Um exemplo a seguir! (com fotos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 16, 2003 8:29 am

Olá

Júlia, as nossas cidades não são muito grandes, aliás é facil veres isso, pega num mapa e vê o tamanho do nosso país e percebes logo que as cidades não podem ser muito grandes.
Mas há cidades com zonas verdes bem conservadas, outras nem tanto. O Porto tem um parque da cidade enorme, do qual eu gosto muito. O parque da cidade de Coimbra é pequeno, mas agora estão a amumentá-lo.
O que se passa por cá é que praticamente todas as cidades estão a sofrer obras devido ao Euro 2004 e ao programa Polis. Este último é um programa de requalificação das cidades. As cidades com rio estão a fazer grandes obras nessas zonas, nos parques, monumentos etc. É o que se passa aqui em Coimbra, o nosso parque da cidade é junto ao rio e agora está a ser aumentado. Temos uma outra zona verde (mas que tem estado um pouco desaproveitada) que é a Mata do Choupal que também está a ser alterada e vai ficar um parque grande e agradável. Temos um outro jardim (muito bonito) dentro da cidade, que é o Jardim da Sereia. Este tem estado muito ao abandono tornando-se um local meio perigoso, mas agora foi contratado um arquitecto de exteriores japonês para fazer a requalificação (aqui era um bom sitío para os gatos) e temos ainda a Mata de vale de canas. Agora não penses que isto são espaços enormes porque não são.

Mas, quase em todo o lado há alguns jardins que podem ser aproveitados para este fim.

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jul 16, 2003 2:34 pm

A Kathleen tem razão. O facto de mencionarmos aqui alguns parques, não significa que Portugal seja um país com tantos espaços verdes como seria desejável! Infelizmente, contam-se pelos dedos os parques urbanos, e como a Musky4u referiu, nem todos apresentam as condições necessárias para se poder realizar neles um projecto como o de Oeiras. Aliás, como eu própria disse que Oeiras é uma excepção...
A aplicação de um projecto destes exige um extraordinário cuidado, muito estudo e avaliação dos prós e dos contras! Não é ver meia dúzia de árvores e soltar uma centena de gatos à toa! Seria catastrófico! É preciso criar condições nos locais, adaptando-os para que possam oferecer segurança aos gatos (evitar que venham para a rua e sejam atropelados) e ás pessoas (não podem ser gatos selvagens que ataquem), dotando-os de infraestruturas de abrigo e asseio (gateiras, w.c), vigilância (é preciso pagar a funcionários) e tratamento dos animais (alguem que os alimente e limpe o recinto).
Para tudo isto, é fundamental arranjar patrocínios que financiem as despezas logísticas, alimentares e de saúde dos gatos!
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

quarta jul 16, 2003 4:24 pm

Olá a todos,

Eu também achei esta iniciativa um acto de louvar :), agora acho que tenho uma ideia:
A TVI, como sabem é lider de audiências, um dos programas mais vistos é o Jornal Nacional (passo a publicidade), no site oficial destes, existe um campo que se chama "Notícias suas" e segue o seguinte texto:
"Tem uma notícia que gostaria de ver publicada na TVI Online? Potenciais grandes exclusivos, denúncias e elogios, histórias suas e/ou dos seus familiares e amigos, da sua terra? Nascimentos, baptizados, casamentos, encontros de amigos? Dê notícias!
Preencha TODOS os campos do formulário abaixo, sem se esquecer da regra de ouro do jornalismo: em qualquer notícia tem de estar sempre bem expresso QUEM fez o QUÊ, ONDE, QUANDO e COMO."

Acho que é um bom começo, foram também eles que passaram há pouco tempo a situação dos abandonos na época de verão, julgo que uma boa parte de Portugal e não só poderia ver o que o concelho de Oeiras decidiu fazer pelos nossos amigos e também para que outras câmaras possam dar largas a esta iniciativa, o que acham :?: ;)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jul 16, 2003 4:40 pm

Nikitagatita Escreveu: Olá a todos,

Eu também achei esta iniciativa um acto de louvar :), agora acho que tenho uma ideia:
A TVI, como sabem é lider de audiências, um dos programas mais vistos é o Jornal Nacional (passo a publicidade), no site oficial destes, existe um campo que se chama "Notícias suas" e segue o seguinte texto:
"Tem uma notícia que gostaria de ver publicada na TVI Online? Potenciais grandes exclusivos, denúncias e elogios, histórias suas e/ou dos seus familiares e amigos, da sua terra? Nascimentos, baptizados, casamentos, encontros de amigos? Dê notícias!
Preencha TODOS os campos do formulário abaixo, sem se esquecer da regra de ouro do jornalismo: em qualquer notícia tem de estar sempre bem expresso QUEM fez o QUÊ, ONDE, QUANDO e COMO."

Acho que é um bom começo, foram também eles que passaram há pouco tempo a situação dos abandonos na época de verão, julgo que uma boa parte de Portugal e não só poderia ver o que o concelho de Oeiras decidiu fazer pelos nossos amigos e também para que outras câmaras possam dar largas a esta iniciativa, o que acham :?: ;)
Eu acho uma excelente ideia... maior divulgação não é possível... mas... e se as pessoas que não pensam como nós pensam que aquilo é uma solução para os problemas delas e vão passear ao parque de Oeiras só para deixar o gatinho que as incomoda?

Esse é um problema que não podemos excluir ;)

Miau
Nikitagatita
Membro Veterano

quarta jul 16, 2003 4:48 pm

Miau Escreveu: mas... e se as pessoas que não pensam como nós pensam que aquilo é uma solução para os problemas delas e vão passear ao parque de Oeiras só para deixar o gatinho que as incomoda?

Miau
Também é verdade, mas se não tentarmos nunca iremos saber qual a reação, eu acho que não há nada a perder....... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 16, 2003 5:53 pm

Miau Escreveu:
Nikitagatita Escreveu: Olá a todos,

Eu acho uma excelente ideia... maior divulgação não é possível... mas... e se as pessoas que não pensam como nós pensam que aquilo é uma solução para os problemas delas e vão passear ao parque de Oeiras só para deixar o gatinho que as incomoda?

Miau
A divulgação atravéz de televisão, foi feita aquando da abertura do projecto...todas as Autarquias souberam deste Mega-Projecto e qnt ao facto de as pessoas mal intencionadas lá deixarem gatinhos...penso que já tenha acontecido...mas se a divulgação fôr feita de forma a que as pessoas se apercebam de que é feito um control de população adicional...claro que devem pensar 3 vêzes, antes de ... ( isto se forem pessoas que consigam pensar, claro...prq infelizmente as pessoas que abandonam animais até nem pensam que podem ser incriminadas por abandono em propriedade privada, neste caso, claro...).

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 8:08 pm

Boa Tarde

Podem contar comigo para o que for preciso, eu já morei perto daquele jardim e acho a ideia muito boa.

Qualquer coisa é só dizer ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 16, 2003 8:47 pm

aquilo é uma solução para os problemas delas e vão passear ao parque de Oeiras só para deixar o gatinho que as incomoda?
podem ter a certeza que não deixam. só se a d.rosa estiver de maré. quando foi da kitty e apesar de a directora do projecto ter aceite que ela lá ficasse, quando cheguei à d.rosa a resposta foi- se essa xxxxx cá ficar, mando-a abater. é iniciativa é muito gira, mas tem muito que se lhe conte. claro, que muitos só gostam de show off e detestam puvir as verdades.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta jul 17, 2003 6:12 am

Kathleen Escreveu:Júlia, as nossas cidades não são muito grandes, aliás é facil veres isso, pega num mapa e vê o tamanho do nosso país e percebes logo que as cidades não podem ser muito grandes.
É, acho q justamente por o Brasil ser tão imenso, q fica tão difícil administrar tudo e manter tudo direito!

Acho legal mandarem a história do projeto pro site do jornal... Quem sabe eles se interessam e fazem uma matéria! Mesmo q tenham feito uma matéria na época q o projeto foi instaurado, eles sempre costumam fazer matérias meses ou anos depois dos acontecimentos pra mostrar como é q vai indo, se deu certo e tal... ;)
Nikitagatita
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 8:50 am

Nikitagatita Escreveu: A TVI, como sabem é lider de audiências, um dos programas mais vistos é o Jornal Nacional (passo a publicidade),
Queria só corrigir esta minha frase, afinal não é este canal que lidera a tabela das audiências...... :oops: uma pequena gafe......
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jul 17, 2003 1:37 pm

Juliachan Escreveu: Acho legal mandarem a história do projeto pro site do jornal... Quem sabe eles se interessam e fazem uma matéria! Mesmo q tenham feito uma matéria na época q o projeto foi instaurado, eles sempre costumam fazer matérias meses ou anos depois dos acontecimentos pra mostrar como é q vai indo, se deu certo e tal... ;)
A ideia da Nikitagatita parece-me excelente! :D Posso até ser eu a escrever o texto para o site da TVI! Aprovam? Em caso afirmativo, eu poderia escrever aqui, os interessados subscreviam e depois é que o enviava.
O facto de a notícia ter sido publicitada no início do projecto, não invalida que 6 anos mais tarde não se volte a falar nele para, tal como a Júlia disse, as pessoas ficarem a saber qual foi o resultado! Se calhar os outros municípios não aderiram na altura porque tiveram receio de que não desse certo, mas se agora poderão ficar mais convencidos de que vale a pena!
anjaazul Escreveu:
Miau Escreveu: aquilo é uma solução para os problemas delas e vão passear ao parque de Oeiras só para deixar o gatinho que as incomoda?

podem ter a certeza que não deixam. só se a d.rosa estiver de maré. quando foi da kitty e apesar de a directora do projecto ter aceite que ela lá ficasse, quando cheguei à d.rosa a resposta foi- se essa xxxxx cá ficar, mando-a abater.
Com uma carta de autorização da directora do projecto, a D.ª Rosa não poderia recusar-se... No entanto, ninguém está a falar em impingir mais gatos à Câmara de Oeiras. Está a ser pensada uma maneira de ampliar este projecto por outras Câmaras do País.
anjaazul Escreveu: é iniciativa é muito gira, mas tem muito que se lhe conte. claro, que muitos só gostam de show off e detestam ouvir as verdades.
Não sei se percebi... É uma tentativa de alerta? Se há alguma coisa que eu não saiba ou não tenha visto, agradeço que seja aqui exposta, pois detesto ser enganada! O que sei resume-se ao que li no artigo da revista que coloquei em link na minha primeira mensagem; o que vi foi o que fotografei e que a Miau vos deu a conhecer nas imagens da mensagem dela. O que se passa nos bastidores, desconheço por completo. Não conheço os intervenientes nem sequer moro no Município de Oeiras. Foi com a melhor das intenções que divulguei a notícia e que apoio as ideias, aqui surgidas, de incentivo ao alastramento deste programa no resto do País. Garanto que nunca apoiaria uma iniciativa que eu soubesse ser má! Sou pessoa para denunciar o que está errado e não para encobrir ou incentivar!
Uma vez mais, peço que sejam directos e me alertem para algo de negativo que tenham presenciado. (Não vale o "diz que disse", ok? ;) )
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 17, 2003 1:55 pm

Olá

Cleopatre eu concordo plenamente que escrevas o texto para nós subscrevermos.
A ideia parece-me boa e se mais Câmaras considerarem num projecto destes ós animais só têm a ganhar com isso.

beijokas
kathleen
Nikitagatita
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 3:04 pm

Cleopatre Escreveu: :D Posso até ser eu a escrever o texto para o site da TVI! Aprovam? Em caso afirmativo, eu poderia escrever aqui, os interessados subscreviam e depois é que o enviava.
Olá,

Aprovadíssimo Cleopatre!!!!!!Aliás está mais dentro do assunto e tem mais contacto com a pessoa responsável do que qualquer um de nós, julgo que quando o fizer, no campo do texto, para que não haja dúvidas, até pode colocar o link deste tópico de modo a que eles possam verificar as fotos que tirou que, falam por elas ;) ;) O que é que acha?
Nikitagatita
Membro Veterano

quinta jul 17, 2003 3:05 pm

Repetida :oops:
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 3:13 pm

Olá,

Estive a ler toda a vossa ideia e como vivo perto do jardim aqui vão algumas dicas:
1 - não coloquem, nem publicitem o jardim de oeiras, hoje estive lá e o número de gatinhos que lá estão aumentou bastante. Não esqueçam que se as pessoas começarem a abandonar os animais lá a iniciativa poderá terminar.
2 - A Sr.ª que toma conta dos gatos nem sempre lá está, aliás é raro estar e o sr do bar ao lado por vezes maltrata os gatos.
3 - Talvez se fizessem uma petição ou um baixo assinado dirigido às várias Câmaras tivessem mais sucesso.

espero que tenham sucesso e se puderem vão visitar os novos bébés do jardim, são uns queridos

Miaus

Guida
Responder

Voltar para “Gatos”