as raças onde se aplica a lei.
tenho um rottweiler anda sempre na rua com trela,mas sei que estou a infrigir a lei, já muitas vezes fui abordado pela policia, pois tenho que andar com açaime.
Os cães que estão nessa listas são:
presa canário,rotteweiler,pitbull,dogue argentino,fila
brasileiro,stransforshire terrie,bull terrie
Além de o seguro, o chipe é também obrigatório e a trela ter menos de um metro!! E houve uma alteração recente á lei,se o cão não tiver L.O.P,terá que ser castrado!!!!!!
tenho um rottweiler anda sempre na rua com trela,mas sei que estou a infrigir a lei, já muitas vezes fui abordado pela policia, pois tenho que andar com açaime.
Além de o seguro, o chipe é também obrigatório e a trela ter menos de um metro!! E houve uma alteração recente á lei,se o cão não tiver L.O.P,terá que ser castrado!!!!!!
infelizmente a"estupida" lei obriga a que um cão" potencialmente perigoso",é obrigado a andar na via publica com açaime e trela,a lei é explicita" trela e açaime", existe uma lista onde constam as raças onde se aplica a lei.
Se o seu cão é um Presa Canário e tem LOP para o comprovar "esfregue-o nas fuças" de quem lhe exigiu tal coisa. Olhe ande com a lei e o LOP no bolso para provar ao pessoal menos informado que estão errados...
A yola disse bem, o seu cão, como todos os outros não considerados PP só é obrigado a usar a açaime se estiver solto... e aí está perfeitamente legal.
E susbessa, como dono / a de um PP devia estar melhor informada. Nem o Bull Terrier nem o Presa Canário fazem parte da lista de PP.
As raças da estúpida lista são:
- Fila Brasileiro
- Rottweiler
- Dogue Argentino
- APBT
- Amstaff
- Staffordshire Bull Terrier
- Tosa Inu
Agora, até poderiamos aqui discutir porque é que SÓ estas 7 raças foram tão mal distinguidas, hão-de explicar-me bem explicadinho em que é que um Rott é mais perigoso que um Dobermann ou PA, ou em que é que um Dogue Argentino é mais perigoso que um Presa Canário, mas don't bother.
Cumprimentos a todos.
A yola disse bem, o seu cão, como todos os outros não considerados PP só é obrigado a usar a açaime se estiver solto... e aí está perfeitamente legal.
E susbessa, como dono / a de um PP devia estar melhor informada. Nem o Bull Terrier nem o Presa Canário fazem parte da lista de PP.

As raças da estúpida lista são:
- Fila Brasileiro
- Rottweiler
- Dogue Argentino
- APBT
- Amstaff
- Staffordshire Bull Terrier
- Tosa Inu
Agora, até poderiamos aqui discutir porque é que SÓ estas 7 raças foram tão mal distinguidas, hão-de explicar-me bem explicadinho em que é que um Rott é mais perigoso que um Dobermann ou PA, ou em que é que um Dogue Argentino é mais perigoso que um Presa Canário, mas don't bother.
Cumprimentos a todos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
tem razao, o presa nao consta na tal lista, mas reveja a lei, com atençao o artigo 8º - Medidas de segurança especias de circulaçao- decreto lei 312/2003 diz: 2- Sempre que o detentor...nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que nao permita....e,neste caso devidamente seguro com trela curta ate 1m de comprimento....
Reparem no .....e trela
Então sempre que o cão ande em via publica tera obrigatoriamente de usar a me#%a do açaimo e trela!!!!
No decreto lei nao menciona quais sao as raças a utilizar esta medida utilizando o "Potencialmente Perigosos" que é defenido somente pelo porte, potencia da mandibula e comportamento agressivo.
Reparem no .....e trela
Então sempre que o cão ande em via publica tera obrigatoriamente de usar a me#%a do açaimo e trela!!!!
No decreto lei nao menciona quais sao as raças a utilizar esta medida utilizando o "Potencialmente Perigosos" que é defenido somente pelo porte, potencia da mandibula e comportamento agressivo.
eu acho que sim,todos os caes devem andar com trela na rua, no meu caso ja me aconteceu ir com o clyde a passear calmamente e um cao solto começar a correr em direçao ao clyde e depois é uma chatice...porque as vezes 2 machos juntos da confusao.
claro que o ideal seria andarem sempre soltos
claro que o ideal seria andarem sempre soltos

Eu não estou a entender muito bem mas parece-me que a subessa está algo baralhada. Os cães de raças potencialmente perigosas constantes da famigerada lista têm de andar na via pública de trela E açaimo. As demais raças e cães SRD têm de andar na via pública de trela OU açaimo.
Termino só para dizer que o Decreto Lei que refere - 312/2003 - aplica-se apenas a animais perigosos e potencialmente perigosos, pelo que a raça Presa canário não é, por enquanto, abrangida. Neste caso a legislação geral aplicável é a do Decreto Lei 314/2003, cujo artigo em questão passo a transcrever:
Termino só para dizer que o Decreto Lei que refere - 312/2003 - aplica-se apenas a animais perigosos e potencialmente perigosos, pelo que a raça Presa canário não é, por enquanto, abrangida. Neste caso a legislação geral aplicável é a do Decreto Lei 314/2003, cujo artigo em questão passo a transcrever:
Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
é melhor andar com a legislação no bolso. já me aconteceu os polícias jurarem a pés juntos que qualquer cão tem de andar de trela e açaime. e por mais que eu diga, trela ou açaime, não adianta 

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am
Como já foi dito...
a lista ridicula é:
Cão de fila brasileiro
Pit bull terrier
Dogue argentino
Rottweiller
Staffordshire terrier americano
Staffordshire bull terrier
Tosa inu japonês
regras para "cães perigosos":
http://www.casadarinia.web.pt/legislacao.htm
Pelo que já vi,o Presa canário é parecido com o Pit Bull(posso estar enganada,mas é o que eu acho),daí a confusão que muitas pessoas fazem...
Agora se não estiver para "levar" com ninguem compre o açaime,pode sempre andar com a documentação do cão consigo,ou simplesmente ignora...
a lista ridicula é:

regras para "cães perigosos":
http://www.casadarinia.web.pt/legislacao.htm
Pelo que já vi,o Presa canário é parecido com o Pit Bull(posso estar enganada,mas é o que eu acho),daí a confusão que muitas pessoas fazem...
Agora se não estiver para "levar" com ninguem compre o açaime,pode sempre andar com a documentação do cão consigo,ou simplesmente ignora...

Sara Moura
boas ..obrigado por me ajudarem pois ja se torna um bocado chato tar sempre a ouvir pessoas que nao sabem nada a dizer que o meu cao ta na "lista de caes perigosos"...que eu saiba nao existe..existe sim potencialmente perigosos...como ja foi falado...mas enfim...
eu agora por causa deste incidentes ando sempre com o boletim das vacinas do broly, uma fotocopia do seguro, outra do registo da junta, e outra do chip ...para nao ter problemas....
em relaçao ao LOP eu tenho é o lop dos pais...o criador deu-me ..porque nao sabia que so se tinha 15 dias para dar o resgisto da cruza etc....ainda existe alguma hipotese para conseguir o lop do brolyzinho??
obrigado
abraços a todos
eu agora por causa deste incidentes ando sempre com o boletim das vacinas do broly, uma fotocopia do seguro, outra do registo da junta, e outra do chip ...para nao ter problemas....
em relaçao ao LOP eu tenho é o lop dos pais...o criador deu-me ..porque nao sabia que so se tinha 15 dias para dar o resgisto da cruza etc....ainda existe alguma hipotese para conseguir o lop do brolyzinho??

obrigado
abraços a todos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
susbessa Escreveu:eu sei que se pode comprar.......e barato fica por 20 euros!!!

Pedro