Duvida sobre comportamento da minha coelha
Olá a todos ha ja alguns meses que a miss Cloud veio viver para minha casa. Desde o primeiro dia que é muito limpa, escolheu logo o seu canto e ate ha um mes atras nunca tinha deixado uma bolinha ou um xixi fora da caixa dela. desde ha um mes para ca que resolveu fazer xixi em todas as divisoes da casa e deixar bolinhas espalhadas por todo o lado. A veterinaria expicou-me que seria de estar no cio. Será?Será que não vai voltar a ser limpinha como era? Ainda estou a conhecer os coelhos é o primeiro que tenho e nao conheço ninguem que tenha um. Alguem me pode dar uma ajuda?
1º Aconselho a mudar de Vet porque a sua não é de exóticos ou não diria que a coelha está com o cio, pois este é induzido, ou seja só se manifesta na presença de um macho.
2º Há quantos meses tem a pequena e com que idade a foi buscar? Na esmagadora maioria essas mudanças comportamentais devem-se à entrada na idade adulta, em que algumas vezes é notória uma "desaprendizagem" de alguns hábitos.
Isto claro sem contar com situações como : mudança de ambiente ou introdução de outros animais na casa.
Se indicar esses dados e outros que ache relevante ajudar-me-á a ajudá-la.
2º Há quantos meses tem a pequena e com que idade a foi buscar? Na esmagadora maioria essas mudanças comportamentais devem-se à entrada na idade adulta, em que algumas vezes é notória uma "desaprendizagem" de alguns hábitos.
Isto claro sem contar com situações como : mudança de ambiente ou introdução de outros animais na casa.
Chegou com um mes e tem agora 7meses. não houve qualquer alteração nem nem na disposição da casa, nem entrada ou saida de pessoas estranhas ou animais. A alimentação é a sempre. A gaiola e a caixa exterior tambem são as mesmas. tenho tido sempre atenção para não alterar nada a que ela esteja já habituada.
Será essa tal "desaprendizagem"? Como posso agir para a tentar "reeducar"?
Será essa tal "desaprendizagem"? Como posso agir para a tentar "reeducar"?
Walder Escreveu:1º Aconselho a mudar de Vet porque a sua não é de exóticos ou não diria que a coelha está com o cio, pois este é induzido, ou seja só se manifesta na presença de um macho.
Com 8 meses não é muito normal ser essa fase, pois essa geralmente ocorre nos4/5 e em alguns quantos 6 meses (variando claro, porque raramente se sabe ao certo a idade dos pequenos, principalmente comprando em loja).
De qualquer modo deixo aqui uns links (espero que seja permitido).
http://www.rabbit.org/faq/sections/litter.html
http://www.binkybunny.com/Default.aspx?tabid=62
http://exoticpets.about.com/cs/rabbits/a/rabbitslt.htm
Se não estiver à vontade com Inglês use um tradutor ou tentarei dar-lhe links em portugues.
Se os links por algum motivo não forem permitidos posteriormente enviarei uma mensagem privada com os mesmos.
De qualquer modo deixo aqui uns links (espero que seja permitido).
http://www.rabbit.org/faq/sections/litter.html
http://www.binkybunny.com/Default.aspx?tabid=62
http://exoticpets.about.com/cs/rabbits/a/rabbitslt.htm
Se não estiver à vontade com Inglês use um tradutor ou tentarei dar-lhe links em portugues.
Se os links por algum motivo não forem permitidos posteriormente enviarei uma mensagem privada com os mesmos.
Obrigada pela ajuda.
já li e entendi mais ou menos, referem muitas vezes a "areia" utilizada nos WCs e na gaiola e reparei que realmente ela deixou de usar o WCs e na gaiola espalha o feno por toda a gaiola coisa que nao fazia. será que ela deixou de gostar da "areia"? Inclusive tirei-lhe o WCs exterior e ela deixou de fazer xixi e bolinhas nesse local e onde o coloquei (onde ela começou a fazer xixi no chão) ela nunca entra e faz xixi ao lado.
estou realmente muito preocupada com esta situação porque não me agrada nada vela presa, so a fechava na gaiola durante a noite fora isso ela passava o dia todo a solta por toda a casa e não tinha que me preocupar pq os xixis e as bolinhas eram sempre feitos no WC.
já li e entendi mais ou menos, referem muitas vezes a "areia" utilizada nos WCs e na gaiola e reparei que realmente ela deixou de usar o WCs e na gaiola espalha o feno por toda a gaiola coisa que nao fazia. será que ela deixou de gostar da "areia"? Inclusive tirei-lhe o WCs exterior e ela deixou de fazer xixi e bolinhas nesse local e onde o coloquei (onde ela começou a fazer xixi no chão) ela nunca entra e faz xixi ao lado.
estou realmente muito preocupada com esta situação porque não me agrada nada vela presa, so a fechava na gaiola durante a noite fora isso ela passava o dia todo a solta por toda a casa e não tinha que me preocupar pq os xixis e as bolinhas eram sempre feitos no WC.
Como tenho um caixote deito sempre a embalagem fora e não sei precisar o nome, mas a embalagem diz ser indicado para coelhos. são uns rolinhos com aspecto de farelo de madeira que com os xixis se desfazem, sem cheiro. durante o primeiro mes usei uma que areia (pareciam pedrinhas) com cheiro a limão e depois comecei a utilizar esta (já ha 5meses).
Pela descrição estás a usar o mais correcto, logo como disse a Búzio o melhor é teres paciência e retreinares a coelha nestas 2 a 3 semanas (atendendo que uns marcam mais que outros) e se ao fim desse tempo não resultar, talvez fosse bom pensares numa esterilização, pois além do beneficio comportamental que verás, tem beneficios muito grandes para a saúde (evitando a grande probabilidade das fêmeas terem cancro).
Já agora a titulo de curiosidade tens a certeza que é fêmea?
Já agora a titulo de curiosidade tens a certeza que é fêmea?
Sempre pensei que fosse macho mas fiz que questão de confirmar com o veterinário que me disse que era femea... como isto é tudo muito novo para mim, confio no conhecimento dele...
peço desculpa por tanta pergunta mas como devo agir com ela? afinal de contas nunca precisei de a treinar em relação a isso... e do bastante que já li nada é muito esclarecedor
peço desculpa por tanta pergunta mas como devo agir com ela? afinal de contas nunca precisei de a treinar em relação a isso... e do bastante que já li nada é muito esclarecedor
Pois... mas os vets nem sempre sabem, ou enganam-se muitas vezes. "A minha Lua" teve o mesmo problema, e observando, observando... passou a Niko, porque é um grande machote! Sobe-te pelas pernas? Faz movimentos "estranhos"? Cá pra mim...