castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

boganga
Membro Júnior
Registado: domingo mar 05, 2006 11:32 pm

terça mar 17, 2009 11:36 pm

Olá amigos, eu ando aqui com um pequeno problema, o meu amiguinho de 4 patas anda agora numa época terrível em que urina em tudo quanto é canto, levando ao desespero os meus pais que me obrigaram a reduzir-lhe o espaço à causa deste problema "natural".
Como eu gostava que ele continuasse com o seu espaço na última visita à veterinária falei no assunto e ela ... aconselhou-me a castrá-lo. Que dessa maneira ele poderia acalmar, "controlando" este problema. E eu perguntei-lhe (pelo que ouvi falar) se ele não ficaria demasiado letárgico e pachorrento, e ela diz-me que não. Posso confiar? Ou devo cancelar a operação?
Ah, e acham que aqueles produtos que dizem afastar cães e gatos de, por ex., flores e pequenas áreas cultivadas pode ser eficiente, impedindo-o de urinar nos sítios habituais?
Um bem haja a todos, Miguel Gomes
susbessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 07, 2009 6:20 pm

quarta mar 18, 2009 12:47 am

o meu cão foi castrado também perguntei ao veterinario se ele iria ficar mais parado, menos brincalhao porque tive esse receio, mas o clyde esta igualzinho brinca na mesma, corre, ladra a tudo e todos esta na mesma não noto qualquer diferença comportamental..ainda bem
e aconselho a castraçao evitam se algumas doenças que se podem tornar bem complicadas.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta mar 18, 2009 12:49 am

Por princípio, sou contra a castração de animais por meros motivos de comodidade dos donos. E todas as castrações de machos de que tenho conhecimento, directo e por relatos, tiveram efeitos e resultados muito irregulares e diferentes do que se esperava e pretendia.

Por exemplo: um cão de uma vizinha era agressivo com outros cães. Foi castrado, continuou a ladrar e acometer os outros, embora já sem o ímpeto de antes, mas engordou desmesuradamente e acabou por morrer de ataque cardíaco devido à gordura. Outro, alegre e pacholas, muito dado às aventuras com as fêmeas, foi castrado para se acabar com os devaneios e desaparecimentos atrás das cadelas. Além de ter engordado, tornou-se agressivo com os outros cães. Um outro ainda, que era também agressivo para com os congéneres, foi castrado para "amansar" e ficou na mesma; só a idade o acalmou.

Na maioria dos casos que conheço, no entanto, os animais não engordaram por aí além, alguns mantiveram-se mesmo tão elegantes como dantes. Também em grande parte dos casos de castração para controlo da agressividade se verificou um abrandamento do "mau feitio".

No entanto, devo dizer que castrar para acabar com um acto de má educação do animal é a primeira vez que vejo. Mas acho natural a recomendação da veterinária, sempre são mais uns cobres que entram... :roll:

Se o seu cão urina em todo o lado é porque não foi educado como devia. E, portanto, o que deve fazer é tomar medidas educativas para acabar com esse descontrolo.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 12:51 am

susbessa Escreveu:...e aconselho a castraçao evitam se algumas doenças que se podem tornar bem complicadas.
E abre-se a porta a outras, talvez ainda mais complicadas, e reduz-se-lhes a esperança de vida.
susbessa
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 12:54 am

Bem o meu teve de ser castrado tinha a prostata muito inchada e agora esta optimo e recomenda se!!! :lol:
susbessa
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 1:01 am

encontrei isto na net boganga

"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"
Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa.
Diminui a necessidade de marcar território;
- Diminui o problema de latidos excessivos e uivos;
- Não terá cancro nos testículos;
- Estará menos sujeitos a tumores anais.
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta mar 18, 2009 11:02 am

susbessa Escreveu:
Diminui a necessidade de marcar território;
- Diminui o problema de latidos excessivos e uivos;
no caso da castração no meu Barbas, isto nao aconteceu :? ...

mas engordar, engordou :? , de resto continua na mesma :roll: ...
boganga Escreveu: Ah, e acham que aqueles produtos que dizem afastar cães e gatos de, por ex., flores e pequenas áreas cultivadas pode ser eficiente, impedindo-o de urinar nos sítios habituais?
Em relação a esses sprays...lá em casa não resultou :roll: , e tinham um cheiro horrivel :| )
boganga
Membro Júnior
Registado: domingo mar 05, 2006 11:32 pm

quarta mar 18, 2009 2:51 pm

Não LucNun, não seria por mero capricho a castração.
Para além do problema com a demarcação territorial há também o facto de a vizinha ter um cão ligeiramente maior e esta semana terem tido uma forte briga em que eu ao tentar separá-los ainda levei uma mordidela de recordação.
Mas isso resolve-se, fica a cancela fechada e cada um no seu lado.
O outro motivo seria de evitar que o meu amigo Pablo, quando consegue escapulir-se de casa não andar aí a espalhar ninhadas pela vizinhança.
Quanto à questão de educá-lo, eu bem que tentei explicar-lhe que ali não é o sítio mais apropriado, mostrando-lhe de seguida onde era esse sítio, mas nunca o consegui demover.
Mas obrigado a todos pelas vossas opiniões, foram muito elucidativas e vou agora ponderar se cancelo ou vou em frente com a operação.
Abraço a todos, Miguel Gomes
LucNun
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 3:19 pm

Vamos lá a ver se nos entendemos: não falei em capricho, mas sim em comodismo. :) São coisas de todo diferentes.

Ao falar-se de demarcação territorial, está-se a confundir gatos com cães, espécies de todo diferentes. Os cães não marcam território, o máximo que fazem é assinalar a sua presença durante os passeios, quando urinam em sítios já anteriormente "baptizados" por outros e depois de se terem inteirado de quem por ali passou. A territorialidade deles é manifestada de outras maneiras, como foi a dessa bulha com o cão do vizinho.

Quando um cão adquire maus hábitos higiénicos, por norma fá-lo por uma educação e controlo mal ajustados durante a fase da educação em cachorro. Além disso, e pelo que conta, o seu cão parece ter um carácter dominante, e a história dos xixis fora do sítio é mais uma maneira de vos desafiar e de vos exibir a sua dominância, nessa matilha constituída por ele e pelos humanos, do que marcar território.

Mas pronto, tudo bem. Se quer castrar o cão em vez de se dar ao trabalho de o reeducar, avance.
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta mar 18, 2009 3:48 pm

vou só deixar aqui uma correcção... um cão castrado, só engorda se o dono deixar, não é um "ponto assente", logo as doenças provenientes da obesidade do cão são da inteira responsabilidade do dono e não da castração...
se fizerem exercicio regular aliado com uma alimentação equilibrada... não engorda de forma a ter esses problemas todos!

agora, não é garantido que castrar o animal fará com que ele deixer de urinar em todo o lado!
Filipa Costa
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta mar 18, 2009 3:54 pm

sim isso é verdade, dai o veterinário ja ter recomendado mais exercicio e dieta.
no entanto o cão engordou sem alterar nada.Dai depois de castrado ter a necessidade de mais exercicio e de dieta.
LucNun
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 4:40 pm

Sim, o controlo da dieta é muito importante. A falta de hormonas decorrente de uma castração leva à perda de massa muscular (e também óssea), que é substituída por gordura. Por isso é que tanto nos animais como nos humanos o corpo se altera, se torna mais roliço e apresenta maior índice de gordura corporal.

O exercício destina-se a compensar a perda de músculo e pode ter maior ou menor sucesso, conforme as características e a resposta individuais.
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mar 18, 2009 4:51 pm

Lá em casa castrámos o nosso Afmstaff mijão, e sim, ele deixou de mijar em todo o lado, e nunca mais mijou dentro de casa. Não engordou, porque não come tudo que lhe apetece, come só o que lhe damos.
Não ficou mais manso com outros cães, porque o Amstaff é um cão que em princípio não se dá com outros cães que não os da própria casa (com os quais sempre conviveu).
Está mais calmo? Sim. Já não faz asneiradas? Não, já não faz. Não sei se será da idade (já vai fazer 4 anos), se será pelo facto de ter estado na nossa quinta a guardar e veio de lá muito mais tranquilo, se foi da castração em si.
E sim, nós o castrámos para nossa comodidade e também porque tínhamos uma cadela Rottweiler já com 9 anos e que não poderia andar a tomar vacinas para não ter cio (e ela não podia ser castrada).
Temos lá mais duas cadelas pequeninas castradas, e o único que falta é o chihuahua, o mijão inveterado marcador de território! Também vai à faca, porque os meus móveis e a minha casa não são a casa de banho dele. Ele tem o quintal todo para fazer xixi, mas insiste em regar os móveis, tapetes e o chão de madeira! Então, olha, paciência. Vai à faca. :twisted:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta mar 18, 2009 5:34 pm

Se não for criador, castre-o. Possuindo condições financeiras, castre-o sim.
Concordo com condessa, lá em casa é assim também, aos 6 meses a pequena entrará na faca! :P
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mar 18, 2009 5:42 pm

Carpeju Escreveu:Se não for criador, castre-o. Possuindo condições financeiras, castre-o sim.
Concordo com condessa, lá em casa é assim também, aos 6 meses a pequena entrará na faca! :P
Olha, olha, uma mineira!! :D Também sou de Minas, uai, sô!! :D Mas vivo em Portugal há mais de cinco anos. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”