Alguém conhece um bom treinador de cães na Margem Sul do Tejo, com vista a fazer uma correcção de comportamentos?
Tenho um cãozinho de porte pequeno com quase 2 anos de idade (completados no próximo mês), de raça indefinida, está comigo e com a minha família em casa (apartamento) há quase 3 meses. Fiz a adopção do bichinho (estava num canil para abate) e desconheço o seu passado (nem quero imaginar o que lhe terá acontecido).
É super meigo, contudo, é um menino extremamente traumatizado. Na rua entra em pânico, tem bastante medo de barulhos do exterior, bastante medo de pessoas estranhas (principalmente de homens), tem medo quando por vezes encontra um objecto grande no caminho, e na presença destes estímulos fica em pânico, tenta fugir descontroladamente mesmo andando com trela, fica desorientado, treme o corpo todo (desde o momento em que nos vê pegar na trela para ir à rua até entrar em casa novamente), caminha com a cauda em baixo e não obedece a chamamentos quando está com medo. Quer passar sempre longe de portas com medo que saia alguém.
Torna-se assim extremamente difícil andar com ele na rua, apenas quando há pouco movimento (de manhã cedo ou à noite o conseguimos fazer de forma mais controlada).
Em casa, connosco, não tem qualquer medo e é extremamente hiperactivo, revelando grande tendência para destruir objectos, sendo este o outro grande problema que temos com ele. Não suporta estar fechado, sendo que quando o fechamos numa divisão da casa quando ele tem imensa vontade de sair, tem mais tendência ainda para destruir coisas e desarrumar (puxa vários objectos que encontra ao nível dele). Já lhe temos dado umas palmadas quando ele p.ex. leva sapatos para a alcofa dele para roer, mas não tem surtido qualquer efeito correctivo. Resumindo, não conseguimos controlá-lo.
Outro problema é controlá-lo quando estamos a comer dado que ele empoleira-se desenfreadamente ás pessoas para que lhe dêem de comer.
Por último, tem a mania de mordiscar o nosso vestuário (calças, saias, casacos compridos) enquanto caminhamos pela casa, o que muitas vezes acaba por acertar na nossa pele!
Tendo em conta estes aspectos, não sei se é possível resolver este tipo de problemas de comportamento tendo em conta a idade do meu menino. Alguém já passou pelo mesmo?
Estou desesperada