- Rola-doméstica, também conhecida como “Rola-mansa” Streptopelia roseogrisea risoria, também descrita simplesmente como Streptopelia risoria.
Trata-se da espécie de rola mais antiga enquanto doméstica e encontra-se em cativeiro por grande parte do mundo pelo menos desde o Sec. XIX. Em Portugal é detida em cativeiro desde pelo menos o início do sec. XX. Descende da Rola-de-colar Africana Streptopelia roseogrisea e actualmente é vista em variadas cores em cativeiro, desde a cor original (fenótipo selvagem), a nuances de creme, castanho, castanho acinzentado, malhado e totalmente branco. Embora existam observações da sua sobrevivência em liberdade em Portugal, muito raramente se confirmou a sua nidificação.
Distribuição na Natureza: África, nas regiões áridas no sul do Saara.
Identificação: Muito semelhante à Rola turca, mas menor ( cerca de 26 cm de comprimento total ), com aspecto mais ligeiro e maior projecção das primárias relativamente ao total da asa.
O som do canto é completamente diferente da rola turca: Ouvir canto
Estatuto legal: Tratando-se de uma variante doméstica de uma espécie exótica, não existe qualquer impedimento à sua detenção, reprodução e comercialização.
Fotos:
Coloração "selvagem":

Outras variantes:







- Rola-turca Streptopelia decaocto.
Trata-se de uma espécie selvagem autóctone europeia.
Distribuição na Natureza: Originalmente, ocupava o sudeste da Europa, estendendo-se por grande parte da Ásia. A partir dos anos 50 do sec. XX, colonizou aos poucos toda a restante Europa, chegando aos países nórdicos e ultrapassando o norte do círculo polar árctico.
Em Portugal, ainda há 20 anos atrás, era uma espécie muito pouco comum, restringida a núcleos dispersos no litoral. A partir da década de 1990 começou a expandir-se e actualmente pode ser observada em praticamente todo o território nacional perto de zonas habitadas.
O seu aumento exponencial de densidade, tem levado autoridades na matéria a ponderar inclui-la na lista de espécies cinegéticas, facto que ainda não aconteceu.
Identificação: Muito semelhante à Rola-doméstica no seu fenótipo selvagem, mas maior ( cerca de 32 cm de comprimento ) e com aspecto mais robusto. Menor projecção das primárias em relação ao comprimento total da asa e maior contraste das mesmas.
O som do canto é completamente diferente da rola-doméstica: Ouvir canto
Estatuto legal: Sendo uma espécie autóctone, está, como as restantes espécies de aves indígenas europeias, interdita a sua captura, detenção e comercialização pelo Decreto-Lei n.º 140/99 de 24 de Abril.
O Decreto-Lei nº 49/2005, de 24 de Fevereiro, veio alterar o Decreto-Lei acima citado e dar a possibilidade de detenção destas espécies de avifauna europeia desde que comprovadamente de cativeiro, remetendo para regulamentação a sair em futura portaria.
Esta portaria de regulamentação AINDA não saiu. Portanto É ilegal a detenção de qualquer espécie de ave da fauna europeia, seja ela de que proveniência for, incluindo Rolas Turcas.
Fotos:



