casa versus canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 12:37 pm

Gostaria de pôr à discussão o seguinte tema:

Os donos querem normalmente o melhor para os seus cães. Face ao alojamento dos mesmos, uns são partidários de tê-los em casa, enquanto outros optam pelo alojamento em canis. Claro que as opções dependem de factores diversos, mas poderíamos i-las discutindo, se houver interessados.

Cumprimentos

José Carlos
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça jul 15, 2003 1:01 pm

Tal como o José Carlos diz, casa/canil depende de diversos factores nomeadamente estatura do animal e numero. No meu caso que só tenho a viver comigo um yorkshire, partilhamos a casa.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 1:08 pm

Olá,

Cá em casa, sempre fui apologista de tratar os cães como um membro de familia. Membro esse que como qualquer outro, tem os seus direitos e deveres, liberdades e restrições

De tal modo que sou incapaz de manter um cão fechado o dia inteiro num canil. Até porque acredito que um cão nessas condições não atinge o seu potencial.

Possuo sim senhor uns canis, mas que regra geral estão vazios e com a porta aberta. Servem para prender os cães quando chega alguem a casa (as visitas não gostam muito de ter 8 caes a lhes saltar em cima), quando alguma cadela está com o cio, para alimentação ....

De resto, são livres de vaguear por onde quiserem. Neste momento, tenho-os divididos em "dois grupos" , um que fica com a parte da frente e lateral da casa, e o outro com as traseiras. Tive necessidade de separar, já que nem todos se toleram amigavelmente.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

terça jul 15, 2003 1:25 pm

Essa é também uma dúvida que me surge várias vezes pois não sei se o melhore será dormirem dentro de casa, dentro do nosso quarto ou fora num anexo, garagem ou canil próprio... dependerá da raça, da educação do hábito da época do ano????....
Mas no fundo, que é o que realmente interessa, o que é que eles gostam mais?????? :? :? :? :? :? :?
O que é melhor para eles???????
Se tiverem opiniões "profissionais" por favor dêem-me conselhos!

Obrigada
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça jul 15, 2003 1:30 pm

Bem,

Eu posso contar a minha experiência: tenho duas cachorras, uma Dálmata e uma Husky... no inverno ambas dormiam na garagem... mas com a chegada da primavera a Husky queria/quer o jardim...

no jardim tenho uma casota enorma de madeira para as duas... mas a Husky prefere o relvado...

Como ele nunca esteve doente por causa disso faço-lhe a vontade... qt à Dalmata prefere sem dúvida dormir num qt da garagem...

cmpt
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

terça jul 15, 2003 1:38 pm

Bem a minha dálmata prefere sem dúvida o seu querido sofá na sala mas se eu deixasse vinha para a minha cama; a rottweiler apesar de por vezes (em especial nas noite quentes de verão) fazer birra para ficar no pátio também gosta de estar mais perto de nós dentro de casa!!

Mas será essa a atitude melhor, fazer-lhes a vontade???? As minhas meninas segundo a opinião de todas as pessoas que as conhecem estão um bocadito :oops: mimalhas porque eu tento fazer-lhes as vontadinhas todas (sempre que possível....)
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça jul 15, 2003 1:48 pm

CindelP Escreveu:Possuo sim senhor uns canis, mas que regra geral estão vazios e com a porta aberta. Servem para prender os cães quando chega alguem a casa (as visitas não gostam muito de ter 8 caes a lhes saltar em cima), quando alguma cadela está com o cio, ....
Olá a todos

Comigo passa-se a mesma coisa que a Cindel (claro que em vez de 8 são apenas 2 :lol: ), nunca gostei de ver os cães fechados em canis, a não ser que seja extremamente necessário e muito menos em casa, acho que os cães precisam de espaço para se movimentarem, brincarem e explorarem (é obvio que há cães de raça pq que se adaptam perfeitamente a casa ou apartamento), não acho bem, mas compreendo que todos tenham direito a ter um animal de estimação ;) .
Como tal tenho os meus cães sempre soltos e podem visitar a casa, quando eu lá estou ;). Mas prefiro vê-los no jardim, já que quando se lembram de estar os 2 na cozinha a aprender a cozinhar, não é lá muito fácil movimentar-me :?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 4:37 pm

Este tema pode dar pano para mangas, embora os aspectos que vou mencionar já aqui tenham sido apontados em tópicos anteriores. Desculpem voltar a referi-las, mas, a intervir neste tópico, e como acho que se encaixam aqui perfeitamente, não posso deixar de repisar essas considerações.

Feita a pergunta ao universo do fórum, é relativamente fácil adivinhar as respostas. De uma forma geral, as pessoas vão dizer que preferem alojar os seus cães em casa e não no canil ou mesmo na garagem. E por que motivo? Porque (presumo) são habitantes da cidade e talvez a maior parte resida mesmo numa cidade grande como Lisboa.
Se fosse possível fazer a pergunta a toda a população, certamente que o resultado do inquérito seria completamente distinto.

Tenho desde sempre defendido a teoria que as pessoas da província encaram o cão de uma forma distinta das pessoas da cidade, especialmente das grandes cidades. No interior o cão não entra em casa. O cão tem uma função que não é a de companhia. Aliás na província esse conceito nem sequer existe. O cão normalmente tem uma utilidade: guarda, e/ou caça e em casos mais raros certas tarefas específicas. Mas de companhia não é certamente. E este é um dos motivos por que não põe a pata dentro de casa. Estou a falar em termos muito genéricos. Haverá excepções, mas poucas.

É, pois, uma questão puramente cultural. Na província, do norte ao sul de Portugal, usa-se muito esta expressão: “cão é cão”. O cão não pertence à família, nada de confusões.
Mas, este “mas” é muito difícil de explicar, o afecto que se tem pelo cão em muitos casos é mais genuíno e são do que aquele que se gera entre dono e cão no meio urbano.

Na cidade, em grande parte devido às condições de habitabilidade e ao isolamento das famílias, que vivem encaixotadas umas em cima das outras, o cão vem suprir, vem compensar esse vazio e inevitavelmente compartilhar o espaço do apartamento dos donos. Aliás, em muitos casos, nem sequer existe alternativa, dada a exiguidade dos espaços. Esta “promíscua” convivência vai gerar um sentimento estranho e incompreendido pelo habitante da província. É um enorme sentido de dependência. Descobre-se que o cão é mais fiel do que o nosso melhor amigo, por exemplo. Vai-se compreendendo que ele se dá a si próprio sem limites e sem ambiguidades. Descobre-se que o cão não é hipócrita e nos ama até às últimas consequências mesmo que sejamos uns estafermos. O cão nunca nos cobra se o deixámos só, se nos demorámos ou se ...

Na província o dono também se apercebe destes aspectos. Mas a relação é muito mais distante. Na cidade a proximidade física gera uma muito maior intimidade e cumplicidade. E gera-se uma acção de “humanização” doentia e tantas vezes perigosa do cão.

Mas aqui as coisas complicam-se. Quando estive recentemente numa aldeia perto de Mirandela, verifiquei que os cães andam todos soltos pelas ruas. Têm realmente um aspecto de animais abandonados. O mais certo é nunca terem sido escovados e isso de banhos, enfim, nem pensar. Mas serão eles infelizes? Julgo que não.
Na cidade o cão é apaparicado quando (quando) o dono tem disponibilidade e quando lhe convém. O cão é de companhia, mais para satisfazer o capricho do dono do que o prazer do cão. O dono serve-se do cão.

Não queria ser injusto com estas considerações. É que nem toda a gente é assim e é minha convicção de que os participantes do fórum não pertencem a este grupo. Mas, infelizmente, muitos cães que vivem nos apartamentos, que se sentam à mesa e se deitam na cama do dono são realmente muito maltratados. Eles só querem ser cães...

Eu nasci e vivi numa aldeia do interior durante toda a minha juventude. Depois habituei-me a viver na cidade. Os meus cães vivem comigo, no meu apartamento, como sendo meus familiares. Mas respeito-os como cães que são. Vou fazendo esse esforço.

Desculpem a extensão do texto.
Última edição por nel em terça jul 15, 2003 4:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça jul 15, 2003 4:37 pm

bem tudo depende da situação mas ao maximo dos maximos faço com que o meu cão possa estar sempre em casa, acompanhar-nos nas viagens, tendo em ultima mesmo em ultima opçao o canil, que raramente acontece!
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça jul 15, 2003 4:56 pm

nel Escreveu:. Mas, infelizmente, muitos cães que vivem nos apartamentos, que se sentam à mesa e se deitam na cama do dono são realmente muito maltratados. Eles só querem ser cães...
Concordo contigo, por vezes, exige-se tanto dos caes que se esquece as suas origens e necessidades, mas tambem acredito que na maior parte dos casos isso se devem ao grande amor que se tem por eles... eu considero os meus caes, como membros da familia, mas isso nao me da o direito de exigir deles certas coisas, como compreenderem tudo o que esta certo ou errado, exigir que sejam bem comportados 24h/dia, que compreendam quando chegamos cansados do trabalho e nao nos apetece brincar quando para eles a nossa chegada e um motivo de alegria, etc... etc... isso e tudo normal nos animais e temos acima de tudo respeita-los e dar-lhes espaço para serem eles proprios... (sem demasiados excessos, claro :lol: )
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça jul 15, 2003 5:17 pm

Sou forçada a concordar com o Nel.
Por exemplo na casa dos meus avós, os cães entram em casa e passam por umas boas brasa à lareira, mas acabam por vir para a rua quando é hora da cama, as minhas avós gostam deles e lá levam umas festinhas mas não passam de cães, lá está o ditado "cão é cão", enquanto que a minha destabiliza o sistema todo: fica em casa o tempo que quiser, dorme connosco, passamos a vida a aparicá-la etc etc, é uma donzela. Eu sinto pena daqueles cães, e cada vez que lá vou farto-me dos apaparicar, porque acho que eles merecem muito mais que uma festinha. A minha tia tem uma cadela, a Pituxa, é um amor, teve de ser esterilizada porque foi atropelada e naquela altura estava grávida e os bébés morreram e os meus tios decidiram operá-la, atençaõ que os meus tios adoram aquela cadela, a minha prima então nem se fala. Assim que nós lá chegamos ela faz uma festa que só visto, eu adoro, faz-me sentir tão bem...

Eu adoro animais, muitas das vezes prefiro estar sózinha com a minha cadela do que acompanhada por amigos ou familiares, porque faz-me sentir feliz, nem tenho palavras, é uma grande companhia é a minha grande Amiga, e não consigo imaginar ir colocá-la num canil para ir de férias, nunca mas nunca, ela tem total liberdade pela casa, e agora ia fechá-la num quadrado?? Nã, não me parece, para onde eu fôr ela irá comigo, caso não possa fica c/a minha mãe.
Atenção que não estou a dizer com isto que censuro as pessoas que colocam os seus animais num canil, com as devidas condições claro, é somente o meu caso.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:27 pm

Disse a Ana que o essencial é compreendê-los, e quanto a mim é o essencial - nem Humanizar os cães, nem "tornarmo-nos " um deles. Qualquer das duas posturas é errada, quanto a mim, e está na base de relacionamentos deficientes entre o homem e o cão.

Nel, na verdade o convivência entre as duas espécies está baseada num "negócio" em que ambas têm muito a ganhar. Isso explica a relação a que se refere como sendo "da província", mas que existe também nas cidades para cães com funções específicas.

O exemplo que deu de Mirandela não é, de facto, único no nosso país - veja os Castro Laboreiros que ainda vivem nessa zona em liberdade, com os inconvenientes que isso acarreta para a raça - cruzamentos consanguíneos,, etc.

Mas se calhar não pus a questão da maneira mais clara. Dizendo de outra maneira - são os cães mais felizes em casa ou em canil?

Um abraço

José Carlos
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jul 15, 2003 5:28 pm

Eu não tenho canil própriamente dito. É um anexo com duas divisões, casa de banho e um canto com bancadas e lava-louças. É a casa dos cães e gatos. A porta, durante o dia, está sempre aberta mas eles só vão para lá se a Nina está com cio, ou se tenho visitas, ou se, por qualquer motivo, necessito que algum portão se encontre aberto. No pátio interior tenho duas casotas. São usadas pelos gatos e pela Nina, na hora das sestas. O Bonga raramente está perto de casa. Prefere a sombra de alguma árvore, no Verão e algum recanto abrigado, no Inverno. Durante a noite, ambos dormem na cozinha que é a única divisão que lhes é permitida a entrada. Contudo, não acho os meus cães infelizes por não partilharem connosco a casa. Até mesmo a Nina, que está sempre à vista gosta mais de estar na rua. Acho que seriam infelizes se nós não tivéssemos tempo para eles, se eles não se sentissem úteis, mesmo que estivessem todo o dia em casa. Mas o mesmo acontece com as crianças. Elas gostam muito de estar em casa se estivermos a brincar com elas. Ou seja, é mais importante a qualidade de tempo que dispendemos com os nossos animais do que a quantidade de tempo. Parece-me que acabei de me afastar do tópico, não foi?
Maria Jo&atilde;o
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:37 pm

Não, não!! Quanto a mim você disse o mais importante: tem mais valor a qualidade do tempo passado com os cães do que a quantidade. Creio que isso resume perfeitamente o assunto e serve com perfeição para a resposta ao tópico.

Um abraço

José Carlos
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça jul 15, 2003 5:48 pm

A minha familia tem origem nas aldeias serranas, portanto percebo bem o que dizem.
Contrariamente ao que o nel diz, há cães nestas aldeias que não são exactamente de trabalho. Não são tratados como os da cidade. Vou-lhes dizer que às vezes até metem nojo :? Orelhas penduradas com o peso das carraças, sujidade até dizer chega... Enfim só vendo... mas garanto-lhes que apesar de não terem o tratamento que dão aos nossos animais não passam fome, porque cada cão é de todos.
Para além disso, não se vê NINGUEM, a maltratar um animal (era garantido o agressor levar com a enchada na cabeça :o ). Há um respeito "estranho", que eu não consigo explicar.
E sinceramente, acho que estes cães são felizes. No inverno tal como aqui já foi dito, deixam-nos ir para a lareira, deixam parte das lojas (uma espécie de arrumação - r/c da casa - onde fica o azeite, vinho, salgas,etc), quando chove.
Enfim há um respeito que, como já disse, não se consegue explicar.
A unica agressão que vi a cães nesta aldeias, é quando os cães selvagens descem às aldeias.
Estes cães são fruto de procriação desenfredada nos isolamentos das Serras. Os pastores levam os seus cães para as serras, depois as cadelas acabam por parir lá, procriando com as raposas, por ex.
Quando os pastores deixam os pastos, estes animais acabam por ficar lá porque se tornam muito bravos.
Quando têm fome descem às aldeias como autenticas alcateias. Já os vi de madrugada e digo-vos é assustador. Atacam galinheiros e gado menor.
Os nossos "Bilus" quando vão para o campo, andam mais à vontade do que aqui. E eu falo pela minha cadela - uma cocker que tras tudo pendurado nas orelhas :o .
Eu acho que o pessoal de lá até goza com a maneira como tratamos os nossos animais.
Se são os nossos mais felizes que os animais menos mimados do campo? Não tenho tanta certeza assim...
cpts
beta
Responder

Voltar para “Cães”