O fórum é uma Escola?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda jul 14, 2003 1:48 pm

Viva,

O Fórum pode ser uma escola se quem nele participa, tiver uma vertente pedagógica ou didáctica. Há que ter humildade suficiente para admitir que estamos aprender e vontade suficiente para ensinar. Se este for o espírito do forum, sem duvida que será uma escola.
Já aprendi e fui alertado para muita coisa através do fórum, quanto a ter ensinado...

Pessoalmente, grande parte das vezes e no mínimo, compro uma das revistas nacionais.
Não são com certeza o que de melhor se faz, mas penso que há sempre algo de interessante para ler. Aquilo que não gostamos ou pensamos que podia ser melhorado, porque não, comunicar por escrito aos respectivos responsáveis. Apesar de alguns tráfegos de influencias que pairam no ar em relação a alguns artigos ou divulgações, não custa nada tentar.

As diferenças de opinião irão sempre existir, cabe-nos a nós fazer uma filtragem, recorrer ao bom senso e descobrir o que melhor se aplica ao nosso caso. A sapiência desmedida, infelizmente, é algo que me parece reinar no mundo cinofilo.

Resumindo e baralhando, a nossa experiência pratica aliada à nossa vontade de aprender será, na minha opinião, a nossa melhor escola. O Fórum pode ser um contributo...depende de todos nós.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 14, 2003 6:45 pm

Uma escola significa ser humilde para aprender. Eu vejo cada vez isso menos aqui.

Aprendi coisas sobre raças sobre as quais tinha ideias erradas, sobre alimentação, sobre canicultura, coisas extremamente úteis.

É preciso uma iniciação nos fóruns, as pessoas são sempre submetidas a uma prova dura visto que quem mais conhecimentos não perdoa deslizes. No entanto já vi aqui pessoas com 17 anos a argumentarem coisas absurdas com gente com 20 e 30 anos de canicultura ou pratica de medicina veterinária, esses nunca aprenderão nada pois se já sabem tudo...

Mas sabem, os professores que mais me ensinaram foram aqueles que me forçavam a ir atrás deles para ter mais conhecimentos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 7:19 pm

Olá

Curiosamente, coloquei o tema em debate e não cheguei a dar a minha opinião. O sentido que eu queria dar a "escola" era o de "cultura". Vou ver se consigo explicar de outra forma porque estes termos podem ter diversos significados.
Por exemplo, nas faculdades verifica-se muito essa diferença, principalmente nas áreas das ciências especulativas (e não só). Assim, diz-se: a escola do Porto e a escola de Lisboa, por exemplo.

Aqui no fórum prevalece sistematicamente a opinião de determinados membros, seja pelo seu poder de argumentação ou, fundamentalmente, pelo seu grau de conhecimentos e pela segurança com que os comunicam. É a isso que eu chamo "escola". Agora, lá se as pessoas aprendem (ou apreendem) bem ou mal, não tenho dúvidas de que a maior parte, sim. Eu falo por mim.
A minha dúvida é esta e foi o que motivou a proposta do tópico. Supondo que existia (às tantas até há) um fórum de cães semelhante a este mas com participantes completamente distintos, será que as teorias aí defendidas seriam as mesmas que se têm aqui defendido?
Por isso é que estabeleci a comparação com as revistas, onde de facto encontrei algumas discrepâncias.
Mas admito que esta questão seja demasiado forçada ou "académica".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 9:01 pm

Não sei se o fórum é uma escola, mas não penso que o deva ser sobretudo quando se trata de um fórum generalista. Na diversidade de opiniões está o valor dos fóruns e é muito difícil conseguir veiculat teorias "oficiais" quando os temas são tantos e tão variados. Na minha opinião ainda bem.

Cumptimentos

José Carlos
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 15, 2003 11:26 am

Olá

Quem, dos habituais, é que não aprendeu alguma coisa neste forúm ?
Não gosto da palavra humildade, é um termo muito portuga. Mesmo não concordando e por isso gerando discussão, ter sim a modéstia de reconhcer que se enriqueceu nessas mesmas discussões.
Por isso acho que não é abusivo de em vez de se dizer " vou dar uma saltada ao forum, dizer vou dar uma espreitadela à escola".
E é uma escola de novo tipo, nem professores tem!!
Um abra&ccedil;o
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

terça jul 15, 2003 11:34 am

É claro que há coisas boas e coisas más neste Fórum... Mas o importante aqui é o bom senso, a boa educação, com isto poderemos obter um filtro que sempre é necessário para discernir o que é informação proveitosa e o que não interessa nada mesmo!

Sim, todos aprendemos algo neste Fórum e é necessário, sim, essa modéstia ao receonhecer que estamos sempre a aprender...

;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 11:40 am

gary Escreveu: E é uma escola de novo tipo, nem professores tem!!
Gostei desta, Gary. Bem observado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça jul 15, 2003 5:52 pm

Olá a todos

Claro que, estamos sempre a aprender, uns mais do que outros; uns aprendem umas coisas melhor, outros nem assim tanto...

Embora eu, aqui no forúm possa não passar de uma mera "aluna" tendo em conta conhecimentos de certas pessoas, tudo aquilo que aqui adquiri, seja bom ou mau, não deixarei de ser a mesma pessoa que aqui apareceu no inicio.

A escola não serve só para aprender teorias, serve para colocar-mos em prática tudo o que aprendemos durante a nossa vida, seja a respeitar os outros, saber ouvir (neste caso, ler), conforme diz o Vasco, ser humilde, dizer a agir no momento certo, etc, etc.

Não discuto sabedorias nem coloco em questão que mais sabe ou não...

Aquilo que eu me pergunto muitas vezes, quando leio certos posts é, aonde está o bom senso, de quem não sabe e de quem sabe!? Uns, porque a ignorância é tamanha e a outros, começa a faltar a paciência para o ensino. Claro, que numa escola existem bons e maus alunos, é claro.

;)

Bem, acho que fico por aqui! Tudo de bom para vocês! :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:05 pm

Se bem entendi o nel, ele não se referia a "aprender" e a "ensinar" - todos temos muito que aprender e algo que ensinar - mas se as "teorias " veiculadas no forum tinham "criado escola", o que é uma coisa bem diferente. Se não foi esta a intenção do nel, concordo com os tres ultimos participantes, mas aprender e ensinar é uma característica comum a TODOS os foruns.
Responder

Voltar para “Cães”