cão com medo de ir à rua!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

quinta mar 19, 2009 9:16 am

Olá a todos!

Venho desta forma pedir ajuda para tentar compreender uma situação que se está a passar com o meu cachorro. Há duas semanas que o meu cachorro de 3 meses começou a passear para se habituar a fazer as necessidades na rua, a questão é que ele tem medo e só quer voltar para casa :( ...

Haverá explicação para este comportamento? Tentamos brincar com ele, dar-lhe biscoitos, afastarmo-nos da porta do prédio de forma a distrai-lo e fazer com que ir à rua seja uma coisa boa... mas ele está sempre fisgado em voltar para trás e ir para casa.

Já pensei que pode ser só uma fase inicial de habituação à rua e que vai passar, mas ele vai à rua e anda o tempo todo a choramingar... Talvez passe com a continuação, mas a minha questão é se isto é normal, e sendo normal se há algo que eu posso fazer para melhorar as idas à rua!!! :)

Obrigada a Todos!
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

quinta mar 19, 2009 9:25 am

Ois,
No início é uma fase de adaptação a tudo.
São os barulhos da rua, os carros, motas, mais fluxo de pessoas a passar, torna-se um pouco confusos pra eles.
Mas depois com o tempo vai passando e ñ querem outra coisa :wink:

Tem de se ter paciência nos 1ºs tempos em relação a mtas coisas, e essa é uma delas. Primeiro tem de se habituar e depois vai querer só cheirar, descobrir...

Boa sorte com o piqueno :wink:
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta mar 19, 2009 9:50 am

Eu penso que um cão de 3 meses ainda não deve ir à rua. É muito novo, e penso que não terá ainda concluído o programa de vacinas, e poderá facilmente contrair doenças.
Os meus cães, pelo menos, nunca saíram à rua antes dos 4-5 meses.
É só uma opinião. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
estrelinhaaa
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 10:11 am

só falta a ultima vacina e o veterinario disse que ele já podia andar no cimento, e é o que fazemos... andamos com ele no cimento para ele se ir habituando... nunca areia e relva, foi o que o vet disse e nós estamos a cumprir :) para a semana já leva a ultima vaciona e fica com o plano completo.

a questão é ele ter medo e choramingar... eu queria que ele se fosse habituando a fazer as necessidades na rua... mas ele~ainda não faz e qd chega a casa é que faz :S

obrigada pelas respostas!
taniaxana
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 12:30 pm

Sim, o meu começou a ir à rua depois dos 3 meses, quando completou as vacinas. E a vet dizia mesmo para andar na rua mas só ao colo, ou então só ao pé de cães que que se tivesse a certeza que estivessem vacinados. Porque ele andar na rua não era bom, porque todos os cães faziam xixis e mesmo ou abandonados não é?
Noah2007
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 3:36 pm

César - Bouledogue Francês

quinta mar 19, 2009 2:02 pm

O Gaspar só começou a sair à rua já com 4/5 meses uma vez que ficou doente entre vacinas e teve de levar mais um reforço do que o habitual.

No ínicio era igualzinho. Só puxava assim que via a porta do predio para entrar. Não descia as escadas do predio, ia ao colo, punha-o no passeio, ele deitava-se de barriga no chão e não se mexia mais...chegava a ser cómico!

O conselho da vet na altura foi o de o começar a levar para sitios menos movimentados e evitar a confusão pelo menos até ele ganhar alguma confiança e depois gradualmente passar a sitios mais movimentados.

Passado umas semanas já andava mais à vontade na rua. Experimente um sítio mais sossegado. Tenha alguma paciência que eventualmente passa.
PUG Lover
estrelinhaaa
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 2:48 pm

paciencia eu tenho... custa me é vê-lo com medo e a chorar :(

em relação ao movimento, a minha rua não é muito movimentada e às horas que eu o levo à rua (de manha e ao final da tarde) muito menos movimento há... por isso em questão ao barulho não vejo que seja por ai :)

mas se dizem que os vossos cães tb passraam por essa fase e depois foi passando já fico um pouco mais descansada! :) obrigada.

outra coisa, já agora tb questiono. ele agora vai-se habituando a fazer as necessidades na rua e não em casa... mas ainda faz muitas em casa, é normal, ainda é muito bebé... a minha duvida é se devo repreender e dizer que não qd ele faz em casa ou devo continuar a dizer para fazer no jornal?!?!?

fico na duvida pq ele ainda é muito bebe, mas por outro lado queria que ele se fosse habituando a fazer só na rua!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta mar 19, 2009 2:55 pm

Ignore quando as faz em casa, mantendo sempre o jornal e o sítio certo, e cumprimente-o efusivamente, com muitas festinhas e palavras doces, quando e enquanto o fizer na rua.

Aos poucos vai lá. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Noah2007
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 3:36 pm

César - Bouledogue Francês

quinta mar 19, 2009 3:00 pm

Pois nesse assunto ainda é preciso ter mais paciência...

Os meus habituaram-se logo e sempre que vão à rua, fazem...

Enquanto um em casa não faz nada fora do sitio "recomendado" a varanda, o outro é um desatino, sempre que pode lá vai uma mijita no tapete, no saco das compras, em qualquer coisa que se deixe no chão e que ele ainda não tenha marcado.... Já tentei de tudo...com poucos resultados.
Vamos agora prá escolinha a ver se com professor ele tem mais respeito!
PUG Lover
taniaxana
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 3:06 pm

Sim, ainda é mto pequenino para deixar já totalmente.
Desde que tenha o seu cantinho com jornal ou resguardo aprende a fazer só ali.
O meu tem 8 meses e faz sempre no mesmo sítio. Ainda ñ deixou de fazer totalmente porque passa mtas horas sózinho. Mas por exº os cócós já só faz na rua, porque vai de manhã antes de comer, e à noite antes de comer, e já regulou o intestino e só faz na rua :wink:

Só mesmo algum imprevisto se tiver diarreias, e mto raro...

Mas tem de haver mesmo uma festa enorme quando faz na rua, e também podes completar com uma prenda ao ir pra casa. O meu fazia e eu dizia-lhe logo: lindooo, queres uma prenda? Assim que chegava lá acima dava-lhe. Até que chegou a uma altura em que ele próprio ficava à espera que lhe desse. Claro que depois fui diminuindo os biscoitos mas ainda hoje faço festa por fazer na rua.
estrelinhaaa
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 3:59 pm

o meu já sabe que a seguir á mijinha e ao coco recebe biscoito por fazer no sitio certo :lol:

qd eu começo a dizer lindo lindo ele vem logo sentar se ao pe de mim pa comer o dito biscoito!!! isso aprendeu rapido :twisted: agora entender que é SEMPRE no jornal... e depois SEMPRE na rua... leva mais tempo :D

obrigada pelas dicas :wink:
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mar 20, 2009 2:06 am

Oi,
É normal ele ficar assustado, alguns gostam logo, outros não, questão de temperamento e tempo.
Finalmente minha cadela foi à rua, ela está liberada há um mês, mas tive dificuldades em educá-la com a trela. Saio à noite, com a rua pouco movimentada e ela se assusta às vezes, ela é grande, mas é recomendável também sair com os cães ao colo no início da socialização, quando o movimento da rua ou outros cães assustá-los.
Em relação às necessidades é fazer festa quando ele acertar, conforme foi dito.
Boa sorte!
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

sexta mar 20, 2009 11:43 am

Olha o Fred foi um martírio habituar-se levou quase dois meses, por mais tempo que ficassemos na rua (numa fase inicial tinha medo depois deixou de ter), ele aguentava sempre nem um xixi fazia. Chegávamos a ter de almoçar ou jantar na rua, em esplanadas para ver se lhe dava a volta á barriga e nada, assim que chegava a casa fazia logo tudo... Assim que punhamos a chave na porta, via-se que ele desesperava. Até que comecei a levar-lhe a comida e os jornais, até que os fui retirando....

O medo eu acho que não é do barulho nem do movimento, é mesmo da novidade, o Fred assustava-se com tudo com folhas a voar, com as formigas :o , ncom qualquer bicharoco que com ele cruzava o caminho.... Até com as flores que balançavam com o vento... Eu acho que errava porque inicialmente ao vê-lo assim, e ele era tão pequenito, pegava-o logo ao colo.... Mas depois habituou-se e vais ver que ele também se vai habituar!!! A Camila habituou-se perfeitamente, e a Mia também gosta de "rabinho tremido", tem é um medo dos outros cães que se pela, mas pronto.....

Boa Sorte e bons passeios, quando ele se habituar mais têm de vir dar um passeio até cá!!! ;)
estrelinhaaa
Membro Veterano

sexta mar 20, 2009 12:00 pm

:lol:
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

sábado mar 21, 2009 1:59 am

Olá !
A parte do medo penso k progressivamente vai lá em relação aos xixis/cócós , se você é daquelas sortudas k tem os fim de semana em casa faça assim : compre uns biscoitos da eukanuba "mini" e de 2 em 2 horas vá á rua com ele (mas cumpra religiosamente) e vai ver k o resultado é muito bom . Eu falo no biscoitos da eukanuba porque os meus sempre gostaram mais dos biscoitos do k da ração e sempre k fizer alguma coisa na rua faça a maior festa (desde k não acorde os vizinhos , claro) . Ah e o fim de semana vai ser muito mau para si ? Sim claro k vai mas o resultado se for bom quem vai agradecer ? Você claro , aproveite que o tempo já não está tão frio , (o último a k eu treinei assim foi em dezembro e aí sim estava muito frio principalmente de madrugada) mas resultou .
Boa sorte
Responder

Voltar para “Cães”