ovos galados???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

terça mar 17, 2009 1:41 pm

ola a todos
gostaria de saber o que se deve fazer aos ovos quando ñ estão galados?
esta pergunta vem porque ha 3 semanas que a canaria de uma pessoa amiga anda no ninho e ja era para terem nascido passaros podem os ovos ñ estar galados,devemos retira-los ou a propria ave trata disso?
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça mar 17, 2009 1:53 pm

Ola!
Eu normalmente com os meus periquitos não mexo nos ovos, quando vejo que n estão galados deixo-os ficar e eles costumam come-los (o que náo lhes faz mal), mas pode haver outras opiniões.
Espro ter ajudado :wink:
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

terça mar 17, 2009 1:57 pm

Normalmente os pais sabem e acabam por resolver a questão, ou os comem ou mandam-os para o chão.

No entanto se vires que demora muito tempo para que algo aconteça tens de lhos roubar, sem que eles vejam!
zeze970
Membro
1 cão
1 gato

terça mar 17, 2009 3:08 pm

obrigado pela ajuda
e entre deixar ficar e roubar sem que vejam :? qual sera realmente a melhor opção?
eles comerem sei que ñ é mau...
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

terça mar 17, 2009 3:22 pm

zeze970 Escreveu:obrigado pela ajuda
e entre deixar ficar e roubar sem que vejam :? qual sera realmente a melhor opção?
eles comerem sei que ñ é mau...
Eu não sou perita...
Já tive passarinhos em reprodução e o que se fazia era esperar que nascessem, se ao fim do tempo considerado normal não o faziam dava-se mais uns dias para os pais resolverem a questão, quer comendo os ovos ou deitando ao chão. Se isso não acontecesse então partia-se para o roubo.

Sabes que podes ver se o ovo está galado ou não à contraluz, certo?
Mas se ainda estão no choco não mexas porque eles podem não gostar. Nos meus a minha mãe mexia mas eles estavam habituados ao nosso toque e por isso nunca estranharam, nem foram agressivos.

Se fosse a ti pesquisava para ter a certeza quantos dias são precisos até à eclosão, depois dava um desconto e via o que acontecia e então decidia que fazer.
veralff
Membro Júnior
Registado: sexta ago 31, 2007 1:44 pm

terça mar 17, 2009 3:23 pm

Olá, os ovos passados uns 4 dias já se conseguem ver se estão galados.
Na minha opinião acho que se deve aguardar mais uns dias a seguir a esses primeiros 4 para ter mesmo a certeza se estão ou nao galados, mas quando tiver a certeza de que estão xocos, acho que os deve tirar.
Se os passaros comerem os ovos começam-se a habituar-se a isso e depois estejam eles galados ou não eles comem-nos sempre.
E quanto mais cedo tirar os ovos xocos mais depressa a ave coloca novos ovos.

Eu pelo menos é assim que faço. Mas cada um tem o seu metodo de criação.
zeze970
Membro
1 cão
1 gato

terça mar 17, 2009 3:38 pm

mais uma vez obrigado
essas tecnicas conheco-as todas mas acho que se deve evitar de mecher nos ovos pois a canaria pode rejeitar-los mas se ñ tiverem galados pois concordo que se tirem por causa da tal abituação de os pais os comerem :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça mar 17, 2009 10:28 pm

Eu ao fim de uns 5 dias costumo ver se os ovos estão galados com um mira-ovos. Se não estiverem galados, faço como já disse a forista, dou-lhes mais uns 2 ou 3 dias depois confirmo. Se não estiverem galados, tiro-os. O choco é o que mais cansa e desgasta as aves, e não há necessidade de sujeitá-las a isso para chocarem ovos vazios!!
Eu destruo os ovos, não é nada bom deixar as aves comê-los, porque depois podem destruir também os ovos bons!
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

terça mar 17, 2009 10:33 pm

Olá... concordo plenamente com o PauloC...

Neste momento tenho um ninho com filhotes e 3 dos ovos não nasceram e acabei por os retirar, para terem espaço...

Abraço
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
zeze970
Membro
1 cão
1 gato

quarta mar 18, 2009 10:07 am

eu como sempre ouvi dizer que ñ se deve mexer nos ninhos nunca la pus a mão,mas isso deve variar de ave para ave penso eu de que. :|
por isso é que a minha canaria no ano passado teve 5 ovos nasceram 4 passaros e eles mesmos retiraram o ovo (que era de tom azulado).
e ja agora o que é um mira-ovos? :oops:
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mar 18, 2009 3:48 pm

zeze970 Escreveu:eu como sempre ouvi dizer que ñ se deve mexer nos ninhos nunca la pus a mão,mas isso deve variar de ave para ave penso eu de que. :|
por isso é que a minha canaria no ano passado teve 5 ovos nasceram 4 passaros e eles mesmos retiraram o ovo (que era de tom azulado).
e ja agora o que é um mira-ovos? :oops:
Um mira-ovos é uma lanterninha que se compra até no chinês, que tem uma luz branca, e que, em contacto com o ovo (muito cuidado para não partir o ovo), permite ver se lá dentro existe um embrião em desenvolvimento. Os ovos que não têm embrião são claros, vê-se a gema amarela a nadar na clara. Os ovos fecundados apresentam, nos primeiros dias, vários vasos sanguíneos, e no final, quando o embrião já ocupa todo o espaço disponível no ovo, ficam escuros. Com o mira-ovos vê-se perfeitamente isso.
Lá em casa esta semana (eu sou a mulher do Paulo C. e portanto falamos das mesmas coisas) tirámos sete ovos a duas canárias que estavam a chocar. Não havia nada neles. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta mar 18, 2009 10:12 pm

Quando os ovos não estão galados devem ser retirados para não cansar os pais desnecessariamente. E quanto a comerem os ovos é péssimo pode criar o mau hábito de assim que os põem os comerem e não os chocarem.
zeze970
Membro
1 cão
1 gato

quinta mar 19, 2009 8:42 am

tal como disse noutro topico estou satisfeito com as duvidas que me tiraram e agradeço a todos os que contribuiram para isso :D
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta mar 19, 2009 9:55 am

zeze970 Escreveu:tal como disse noutro topico estou satisfeito com as duvidas que me tiraram e agradeço a todos os que contribuiram para isso :D
Disponha sempre. :D
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”