educação sobre direitos dos animais nas escolas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 16, 2009 7:49 pm

Na escola da minha filha é só ilegalidades!! Têm cães, cabras anãs, rolas e um canário! Isto à vista, não sei se nas diversas classes têm alguma coisa ;)
Eu tenho alguma dificuldade em entender a passagem de determinadas obrigações para as escolas. Lamento, se ofender alguém, mas acho que a educação cívica compete sobretudo aos pais e custa-me confiá-la a um professor. É notório que a este nível há muitos pais por aí a fazerem mau trabalho, mas não me parece que passando a tarefa para a escola as coisas melhorem. Isto tendo em conta o que vejo hoje em dia em termos de falta de civismo e de respeito nas escolas e na sociedade em geral, e nem sequer chego aos animais! Diariamente o que se vê mais são jovenzinhos mal educados. Não me parece que o trabalho com animais pudesse ser melhor.....pelo menos junto daqueles que precisam de ser educados!!! Se calhar sou pessimista, mas se a escola e os pais não conseguem 'ensinar' sequer os jovens a respeitar pessoas!!!
E já nem falo na questao dos 'perigos' de deixar a educação neste âmbito a cargo dos 'extremistas' da verdura!
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 7:58 pm

bem visto Paulo
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda mar 16, 2009 8:28 pm

LOOOOOOOL, claramente a filha do PauloC1 é uma sortuda... queria eu ter andado numa escola assim.

Eu não tenho dificuldade nenhuma em deixar que as escolas partilhem de alguma responsabilidade na educação do meu filho... Sinceramente não confio nada no sistema educativo que temos, mas acho que sim, as escolas devem ter um papel activo na formação dos alunos, a todos os nívies... infelizmente não acontece...
Eu não descuro a educação do meu filho e sobrinha, tento fazer o meu melhor, mas não posso querer controla-los... afinal são crianças fazem tropelias, mais tarde irão querer desafiar os adultos a autoridade... enfim serão teenagers, certamente que também irão ter uns valentes castigos e punições, mas a educação de um individuo é tão complexa... e nem sempre depende da vontade e empenho dos pais... por isso o papel da escola, que certamente não poderá corrigir tudo, mas pode e DEVE transmitir mensagens de valores e principios... ok... é uma utopia, e temos o perigo dos extremistas... mas quem não teve um prof lunático? ou mesmo um prof que fala de tudo menos da matéria que deve leccionar?ou um prof extremista? Os professores são só pessoas, têm defeitos, não é só sobre este assunto, é sobre todos, não vejo qual a diferença... e afinal se o feed back com a separação de residuos têm sido positiva porque não seria com o respeito pelos animais?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mar 16, 2009 10:30 pm

também está bem visto tarasofia. os riscos seriam os mesmos que com o ensino de qualquer outro assunto... se houvesse algum cuidado com a selecção dos "professores"...
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mar 17, 2009 9:07 am

Estou de acordo que todas as escolas poderiam fazer uma sensibilização em relação a animais e até nas aulas de Ciências da Natureza para os mais pequenos. É de pequeno que se transmitem valores e a família é nesse sentido essencial. Para mim a escola é um complemento e não pode nunca substituir-se à família. É por isso difícil, quanto a mim, que crianças que não tenham esse tipo de sensibilização em casa, consigam ver os animais de outra forma diferente da que estão habituados. Mas aprender não ocupa lugar e casos haverá em que esta aprendizagem possa resultar.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

terça mar 17, 2009 10:58 am

Quando mencionei a "casa " para animais abandonados, não salientei que os meus filhos tem 6 e 9 anos é logico que a noção que tem e a responsabilidade de ter uma animal não é a mesma que a nossa, embora eles saibam os principios pelo qual me rejo e que lhes consegui transmitir em relação aos animais, e devo dizer que fico orgulhosa em relação ao respeito e carinho que os meus filhos tem pelos animais por isso não acho que exista uma falha. Concordo quando diz que é preciso infraestruturas, mas eles são apenas crianças.

Acredito que poderia haver alguns pais que poderiam não comparticipar na despesa da alimentação e do aquario do animal, mas neste caso especifico o animal ficaria muito bem entregue , pois foi nessa condição que ele foi para lá.
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

terça mar 17, 2009 5:46 pm

Exacto, esqueci-me de fazer referência à ignorância.

Isto tendo em conta o que vejo hoje em dia em termos de falta de civismo e de respeito nas escolas e na sociedade em geral, e nem sequer chego aos animais! Diariamente o que se vê mais são jovenzinhos mal educados. Não me parece que o trabalho com animais pudesse ser melhor.....pelo menos junto daqueles que precisam de ser educados!!! Se calhar sou pessimista, mas se a escola e os pais não conseguem 'ensinar' sequer os jovens a respeitar pessoas!!!

Idem, PauloC1!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”