Só copiamos o que não interessa.Primeiro ataque aos cães de raça.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Pois, era essa a ideia que eu tinha...
Não sei há quanto tempo se faz o despiste da DCF por rotina, mas tive uma cadela Serra da Estrela que, além de sofrer de epilepsia, tinha DCF. Claro que só se detectou quase na idade adulta. E os criadores mostraram-se muito surpreendidos quando lhes comunicámos o diagnóstico. Garantiram-nos que nunca tinham tido nenhum caso desses. Nunca sequer se propuseram a devolver-nos o dinheiro. Nós também não devolveríamos a nossa Karma. Falou-se em operá-la, se o caso viesse a agravar-se. Não houve tempo para isso: ela morreu com ano e meio em consequência da epilepsia. Resta acrescentar que era filha de campeões... supostamente...
Fique bem
Florinda
Não sei há quanto tempo se faz o despiste da DCF por rotina, mas tive uma cadela Serra da Estrela que, além de sofrer de epilepsia, tinha DCF. Claro que só se detectou quase na idade adulta. E os criadores mostraram-se muito surpreendidos quando lhes comunicámos o diagnóstico. Garantiram-nos que nunca tinham tido nenhum caso desses. Nunca sequer se propuseram a devolver-nos o dinheiro. Nós também não devolveríamos a nossa Karma. Falou-se em operá-la, se o caso viesse a agravar-se. Não houve tempo para isso: ela morreu com ano e meio em consequência da epilepsia. Resta acrescentar que era filha de campeões... supostamente...
Fique bem
Florinda
Então e como é que o tal criador que não se importa de dar a garantia por escrito vai controlar que os donos do cachorro sejam pessoas responsáveis, e não o deixem e.g. andar aos saltos para cima da mobília nos primeiros meses, que o cachorro não vive num local com um piso escorregadio, que não faz exercício a mais para a idade, e por aí fora?
Era a casos como o seu que que me referia quanto a garantias relativas a doenças hereditárias. Aliás esse despiste deve ser feito nas raças grandes só a partir dos 18 meses, pq um cão pode ser assintomático enquanto é jovem e corre o risco de ter uma radiografia boa ao ano de idade, e aparecerem-lhe os sintomas aos 18 meses. Entretanto você já o pôs a reproduzir e estava a trabsmitir a doença sem o saber.
Quanto ao despiste cá em Portugal só faz quem quer. É por isso que comprei as minhas feras em pasies onde esse despiste é obrigatório - em Espanha e na Alemanha.
Um abraço
José Carlos
Quanto ao despiste cá em Portugal só faz quem quer. É por isso que comprei as minhas feras em pasies onde esse despiste é obrigatório - em Espanha e na Alemanha.
Um abraço
José Carlos
jcsousa Escreveu: Era a casos como o seu que que me referia quanto a garantias relativas a doenças hereditárias.
Como o meu

jcsousa Escreveu: Entretanto você já o pôs a reproduzir e estava a trabsmitir a doença sem o saber.
Eu pus a reproduzir o quê? Nem tenho cães com displasia, nem reproduzo coisa nenhuma...

ziggy, peço desculpa. O post q enviei era uma resposta à Florinda, não tinha nada a ver consigo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Decididamente.....vou começar a fazer ninhadas com os meus cães! É obvio que isto dá dinheiro! E se não chegar a "sobretaxa" cobro uma "portagem" ou algo assim!
Será que não se falou disto o suficiente! Será possível que se continue a meter toda a gente no mesmo saco, Criadores e pseudo-criadores?
Lá vamos nós voltar ao mesmo, querem ver?!
Voltem lá ao assunto do tópico se não se importam
Obrigado!
Paulo C.
Será que não se falou disto o suficiente! Será possível que se continue a meter toda a gente no mesmo saco, Criadores e pseudo-criadores?
Lá vamos nós voltar ao mesmo, querem ver?!
Voltem lá ao assunto do tópico se não se importam
Obrigado!
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
A que pseudocriadores te referias?
Não o referi, mas a minha cadela tinha LOP! Era de um canil com afixo! Por acaso, até tinha curiosidade em saber se alguém o conhece ou conheceu... Mas acho que não devo dizê-lo aqui... Quem anda neste "meio" há pelo menos 10 anos?

Não o referi, mas a minha cadela tinha LOP! Era de um canil com afixo! Por acaso, até tinha curiosidade em saber se alguém o conhece ou conheceu... Mas acho que não devo dizê-lo aqui... Quem anda neste "meio" há pelo menos 10 anos?
Florinda,ainda bem que voltei ao forum antes de ir-me deitar - vejo que já se vai apercebendo da minha argumentação...
É que que lhe digo: almas gémeas, Florinda, almas gémeas.
Um abraço
José Carlos
É que que lhe digo: almas gémeas, Florinda, almas gémeas.
Um abraço
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
A minha última experiencia com um problema deste foi com um cachorro Rotty, de um "bom" criador , pelo menos a avaliar pelo preço.jcsousa Escreveu: . E, como não é "criador de vão de escada",
Foi abatido aos 11 meses e desde os 9 que tinha uma vida tramada, contactado o "criador" remeteu as causas para a ração(?)!!!!!
- O COMPRADOR TERÁ DIREITO À DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO OU Á ESCOLHA GRATUITA DE OUTRO CACHORRO, CONTINUANDO O DISPLÁSICO NA POSSE DO COMPRADOR, SE ELE ASSIM O QUISER.
Era o que faltava 2 pelo preço de 1 !?
Ou o cão tem uma deficiência que não atrapalha e está perfeitamente funcional e tem boa qualidade de vida e então sim o dono reporta, como informação importante, para o criador mas não predente accionar a garantia e ficamos por aí , ou o animal tem uma enfermidade( estamos a falar da DCF ou de outra ) que não lhe permite ter e de dar boa qualidade de vida, nestes caso os compradores devem fazer prevalecer a garantia, que eventualmente tenham, e os animais devem ser abatidos.
Há donos têm muita peninha dos bobis, mas teimam em dar uma vida desgraçada e sem qualquer qualidade de vida aos animais, porque é que têm que ser os criadores a pagar ?
Sabemos que há por aí muita malta a criar cães e que são uns vigaros do caraças. E donos ...!!!
As histórias que tenho, de chicos espertos a quererem um bobi à borla...
Um abraço
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Isto e que eu nao consigo perceber... garantia por escrito? Mas falamos de animais, que correm brincam, escorregam, comem porcarias e fazem disparates ou de um carro ou electrodomestico que se avaria e troca-se a peça ou mesmo por um novo porque ainda esta na garantia?jsousa Escreveu:Eu referia-me a garantia POR ESCRITO de que o cachorro não viria a sofrer de displasia.
Como e que alguem pode garantir que um cao nao ira sofrer de displasia? Pode sim comprovar em como os pais e outros ascendentes sao isentos, mas em relaçao ao cachorro nunca pode garantir nada... a displasia, tal como ja foi dito inumeras vezes, depende de diversos factores, que nao unicamente a hereditariedade... pode-se ajudar a prevenir, nunca garantir...
Como e que alguem pode dizer que ao fim de um ano ou mais fica com o cao ou devolve o dinheiro, se nao e o responsavel directo pela educaçao do animal?
Na teoria funciona e na pratica? Sera que funciona?
Ja aconteceu a alguem um caso destes???? E o criador o que fez???
Ana, realmente não há ninguém que possa prever uma futura displasia, uma vez que esta doença só se manifesta a partir do periodo juvenil, a não ser em casos graves e raros em que pode haver sintomas ainda em cachorro.
A garantia não assegura isso, mas sim uma contrapartida de qualquer tipo caso a displasia se verifique - dar outro cachorro, devolver o dinheiro, etc. Revela que o criador reconhece o fracasso daquele caso individual (acontecem sempre fracassos de vez em quando) e está disposto a corrigi-lo para o comprador não ficar prejudicado.
Como você diz, realmente, para além das causas genéticas, há factores ambientais que potenciam o aparecimento da DCF. Mas aqui entra o tão famoso conceito (aqui no fórum) de "criador de vão de escada" - o que não seja deste tipo sabe a quem vende o cachorro, aconselha-o quanto aos cuidados a ter, e sobretudo ACOMPANHA o seu desenvolvimento, podendo assim tomar medidas a tempo.
Diga-me lá - se você pode comprar um cachorro ao vizinho do lado por 4o contos e opta por dar 1500 numa quinta qualquer,é pq vai à espera de qualidade genética e assessoria técnica, não acha? De certeza q não é só para, em vez de 50% de hipóteses de ter um cão displásico, passar a ter só 10%.
Todo o oacto que envolve compra e venda de bens ou animais é, queiramos ou não, um negócio e aqui deve haver realmente ética, não só de palavra, mas concreta. É esta a minha opinião.
Quase de certeza issso não acontece, mas eu entenderia a ausência de garantias se vc fosse comprar um cachorro e o criador lhe dissesse - passe para cá 1500 euros; o cachorro é filho de pais livres de displasia; no entanto ao levá-lo você tem sempre um risco embora pequeno de que ele venha a sofrê-la; nesse caso o risco é seu, porque de certeza que foi por erro seu que a doença se desenvolveu.
Como compreenderá caricaturei um bocado a situação, mas foi apenas para sublinhar melhor a posição que defendo.
A propósito, conheço vários criadores que dão garantia por escrito e não hesitam em dar outro cachorro ou devolver o dinheiro caso a DCF se venha a manifestar. Se um dia estiver interessada em comprar um, posso dar-lhe os contactos (particularmente, por causa da publicidade.
Cumprimentos
José Carlos
A garantia não assegura isso, mas sim uma contrapartida de qualquer tipo caso a displasia se verifique - dar outro cachorro, devolver o dinheiro, etc. Revela que o criador reconhece o fracasso daquele caso individual (acontecem sempre fracassos de vez em quando) e está disposto a corrigi-lo para o comprador não ficar prejudicado.
Como você diz, realmente, para além das causas genéticas, há factores ambientais que potenciam o aparecimento da DCF. Mas aqui entra o tão famoso conceito (aqui no fórum) de "criador de vão de escada" - o que não seja deste tipo sabe a quem vende o cachorro, aconselha-o quanto aos cuidados a ter, e sobretudo ACOMPANHA o seu desenvolvimento, podendo assim tomar medidas a tempo.
Diga-me lá - se você pode comprar um cachorro ao vizinho do lado por 4o contos e opta por dar 1500 numa quinta qualquer,é pq vai à espera de qualidade genética e assessoria técnica, não acha? De certeza q não é só para, em vez de 50% de hipóteses de ter um cão displásico, passar a ter só 10%.
Todo o oacto que envolve compra e venda de bens ou animais é, queiramos ou não, um negócio e aqui deve haver realmente ética, não só de palavra, mas concreta. É esta a minha opinião.
Quase de certeza issso não acontece, mas eu entenderia a ausência de garantias se vc fosse comprar um cachorro e o criador lhe dissesse - passe para cá 1500 euros; o cachorro é filho de pais livres de displasia; no entanto ao levá-lo você tem sempre um risco embora pequeno de que ele venha a sofrê-la; nesse caso o risco é seu, porque de certeza que foi por erro seu que a doença se desenvolveu.
Como compreenderá caricaturei um bocado a situação, mas foi apenas para sublinhar melhor a posição que defendo.
A propósito, conheço vários criadores que dão garantia por escrito e não hesitam em dar outro cachorro ou devolver o dinheiro caso a DCF se venha a manifestar. Se um dia estiver interessada em comprar um, posso dar-lhe os contactos (particularmente, por causa da publicidade.
Cumprimentos
José Carlos
Estamos a chegar lájcsousa Escreveu:
Cumprimentos
José Carlos

Ó Antunes, eu estava a falar consigo? A sua contribuição para a conversa é apenas essa? Homem eu estava apenas a responder às perguntas que a Romy fez e sem qualquer segunda intenção (espero que ele assim tenha interpretado)!
E tem que vir você com as suas ironias baratas e insinuações sobre pessoas que não conhece. Depois dou-lhe troco e você atira-me com as culpas para cima, não é verdade? Ó homem limpe lá esses fantasmas que tem na cabeça!
Olhe, acho que é vc q costuma por um roda pé nas suas mensagens a dizer que a homossexualidade está comprovada nos cães e não nos gatos. Se calhar é por isso que você frequenta este fórum e não o dos gatos... Mas isto não tem nada a ver con disturbios sexuais humanos, é só para falar de cães, coisa que você evidentemente não faz!
Va lá, agora fique todo ofendido e faça queixinhas ao webmaster.
Trate-se, homem, trate-se que a paciencia tem limites
José Carlos
E tem que vir você com as suas ironias baratas e insinuações sobre pessoas que não conhece. Depois dou-lhe troco e você atira-me com as culpas para cima, não é verdade? Ó homem limpe lá esses fantasmas que tem na cabeça!
Olhe, acho que é vc q costuma por um roda pé nas suas mensagens a dizer que a homossexualidade está comprovada nos cães e não nos gatos. Se calhar é por isso que você frequenta este fórum e não o dos gatos... Mas isto não tem nada a ver con disturbios sexuais humanos, é só para falar de cães, coisa que você evidentemente não faz!
Va lá, agora fique todo ofendido e faça queixinhas ao webmaster.
Trate-se, homem, trate-se que a paciencia tem limites
José Carlos
Não precisa de ficar ofendido comigo sousa, eu só disse que estamos a chegar lá.
Tenha calma, você anda histérico.
Quanto ao rodapé, se ofende as suas ideias, eu não estava a dizer nada sobre os seus cães, você lá sabe.
Mas começa a perceber-se uma certa agressividade sua em todos os tópicos que intervém.
Tenha calma, você anda histérico.
Quanto ao rodapé, se ofende as suas ideias, eu não estava a dizer nada sobre os seus cães, você lá sabe.
Mas começa a perceber-se uma certa agressividade sua em todos os tópicos que intervém.
Não estou ofendido, Antunes... não me ofende quem quer.
Quanto aos meus cães deixe-os estar em paz. Só gostam de fêmeas.
Quanto aos meus cães deixe-os estar em paz. Só gostam de fêmeas.