Casal de pogonas no mesmo terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

quarta mar 18, 2009 8:02 pm

Boas pessoal,

Gostava que quem tivesse um casal de dragões juntos, no mesmo terrário, partilhasse a sua experiencia relativamente à relação que estes mantém ao longo do tempo.
Adquiri recentemente um casal (irmãos), e tenho lido que a partir da idade em que estão "prontos" para procriar, não é muito aconselhável mante-los juntos, tendo em conta que os acasalamentos irão ser frequentes... A agravar à situação ainda há o facto de serem irmãos....
Até agora apenas noto que a femea é a dominante, o que me parece que intimida um pouco o macho na hora da alimentação...No entanto tenho tido especial cuidado e atenção redobrada para que ambos se alimentem bem..

Aguardo comentários e relatos de experiências semelhantes....!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta mar 19, 2009 10:33 am

se queres um conselho, separa- os.
Mas isto é so a minha humilde opniao.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
progressive
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 11:01 am

Gostava que essa opnião fosse mais extensiva....hehe :D porque motivos?? Achas q o devo fazer já enquanto são pequenos? Ou poderei fazer mais tarde, adultos ?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta mar 19, 2009 11:18 am

É costume verem-se, principalmente em lojas, vários DB´s juntos quando pequenos, e que aparentemente se dão bem... O problema é que pode ser mesmo só aparentemente. O facto que referes, da dominância, de um exemplar sobre outro é muito comum, especialmente se existir uma diferença de tamanho, e mais perigoso que o simples estabelecimento de uma hierarquia é mesmo a existência de um risco real de agressão, que pode causar danos físicos graves, e chegar mesmo a casos extremos de canibalismo (se não estou em erro facto que pode ser relatado por um user do fórum).

Estes comportamentos agressivos, tal como já referi, não são uma certeza, mas no caso dos DB´s, não serão assim tão raros... pelo menos a submissão de um determinado exemplar a outro(s) e episódios de agressão.
progressive
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 11:43 am

Obrigado pelos conselhos.... assim que me for possível irei separa-los...era algo que já tinha em mente...mas julgo que até aos 4-5 meses de idade não haverá problema...ou estarei errado?! ainda não percebi até que ponto essas situações são tão comuns ou se se tratam apenas de casos muito pontuais ( e possivelmente no caso de juntarem 2 machos). No entanto considero válidas os vossos conselhos, certamente mais experientes do que as minhas especulações...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta mar 19, 2009 11:53 am

progressive Escreveu:Obrigado pelos conselhos.... assim que me for possível irei separa-los...era algo que já tinha em mente...mas julgo que até aos 4-5 meses de idade não haverá problema...ou estarei errado?! ainda não percebi até que ponto essas situações são tão comuns ou se se tratam apenas de casos muito pontuais ( e possivelmente no caso de juntarem 2 machos). No entanto considero válidas os vossos conselhos, certamente mais experientes do que as minhas especulações...
Os comportamentos agressivos não ocorrem somente entre machos, embora seja mais frequente. Ainda há bem pouco tempos vi um jovem machito com marcas bem visiveis na cauda (que aliás a principio até pensava que tinham tido origem numa queimadura) de uma dentada de uma fémea um pouco maior...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”