chinchila assustada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ILovesMia
Membro Júnior
Registado: domingo nov 11, 2007 8:36 pm
Chinchilas: Cookie; Kiwi; Snow; Polly

terça mar 17, 2009 8:58 pm

recenemente adoptei uma chinchila (bebé - 2mesinhos), acontece que noto que a chinchila ainda se sente um pouco assustada e insegura, também está ha pouco tempo na minha casa, (poucos dias), no entanto quando a solto (solto todos os dias) ela "solta-se" mais, nota-se que fica mais calma, mas no outro dia está novamente assustada (sempre a acompanhei desde a nascença, ou seja estive com ela muitas vezes durante os 2 meses que esteve com os pais)! como também tenho uma gata, será que pode ser da gata (apesar de ela não lhe fazer mal)? existe possibilidade de ela sentir-se mais a voltade? e qual a melhor forma? juntando-as? (a gata só tem acesso à repartição da casa onde a chinchila está quando eu quero, ou seja, a porta está sempre fechada para ela)!
ILovesMia
Membro Júnior

quarta mar 18, 2009 8:22 pm

ninguém me pode dar uma ajudinha?!
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quarta mar 18, 2009 8:40 pm

Não tenho chinchilas mas com coelhos "juntar" não é propriamentea palavra ou solução... a aproximação é feita unica e exclusivamente com supervisao e é gradual, pois 1º a chin acima de tudo precisa saber ue a sua gaiola é um refugio, um local onde nada nem ninguem lhe faz mal.

Logo faz bem em deixa-la explorar sem forçar no entanto durante umas semanas talvez fosse benéfico não dexar a gata estar nas proximidades... 1 etapa de cada vez ... entende?'

Espero ter sido minimamente util e que ajude, no entanto volto a frisar que so tenho coelhos e não chins.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta mar 19, 2009 12:04 am

Acho arriscadissimo tentares juntar uma gata e uma chinchila. Cada animal no seu canto, entenda-se, espaço. E cuidado porque os gatos sao ariscos e podem magoar a chinchila mesmo com ela protegida dentro da gaiola... :?

Alem disso, é muito pequenina e tens de ter paciencia para ir ganhando a confiança dela. sao animais muito sensiveis a barulhos e agitação.

Cuidado com o calor porque é muito perigoso para elas.

Parabens pela aquisição e espero ter ajudado!

Vais adorar a tua amiguita :lol: :lol:
ILovesMia
Membro Júnior

quinta mar 19, 2009 1:29 am

desde já obrigado pelas respostas!
Mas eu nem estou a pensar em junta-las no mesmo espaço, a minha questão é mesmo juntar na mesma casa, ou seja, a melhor forma de a chin estar na gaiola dela e não se incomodar com a gata no exterior da gaiola! será melhor agora nos 1ros tempos deixar a chin descançadinha sem a presença da gata no mesmo espaço (na sala, que é onde a chin está) não é?
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quinta mar 19, 2009 9:29 am

Eu diria que sim até à chin se sentir completamente confortável, pois acredita que o cheiro do gato sempre estará ai e é uma maneira de ele ir reconhecendo os "cantos à casa" ou os cheiros à casa neste caso, de forma gradual acredito que conseguirás o resultado que pretendes facilmente...só é preciso um pouco de paciencai da tua parte e do gato que ficará desprovido da sala :\ mas seriam só umas semanitas...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta mar 19, 2009 11:23 pm

Walder Escreveu:Eu diria que sim até à chin se sentir completamente confortável, pois acredita que o cheiro do gato sempre estará ai e é uma maneira de ele ir reconhecendo os "cantos à casa" ou os cheiros à casa neste caso, de forma gradual acredito que conseguirás o resultado que pretendes facilmente...só é preciso um pouco de paciencai da tua parte e do gato que ficará desprovido da sala :\ mas seriam só umas semanitas...
Concordo a 100% :lol:
ILovesMia
Membro Júnior

quinta mar 19, 2009 11:25 pm

e quanto a ela se apriximar de mim, tipo quando esta solta a brincar, qual a melhor forma? eu normalmente sento-me no meio da casa, ela nos primeiros dias não se chegava ao pé de mim, agora já vem de vez em quando ter cmg mas n deixa que lhe toque, ou se faço um movimento com a mao e corre logo para longe!
Xilinhah
Membro Júnior
Registado: sexta nov 21, 2008 4:47 pm

quarta abr 08, 2009 1:12 pm

eu penso que isso e normal. A chinchila com o tempo vai passando cada vez mais tempo ao pe de ti quando anda solta ate que chega a dormir ao teu lado quando ja se sentir segura..

a minha chinchila nao foi dificil de habituar ela ao fim de umas semanas ja dormia em cima duma almofada ao meu lado.. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”