Comportamento após "cruzamento"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quinta mar 19, 2009 7:56 pm

Boas a todos.

Venho em busca de informação e conselhos dos mais experientes donos de cães que frequentam este Forum.

Já por diversas vezes "convidaram" o meu cão para "cobrir" cadelas. O pobre canito vai para 5 anos sem ter alguma vez provado o doce sabor do "amor" canino.

O meu principal receio é saber qual a reacção dele depois de "provar". Ele fica doido com o cio das cadelas aqui da urbanização, se "provar" há alguma mudança para pior? Ele já é dominante, não pode "ver" outros machos. Será que vai ficar pior (se bem que não sei o q é pior do que aquilo q ele já é :o)?

Q ajuda me podem dar?

Os convites foram feitos por criadores que adoraram o meu cão (modéstia à parte o bicho é perfeito para a raça - Dogo Argentino).
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta mar 19, 2009 8:39 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mar 19, 2009 9:50 pm

Os convites foram feitos por criadores que adoraram o meu cão (modéstia à parte o bicho é perfeito para a raça - Dogo Argentino).
Esses criadores conhecem os ascendentes do seu cão? O seu cão participa em exposições e costuma obter boas classificações e é de lá que o conhecem? Ou por outro lado esses 'criadores' são pessoas que têm uma ou mais cadelas em casa que gostavam que tivesse filhos e viram o seu cão na rua e acham-no jeitoso para cobri-las?

Quanto ao comportamento depois de uma eventual cruza, muito provavelmente vai ficar ainda mais doido e desorientado quando sentir uma cadela com cio na redondeza, e mais dominante perante os outros machos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 19, 2009 11:08 pm

Depois de cruzar o cão vai tornar-se mais agressivo para com os outros machos especialmente quando sentir odor de cadelas em cio... é capaz de sair-lhe o tiro pela culatra.

Se ele já é dominante demais e levando em consideração o facto de pertencer a uma raça considerada PP, eu se fosse a si tentava treiná-lo e sociabilizá-lo numa escola com outros cães em vez de se preocupar com a "virgindade" dele... just a thought. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mar 20, 2009 12:05 am

Baruk Escreveu:O pobre canito vai para 5 anos sem ter alguma vez provado o doce sabor do "amor" canino.
eu só digo uma coisa: está a pensar no cão ou em si? cuidado com as humanizações :twisted:
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

sexta mar 20, 2009 12:08 am

Obrigado pelas respostas. Não havia necessidade de virem com três pedras na mão pois não faço mal a ninguem.

Sim o cão tem LOP, é de um canil conhecido, participou em várias exposições e até ficou bem classificado. Infelizmente não tenho vida para andar de expo em expo e não me apetece ficar sem o cão uma carrada de fins de semana para o criador o levar com ele por isso deixou de "competir". Tem seguro em dia, registo na junta actualizado, chip, etc. Tem tudo. É educado e sociável. Simplesmente se um macho lhe ladra temos um chinfrim danado (quem conhece o ladrar de um DA sabe do q estou a falar).

Um dos interessados nele é o próprio criador q várias vezes disse q gostava de o cruzar com algumas das suas cadelas. Nunca puxei muito pelo assunto pelas dúvidas q vos coloquei. Sempre achei q depois de "provar" não haveria de querer outra coisa por assim dizer. É evidente q nunca o "cruzaria" com um criador de vão de escada.

A vossa opnião é q, querendo eu o cão sossegadito em casa o melhor é mantê-lo longe do pecado?
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta mar 20, 2009 12:20 am

se ele é assim tão dominante como afirma, ao cruzá-lo só vai estar a deitar mais achas na fogueira!

não, cruzar o seu cão n vai resolver o problema. penso que a melhor solução (como já indicaram) seria mesmo um bom treino de sociabilização! :wink:
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta mar 20, 2009 12:59 am

Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mar 20, 2009 11:16 am

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta mar 20, 2009 11:41 am

Desculpem lá, mas onde é que viram que o cão é "assim tão dominante"?... :?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta mar 20, 2009 11:50 am

Respondendo à sua pergunta inicial, o mais provável é, como já lhe disseram, ele continuar a "passar-se" com cadelas em cio. Isso só mostra que tem instinto de reprodução, o que não é mau, pelo contrário.

Pelo que contou, parece-me que o seu cão reune características para reproduzir: boas classificações em exposições significam que a estrutura é conforme ao padrão da raça e é socialmente capaz de permanecer no ring sem agressões a outros machos, ao juiz ou a outras pessoas.

Concordo em absoluto com os conselhos que lhe deram sobre sociabilização e treino. Não cape o desgraçado do animal, faça o possível por controlá-lo utilizando esses recursos.

E quanto à decisão de cruzá-lo ou não, uma dica: informe-se com quem percebe mesmo da raça, alguém de confiança, e deixe-se de pedir conselhos a desconhecidos iluminados.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta mar 20, 2009 12:07 pm

Excelente resposta, jcsousa. É isso mesmo em todos os pontos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 20, 2009 1:30 pm

jcsousa Escreveu:
MDogster Escreveu:Desculpem lá, mas onde é que viram que o cão é "assim tão dominante"?... :?
Depreendido das palavras do Baruk e cito:
Ele já é dominante, não pode "ver" outros machos. Será que vai ficar pior (se bem que não sei o q é pior do que aquilo q ele já é )?
Li bem não li, MDogster e jcsousa?

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta mar 20, 2009 1:47 pm

dinodane Escreveu: Depreendido das palavras do Baruk e cito:
Ele já é dominante, não pode "ver" outros machos. Será que vai ficar pior (se bem que não sei o q é pior do que aquilo q ele já é )?
Li bem não li, MDogster e jcsousa?
Leu, mas ser dominante "com outros machos" nem é uma característica indesejável na raça. De qualquer modo o Baruk esclareceu, no post seguinte, que o cão "É educado e sociável. Simplesmente se um macho lhe ladra temos um chinfrim danado", o que não me parece ser nada do outro mundo.
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 20, 2009 1:56 pm

Por mim não há chinfrim nenhum, já dei a minha opinião sobre o assunto. :wink:

Bloqueado

Voltar para “Cães”